Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Geny Catamo é, uma vez mais, um nome que assombra o Benfica no que diz respeito a dérbis frente ao Sporting. O atleta moçambicano já tinha sido o carrasco das águias na última partida de 2023/2024, e, ontem à noite voltou a estragar a festa ao Glorioso. No final do encontro, o jogador leonino falou à Sport TV, onde abordou as incidências do duelo, não escondendo a felicidade.
Geny Catamo – É resultado do trabalho de toda a equipa, ao longo do tempo, jogo a jogo
O atleta verde e branco realçou que o objetivo passava por assegurar três pontos importantes para a classificação. “O importante são os três pontos, temos de focar-nos já nos próximos jogos. Desfrutar do momento. Passamos o ano em primeiro, que era o mais importante e um dos objetivos que tínhamos. Agora, é continuar, porque, a seguir, vem um jogo difícil”, começou por dizer.
Questionado sobre o novo treinador do Sporting, o moçambicano adianta que a equipa recebeu bem o antigo timoneiro do Vitória de Guimarães. “Não foi assim tão difícil, já tínhamos jogado desta maneira, bastou ouvir o trabalho do mister. Foi o nosso trabalho que deu este bom resultado”, afirmou o camisola 21 de Alvalade.
Ainda sobre Rui Borges, o médio falou das primeiras impressões que a equipa teve para com o técnico português: “ É um momento difícil, mas só podemos resolver com trabalho diário. Estamos de volta às vitórias, que é o mais importante. Agora, é focar já no próximo”.
No fim da entrevista coma Sport TV, Catamo não escondeu a felicidade de voltar a assumir a liderança da Liga Portugal Betclic. “Estamos de volta ao nosso lugar, somos campeões nacionais, que é o mais importante. Estamos felizes”, atirou.
Clube da Luz, recorde-se, após a derrota com o Sporting, entrará em campo a 4 de janeiro de 2025 frente ao Braga de Carlos Carvalhal
|
0O Benfica de Bruno Lage foi derrotado pelo Sporting de Rui Borges por 1-0, no passado domingo, 29 de dezembro, naquele que foi o último jogo de 2024. Desta forma, na rubrica 'Clube de Fãs', do jornal Record, o analista económico Camilo Lourenço e os antigos jogadores Bruno Aguiar e Álvaro Magalhães deram o seu parecer em relação ao duelo entre as águias e os leões, válido para a 16.ª jornada da Liga Portugal Beclic.
Camilo Lourenço: O Benfica deu meia parte de avanço ao Sporting
"O Benfica deu meia parte de avanço ao Sporting, com um meio-campo inexistente. Começa a ser hábito… As primeiras substituições foram bem feitas. A segunda parte foi do Benfica, mas com muitas falhas", realçou Camilo Lourenço.
Bruno Aguiar: Foi um jogo com duas partes completamente distintas
"Foi um jogo com duas partes completamente distintas. Na primeira, o Sporting foi melhor e, na segunda, o Benfica superiorizou-se. Acabou por ganhar a equipa que marcou e que foi mais eficaz", referiu Bruno Aguiar, ex-jogador que passou pelo Clube da Luz.
Álvaro Magalhães: A primeira parte do Benfica foi muito má
"A primeira parte do Benfica foi muito má. Depois, faltou um pouco de sorte no segundo tempo. Com os reajustamentos que fez, sobretudo em relação ao ponta-de-lança, o Benfica foi superior ao Sporting nessa fase", destacou o antigo defesa com mais de 260 jogos pelos encarnados.
Lembre-se que, no que diz respeito à classificação, o Benfica de Bruno Lage terminará o ano em terceiro lugar, com 38 pontos. O Sporting ocupa o topo da tabela, com dois pontos a mais, enquanto o Porto, com a mesma pontuação, está em segundo lugar no pódio do Campeonato Nacional.
