Futebol
Grandes penalidades no Santa Clara - Benfica? Análise diverge especialistas
14 Fev 2026 | 09:53
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Ago 2024 | 17:08 |
Benfica vai ficar a 'ver navios' e Federico Chiesa não vai envergar o Manto Sagrado na temporada 2024/25. Segundo adianta, esta quarta-feira, 28 de agosto, o especialista em questões de mercado, Fabrizio Romano, o extremo da Juventus está muito perto de reforçar o Liverpool.
De acordo com informações avançadas pelo jornalista italiano, através da rede social X (antigo Twitter), em cima da mesa Chiesa terá já um contrato válido por quatro anos com o Liverpool, que já tentou 'roubar' Orkun Kokçu ao Benfica neste verão. Os detalhes finais no negócio deverão ser acordados ao longo do dia de hoje.
O Benfica deve, assim, virar atenções para outros alvos, sendo que Bruma, do Braga, foi um dos nomes associados à turma de Roger Schmidt nos últimos dias. O internacional português esteve com pé e meio na Rússia, num negócio a rondar os 6,5 milhões de euros, mas o extremo recusou abandonar Portugal.
Certo já no plantel do Benfica está Zeki Amdouni. O ponta-de-lança do Burnley chega esta quarta-feira a Lisboa, tendo ainda hoje submetido aos habituais exames médicos. A cláusula de compra está fixada nos 20 milhões de euros.
Federico Chiesa - avaliado em 35 milhões de euros - marcou presença em 37 jogos, em 2023/24: 33 na Liga Italiana e quatro na Coppa Italia. Nos 2.513 totalizados, o avançado apontou 10 tiros certeiros e somou duas assistências. Já em 2022/23, o craque alinhou em 33 partidas, tendo feito o gosto ao pé em quatro ocasiões, servindo os colegas por seis vezes.
Confira aqui a publicação:
Atacante grego foi, uma vez mais, preponderante nos objetivos dos encarnados, e contributo deixou camisola 14 na história dos vermelhos e brancos
14 Fev 2026 | 11:24 |
Na partida de abertura da 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, Vangelis Pavlidis escreveu mais um capítulo na sua passagem pelas águias. Com o tento assinado diante do Santa Clara, no triunfo por 2-1, o atacante grego chegou aos 20 golos no campeonato e juntou-se a uma lista de ilustres do Benfica.
Segundo apurou o jornal Record, momentos depois do fim da partida em São Miguel, o camisola 14 atingiu uma marca que poucos conseguiram com o Manto Sagrado dos encarnados. Pelo que foi possível verificar, Pavlidis é apenas o sétimo futebolista do Benfica a atingir a marca dos 20 golos na liga, no século XXI.
Assim, o atacante grego junta-se a alguns dos mais conceituados da história vermelha e branca que, nos últimos 26 anos, registaram 20 ou mais golos numa só edição do campeonato. De relembrar que a última vez que isto tinha acontecido foi na época de 2021/22, quando Darwin Núñez registou 26 finalizações certeiras.
Por outro lado, Pavlidis sabe que vai passar a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic na liderança isolada na corrida para a Bola de Prata, uma vez que Luis Suárez, principal rival do grego, vai falhar a receção do Sporting ao Famalicão, por acumulação de amarelos. O colombiano regista 19 tentos certeiros.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Vangelis Pavlidis — avaliado em 35 milhões de euros — já realizou um total de 40 jogos oficiais: 22 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 3.257 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 14 registou 28 golos e cinco assistências.
Especialista em arbitragem analisou casos protagonizados pela equipa de António Nobre e revelou que houve um lance que não foi bem ajuizado
14 Fev 2026 | 10:46 |
Pedro Henriques aponta que houve uma grande penalidade por assinalar. Na sua análise, feita à prestação da equipa de arbitragem, o especialista considera que ficou por sancionar uma infração cometida numa disputa de bola que envolveu Gianluca Prestianni, extremo do Benfica, e Paulo Victor, atleta do Santa Clara.
