Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Galatasaray entra na corrida por sonho pessoal de Rui Costa para o Benfica

Emblema turco apontou mira a futebolista, que integra lista de prioridades da direção do Glorioso para a próxima temporada de 2025/2026

Alvo de Rui Costa para o Benfica poderá ir parar à Turquia, reforçando o Galatasaray no próximo mercado de verão
Alvo de Rui Costa para o Benfica poderá ir parar à Turquia, reforçando o Galatasaray no próximo mercado de verão

08 Mai 2025 | 16:19 |

Icon Comentário0

O Galatasaray entrou, agora, na corrida pelos serviços de Bernardo Silva. Apesar do Benfica estar atento, tendo em conta o interesse em querer fazer regressar o português à Luz, o antigo clube de Kerem Akturkoglu poderá 'tramar' os planos de Rui Costa, desviando o médio formado no Seixal para a Turquia já no próximo mercado de verão. 


É o portal turco, Sabah Sports, que avança com esta má notícia para os dirigentes do Benfica, que podem ficar a ver navios com o não regresso de Bernardo Silva à Luz. Os turcos afirmam que o internacional português entrou na órbitra do Galatasaray, que deverá proceder aos próximos passos em breve, abrindo caminho para que o médio abandone o Manchester City para rumar à Turquia. 


É importante referir que, o Benfica tem sido um dos clubes atentos ao camisola 20 da formação inglesa. Rui Costa quer fazer Bernardo Silva voltar a envergar o Manto Sagrado, depois do português nunca ter conseguido vingar de águia ao peito na equipa principal. No entanto, o Barcelona, também, quer contratar o atleta luso, sendo este um namoro bastante antigo entre os dois lados. 


Além de Bernardo Silva, o Benfica de Rui Costa tem outros regressos em vista. São os casos de Lindelof e Nélson Semedo. O sueco é visto como um possível sucessor de Otamendi, caso o capitão faça as malas e abandone o Clube da Luz. Relativamente ao lateral-direito, Semedo surge como uma alternativa a Alexander Bah, que está lesionado e cuja posição tem sido assumida por Tomás Araújo, defesa-central de raiz. 

Na presente temporada desportiva, ao serviço do Manchester City, Bernardo Silva - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - já contabiliza 45 jogos: nove na Liga dos Campeões, 30 na Premier League, quatro na FA Cup, um na League Cup e um na FA Community Shield. O médio internacional português, que passou pela formação do Benfica, conta com quatro golos e quatro assistências, nos 3.544 minutos totalizados em 2024/25.



Futebol

Santa Clara esclarece proibição imposta aos adeptos do Benfica

Emblema açoriano reagiu aos rumores que iam surgindo nas redes sociais, que marcaram incidências antes do pontapé de saída em São Miguel, nos Açores

Antes do pontapé de saída, o Santa Clara emitiu uma explicação sobre uma polémica com os adeptos do Benfica. Fotografia: SL Benfica
Antes do pontapé de saída, o Santa Clara emitiu uma explicação sobre uma polémica com os adeptos do Benfica. Fotografia: SL Benfica

14 Fev 2026 | 09:27 |

Icon Comentário0

Ainda antes do pontapé de saída do encontro da 22.ª jornada, começaram a circular algumas notícias face ao comportamento do Santa Clara, face aos adeptos do Benfica. Pelo que foi apurado, a formação açoriana proibiu os simpatizantes encarnados de exibirem adereços afetos ao Clube da Luz nas bancadas do estádio de São Miguel.


Segundo apurou o jornal Record, o emblema açoriano informou os Benfiquistas de que se tratava de uma prática comum. Contudo, a situação, só por si, causou alguma estranheza, visto que os ditos sócios, que se encontravam na bancada central do recinto, tinham adquirido os bilhetes através do site oficial do Benfica.


No entanto, a direção do Santa Clara, ao proibir a exibição de adereços afetos aos encarnados, apenas explicou que se tratava de uma prática comum, sem dar um contexto mais específico para justificar esta interdição. Contudo, é importante frisar que o recinto estava envolto numa «onda vermelha», uma vez que o encarnado também é uma cor relacionada com o emblema insular.


