
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luís Figo esteve à conversa com Iker Casillas no podcast 'Bajo Los Palos', na passada quinta-feira, 26 de março. O antigo futebolista acabou por recordar a forma como chegou ao Sporting, revelando que na época "diziam que o Benfica escolhia gente com mais corpo".
Luís Figo - Diziam que o Benfica escolhia gente com mais corpo
"Tinha 12 anos e jogava numa equipa pequena na Margem Sul. Jogávamos num campo de futsal. Perdíamos sempre, mas era uma alegria. Nesse ano a coletividade fechou e eu tinha muitos amigos no Sporting. Teoricamente diziam que o Benfica era uma equipa que escolhia gente com mais envergadura, com mais corpo. E eu era um miúdo fisicamente não tão forte", começou por mencionar Luís Figo.
"Como tinha amigos no Sporting e havia treinos de captações, fui aí provar a minha sorte. Estive lá um mês a treinar, mas para um miúdo de 12 anos era uma loucura. Eu vivia do outro lado do rio, tinha de apanhar transportes públicos até ao barco, depois o barco, depois outro transporte público para chegar ao treino. Isso tudo às 6 da tarde. Treinava e tinha de voltar. E chegava às 11 da noite. Com 12 anos. Passavam os dias e chegou um momento e não podia mais", acrescentou o antigo internacional português.
Luís Figo - O meu pai era Benfiquista, mas depois por todos os motivos mudou de clube.
"Fui ao treinador e disse 'mister, diga-me algo. Estou nisto há um mês'. No final disse para falar com o diretor. Ele disse que ficava lá, que me pagavam o passe dos transportes. Podia comer lá no centro em que ficam os jovens que são de fora. E assim foi, assim comecei com 12 anos. O meu pai era Benfiquista, mas depois por todos os motivos mudou de clube. Mas não era muito de seguir-me. Não é como agora, que levam os filhos aos treinos, aos jogos. Na minha época tinha era de sobreviver", concluiu.
Presidente do Clube da Luz esteve recentemente a anunciar uma novidade para o Glorioso, onde existe uma conexão com os merengues
|
O Benfica tem um plano para descobrir novos talentos internacionais ao redor do mundo. As academias do Clube da Luz têm o intuito de observar possíveis novos atletas e Rui Costa revelou mesmo uma novidade internacional. A criação de um novo Benfica Campus na Flórida é certa, com o Presidente a já ter anunciado a decisão, mas o detalhe que chama a atenção é o envolvimento de um outro gigante europeu.
O responsável pela expansão da marca Benfica, Bernardo Faria de Carvalho, abordou a importância do projeto e como está relacionado com o Real Madrid. "Seguimos um pouco o modelo do Real Madrid. Decidimos fazer uma constelação de academias em todo o Mundo, onde existe talento. O que estamos a criar é um percurso natural, não só em Portugal, mas também para miúdos no Brasil, em África, na América, na Ásia", destacou em entrevista à Forbes.
O Clube da Luz já havia realizado experiências com os mais jovens sobre futebol neste estado dos EUA, porém, foram apenas realizados estágios de curta duração, de um a três dias. Desta vez, o objetivo do Campus é permanecer por mais tempo, de forma a conseguir encontrar novos talentos, como aqueles que já saíram da Luz.
As águias já produziram diversos craques internacionais, que passaram primeiro pelo projeto de formação no Benfica Campus, antes de se tornarem profissionais. Lindelof, Bernardo Silva, João Félix e Nélson Semedo, são alguns dos nomes formados na academia, mas que podem voltar a qualquer momento para os encarnados.
Enquanto isso, Bruno Lage prepara sua equipa para enfrentar o Gil Vicente em Barcelos, em duelo válido para a 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O Glorioso poderá contar com vários jogadores que vieram da formação e passaram pelo Benfica Campus, como é o caso de Renato Sanches - avaliado em 5 milhões de euros -, por exemplo. O duelo de amanhã, que terá início às 20h15, no Estádio Cidade de Barcelos.
