Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - ERRO “JOÃO FÉLIX” E DICA A RUI COSTA: BENFICA NÃO DEVE COMETER FALHAS DO PASSADO

Em causa estarão vários dossiês dos craques encarnados

Publicidade
Glorioso 1904
Glorioso 1904

09 Jun 2023 | 09:18 |

Icon Comentário0

Muito se tem falado na possibilidades das pérolas do Benfica, formadas no Seixal, poderem vir a abandonar a Luz, nesta janela de transferências, nomeadamente António Silva, Gonçalo Ramos, João Neves e Florentino.


 


Nesse sentido, o Glorioso 1904 falou com Tiago Godinho, conhecido adepto das águias, que analisou como Rui Costa deverá proceder quanto aos craques, relembro casos antigos.


Erros do passado devem servir de aprendizagem


“Devido aos erros cometidos nas últimas épocas, principalmente às loucuras efetuadas durante a pandemia, será praticamente inevitável que um dos quatro jovens de maior potencial, António Silva, Florentino, João Neves e Gonçalo Ramos acabe por sair na próxima janela de transferências”, começou por dizer o Benfiquista.

“Muito reitero pela gestão danosa efetuada na pandemia, com investimentos avultados e com um incremento nos gastos com pessoal completamente injustificado e que redundaram em 0 troféus conquistados”, afirmou o Sócio.

De recordar que atualmente os diamantes do Benfica Campus conta, em conjunto, com o interesse do Real Madrid, Juventus, Barcelona, PSG, Bayern Munique e Wolverhampton, que estão a acompanhar de lupa os atletas.

“Na última pré-época assistimos a uma inflexão positiva desse caminho, tendo sido reduzido o quadro de atletas sob contrato e que teve sequência no mercado de janeiro. Espero que esse caminho seja para manter, sem descurar o reforço cirúrgico no plantel para dar ao treinador mais soluções”, conferiu, deixando claro que a aposta na formação é importante, porém os encarnados não deverão “descurar” de procurar soluções.

Declarações do Vice e a (má) abordagem da Direção

Tiago Godinho relembrou ainda a entrevista de Luis Mendes, Vice-Presidente, que não se mostrou rogado no que respeita a vender os jovens, caso os gigantes europeus batam a cláusula de rescisão.

“Relativamente às declarações do Vice-Presidente, Luís Mendes, as mesmas são factuais. Se um clube depositar o valor da cláusula de rescisão dos atletas e se for essa a vontade dos respetivos, o Sport Lisboa e Benfica nada pode fazer”, analisou o adepto da Luz.

“Infelizmente não foi isso que sucedeu nos casos de Enzo Fernandez e João Félix, onde existiu sim uma negociação por parte do Benfica, no caso de Enzo com impacto na performance desportiva da equipa principal”, recordou as saídas ‘precoces’ de João Félix e Enzo Fernández.

No caso do médio argentino, o ex-camisola 13 rumou ao Chelsea a troco de 121 milhões de euros, enquanto que o avançado luso escolheu o Atlético Madrid, encaixando 126 milhões de euros aos cofres encarnados.

Objetivo para o futuro e ‘dica’ a Rui Costa

Por fim, o Benfiquista deixou claro que num cenário ideal, as águias deverão tentar segurar as pérolas vindas da formação por mais tempo, tentando ‘guerrear’ com os tubarões que vão surgindo.

“Ter a capacidade de reter estes jovens durante mais épocas é o que possibilitará as condições para o Benfica ser cada vez mais competitivo na Europa do futebol”, conferiu o Sócio.

“Ficamos todos contentes com o sucesso de atletas como Ederson, Rúben Dias ou Bernardo Silva - que mesmo agora atingiram novamente a final da Liga dos Campeões - mas o que queríamos e continuamos a querer é que estes jovens consigam tal objetivo envergando o Manto mais Sagrado do Mundo, o do Benfica”, concluiu.

João Neves – avaliado em 2,5 milhões de euros – soma com um golo e uma assistência, em 20 partidas, pela equipa principal do Benfica, esta temporada.

