Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904: DE PÉROLA DO SEIXAL A ‘PEDRA NO SAPATO’ DE ROGER SCHMIDT! PRODÍGIO DO BENFICA DÁ DORES DE CABEÇA A RUI COSTA

Craque da formação do Glorioso não conta para o técnico alemão

Glorioso 1904
Glorioso 1904

24 Jul 2023 | 09:15 |

Icon Comentário0

Não Há ‘Luz’ ao Fundo do Túnel


Paulo Bernardo é o caso mais ‘bicudo’ que Rui Costa tem para resolver. À semelhança de outros atletas que se encontram na porta de saída, o médio luso não somou minutos nos duelos frente ao Southampton e Basileia, ficando mesmo de fora do Troféu do Algarve.


Depois de ter sido previsto um futuro brilhante na Luz, o jogador pouco ou nada tem mostrado para conquistar a confiança de Roger Schmidt, algo que não surpreende Nuno Campilho com base no passado recente do atleta.


“Nunca se afirmou na proporção daquilo que prometia, fruto, quiçá, de alguma dificuldade de adaptação a uma maior e mais diferenciada exigência e de algum défice de intensidade que foi acumulando nos jogos em que foi possível vê-lo atuar. De todo o modo, possui boas características para se adaptar ao modelo atual, podendo ser opção para jogar a médio interior, mas padece do mesmo mal que o Tiago Gouveia, que é o facto de existirem várias opções para esses lugares e nem para aqueles que serão aposta para a primeira equipa irão chegar”, explicou o comentador do Glorioso 1904.

Simultaneamente, o jogador recusou ingressar na equipa B do Glorioso, não viajando com a formação orientada por Nélson Veríssimo para o Torneio de Verão, na Póvoa de Varzim. Como tal, é seguro afirmar que Paulo Bernardo está definitivamente na porta de saída do Benfica nesta janela de transferências. 


O elevado salário do médio coloca o jovem ‘sujeito’ a um empréstimo, pelo que o estrangeiro é mesmo a opção mais equacionada pelos encarnados, embora o Chaves ainda esteja de olhos postos no médio português. Nesse sentido, as águias terão de assumir parte do ordenado do jogador, à semelhança do que aconteceu na época transata, quando o atleta rumou ao Paços de Ferreira.

Com base nisto, Nuno Campilho não hesita em indicar alguns dos clubes que seriam ideais para o jovem médio relançar a carreira ao mais alto nível.

“Equipas que privilegiem a posse de bola e que lutem por se situar na primeira metade da tabela, como é o caso do Famalicão, do Arouca, do Gil Vicente, ou do Vitória, isto para focar clubes da Primeira Liga. Fora isto, talvez pudesse singrar no futebol holandês, turco, ou grego, em equipas que disputem o título, pois nos Big 5 admito que também corresse o risco de ter poucas oportunidades, ou de lhe calhar uma equipa pouco ambiciosa, o que seria mau para o seu futebol”, revelou.

Em sentido contrário, Bernardo Alegra, Diretor do Glorioso 1904, sai em defesa do jogador de 21 anos: “Paulo Bernardo é um jogador talentoso que se destacou nos escalões jovens e até na equipa B. Há dois anos, jogou 24 jogos na primeira equipa”, relembrou. 

“Possivelmente, ainda não está pronto para ser titular, ou até alternativa, num meio-campo do Benfica com muita qualidade. Eventualmente, até pode nunca chegar a esse nível. Fazer a passagem para os seniores é um processo muito exigente e difícil. Sai de um contexto de competição com um grupo pequeno de jogadores com um intervalo de dois anos de idade, para outro em que vai competir contra esses, mas também contra muitos outros mais experientes. Por isso, é boa ideia encontrar o ambiente competitivo certo para que continue o seu processo de adaptação e evolução nesta realidade”, destacou Bernardo Alegra.

Por outro lado, o Benfica não descarta completamente uma transferência em difinitivo, de forma a encontrar colocação para Paulo Bernardo. Perante o cenário atual, Rui Costa poderá recorrer a um sistema de partilha de passes, estratégia que tem sido seguida pela SAD e dado rendimentos, como aconteceu com Jota, que trocou o Celtic pelo Al Ittihad, da Arábia Saudita.

De recordar que Paulo Bernardo – avaliado em 3 milhões de euros – contou com 13 jogos, somando dois golos e duas assistências, na passada temporada.