Vale a pena recordar que o Benfica regressou a Portugal com mais três pontos no bolso, depois de vencer a equipa local por duas bolas a uma. Do lado dos encarnados, um tento de Pavlidis e um autogolo de Paulo Victor embalaram a formação de José Mourinho. Já Gonçalo Paciência reduziu a desvantagem para o Santa Clara.

Recorde-se que o Benfica conseguiu conquistar mais três pontos importantes, que mantêm as águias na luta pelo título da Liga Portugal Betclic. Ao fim de 22 jornadas já realizadas, o Clube da Luz surge na terceira posição, com 52 pontos, os mesmos que o Sporting (segundo lugar) e a quatro pontos do Porto, contudo, os rivais ainda vão defrontar o Famalicão e o Nacional, respetivamente.



Futebol

Galvanizado, Pavlidis deixa o mote depois do Santa Clara - Benfica: "Vencer todos os jogos"

No rescaldo da partida, que decorreu em São Miguel, atacante grego comentou duelo frente aos açorianos e abordou o momento que águias atravessam na época

Vangelis Pavlidis voltou a fazer a diferença e, no final do Santa Clara - Benfica, deixou o mote para os próximos duelos. Fotografia: SL Benfica
Vangelis Pavlidis voltou a fazer a diferença e, no final do Santa Clara - Benfica, deixou o mote para os próximos duelos. Fotografia: SL Benfica

14 Fev 2026 | 08:59 |

Icon Comentário0

Vangelis Pavlidis foi, como tem sido habitual, a grande figura do encontro nos Açores. No rescaldo do triunfo diante do Santa Clara, o goleador do Benfica foi convidado a analisar o encontro contra os insulares e deixou algumas observações sobre o relvado, o momento no campeonato e agradeceu o cruzamento de Tomás Araújo.


Relvado afetou o jogo?


"O relvado não nos deixou jogar como queremos. Pode ver, queremos ter um bom toque, mas a bola bate ou algo assim. Mas sim, estamos felizes com os três pontos, eram muito importantes e temos de continuar".


Cruzamento para o golo:

"Sim, foi um cruzamento incrível. Estava até a rir-me com ele porque ele podia jogar como central, mas também ali [lateral direita]. E sim, ele tem a qualidade para cruzar assim e eu estava à espera. Meio golo foi do Tomás, claro".


Momento no campeonato:

"Vimos em todos os jogos da Liga que jogamos bem, tentamos vencer todos os jogos e não perdemos até agora. Isso mostra o quão difícil é jogar contra nós. Não estamos felizes, queríamos vencer por mais. Mas às vezes o relvado não te permite fazer isso. Mas fizemos o nosso melhor e vamos para casa com os três pontos".

Jogo com o Real Madrid:

"O próximo jogo é com o Real Madrid, uma equipa incrível. Queremos continuar na Liga dos Campeões, sabemos que será difícil mas vamos dar tudo e veremos".


Futebol

Dos penáltis às botas de Schjelderup: o que disse José Mourinho no Santa Clara - Benfica

Treinador de 63 anos realizou uma pequena conferência de imprensa, onde analisou lances capitais que aconteceram na partida da 22.ª jornada

No rescaldo do Santa Clara - Benfica, José Mourinho disparou em todas as direções, desde a arbitragem às botas de Schjelderup. Fotografia: SL Benfica
No rescaldo do Santa Clara - Benfica, José Mourinho disparou em todas as direções, desde a arbitragem às botas de Schjelderup. Fotografia: SL Benfica

14 Fev 2026 | 08:38 |

Icon Comentário0

José Mourinho voltou a dizer tudo o que pensou e não poupou nada nem ninguém. No final da partida, depois da vitória frente ao Santa Clara (2-1), o treinador do Benfica realizou a conferência de imprensa, onde analisou os lances da partida em São Miguel e deixou vários reparos, que foram das grandes penalidades às botas dos seus jogadores.


A habitual análise e um comentário à importância que Pavlidis teve hoje no jogo com um golo e um trabalho excecional...


"Acho que todos tiveram a sua importância. Obviamente que fazer um golo, uma assistência e trabalhar tanto como ele trabalhou é importante e marca o nosso jogo. Mas quem esteve em campo — uns adaptaram-se melhor, outros pior — deu o que tinha a dar. Foi um jogo que, no final da primeira parte, parecia que teria uma segunda parte tranquila, mas com o 2-1 o jogo ficou aberto. O Santa Clara motivou-se, organizou-se e conseguiu levar o jogo para os minutos finais com o resultado em aberto. Depois coube-nos a nós, naquela parte final, controlar o jogo mais ofensivo deles, alguma bola parada que pudesse acontecer, e levar os pontos para casa".


