Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Fev 2024 | 21:56 |
Bernardo Alegra, conhecido adepto do Benfica e diretor do Glorioso 1904, comentou a vitória do Benfica, por 4-0, frente ao Portimonense, em jogo a contar para a 23ª jornada do Campeonato Nacional, disputado no Estádio da Luz, no passado domingo. O dia acabaria por ser proveitoso para os encarnados, que ganharam pontos face à concorrência, com os empates de Sporting e Porto frente a Rio Ave e Gil Vicente, respetivamente.
Acerca do encontro protagonizado pelos comandados de Roger Schmidt, Bernardo Alegra refere: "Foi um jogo de sentido único". "O Benfica começou a defender bem, no meio campo adversário, sem deixar espaço ao Portimonense para sair em contra ataque. Os algarvios jogaram com o habitual bloco baixo, sem grande pressão sobre o portador da bola, o que permitia ao Benfica circular, mas sem grande capacidade de penetração na área adversária", notou.
"A segunda parte parecia ir pelo mesmo caminho mas o primeiro golo de Rafa abriu o jogo. Nos minutos seguintes o Benfica aproveitou a desorientação algarvia para, em 2 excelentes contra ataques, fechar o jogo. Daí para a frente foi um jogo típico de campeonato, já decidido e fechado com mais um belo golo de Rafa", afirmou ainda o conhecido Benfiquista.
Rafa Silva que, importa frisar, está a fazer a melhor temporada da sua carreira, tendo chegado aos 17 golos e 14 assistências, totalizando 31 intervenções diretas em golos encarnados (o maior número da carreira), encabeçando ele a lista de marcadores das águias em 2023/2024.
Precisamente na frente de ataque foi onde se fez notar uma das maiores 'surpresas' da noite, com Roger Schmidt a optar pela primeira vez por prescindir de um ponta de lança no seu onze inicial em jogos disputados em casa. Decisão que não agradou Bernardo Alegra, que menciona as "dificuldades da equipa em furar o bloco baixo do Portimonense" na primeira parte.
Já Fredrik Aursnes, após dois encontros consecutivos onde iniciou no banco de suplentes, voltou à lateral esquerda, tendo Álvaro Carreras, reforço de inverno do Benfica, ficado de fora das opções de Roger Schmidt. Opção natural para Bernardo Alegra que refere que, apesar da "boa técnica", o espanhol "não provou nada nas oportunidades que teve", pelo contrário, "mostrou não estar preparado para este nível", faltando-lhe "intensidade, disciplina tática, capacidade de defender o um para um e, até, incapacidade de dar soluções de saída".
A inexistência de um ponta de lança, assim como o recuo de Aursnes, permitiu a Orkun Kokçu ocupar uma posição mais adiantada no terreno, tendo o turco feito, na visão de Bernardo Alegra, "um dos seus melhores jogos", frisando que esta é uma posição "mais adequada ao seu estilo de jogo".
"Gostei particularmente da segunda parte em que jogou com mais intensidade e mobilidade, libertando a sua criatividade e capacidade técnica. Deu ainda para ver que é um dos melhores rematadores da equipa que beneficia com a sua aproximação à área. Resta saber se, contra equipas mais pressionante, consegue repetir performances deste nível", destaca, contudo, o diretor do Glorioso 1904.
Vale referir que, pese embora com mais um jogo, os encarnados residem no topo da classificação do Campeonato Nacional, com 58 pontos, mais dois que o Sporting, que assume o segundo posto, com 56. O pódio é fechado pelo Porto, que regista 49 pontos, estando a nove pontos do líder, Benfica.
A equipa de Roger Schmidt volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 29 de fevereiro, para defrontar o Sporting na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. O dérbi eterno será disputado em Alvalade e tem arranque marcado para as 20h45.
Emblema inglês sabia do desejo do antigo jogador do Clube da Luz, mas nunca acedeu a esse pedido, com medo dos riscos dessa aventura
25 Out 2025 | 12:19 |
O Sunderland impediu que Stefan Schwarz viajasse ao espaço, um dos sonhos de vida do antigo jogador que passou pelo Benfica, onde conquistou dois títulos de campeão nacional. A revelação foi feita por John Flickling, na altura o presidente executivo do clube, em entrevista recente à BBC - nesta altura, também há outro ex Benfica em destaque.
O Sunderland contratou Stefan Schwarz, no final dos anos 90, à Fiorentina, por 6,2 milhões de euros, uma quantia bastante elevada na altura. O jogador acreditava que em 2002 uma viagem seria possível, e começou a considerar seriamente essa opção, que seria um dos seus sonhos.
"Estávamos preocupados de que ele pudesse querer levar Stefan junto com ele. Então pensámos que seria melhor acertar as coisas agora do que na hora do voo", começou por explicar John Flicking. Isto porque um dos acessores do jogador tinha conseguido bilhetes para as tais viagens aos espaço.