Futebolista dos vermelhos e brancos alcançou mais uma marca impressionante, enquanto estava na pausa internacional ao serviço da Argentina
|
A pausa internacional representou uma semana e meia de pura felicidade para Nicolás Otamendi. Enquanto esteve na seleção, o capitão venceu os dois maiores rivais sul-americanos e conquistou o acesso ao Mundial de 2026. Porém, as vitórias não são o único motivo que o central tem para celebrar, visto que se tornou o jogador de campo com mais minutos no mundo nesta época.
Aos 37 anos de idade, o jogador do Benfica mostra que 'velhos são os trapos', estando em grande forma física. O defensor fez os 90 minutos contra Brasil e Uruguai, nas duas partidas das qualificatórias, e já chegou ema Portugal para saber se será opção para enfrentar o Gil Vicente nesta sexta-feira.
De acordo com o Transfermarkt o argentino é o jogador com mais minutos utilizados em campo, sem contar com os guarda-redes. Ao todo, são 4.650 de julho para cá, onde à frente do central estão apenas dois guarda redes: Kasper Schmeichel e Anthony Moris. A época só acaba em junho deste ano e o camisola 30 das águias ainda terá o Mundial de Clubes pela frente.
Além disso, no número de jogos nesta época, Otamendi é o segundo, ficando apenas atrás apenas de Júlian Álvarez, que é seu companheiro na seleção da Argentina. O avançado dos colchoneros soma 60 partidas disputadas nesta época. Ambos têm tantos jogos devido a contabilização da Copa América, Jogos Olímpicos e jogos de preparação para a albiceleste feitos no mês de julho.
Com isso, o capitão do Benfica é visto como um exemplo dentro do Clube da Luz, tendo sido o único jogador, juntamente com Leandro Barreiro, a ter conseguido performances totalitaristas. Assim sendo, o central volta mesmo a estar apontado à titularidade contra o Gil Vicente, às 20h15 do próximo dia 28 de fevereiro.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente com um valor de mercado fixado em 1 milhão de euros – marcou presença em 40 encontros: 22 na Liga Portugal Betclic, 13 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 3.515 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou quatro golos e fez três assistências.
Se os encarnados terminarem a época no Marquês de Pombal, a probabilidade do futebolista permanecer de águia ao peito aumenta
|
O Benfica tem intenção de renovar contrato com Nicolás Otamendi, que termina a ligação com o Clube da Luz a 30 de junho do presente ano civil. Face à vontade de Rui Costa, existe agora um fator que pode influenciar a continuidade do capitão no plantel de Bruno Lage.
Segundo adianta o jornal desportivo A Bola, a conquista do Campeonato Nacional pode ser fundamental para que Otamendi permaneça de águia ao peito. À semelhança do que aconteceu em 2023, altura em que terminava a ligação com o Glorioso, o capitão esperou que o 'caneco' não fugisse para anunciar o prolongamento do vínculo, algo que pode acontecer novamente se os encarnados terminarem a época no Marquês de Pombal.
"O general argentino, alcunha que recebeu no país dele, também deixou terminar o primeiro contrato com o Benfica antes de assinar o atual, que vence no fim da época. E depois de ser campeão em 2023. A BOLA sabe que a conquista do campeonato poderá ser determinante para Otamendi prosseguir a carreira na Luz", pode ler-se na fonte acima mencionada.
Vale destacar que, se não conseguir segurar o campeão do mundo durante mais uma temporada, Rui Costa planeia assegurar a presença do camisola 30 no Mundial de Clubes. O contrato de Otamendi termina antes da prova europeia, mas o Maestro quer garantir que o capitão na competição.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente com um valor de mercado fixado em 1 milhão de euros – marcou presença em 40 encontros: 22 na Liga Portugal Betclic, 13 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 3.515 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou quatro golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense e Barcelona) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).