Esta época, Florentino – avaliado em 20 milhões de euros – conta com 53 jogos, somando três passes para tento.

Gonçalo Ramos – avaliado em 40 milhões de euros – faturou  27 tiros certeiros, servindo os colegas em cinco cinco ocasiões, em 47 partidas, esta temporada.

Esta época, António Silva – avaliado em 25 milhões de euros – alinhou em 44 duelos, somando cinco finalizações.

Fotografia de Benfica


Futebol

Ex Porto rendido a Tomás Araújo e deixa garantia sobre atleta do Benfica: "Preparado"

Antigo futebolista, que também passou pelos quadros dos encarnados, afirma que camisola 44 reúne todas condições para se singrar com Manto Sagrado

Antigo defesa do Porto não esconde admiração sobre Tomás Araújo e deixa garantia sobre atleta do Benfica. Fotografia: SL Benfica
Antigo defesa do Porto não esconde admiração sobre Tomás Araújo e deixa garantia sobre atleta do Benfica. Fotografia: SL Benfica

03 Nov 2025 | 07:46 |

Icon Comentário0

Tomás Araújo voltou a provar, diante do Vitória Guimarães, que é uma aposta segura para a defesa. Após uma exibição de encher o olho, onde contribuiu para uma noite histórica, o defesa-central do Benfica 'reclama' por mais consistência e há quem defenda que o camisola 44 tem vantagem sobre António Silva.


João Manuel Pinto: "Eu acho que o Tomás está muito bem, está mais preparado"


Em entrevista o jornal A Bola, o antigo central do Porto, que também contou com uma passagem pela Luz, considera que Tomás Araújo merece ter um maior destaque na equipa: "Eu acho que o Tomás está muito bem, está mais preparado. Mesmo no começo da temporada, o Tomás era o jogador que estava em melhor forma e mostrou isso".


"Não se pode tirar o Otamendi, porque é um dos melhores centrais em Portugal. Agora, entre os dois [Tomás e António], o que se viu é que o António não estava a atravessar um bom momento", acrescentou João Manuel Pinto, afirmando a sua preferência sobre o camisola 44.

João Manuel Pinto: "O Tomás Araújo dá mais consistência, dá mais velocidade, é um jogador capaz de criar desequilíbrios"


Em conversa com o diário desportivo, o ex-Benfica frisa que o defesa é uma mais-valia: "O Tomás Araújo dá mais consistência, dá mais velocidade, é um jogador capaz de criar desequilíbrios e é um jogador forte no jogo aéreo. Não me lembro de um jogo mau do Tomás Araújo, não me lembro".

"O Tomás dá muito, para já, defensivamente, que é o mais importante. Jogador rápido, bem posicionado, muito concentrado. Ofensivamente, cria muitos desequilíbrios com a sua construção. Está num grande momento e, contra o V. Guimarães, mostrou isso. O golo vem dar mais alegria e isso é bom para a equipa", acrescentou por fim. 


Futebol

Impacto José Mourinho? Duelo entre Vitória Guimarães e Benfica deixou bas indicações

No rescaldo da partida na Cidade Berço, dados revelam que encarnados entraram numa fase mais consistente desde que Special One chegou

Benfica moldado à imagem de José Mourinho? Duelo com Vitória Guimarães comprova fase mais estável da sua passagem na Luz
Benfica moldado à imagem de José Mourinho? Duelo com Vitória Guimarães comprova fase mais estável da sua passagem na Luz

03 Nov 2025 | 06:48 |

Icon Comentário0

O assalto ao castelo certamente vai ser um jogo que não será esquecido por José Mourinho. O triunfo diante do Vitória Guimarães acabou por ser histórico, em vários motivos, para a passagem do Special One no comando técnico do Benfica. Os feitos alcançados refletem o sucesso colectivo, como também individual.


Conforme escreveu o jornal Record, o encntro diante dos vitorianos, que terminou com um resultado de 3-0, simbolizou a terceira vitória consecutiva do Clube da Luz na era José Mourinho, depois da goleada frente ao Arouca (5-0), na ronda anterior, tal como o duelo com o Tondela (3-0), a contar para a Taça da Liga.