O Sunderland decidiu, então, colocar uma cláusula no contrato do jogador, que explicava que o vínculo seria terminado caso embarcasse na viagem: "Foi um pedido razoável. Normalmente obteríamos cobertura de seguro para o jogador durante todo o período do seu contrato, mas, com muitas apólices de seguro, há certas exclusões, como atividades perigosas".
"Estávamos a proteger o clube. Foi um momento um pouco descontraído durante negociações prolongadas. Mas um dia poderá ser bastante aceitável incluir tais cláusulas em vários contratos", rematou John Flicking. Stefan Schwarz acabou por não viajar ao espaço, cumprindo, assim, os quatro anos de contrato que tinha com o Sunderland.
Relembre este lance entre Schwarz e Guardiola:
Passou pelos quadros do Clube da Luz como jogador, e hoje em dia treina um dos maiores emblemas do mundo, onde partilha balneário com o médio português
25 Out 2025 | 11:53 |
Ruben Amorim deixou muitos elogios a Bruno Fernandes, internacional português que o ex Benfica orienta no Manchester United. O médio vai chegar ao jogo 300 com a camisola dos red devils, e o treinador com passagem pelo Clube da Luz foi convidado a comentar o seu percurso.
"Ele é um pouco diferente do que eu estava à espera. Muitas vezes um jogador não é bem aquilo que se lê dele. Percebe-se a frustração dele porque ele quer ajudar toda a gente. Às vezes não o faz da melhor maneira mas é sempre com a intenção correta e isso não se sabe a não ser que se esteja aqui", começou por explicar Ruben Amorim - que alugou casa a um craque do Benfica.
O ex Benfica prosseguiu: "Quer sempre assumir a responsabilidade. Sofre muito quando perdemos, sentimos isso sempre que não ganhamos. Sente a nível pessoal, como é suposto, uma vez que é o capitão. É um grande líder, um grande futebolista e vamos ver se vai alcançar essa marca amanhã".
"Será um jogo muito difícil. O Brighton é uma equipa muito divertida de se ver, constrói muito bem, é muito boa nas transições. Estão bem nas bolas paradas, são muito completos. Temos de ser inteligentes e encarar um jogo com concentração em tudo aquilo que vamos fazer", atirou, de seguida, sobre o próximo jogo do Manchester United.
O ex Benfica terminou, com uma reflexão sobre a última vitória: "Gostamos do espírito de vencer, sabemos que foi um bom fim de semana para nós, mas o nosso foco está no próximo jogo. Isso está no passado e temos de perceber que o futebol muda muito, especialmente neste tipo de clube. Não podemos falar do passado, temos de pensar no futuro e no jogo que queremos vencer, e que será muito difícil".
Confira, aqui, as palavras de Ruben Amorim sobre o Man United:
Médio ofensivo ucraniano esteve à conversa com media do seu país, e revelou uma conversa que teve com o treinador encarnado recentemente
25 Out 2025 | 11:11 |
Giorgi Sudakov deixou muitos elogios a José Mourinho, e revelou uma conversa que os dois tiveram, recentemente, acerca de uma visita à Ucrânia para visitar a filha recém-nascida do jogador. O médio ofensivo esteve à conversa com o canal de Youtube ucraniano "VZbirna".
"Eu não acreditei que Mourinho fosse assumir o Benfica. Quando as primeiras notícias sobre isso saíram, fiquei do tipo: 'Oh, não'. Pensei que era impossível. Mourinho tem um estatuto incrível, não o chamam 'Special One' por acaso", começou por explicar Sudakov - que alugou casa a um célebre ex Benfica.
O médio do Benfica prosseguiu: "Há algo de especial nele, é difícil explicar em palavras. O seu carisma, essa aura que emana dele... Ele transmite tudo tão bem que começas a acreditar. Ainda não interagimos muito pessoalmente, ainda que ele seja uma pessoa aberta".
Depois, falou sobre a conversa que teve com José Mourinho, acerca da sua filha: "Ainda não tinha visto a bebé. Foi assim que aconteceu: defrontámos o Aves SAD no primeiro jogo com Mourinho. Ganhámos e o nosso próximo jogo [contra o Rio Ave] era dois dias depois, um jogo da primeira jornada que foi reagendado. Aparentemente, não era suposto que eu jogasse, porque não estava na convocatória".
"José chegou ao pé depois do jogo [com o Aves SAD] e disse: 'Eu sei que tiveste uma bebé, podes ir para a Ucrânia e passar tempo com ela'. Eu respondi: 'Aqui é um pouco diferente, um bocado difícil. Preciso de dois dias só para a viagem'. Ele provavelmente não entende na totalidade o que se está a passar no nosso país. Ele disse: 'Qual é o problema? Vai'. Eu disse: 'É demasiado tempo. Mesmo que eu demore três dias, vou passar dois deles na estrada'", terminou, de seguida, Sudakov.
Confira este vídeo da família de Sudakov a puxar pelo Benfica: