Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Exclusivo Glorioso 1904 – “Futuro do Benfica não está em risco”, mesmo sem fair-play financeiro

João Duarte, autor do estudo sobre o Benfica apresentado na última sexta-feira, 14 de fevereiro, falou em exclusivo com o Glorioso 1904

Em conversa com o Glorioso 1904, João Duarte garante que futuro do Benfica não está em risco, mesmo face a um possível não cumprimento do fair play
Em conversa com o Glorioso 1904, João Duarte garante que futuro do Benfica não está em risco, mesmo face a um possível não cumprimento do fair play

  |

Icon Comentário0

Glorioso 1904. Caso o Benfica não consiga a qualificação direta para a Liga dos Campeões, quantos milhões terá de faturar com a venda de ativos no próximo mercado de transferências?


João Duarte. A questão central não é a qualificação direta, mas a participação. Se não participar, as verbas em prémios da UEFA descem consideravelmente, em torno dos 40 milhões de euros. Isto significa que o Benfica teria de vender ativos que, em termos líquidos, chegassem aos 40 milhões de euros. Para chegarmos a quanto seria preciso faturar em vendas brutas para chegarmos aos 40 milhões líquidos, temos de fazer suposições sobre as compras e todos os custos de intermediação. Sem considerar compras e fazendo uso do rácio de vendas brutas para ganhos líquidos do último triénio, o Benfica precisaria de vender 108 milhões em termos brutos. Já se aplicarmos o rácio de ganho líquido sobre ganho bruto do triénio pré-COVID, o Benfica precisaria vender 57 milhões em termos brutos.


G. O futuro do Benfica pode estar em risco?


JD. Não. O futuro do Benfica não está em risco, e eu diria que não está ainda em risco nem mesmo em termos financeiros. O que está em risco é o cumprimento da regra de rendimento agregado do regulamento de estabilidade financeira da UEFA, que deu continuidade ao Fair Play Financeiro, que em caso de incumprimento pode ter implicações nefastas para o clube, desde sanções financeiras, limitações de transferências ou até mesmo à impossibilidade do SLB poder disputar competições europeias. De acordo com as nossas projeções, que incluem vários cenários, desde os mais favoráveis aos menos favoráveis, em todos eles, exceto num em que se mudam os rácios de despesa e receita, o Benfica entrará em incumprimento desta regra do rendimento agregado, que diz que o acumular de resultados negativos dos últimos três anos não pode ser superior a 5 milhões, ou 60 milhões se o desvio for coberto por capital próprio.

Ler estudo completo aqui


Exclusivo Glorioso 1904 – “Sucesso desportivo tem peso elevado no sucesso financeiro do Benfica"

Exclusivo Glorioso 1904 - Benfica vai ter de vender um ou dois João Neves todos os anos (A ser publicado terça-feira, 18 de fevereiro)


Clube

Marco Galinha exige respostas à direção do Benfica: "Apelamos a..."

Candidato à Presidência do Clube deixou duras críticas à liderança de Rui Costa, depois de comunicado das águias sobre estudo que veio a público

Marco Galinha lançou um comunicado, onde apontou o dedo à direção do Sport Lisboa e Benfica face a estudo
Marco Galinha lançou um comunicado, onde apontou o dedo à direção do Sport Lisboa e Benfica face a estudo

  |

Icon Comentário0

Depois de estudo, que acabou por ser contrariado pelo Benfica, o movimento liderado por Marco Galinha lançou um apelo aos Sócios do Glorioso e apontou o dedo à direção de Rui Costa. Numa nota partilhada nas redes sociais, o grupo de Benfiquistas lançou, ainda, um desafio. 


"Importa, uma vez mais, esclarecer que este estudo, solicitado por um grupo de sócios, foi um exercício de transparência que os benfiquistas merecem, tendo sido elaborado por docentes universitários, com trabalho relevante na área da gestão profissional do futebol, e não como insinua a Direção do Benfica, por uma universidade, procurando descredibilizar o estudo", pode-se ler na nota. 


Quem não deve não teme.


"Quem não deve não teme. Aguardamos uma resposta com a brevidade que a situação exige. Em nome da liberdade associativa do clube apelamos a todos os sócios do Sport Lisboa e Benfica, que no exercício pleno dos seus direitos, observem e ajuízem as atitudes desta Direção", continuou o movimento, que conta com o candidato à liderança do Clube da Luz. 

"O Sport Lisboa e Benfica, com o seu historial, o maior número de sócios do Mundo e milhões de adeptos espalhados por todos os continentes, com mais de duas dezenas de modalidades e uma dimensão inigualável no apoio institucional a outros desportos, assume o futebol como tendo o papel central e a participação dos sócios como a sua verdadeira natureza", reforçam, ainda. 


É importante referir que, João Duarte, autor do estudo em questão, falou, em exclusivo, com o Glorioso 1904, abordando as implicâncias dos resultados do documento. João Duarte reforçou a ideia do peso que o sucesso desportivo tem no sucesso financeiro. 