Pedro Henriques: "Já está em desequilíbrio porque ele próprio, com o pé esquerdo, pontapeou o pé direito do central dos insulares"
Na sua análise, publicada pelo jornal A Bola, o especialista escrutinou os vários momentos que marcaram o triunfo dos encarnados, desde o golo de Vangelis Pavlidis aos pedidos de grande penalidade sobre Leandro Barreiro e Gianluca Prestianni, que tiveram interpretações bastante distintas para Pedro Henriques.
"Contacto. Venâncio promove um contacto, ligeiro e inconsequente, com o braço esquerdo no braço esquerdo de Barreiro; este, por sua vez, já está em desequilíbrio porque ele próprio, com o pé esquerdo, pontapeou o pé direito do central dos insulares. Lance legal e sem penálti", assumiu o antigo árbitro.
Pedro Henriques: "Paulo Victor, com o seu pé direito, pisa, e descalça, a bota, no calcanhar esquerdo de Prestianni. Penálti de TV e de VAR"
"Pisão. Imprudência significa que um jogador atua sem precaução na forma como aborda e disputa a bola com o adversário. Paulo Victor, com o seu pé direito, pisa, e descalça, a bota, no calcanhar esquerdo de Prestianni. Penálti de TV e de VAR", assumiu Pedro Henriques, num lance que dividiu opiniões.
Recorde-se que o Benfica conseguiu conquistar mais três pontos importantes, que mantêm as águias na luta pelo título da Liga Portugal Betclic. Ao fim de 22 jornadas já realizadas, o Clube da Luz surge na terceira posição, com 52 pontos, os mesmos que o Sporting (segundo lugar) e a quatro pontos do Porto, contudo, os rivais ainda vão defrontar o Famalicão e o Nacional, respetivamente.
Na flash interview, treinador de 63 anos faz análise ao encontro da 22.ª jornada e falou sobre situação física de um dos elementos da equipa inicial
14 Fev 2026 | 10:23 |
Uma das grandes novidades no onze do Benfica, frente ao Santa Clara, foi a utilização de Tomás Araújo como lateral-direito. No final do encontro, na flash interview, José Mourinho explicou a sua decisão e ainda deixou algumas informações a respeito do estado físico do defesa, depois do triunfo contra os açorianos.
José Mourinho: "Em condições normais o ala do Santa Clara seria rápido e para jogadores muito rápidos, laterais muito rápidos"
"Em condições normais o ala do Santa Clara seria rápido e para jogadores muito rápidos, laterais muito rápidos. O Tomás é muito rápido", começou por dizer o treinador português, em declarações à Sport TV, ao explicar a decisão de apostar no camisola 44 do Benfica.
"Confiança total no Banjaqui, mas meter o miúdo neste jogo difícil fora de casa... preferimos ir pelo Tomás. Quando preparámos o jogo, pensávamos que o campo estaria pior. No jogo direto também nos poderia ajudar. São 3 pontos que precisávamos", acrescentou José Mourinho, na flash interview.
José Mourinho: "Espero que não. Pedi-lhe e ao departamento médico para aguentar até ao intervalo"
"Espero que não. Pedi-lhe e ao departamento médico para aguentar até ao intervalo. Ao intervalo pensei que tivesse que sair, mas ele disse que não", assumiu o Special One, quando questionado sobre a situação física que o defesa apresentou no decorrer do encontro contra os açorianos.
Recorde-se que o Benfica conseguiu conquistar mais três pontos importantes, que mantêm as águias na luta pelo título da Liga Portugal Betclic. Ao fim de 22 jornadas já realizadas, o Clube da Luz surge na terceira posição, com 52 pontos, os mesmos que o Sporting (segundo lugar) e a quatro pontos do Porto, contudo, os rivais ainda vão defrontar o Famalicão e o Nacional, respetivamente.