Talento Nacional à Procura de Oportunidades

Paulo Bernardo não é caso único na Luz. São vários os jovens jogadores formados no Seixal que o Benfica procura apresentar no mercado, com o objetivo de colocar os atletas a rodar noutras equipas, de Primeira Liga, de forma de ganhar experiência.

Ainda assim, caso o empréstimo não se consome, Tiago Gouveia e Martim Neto renovaram contrato com o Clube da Luz recentemente e a sua saída a título definitivo é muito improvável, algo que Nuno Campilho faz questão de realçar.

“Em primeiro lugar considero, efetivamente, tratarem-se de jogadores com grande potencial e, se, em relação ao Martim Neto, não tenho dúvidas em considerar que um empréstimo seria uma boa solução, já em relação ao Tiago Gouveia apresento algumas reservas. Pelo boa época que fez no Estoril e pelas características próximas de um extremo puro que possui (ainda por cima, com golo), julgo que poderia ser-lhe concedida a oportunidade de ficar na equipa principal, até porque tem características que nenhum outro possui”, começou por referir.

“Por outro lado, considerando que o modelo de Roger Schmidt não privilegia extremos puros e o Benfica já dispõe de várias alternativas na frente de ataque, possibilitando diferentes variações dentro do mesmo modelo, é provável que haja muito pouco espaço para um jogador como o Tiago Gouveia, pelo que, com o risco de passar a época com poucos minutos jogados, talvez um empréstimo também seja a melhor solução”, frisou.

Por sua vez, Bernardo Alegra oferece outra perspetiva sobre a aposta em talentos da formação encarnada: “Todos nós gostávamos que o 11 do Benfica fosse formado fundamentalmente por jogadores de formação, mas a verdade é que já é muito bom conseguir, em média, lançar um jogador por ano. O ano passado lançámos dois, o António Silva e o João Neves, numa equipa que foi campeã (com outros 2 jogadores  de formação com muitos minutos)”, começou por explicar, prosseguindo. 

“Uma equipa que quer ser campeã em Portugal e competitiva na maior competição de clubes do mundo, tem de ser um misto de jogadores experientes, jovens recrutados fruto de um scouting competente e jogadores de formação que entram porque têm uma qualidade excecional. Assim, é de uma enorme improbabilidade estatística conseguir ter essa equipa baseada essencialmente na formação. Para isso, das duas uma, ou essa é a norma do clube e convivemos com anos bons e outros maus, ou vamos fora buscar o talento e competência que precisamos para ter a melhor equipa possível, complementando com os nossos melhores talentos”, completou.

A saída dos jovens é indicativa da profundidade que o plantel de Roger Schmidt possui, sendo bastante difícil para os jogadores conseguirem uma oportunidade entre a equipa principal do Glorioso, apesar do técnico germânico trabalhar bastante com a formação. Ainda assim, pelo menos Martim Neto ainda se vai apresentar a Roger Schmidt como parte do plantel principal, nas sessões de treinos de segunda-feira, dia 24 de julho.

Mercado de Grande Atividade

O Benfica segue, assim, o processo de emagrecimento do plantel, depois de ter partido para Inglaterra e Suíça com 34 jogadores. Entretanto, Henrique Araújo já foi emprestado ao Famalicão, Tiago Dantas está garantido no AZ Alkmaar e estes três também parecem estar fora das contas.

Aliás, trata-se de uma ação necessária, tendo em conta que o mercado dos encarnados tem sido agitado em termos de contratrações. Kokçu, Di María e Jurásek foram três reforços sonantes, sendo o lateral mais caro da história do Glorioso e um médio que custou 25 milhões, mais 5 em bónus. Tratam-se, assim, de movimentações que merecem a aprovação do comenrador do Glorioso 1904.

“Até ver tem sido muito assertiva e quanto baste em relação às necessidades da equipa, no que às contratações diz respeito. Relativamente às dispensas, também se vai fazendo o seu caminho, de forma tranquila, com algumas questões resolvidas e outras em fase de resolução”, rematou.