Clube

Exclusivo Glorioso 1904 – “Sucesso desportivo tem peso elevado no sucesso financeiro do Benfica"

João Duarte, autor do estudo, defende que apesar de não ser necessário a bola entrar para ter os resultados no positivo, o que se passa nas quatro linhas conta

Exclusivo Glorioso 1904 - João Duarte fala, em exclusivo com o nosso Jornal, sobre o estudo feito, que aponta para resultados financeiros do Benfica
Exclusivo Glorioso 1904 - João Duarte fala, em exclusivo com o nosso Jornal, sobre o estudo feito, que aponta para resultados financeiros do Benfica

  |

Icon Comentário0

Na última sexta-feira, um grupo de sócios, apresentou o estudo, que tinha solicitado, para analisar a realidade económica e financeira do Benfica. Marco Galinha, possível candidato à presidência do Benfica foi quem organizou a apresentação, que contou com a apresentação do autor do estudo, João Duarte, professor associado na Nova Bussiness School and Economics (o outro autor é Adrian da Hora Filho, expert em finanças e engenheiro formado na Universidade de São Paulo).


O Glorioso 1904 esteve à conversa, em exclusivo, com João Duarte.


Glorioso 1904. Muitas vezes, é referido que, na indústria do futebol não há sucesso financeiro sem que exista, previamente, sucesso desportivo. Revê-se nesta afirmação?


João Duarte. Não, se seguirmos a afirmação à letra. Não é necessariamente verdade que tenha de haver sempre sucesso desportivo para que haja posteriormente sucesso financeiro. Mas é naturalmente verdade que o sucesso desportivo tem um peso muito elevado no sucesso financeiro de um clube. Quando um clube tem sucesso desportivo, os prémios das participações em torneios aumentam, os passes dos jogadores valorizam e, como os estádios tendem a ter maior audiência, as receitas com bilhetes também aumentam.

Ler estudo completo aqui


Exclusivo Glorioso 1904 – “Futuro do Benfica não está em risco”, apesar do possível incumprimento do fair-play financeiro (A ser publicado terça-feira, 18 de fevereiro)

Exclusivo Glorioso 1904 - Benfica vai ter de vender um ou dois João Neves todos os anos (A ser publicado terça-feira, 18 de fevereiro)


Clube

Ninguém supera o Benfica! Águias faz história e deixam Bayern Munique a comer pó

Encarnados têm motivos para festejar antes da receção ao Monaco, a valer para a Liga dos Campeões, ultrapassando o conjunto germânico

Benfica tem motivos para festejar antes da receção ao Monaco, a valer para a Champions, ultrapassando o Bayern Munique
Benfica tem motivos para festejar antes da receção ao Monaco, a valer para a Champions, ultrapassando o Bayern Munique

  |

Icon Comentário0

É oficial, o Benfica é o maior clube do mundo no que diz respeito ao número de Sócios inscritos. Há muitos anos que o Clube da Luz e o Bayern Munique, histórico clube alemão, têm estado taco a taco no que diz respeito à popularidade, no entanto, na semana passada, as águias voltaram a superar e deixaram os alemães a ‘comer pó’. O que deixou os bávaros estupefatos com o novo recorde.


Através de uma reportagem realizada na Alemanha, por um portal de notícias desportivas local, a ‘Fussball.news’,  o emblema da Baviera ostenta de forma orgulhosa, o título de clube mais popular do mundo, contudo, esse reinado chegou ao fim. Na peça assinada pelo jornalista alemão, Daniel Michel, é possível ver vários frames do site oficial do clube alemão, onde é possível ler a seguinte nota informativa: “Com 382.000 sócios, é o clube desportivo com o maior número de sócios do mundo”.


A mesma reportagem, registou também o momento em que o Clube da Luz superou os bávaros no número de associados. “Esta semana ficou a saber-se que o Benfica derrubou o Bayern do seu trono. Os portugueses têm 392.202 membros e estão atualmente a ganhar cerca de 3.000 seguidores por mês”, refere o jornalista, ao mesmo tempo, pretende perceber como é que o Glorioso consegue alcançar tamanha adesão.


No entanto, o Bayern Munique está a contar com a possibilidade de conseguir igualar, ou até superar o Benfica, o que na perspetiva alemã, pode até acontecer até ao final da presente temporada. O Allianz Arena, reduto dos bávaros, está sempre esgotado, uma vez que apenas os sócios é que podem adquirir ingressos. No entanto, os alemães estão a contar com um fluxo maior, pelo facto da final da Liga dos Campeões ser em Munique.

As mesmas observações feitas ao estatuto do Bayern, também podem ser aplicadas ao Clube da Luz. Tal como o Allianz Arena, a Catedral também conta com lotação quase sempre esgotada e os Sócios encarnados têm maior facilidade em adquirir os bilhetes, ao contrários dos adeptos sem esse vínculo. Feitas as contas, é estimado que o Benfica conta com uma lista de espera de cerca de 17 mil pessoas para obter o Red Pass, o que significa bilhetes para toda a época.


Além da forte adesão ao reduto encarnado e à quantidade de Sócios em Portugal, o Glorioso conta com uma enorme popularidade em todo o mundo, desde África até à América do Norte. Outra razão que influência estes números, tem a ver com o enorme fluxo migratório de portugueses para os vários cantos do mundo e que levam consigam a paixão e lealdade ao Benfica.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Antes das eleições do Benfica, Marco Galinha denuncia ataque informático: "Cobarde…”
Clube

Antes das eleições do Benfica, Marco Galinha denuncia ataque informático: "Cobarde…”

 

Icon Comentário0
Dirigente do Porto critica Benfica, após morte de Pinto da Costa: "Chalana..."
Clube

Dirigente do Porto critica Benfica, após morte de Pinto da Costa: "Chalana..."

 

Icon Comentário0
Villa-Boas comenta silêncio do Benfica na morte de Pinto da Costa: "Não acho..."
Clube

Villa-Boas comenta silêncio do Benfica na morte de Pinto da Costa: "Não acho..."

 

Icon Comentário0