É importante destacar que o confronto com o Sporting antecede o regresso do Benfica ao Estádio da Luz. No próximo sábado, 4 de janeiro, a equipa de Bruno Lage irá defrontar o Braga, no primeiro jogo de 2025. A partida está marcada para as 18h00 e faz parte da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Central deixou fugir Viktor Gyokeres na ala, com o sueco a conseguir cruzar para o golo de Geny Catamo, no passado domingo, 29 de dezembro
|
0O Benfica saiu de Alvalade com a derrota no bolso, por uma bola a zero e Tomás Araújo chegou a 'sentir a ira' de Bruno Lage. O técnico das águias não escondeu a irritação no golo do Sporting, acabando 'descarregar' no central formado no Seixal.
O camisola 44 das águias foi ultrapassado por Viktor Gyokeres, que se antecipou na corrida, tendo espaço para assistir o autor do golo verde e branco. De acordo com informações avançadas pelo jornal desportivo Record, esta segunda-feira, face ao lance, Bruno Lage virou-se para o defesa encarnado e levantou os braços, questionando como é que se deixou ultrapassar pelo sueco.
No entanto, segundo informa a mesma fonte, instantes depois, o treinador do Benfica deixou a irritação de lado e acabou por puxar pela equipa, pedindo uma reação dentro de campo ao tento leonino.
Importa referir que, o duelo contra o Sporting antecede o regresso ao Estádio da Luz. O Benfica vai medir forças com o Braga, no próximo sábado, 4 de janeiro, cumprindo, assim, o primeiro embate do ano de 2025. O encontro está agendado para começar às 18h00, contando para a 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – já marcou presença em 20 partidas: 14 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Nos 1.792 minutos, o defesa formado no Seixal já apontou uma assistência, no duelo frente ao Porto.
No total, com o Manto Sagrado ao peito, Tomás Araújo, que está agora vinculado com o Benfica até 2029, foi aposta em 44 embates na equipa principal das águias. Nos duelos disputados, o camisola 44 somou um tento e ainda uma assistência.
Encarnados não saíram do Estádio José Alvalade com um sorriso no rosto, tendo perdido por uma bola a zero, no passado domingo. 29 de dezembro
|
0Bruno Lage promoveu alterações no onze inicial do Benfica para a deslocação ao reduto do Sporting e explicou, na conferência de imprensa, o motivo pelo qual Zeki Amdouni foi o titular eleito.
"É procurar o momento dos jogadores e sentir... Por perspetivar que pudéssemos encontrar uma linha de quatro, criar desconforto nos centrais com os ataques à profundidade do Zeki [Amdouni], e o Zeki realmente isso faz muito bem. E a outra situação também, com a linha de três – e os centrais do Sporting, habituados a pressionar e a perseguir jogadores quando saem entre linhas –, tentar colocá-los nesse desconforto", começou por mencionar Bruno Lage.
Bruno Lage - Por perspetivar que pudéssemos encontrar uma linha de quatro, criar desconforto nos centrais com os ataques à profundidade do Zeki Amdouni
"E penso que, em períodos, conseguimos na 1.ª parte, e acho que na 2.ª parte conseguimos ainda mais, porque os espaços entre linhas, atrás dos dois médios e à frente dos centrais, foram evidentes, e nós tivemos muita bola a entrar ali para criar as nossas oportunidades", concluiu o treinador do Benfica.
Relativamente à classificação, o Benfica de Bruno Lage vai passar a passagem do Ano no terceiro lugar com 38 pontos. O Sporting surge na primeira posição, com mais dois pontos, estando em igualdade pontual com o Porto, que ocupa o segundo posto do pódio da tabela classificativa do Campeonato Nacional.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Zeki Amdouni – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – realizou 21 encontros: seis na Liga dos Campeões, 12 na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e ainda um na Taça da Liga. Nos 600 minutos que disputou, o avançado marcou sete golos, somando ainda uma assistência e dando excelente conta de si de águia ao peito.
Zeki Amdouni, recorde-se, chegou esta época ao Benfica, cedido pelo Burnley, com os encarnados a pagarem uma taxa de empréstimo de 2 milhões de euros. Para ficar com o jogador a título definitivo, as águias terão de desembolsar qualquer coisa como 20 milhões de euros, num negócio que tornaria o internacional suíço no segundo jogador mais caro da história do Clube da Luz, superado apenas por Kokçu.