Corroborando esta perspetiva, Bernardo Alegra vai ainda mais longe na sua avaliação dos negócios envolvendo o Clube da Luz: “Penso que o Benfica conseguiu, até ao dia de hoje, colmatar algumas insuficiência evidentes do plantel (Kokçu e Jurásek) e juntar uma qualidade extra com o Di Maria. Ainda é cedo para avaliar, porque há vários jogadores a com muito mercado e faltam cinco semanas para este fechar. Mas, à semelhança do que aconteceu na época passada, parece-me que está a ser bem trabalhado, com critério e método, ao contrário do circo de entradas e saídas a que assistimos durante em muitos dos anos anteriores”.

Para além disto, o Glorioso tem sido dominador nesta pré-temporada, registando quatro vitórias em quatro jogos. Mais concretamente, a vitória no Torneio do Algarve, resultante dos triunfos diante do Al-Nassr e Celta de vigo (4-1 e 2-0 respetivamente), deixaram boas indicações para o ‘ataque’ ao Bicampeonato.  

Os Campeões Nacionais continuam a preparar a entrada na nova época e o jogo com o Porto está aí à porta. Até lá, terá ainda, dois jogos amigáveis, com o Burnley dia 25 e Feyenoord dia 30, em Roterdão.

  • Confira aqui um pormenor espetacular de Paulo Bernardo:

 


Futebol

Com Benfica atento, Pavlidis faz brilharete ao serviço da Grécia (Vídeo)

Camisola 14 dos encarnados encontra-se atualmente integrado no estágio dos helénicos, que realizam jogos de qualificação europeia

Considerado o homem-golo do Benfica na última temporada, Pavlidis voltou a mostrar o instinto matador ao serviço da Grécia
Considerado o homem-golo do Benfica na última temporada, Pavlidis voltou a mostrar o instinto matador ao serviço da Grécia

05 Set 2025 | 21:47 |

Icon Comentário0

Ausente do Benfica para realizar mais dois compromissos pela seleção da Grécia, Vangelis Pavlidis deixa Bruno Lage bastante satisfeito com o que está a ver. No dia de hoje, 5 de setembro, o camisola 14 dos encarnados esteve em destaque na partida frente à Bielorrúsia, onde o encontro já tem contornos de goleada.


Titular frente ao conjunto da Europa de leste, o avançado helénico foi um autêntico furacão em campo, onde, em apenas 14 minutos, conseguiu chegar a um golo, algo que tem faltado nas últimas partidas com os encarnados, e ainda assinou uma assistência para um dos seus companheiros de equipa.


Tudo começou à passagem do minuto 3, com o camisola 14 a encontrar o seu companheiro de equipa Konstantinos Karetsas, que abriu o caminho para os golos da Grécia. 14 minutos mais tarde, em cima do minuto 17, foi a vez do próprio Pavlidis fazer o gosto ao pé, ampliando o resultado para duas bolas a zero.


Com a partida a decorrer neste momento, os helénicos, que deram início à qualificação, estão neste preciso momento a vencer por cinco bolas a uma. Ainda na primeira parte, a equipa da casa ainda fez mais dois golos, chegando aos quatro golos de vantagem. Já no segundo tempo, os gregos ainda fizeram o quinto tento, já os visitantes conseguiram reduzir a desvantagem abismal.

Recorde-se que os próximos compromissos internacionais visam a qualificação europeia para o Campeonato do Mundo, a realizar-se no próximo ano, no continente norte-americano. A Grécia, que se encontra a vencer a Bielorrússia, está inserida no Grupo C, tal como as seleções da Escõcia e da Dinamarca, que chamou o sportinguista Morten Hjulmand.


Confira aqui o golo e a assistência de Pavlidis:


Futebol

Em antevisão ao Arménia - Portugal, Rúben Dias assume: “Responsabilidade…"

Em antevisão ao encontro de amanhã, que visa qualificação, internacional português alertou para certas dificuldades em campo

A pensar no encontro entre a Arménia e Portugal, Rúben Dias lançou a partida onde ainda deixou uma mensagem a Diogo Jota
A pensar no encontro entre a Arménia e Portugal, Rúben Dias lançou a partida onde ainda deixou uma mensagem a Diogo Jota

05 Set 2025 | 20:41 |

Icon Comentário0

Durante o dia de amanhã, a seleção nacional vai iniciar a sua qualificação para o Campeonato do Mundo, com uma partida diante da Arménia. Em conferência de imprensa, Rúben Dias lançou a partida de estreia das quinas e o antigo atleta do Benfica deixou vincado o objetivo a ser cumprido pelos pupilos de Roberto Martínez.