O Benfica permitiu depois oportunidades ao Santa Clara... pergunto-lhe se a equipa tremeu para a vitória?

"O jogo teve momentos e objetivos diferentes. Na primeira parte conseguimos o que queríamos: marcar e tentar resolver o jogo. O 2-0 se calhar era curto, podíamos ter conseguido algo mais. Se fossem camisolas de cor diferente, seguramente que haveria penálti. O lance sobre o Barreiro é gigante e o do Prestianni, se não é gigante, é pelo menos "grandalhão". Mas para o Benfica é duro e não sei muito bem como justificar... há coisas que se continuam a não entender. Mas pronto, depois com o golo do Santa Clara, obviamente que o cariz do jogo mudou. Tentámos sempre ir à procura do terceiro golo que nos desse tranquilidade e nos deixasse fora de alguma situação fora de contexto que pudesse acontecer. Não fizemos o golo e, a partir dos últimos 10/12 minutos, mais o tempo extra, foi tempo de fechar, controlar e meter gente que nos pudesse dar frescura e mais solidez para garantirmos os pontos. Independentemente do sol, que nós em Lisboa já não vemos há umas semanas... independentemente do sol bonito que estava e da atmosfera bonita, o campo é um desastre. Não conheço outra palavra. Até os próprios jogadores do Santa Clara, com quem fui falando ao intervalo e no fim, me diziam que até para eles é um desastre. Este campo não ajuda o Santa Clara em nada. Soube depois que existe frustração dentro do próprio clube porque parece que é o Governo Regional que tem o controlo sobre isto e deixa a coisa andar contra o desejo do próprio Santa Clara. A partir de agora já não é problema meu, porque já não volto cá esta temporada, mas o Santa Clara que joga para se salvar e precisa de ganhar jogos... um clube lindo numa ilha linda merece um campo melhor para se jogar".


Terão sido essas condições do relvado que justificaram a prestação do Benfica na segunda parte?

"Prejudica todos. Houve um jogador do Santa Clara que me viu a falar com o Schjelderup sobre as botas e os pitões, porque eu tentava entender como é que ele não se aguentava de pé. O jogador do Santa Clara disse-me: "Mister, aqui com botas de borracha ou de alumínio, pitão pequeno ou grande, não há solução. Os jogadores vão sempre acabar por cair. Não se chatei com o seu jogador". Via-se perfeitamente também com o Trubin: cada vez que ele tinha de meter aqueles 100 kg num pé de apoio para jogar uma bola longa, caía sempre. Portanto, o campo é verdadeiramente difícil para se jogar. Há equipas grandes que vieram aqui e tiveram a mesma sorte com o campo, mas mais sorte com o árbitro e acabaram por sacar pontos prejudicando o Santa Clara. Hoje não, hoje o Santa Clara teve uma boa arbitragem".

Recorde-se que o Benfica conseguiu conquistar mais três pontos importantes, que mantêm as águias na luta pelo título da Liga Portugal Betclic. Ao fim de 22 jornadas já realizadas, o Clube da Luz surge na terceira posição, com 52 pontos, os mesmos que o Sporting (segundo lugar) e a quatro pontos do Porto, contudo, os rivais ainda vão defrontar o Famalicão e o Nacional, respetivamente.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Glorioso 1904 - Benfica muito atento ao guarda-redes 10.º classificado da Liga
Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Benfica muito atento ao guarda-redes 10.º classificado da Liga

13 Fev 2026 | 19:23

Icon Comentário0
Benfica derrota Santa Clara e fica a quatro pontos, à condição, do primeiro lugar
Futebol

Benfica derrota Santa Clara e fica a quatro pontos, à condição, do primeiro lugar

13 Fev 2026 | 19:54

Icon Comentário0
Guardiola fala do futuro de Bernardo Silva e Benfica ouve com atenção
Futebol

Guardiola fala do futuro de Bernardo Silva e Benfica ouve com atenção

13 Fev 2026 | 19:03

Icon Comentário0