Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Jul 2023 | 09:15 |
Não Há ‘Luz’ ao Fundo do Túnel
Paulo Bernardo é o caso mais ‘bicudo’ que Rui Costa tem para resolver. À semelhança de outros atletas que se encontram na porta de saída, o médio luso não somou minutos nos duelos frente ao Southampton e Basileia, ficando mesmo de fora do Troféu do Algarve.
Depois de ter sido previsto um futuro brilhante na Luz, o jogador pouco ou nada tem mostrado para conquistar a confiança de Roger Schmidt, algo que não surpreende Nuno Campilho com base no passado recente do atleta.
“Nunca se afirmou na proporção daquilo que prometia, fruto, quiçá, de alguma dificuldade de adaptação a uma maior e mais diferenciada exigência e de algum défice de intensidade que foi acumulando nos jogos em que foi possível vê-lo atuar. De todo o modo, possui boas características para se adaptar ao modelo atual, podendo ser opção para jogar a médio interior, mas padece do mesmo mal que o Tiago Gouveia, que é o facto de existirem várias opções para esses lugares e nem para aqueles que serão aposta para a primeira equipa irão chegar”, explicou o comentador do Glorioso 1904.
Simultaneamente, o jogador recusou ingressar na equipa B do Glorioso, não viajando com a formação orientada por Nélson Veríssimo para o Torneio de Verão, na Póvoa de Varzim. Como tal, é seguro afirmar que Paulo Bernardo está definitivamente na porta de saída do Benfica nesta janela de transferências.
O elevado salário do médio coloca o jovem ‘sujeito’ a um empréstimo, pelo que o estrangeiro é mesmo a opção mais equacionada pelos encarnados, embora o Chaves ainda esteja de olhos postos no médio português. Nesse sentido, as águias terão de assumir parte do ordenado do jogador, à semelhança do que aconteceu na época transata, quando o atleta rumou ao Paços de Ferreira.
Com base nisto, Nuno Campilho não hesita em indicar alguns dos clubes que seriam ideais para o jovem médio relançar a carreira ao mais alto nível.
“Equipas que privilegiem a posse de bola e que lutem por se situar na primeira metade da tabela, como é o caso do Famalicão, do Arouca, do Gil Vicente, ou do Vitória, isto para focar clubes da Primeira Liga. Fora isto, talvez pudesse singrar no futebol holandês, turco, ou grego, em equipas que disputem o título, pois nos Big 5 admito que também corresse o risco de ter poucas oportunidades, ou de lhe calhar uma equipa pouco ambiciosa, o que seria mau para o seu futebol”, revelou.
Em sentido contrário, Bernardo Alegra, Diretor do Glorioso 1904, sai em defesa do jogador de 21 anos: “Paulo Bernardo é um jogador talentoso que se destacou nos escalões jovens e até na equipa B. Há dois anos, jogou 24 jogos na primeira equipa”, relembrou.
“Possivelmente, ainda não está pronto para ser titular, ou até alternativa, num meio-campo do Benfica com muita qualidade. Eventualmente, até pode nunca chegar a esse nível. Fazer a passagem para os seniores é um processo muito exigente e difícil. Sai de um contexto de competição com um grupo pequeno de jogadores com um intervalo de dois anos de idade, para outro em que vai competir contra esses, mas também contra muitos outros mais experientes. Por isso, é boa ideia encontrar o ambiente competitivo certo para que continue o seu processo de adaptação e evolução nesta realidade”, destacou Bernardo Alegra.
Por outro lado, o Benfica não descarta completamente uma transferência em difinitivo, de forma a encontrar colocação para Paulo Bernardo. Perante o cenário atual, Rui Costa poderá recorrer a um sistema de partilha de passes, estratégia que tem sido seguida pela SAD e dado rendimentos, como aconteceu com Jota, que trocou o Celtic pelo Al Ittihad, da Arábia Saudita.
De recordar que Paulo Bernardo – avaliado em 3 milhões de euros – contou com 13 jogos, somando dois golos e duas assistências, na passada temporada.
Talento Nacional à Procura de Oportunidades
Paulo Bernardo não é caso único na Luz. São vários os jovens jogadores formados no Seixal que o Benfica procura apresentar no mercado, com o objetivo de colocar os atletas a rodar noutras equipas, de Primeira Liga, de forma de ganhar experiência.
Ainda assim, caso o empréstimo não se consome, Tiago Gouveia e Martim Neto renovaram contrato com o Clube da Luz recentemente e a sua saída a título definitivo é muito improvável, algo que Nuno Campilho faz questão de realçar.
“Em primeiro lugar considero, efetivamente, tratarem-se de jogadores com grande potencial e, se, em relação ao Martim Neto, não tenho dúvidas em considerar que um empréstimo seria uma boa solução, já em relação ao Tiago Gouveia apresento algumas reservas. Pelo boa época que fez no Estoril e pelas características próximas de um extremo puro que possui (ainda por cima, com golo), julgo que poderia ser-lhe concedida a oportunidade de ficar na equipa principal, até porque tem características que nenhum outro possui”, começou por referir.
