
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Fev 2024 | 21:56 |
Bernardo Alegra, conhecido adepto do Benfica e diretor do Glorioso 1904, comentou a vitória do Benfica, por 4-0, frente ao Portimonense, em jogo a contar para a 23ª jornada do Campeonato Nacional, disputado no Estádio da Luz, no passado domingo. O dia acabaria por ser proveitoso para os encarnados, que ganharam pontos face à concorrência, com os empates de Sporting e Porto frente a Rio Ave e Gil Vicente, respetivamente.
Acerca do encontro protagonizado pelos comandados de Roger Schmidt, Bernardo Alegra refere: "Foi um jogo de sentido único". "O Benfica começou a defender bem, no meio campo adversário, sem deixar espaço ao Portimonense para sair em contra ataque. Os algarvios jogaram com o habitual bloco baixo, sem grande pressão sobre o portador da bola, o que permitia ao Benfica circular, mas sem grande capacidade de penetração na área adversária", notou.
"A segunda parte parecia ir pelo mesmo caminho mas o primeiro golo de Rafa abriu o jogo. Nos minutos seguintes o Benfica aproveitou a desorientação algarvia para, em 2 excelentes contra ataques, fechar o jogo. Daí para a frente foi um jogo típico de campeonato, já decidido e fechado com mais um belo golo de Rafa", afirmou ainda o conhecido Benfiquista.
Rafa Silva que, importa frisar, está a fazer a melhor temporada da sua carreira, tendo chegado aos 17 golos e 14 assistências, totalizando 31 intervenções diretas em golos encarnados (o maior número da carreira), encabeçando ele a lista de marcadores das águias em 2023/2024.
Precisamente na frente de ataque foi onde se fez notar uma das maiores 'surpresas' da noite, com Roger Schmidt a optar pela primeira vez por prescindir de um ponta de lança no seu onze inicial em jogos disputados em casa. Decisão que não agradou Bernardo Alegra, que menciona as "dificuldades da equipa em furar o bloco baixo do Portimonense" na primeira parte.
Já Fredrik Aursnes, após dois encontros consecutivos onde iniciou no banco de suplentes, voltou à lateral esquerda, tendo Álvaro Carreras, reforço de inverno do Benfica, ficado de fora das opções de Roger Schmidt. Opção natural para Bernardo Alegra que refere que, apesar da "boa técnica", o espanhol "não provou nada nas oportunidades que teve", pelo contrário, "mostrou não estar preparado para este nível", faltando-lhe "intensidade, disciplina tática, capacidade de defender o um para um e, até, incapacidade de dar soluções de saída".
A inexistência de um ponta de lança, assim como o recuo de Aursnes, permitiu a Orkun Kokçu ocupar uma posição mais adiantada no terreno, tendo o turco feito, na visão de Bernardo Alegra, "um dos seus melhores jogos", frisando que esta é uma posição "mais adequada ao seu estilo de jogo".
"Gostei particularmente da segunda parte em que jogou com mais intensidade e mobilidade, libertando a sua criatividade e capacidade técnica. Deu ainda para ver que é um dos melhores rematadores da equipa que beneficia com a sua aproximação à área. Resta saber se, contra equipas mais pressionante, consegue repetir performances deste nível", destaca, contudo, o diretor do Glorioso 1904.
Vale referir que, pese embora com mais um jogo, os encarnados residem no topo da classificação do Campeonato Nacional, com 58 pontos, mais dois que o Sporting, que assume o segundo posto, com 56. O pódio é fechado pelo Porto, que regista 49 pontos, estando a nove pontos do líder, Benfica.
A equipa de Roger Schmidt volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 29 de fevereiro, para defrontar o Sporting na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. O dérbi eterno será disputado em Alvalade e tem arranque marcado para as 20h45.
Rui Costa equaciona formular proposta oficial pelos serviços de atleta, que atua no plantel da antiga equipa de José Mourinho
31 Jul 2025 | 19:15 |
Última hora! Depois de Samuel Dahl, o Benfica volta a equacionar mais um reforço vindo da Roma. Desta vez, trata-se de Paulo Dybala. A antiga estrela da Juventus é o mais recente nome a surgir associado ao Clube da Luz, que poderá avançar com uma proposta pelos serviços do internacional argentino.
Neste quinta-feira, 31 de julho, o portal Tuttomercatoweb revela que o Benfica está a avaliar a contratação de Paulo Dybala para a nova temporada de 2025/2026. Embora ainda não haja quaisquer indícios de negociações com a direção da Roma, sabe-se que Rui Costa está a equacionar avançar com uma proposta concreta pelos serviços do argentino.