Rúben Dias: “Em relação ao treinador novo, é uma questão de imprevisibilidade”


Já em solo arménio, para o primeiro duelo da qualificação, rumo ao Mundial de 2026, o central do Manchester City, que renovou recentemente, começou por destacar o adversário: “Sim, já tivemos a oportunidade de ver a equipa deles e temos neste momento perfeita consciência de que se não estivermos a um nível alto que vamos ter dificuldades”.


Em relação ao treinador novo, é uma questão de imprevisibilidade. É uma equipa forte no contra-ataque, bem organizada defensivamente e neste contexto, a este nível, só te trará dificuldades se não prestares atenção com quem estiveres a jogar e se não estiveres no teu melhor nível”, acrescentou o central português.

Rúben Dias: “Diria mais confiança. Responsabilidade já temos por todos os jogadores que temos, o nome que o país representa em termos futebolísticos”


Em resposta aos jornalistas, o antigo pupilo de Bruno Lage fez questão de relembrar que as quinas têm uma enorme responsabilidade para com Portugal: “Diria mais confiança. Responsabilidade já temos por todos os jogadores que temos, o nome que o país representa em termos futebolísticos. Foi uma vitória baseada nos nossos conceitos e experiências falhadas também com o míster”.

Por fim, o ex- Benfiquista deixou uma mensagem a Diogo Jota, que faleceu há dois meses: “Agora até fiquei arrepiado. Em nome de Portugal, agradeço muito esse gesto. Muito obrigado”.


Futebol

Longe do Benfica, Georgiy Sudakov é titular no Ucrânia - França

Internacional do país da Europa de leste foi a jogo esta sexta-feira, contudo, não é a única cara conhecida dos Benfiquistas em campo

Presente no Ucrânia - França, a contar para a qualificação, Sudakov, que ainda espreita a estreia no Benfica, está no onze inicial
Presente no Ucrânia - França, a contar para a qualificação, Sudakov, que ainda espreita a estreia no Benfica, está no onze inicial

05 Set 2025 | 20:15 |

Icon Comentário0

Ainda por se estrear no Benfica, Georgiy Sudakov, um dos reforços de verão dos encarnados, é titular na partida entre a Ucrânia e a França, que visa o arranque do apuramento para o Campeonato do Mundo, que se vai realizar no próximo ano. Porém, não é só o novo número 10 que está em destaque.


No mesmo onze, onde surge o nome de Sudakov, também aparece o de Anatoliy Trubin, que é o guarda-redes titular da partida diante os franceses. Vale lembrar que o camisola 1 dos encarnados não era titular pela sua seleção nacional desde o particular contra o Canadá, onde a Ucrânia saiu derrotada por 4-2.


Atualmente, com a partida a decorrer na Polónia, onde Georgiy Sudakov teve a oportunidade de testemunhar a dimensão global do Benfica, a sua equipa encontra-se a perder com a congénere francesa, que vai vencendo por uma bola a zero, fruto de um golo apontado por michael Olise.


Depois deste duelo, que marca a primeira partida de qualificação para o Mundial de 2026, a decorrer no continente norte-americano, a Ucrânia vai jogar contra o Azerbaijão, encontro agendado para 9 de setembro. Além da França e do conjunto do leste da Europa, Trubin e companhia ainda defrontam a Islândia.

Na presente temporada, Georgiy Sudakov – avaliado em 32 milhões de euros – realizou, até ao momento, 10 encontros: cinco na fase de qualificação da Liga Europa, três no Campeonato Nacional e dois nas pré-eliminatórias da Liga Conferência. Nos 763 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio fez duas assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Hugo Félix oficializado no Tondela e ex Benfica explica: “Foi…”
Futebol

Hugo Félix oficializado no Tondela e ex Benfica explica: “Foi…”

05 Set 2025 | 19:45

Icon Comentário0
Perante calendário ‘tenebroso’, decisão de Bruno Lage ajuda o Benfica
Futebol

Perante calendário ‘tenebroso’, decisão de Bruno Lage ajuda o Benfica

05 Set 2025 | 19:16

Icon Comentário0
Sudakov ainda agora chegou e já sente a grandeza do Benfica: "Fantástico"
Futebol

Sudakov ainda agora chegou e já sente a grandeza do Benfica: "Fantástico"

05 Set 2025 | 17:37

Icon Comentário0