“Por outro lado, considerando que o modelo de Roger Schmidt não privilegia extremos puros e o Benfica já dispõe de várias alternativas na frente de ataque, possibilitando diferentes variações dentro do mesmo modelo, é provável que haja muito pouco espaço para um jogador como o Tiago Gouveia, pelo que, com o risco de passar a época com poucos minutos jogados, talvez um empréstimo também seja a melhor solução”, frisou.
Por sua vez, Bernardo Alegra oferece outra perspetiva sobre a aposta em talentos da formação encarnada: “Todos nós gostávamos que o 11 do Benfica fosse formado fundamentalmente por jogadores de formação, mas a verdade é que já é muito bom conseguir, em média, lançar um jogador por ano. O ano passado lançámos dois, o António Silva e o João Neves, numa equipa que foi campeã (com outros 2 jogadores de formação com muitos minutos)”, começou por explicar, prosseguindo.
“Uma equipa que quer ser campeã em Portugal e competitiva na maior competição de clubes do mundo, tem de ser um misto de jogadores experientes, jovens recrutados fruto de um scouting competente e jogadores de formação que entram porque têm uma qualidade excecional. Assim, é de uma enorme improbabilidade estatística conseguir ter essa equipa baseada essencialmente na formação. Para isso, das duas uma, ou essa é a norma do clube e convivemos com anos bons e outros maus, ou vamos fora buscar o talento e competência que precisamos para ter a melhor equipa possível, complementando com os nossos melhores talentos”, completou.
A saída dos jovens é indicativa da profundidade que o plantel de Roger Schmidt possui, sendo bastante difícil para os jogadores conseguirem uma oportunidade entre a equipa principal do Glorioso, apesar do técnico germânico trabalhar bastante com a formação. Ainda assim, pelo menos Martim Neto ainda se vai apresentar a Roger Schmidt como parte do plantel principal, nas sessões de treinos de segunda-feira, dia 24 de julho.
Mercado de Grande Atividade
O Benfica segue, assim, o processo de emagrecimento do plantel, depois de ter partido para Inglaterra e Suíça com 34 jogadores. Entretanto, Henrique Araújo já foi emprestado ao Famalicão, Tiago Dantas está garantido no AZ Alkmaar e estes três também parecem estar fora das contas.
Aliás, trata-se de uma ação necessária, tendo em conta que o mercado dos encarnados tem sido agitado em termos de contratrações. Kokçu, Di María e Jurásek foram três reforços sonantes, sendo o lateral mais caro da história do Glorioso e um médio que custou 25 milhões, mais 5 em bónus. Tratam-se, assim, de movimentações que merecem a aprovação do comenrador do Glorioso 1904.
“Até ver tem sido muito assertiva e quanto baste em relação às necessidades da equipa, no que às contratações diz respeito. Relativamente às dispensas, também se vai fazendo o seu caminho, de forma tranquila, com algumas questões resolvidas e outras em fase de resolução”, rematou.
Corroborando esta perspetiva, Bernardo Alegra vai ainda mais longe na sua avaliação dos negócios envolvendo o Clube da Luz: “Penso que o Benfica conseguiu, até ao dia de hoje, colmatar algumas insuficiência evidentes do plantel (Kokçu e Jurásek) e juntar uma qualidade extra com o Di Maria. Ainda é cedo para avaliar, porque há vários jogadores a com muito mercado e faltam cinco semanas para este fechar. Mas, à semelhança do que aconteceu na época passada, parece-me que está a ser bem trabalhado, com critério e método, ao contrário do circo de entradas e saídas a que assistimos durante em muitos dos anos anteriores”.
Para além disto, o Glorioso tem sido dominador nesta pré-temporada, registando quatro vitórias em quatro jogos. Mais concretamente, a vitória no Torneio do Algarve, resultante dos triunfos diante do Al-Nassr e Celta de vigo (4-1 e 2-0 respetivamente), deixaram boas indicações para o ‘ataque’ ao Bicampeonato.
Os Campeões Nacionais continuam a preparar a entrada na nova época e o jogo com o Porto está aí à porta. Até lá, terá ainda, dois jogos amigáveis, com o Burnley dia 25 e Feyenoord dia 30, em Roterdão.
Ao serviço do histórico emblema inglês, técnico português realizou 63 encontros, tendo vencido 24 vitórias, empatado 18 e perdido 21
05 Jan 2026 | 12:47 |
Ruben Amorim foi, esta segunda-feira, despedido do comando técnico do Manchester United e em Inglaterra há quem meta o Benfica ao barulho. A chicotada psicológica em Old Trafford gerou ondas de choque que chegaram à Luz, levantando especulações sobre os potenciais candidatos a ocupar o banco dos red devils num futuro próximo.
A casa de apostas Betfair já aceita prognósticos para o sucessor de Ruben Amorim. Oliver Glasner, do Crystal Palace, surge na pole position, com uma odd de 4,5, liderando a lista. Entre os vários treinadores apontados pela plataforma, figura também José Mourinho, atualmente no Benfica, cotado a 17 para assumir o cargo.
O eventual regresso do Special One a Inglaterra e ao Manchester United é um cenário altamente improvável nesta fase. O experiente técnico setubalense já referiu publicamente que está feliz no Benfica e que só pensa em conquistar títulos pelos encarnados, afastando liminarmente qualquer intenção de abandonar o projeto das águias.
Existem outros nomes sonantes nesta corrida particular. Gareth Southgate (6), Mauricio Pochettino (8,5), Unai Emery, Xavi e Andoni Iraola (ambos com 10) são fortes hipóteses. A listagem inclui ainda Zinedine Zidane e Laurent Blanc (11), bem como Marco Silva e Julian Nagelsmann (13), compondo um leque de opções de luxo.
Desde que assumiu o comando técnico do Manchester United, Ruben Amorim realizou 63 encontros, nos quais registou 24 vitórias, 18 empates e 21 derrotas. O técnico chegou a uma final da Liga Europa, tendo sido derrotado pelo Tottenham e falhando a presença na Liga dos Campeões.
Treinador setubalense enfrenta crise no plantel na preparação para a meia-final da Taça da Liga com oito ausências confirmadas
05 Jan 2026 | 12:33 |
O Benfica realizou, nesta segunda-feira, mais uma sessão de trabalhos no Seixal visando a preparação para o embate decisivo diante do Braga. Este treino serviu para afinar estratégias rumo à meia-final da Taça da Liga, numa fase crítica da temporada onde o calendário competitivo não dá tréguas às águias.
A lista de indisponíveis é extensa: Samuel Soares, Joshua Wynder, Alexander Bah, Nuno Félix, João Veloso, Enzo Barrenechea, Bruma e Dodi Lukébakio são cartas fora do baralho. O vasto boletim clínico cria sérias dificuldades na gestão do plantel encarnado, deixando o técnico com poucas opções para atacar este clássico de inverno.
Adicionalmente, António Silva permanece como um enorme ponto de interrogação no eixo defensivo. O jovem central estava previsto no 11 titular frente ao Estoril, mas acabou excluído devido a limitações físicas súbitas. A sua utilização no importante duelo contra os guerreiros do Minho continua, por isso, bastante incerta e condicionada.
Tantas baixas provocam grandes dores de cabeça a José Mourinho na estruturação da equipa. Além dos lesionados, Fredrik Aursnes encontra-se a ser gerido fisicamente, realidade que complica as contas do treinador setubalense. O timoneiro sadino terá de forjar soluções alternativas dentro do balneário para colmatar as lacunas no seu esquema tático.
O apito inicial deste escaldante desafio entre Benfica e Braga está marcado para a próxima quarta-feira, 7 de janeiro. A partida da final four da Allianz Cup realizar-se-á às 20h00 no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, contando com a arbitragem do juiz internacional português João Pinheiro.
Internacional português fatura no empate frente aos colchoneros e ajuda bascos a somar ponto precioso na receção ao candidato ao título
05 Jan 2026 | 12:10 |
Gonçalo Guedes assumiu o papel de protagonista no vibrante Real Sociedad – Atlético Madrid. O internacional luso apontou o tento da igualdade, a uma bola, num jogo disputado no Estádio Anoeta. O resultado final permite dividir pontos neste embate intenso da 19.ª jornada do campeonato espanhol.
Aos 55 minutos, quando os anfitriões se encontravam em desvantagem no marcador, o camisola 11 apareceu no sítio certo. Numa transição rápida e eficaz, o avançado finalizou com classe, batendo Jan Oblak para restabelecer a paridade. Foi um momento de enorme celebração nas bancadas do recinto basco durante este Real Sociedad – Atlético Madrid.
O extremo formado no Benfica atravessa um período de retoma na carreira desportiva, após algumas épocas marcadas por instabilidade e lesões. Este golo frente a um colosso europeu serve como injeção de confiança para Gonçalo Guedes, que procura regressar aos seus melhores índices exibicionais e afirmar-se como titular indiscutível.
Com este desfecho no Real Sociedad – Atlético Madrid, a turma de San Sebastián ocupa agora o 16.º posto da tabela classificativa, somando 18 pontos. O conjunto orientado por Imanol Alguacil volta a entrar em campo no próximo dia 9 de janeiro, tendo encontro marcado diante do Getafe.
Nesta temporada, com a camisola da Real Sociedad, Gonçalo Guedes – avaliado em 6 milhões de euros – realizou 20 jogos: 18 na La Liga e dois na Copa del Rey. Nos 1.021 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou quatro golos e fez duas assistências.