Porém, as boas notícias não ficam apnas por aqui. A vitória na Cidade Berço permitiu, de igual forma, aos Benfiquistas assistirem ao primeiro golo de Samuel Dahl, que marcou o primeiro golo de águia ao peito. No entanto, o tento que assinou é, ao mesmo tempo, o primeiro tento na carreira, ao fim de 122 jogos, tanto por clubes, como seleção.


Por falar em estreias, não há duas em três. Além dos três triunfos consecutivos e da estreia a marcar de Dahl, José Mourinho também assistiu aos golos de Tomás Araújo e João Rego, que abriram o seu registo individual na presente edição da Liga Portugal Betclic. Os tentos dos dois portugueses permitiram ao Benfica alcançar um feito raro.

Embalados pelo atual bom momento de forma, o Clube da Luz vira agoras as atenções para a Liga dos Campeões, competição onde ainda não conseguiu qualquer ponto. Na próxima quarta-feira, 5 de novembro, o Benfica vai receber o Bayer Leverkusen, de Alejandro Grimaldo, na quarta jornada da prova milionária.



Futebol

A brilhar no Benfica, Dodi Lukebakio cada vez mais influente

Segundo revela imprens anacional, internacional belga começa a corresponder aos investimento feito e dá muitas razões para Benfiquistas sorrirem

Contratado durante o verão, Dodi Lukebakio tem sido uma enorme surpresa no Benfica, o que deixa todos bastante satisfeitos
Contratado durante o verão, Dodi Lukebakio tem sido uma enorme surpresa no Benfica, o que deixa todos bastante satisfeitos

03 Nov 2025 | 06:24 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio tem vindo, jogo para a jogo, dar cada vez mais alegrias aos adeptos. O camisola 11 do Benfica tem mostrado cada vez mais influência no ataque dos encarnados e isso ficou comprovado no triunfo diante do Vitória Guimarães, quando o belga assistiu para o primeiro tento das águias.


Conforme noticou o jornal Record, o extremo, contratado ao Sevilha, tem tido um arranque bastante promissor no Clube da Luz e, aumentou para três o número de jogos consecutivos onde teve uma contribuição direta para o resultado do Glorioso. Na Cidade Berço, Lukebakio assistiu para o tento de Samuel Dahl.


Recorde-se que, antes do assalto ao castelo, que revelou ser uma partida bastante complicada para o Benfica, o camisola 11 já tinha deixado a sua marca ao oferecer um remate certeiro na goleada com o Arouca (5-0) e, diante do Tondela (3-0), celebrar o primeiro golo de águia ao peito.


No entanto, a influência do internacional belga já se tinha feito notar logo no jogo de estreia. Depois de ter falhado grande parte do mês de setembro, devido a uma lesão muscular, o extremo somou os primeiros minutos diante do Rio Ave, onde assistiu para o golo de Georgiy Sudakov, porém, a partida terminou com um empate (1-1).

Contrato ao Sevilha no mercado de verão, Dodi Lukebakio - avaliado em 20 milhões d eeuros - tem levado os adeptos ao delírio. Na presente temporada, o camisola 11 já realizou 9 partidas com o Manto Sagrado; cinco na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 657 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, acumulou um golo e três assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Aposta de Mourinho 'recuperou' feito do Benfica de Bruno Lage
Futebol

Aposta de Mourinho 'recuperou' feito do Benfica de Bruno Lage

03 Nov 2025 | 06:00

Icon Comentário0
Benfica não facilita em casa e isola-se na liderança do Campeonato Nacional
Futebol

Benfica não facilita em casa e isola-se na liderança do Campeonato Nacional

02 Nov 2025 | 18:52

Icon Comentário0
Benfica deixa escapar vantagem de 3-0 e volta a ser derrotado no campeonato
Futebol

Benfica deixa escapar vantagem de 3-0 e volta a ser derrotado no campeonato

02 Nov 2025 | 16:58

Icon Comentário0