"A situação será decidida nas próximas semanas", avança a mesma fonte descrita acima. Refira-se que, este mercado de verão tem associado muitos nomes ao Clube da Luz. Depois de ter perdido João Félix e ter visto as negociações por Moussa complicarem-se, o Benfica deverá virar as atenções para Dybala.
Desta forma, de acordo com informações apontadas pela imprensa italiana, é possível que se fique a conhecer novidades sobre esta operação nos próximos dias. Refira-se que, Otamendi pode ser visto como um 'trunfo', uma vez que partilha a mesma nacionalidade com o jogador da Roma, sendo que o capitão do Benfica já esteve no mesmo balneário da seleção albiceleste com o atacante, que já pertenceu aos quadros da Juventus.
Na temporada desportiva de 2024/2025, ao serviço da Roma, Paulo Dybala - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 36 partidas, onde apontou oito golos e concretizou quatro assistências. O atacante argentino marcou presença em 24 encontros da Serie A, 11 da Liga Europa e mais um na Copa de Itália. Ao todo, o novo alvo do Benfica cumpriu 2.120 minutos.
Clubes ingleses entraram na corrida pelos serviços de titularíssimo de Bruno Lage, no entanto, o Presidente encarnado não vai em cantigas
31 Jul 2025 | 19:06 |
Florentino Luís continua a ser apontado a uma saída do Benfica, contudo Rui Costa não vai em cantigas. Embora tenha despertado as atenções de clubes da Premier League, o camisola 61 só deverá sair do Clube da Luz em troca de um valor bastante alto, definido pela estrutura diretiva dos vermelhos e brancos.
Apesar da cobiça dos clubes da Premier League, o Benfica já definiu que só aceita vender Florentino por uma verba a rondar os 30 milhões de euros. Falta perceber se este valor é aceitável para os clubes que estão na corrida pelo médio de 25 anos, nomeadamente o Everton, o Leeds e Burnley
Com a chegada de Richard Ríos e Enzo Barrenechea, Florentino Luís pode perder espaço na turma de Bruno Lage. O técnico encarnado conta, ainda, com Manu Silva, que deve regressar aos relvados até final do ano, isto para lá de jovens da formação que podem vir a despontar em breve, como João Veloso.
Florentino tem contrato com o Benfica até junho de 2027, o que ‘obriga’ a uma venda neste mercado ou, pelo contrário, a uma renovação do vínculo. O que os responsáveis das águias não pretendem é deixar a situação arrastar-se por muito mais tempo, o que pode abrir espaço para uma saída a custo zero no final do contrato.
Em 2024/25, ao serviço do Benfica, Florentino Luís – avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 43 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um no Mundial de Clubes. Nos 3.487 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos uma assistência.
Duelo com o Sporting, que marca o início de 25/26, está marcado para esta quinta-feira, 31 de julho, a partir das 20h45, no Estádio do Algarve
31 Jul 2025 | 18:48 |
A Supertaça entre o Benfica e o Sporting já moveu muitas opiniões, como o caso de Morato. O jogador, que acabou por ser despachado do plantel de Roger Schmidt, anteviu a partida entre os leões e os encarnados, reconhecendo que o equilibro marcará o encontro, sendo que ambas as formações estão aptas para ganhar o troféu.
Morato: “Boa sorte para os dois e que vença o melhor”
Em Portugal, para realizar a pré-época do Nottingham Forest, o central brasileiro prestou declarações ao Canal 11, momentos depois do empate frente ao Estoril (0-0), onde abordou o encontro desta noite, que vai decorrer no Estádio do Algarve. Na opinião do brasileiro, vai ser renhido: “Que seja um grande jogo como é sempre. Boa sorte para os dois e que vença o melhor”.
Ainda à conversa com o canal televisivo da Federação Portuguesa de Futebol, o ex-camisola 5 dos encarnados - agora usado por Barrenechea - apontou que não há favoritos para a partida desta noite: “Não. Toda a gente sabe em Portugal sabe que as equipas vão sempre para ganhar e as hipóteses são sempre 50/50”.
Morato: “Sporting e Benfica são grandes equipas que começam a nova época com novas perspetivas”
Questionado se o desfecho da última temporada via ter impacto direto no desfecho do encontro entre os rivais de Lisboa, Morato afastou essa hipótese: “Nada. Sporting e Benfica são grandes equipas que começam a nova época com novas perspetivas e a passada não influencia tanto”.
Por fim, à parte da antevisão do encontro da Supertaça, Morato falou sobre o futebol nacional e ainda fez uma revelação depois de ter deixado o Glorioso para rumar a Inglaterra: “Já, sim. Fica sempre saudade, passei muito tempo aqui, mas sempre que posso acompanho os jogos”.