Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Benfica

Incêndio em Arouca obriga autoridades a tomar medida de emergência

Tragédia que deflagrou na tarde da passada segunda-feira, 28 de julho, obrigou o munícipio a agir com rapidez face à situação delicada

Munícipio de Arouca ativa o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil fruto dos forte incêndio que está a atacar a região
Munícipio de Arouca ativa o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil fruto dos forte incêndio que está a atacar a região

29 Jul 2025 | 14:15 |

Icon Comentário0

O incêndio no munícipio de Arouca deflagrou na última segunda-feira, 28 de julho, e está a avançar em direção à freguesia de Santa Eulália, informou a Câmara através de uma publicação nas redes sociais. Devido à situação delicada, as autoridades responsáveis foram obrigadas a ativar o Plano Municipal de Emergência.


De acordo com o comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), mais de 1.600 operacionais combatiam esta terça-feira de manhã cinco incêndios nas regiões norte e centro, nos concelhos de Mangualde, Ponte de Lima, Arouca, Penamacor e Ponte da Barca. Estão no terreno cerca de 509 meios terrestres.


"Estão a ser posicionados meios aéreos reforçados, alguns deles poderão demorar mais um pouco a entrar, por questões de segurança e falta de visibilidade por causa do fumo. Todos estes incêndios estão a ser reforçados com meios aéreos nacionais, tendo em conta as características dos terrenos", disse o comandante à agência Lusa.


Após ativação do plano municipal de emergência no municipio, a localidade de Vila Viçosa foi obrigada a ficar confinada para proteção das habitações. Em Arouca, o incêndio está a ser combatido por cerca de 600 operacionais, 180 meios terrestres e dois meios aéreos, divididos em três frentes ativas. Cinco pessoas foram retiradas das suas casas e encaminhadas para uma escola, por precaução.

Segundo o município, "a situação mais delicada encontra-se em Vila Viçosa (União de Freguesias de Canelas e Espiunca): "Estão interditas/condicionadas as seguintes vias: EN 224, EN225, EN326, CM 1138". A exemplo do que aconteceu em Arouca, a Câmara de Castelo de Paiva também ativou hoje, pelas 03h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.


Confira, aqui, a nota oficial do Município:


Extra Benfica

Manuais Escolares já estão gratuitos e disponíveis na plataforma MEGA

Vouchers para o levantamento do material de estudo do próximo ano letivo ficam acessíveis para os encarregados de educação

Manuais escolares já estão gratuitos e acessíveis na plataforma MEGA. Fotografia de: Clarissa Watson / Unsplash
Manuais escolares já estão gratuitos e acessíveis na plataforma MEGA. Fotografia de: Clarissa Watson / Unsplash

28 Jul 2025 | 15:48 |

Icon Comentário0

Arranca esta segunda-feira, dia 28 de julho, a disponibilização dos vouchers para o levantamento dos manuais escolares gratuitos do ano letivo 2025/2026. Os materiais de estudo já estão acessíveis aos encarregados de educação através da plataforma MEGA, e por lá, os responsáveis podem consultar e gerir os vales de oferta relativos aos livros.


A disponibilização dos vouchers está dividida em três categorias, com base no ano escolar. São elas:


  • 28 de julho, para os alunos do 1.º ao 4.º e do 9.º ano;
  • 4 de agosto, para os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos;
  • 11 de agosto para os alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos e outras ofertas formativas.


Os vouchers terão de ser levantados na plataforma MEGA, e ficam disponíveis na área pessoal de cada encarregado de educação a partir das datas mencionadas acima, dependendo do grau de ensino. Caso o responsável pelo educando não tenha acesso à internet, pode obtê-los via papel na escola onde o aluno está matriculado.

Recorde-se que, apenas os alunos que frequentam o ensino público ou estabelecimentos do ensino particular com contrato de associação têm direito aos manuais escolares gratuitos. As crianças do primeiro ciclo terão direito a material novo, enquanto as restantes, terão de verificar no voucher emitido a qualidade ou uso dos livros que receberão de forma aleatória.


Para levantar os manuais, os encarregados de educação podem dirigir-se às livrarias aderentes que constam da lista da plataforma MEGA: basta mostrar o QR Code que é disponibilizado e a livraria entrega-lhe o manual, sem custos adicionais. A troca dos vales pelos livros podem também ser feita online. Para isso, terão de inserir manualmente o código que vem junto com o próprio voucher.


Extra Benfica

Morreu Nuno Portas, arquiteto português

Personalidade ligada ao combate da pobreza habitacional, foi uma figura muito ligada às causas sociais e esteve relacionado com muitos movimentos solidários

Faleceu hoje, 27 de julho de 2025. Nuno Portas, conhecido arquitecto e político português. Tinha 90 anos de idade. Fotografia: Redes Sociais
Faleceu hoje, 27 de julho de 2025. Nuno Portas, conhecido arquitecto e político português. Tinha 90 anos de idade. Fotografia: Redes Sociais

27 Jul 2025 | 21:54 |

Icon Comentário0

Extra: A comunidade portuguesa ficou mais pobre hoje, 27 de julho, com o falecimento de Nuno Portas, aos 90 anos de idade. A informação foi adiantada durante o dia de hoje, por um dos filhos do arquiteto. Nuno Portas era pai do antigo líder do CDS-PP, Paulo Portas, como do falecido Miguel Portas e de Catarina Portas.


Tinha 90 anos de idade quando partiu. Nuno Portas nasceu em Vila Viçosa, a 23 de setembro de 1934. Ligado às artes, a personalidade portuguesa estudo na Escola de Belas Artes, tanto em Lisboa, como no Porto, onde concluiu a sua licenciatura em 1959.


Em 1957, dois anos de terminar o seu curso, Nuno Portas começou a sua carreira profissional ao trabalhar no Atelier da Rua da Alegria, em Lisboa, ao lado do também arquiteto Nuno Teotónio Pereira, onde permaneceu até ao ano de 1974.


Nessa mesma altura, até 1975, Nuno Portas desempenhou as funções como Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo. Enquanto ocipou esse cargo, o pai do ex-líder do CDS criou o SAAL. um serviço que atendia as necessidades habitacionais da população mais desfavorecida.

Entre 1963 e 1981, foi investigador no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, onde viria a fundar o Núcleo de Pesquisa de Arquitetura, Habitação e Urbanismo, criado em 1965. De acordo com a Ordem dos Arquitetos, Nuno Portas foi ainda consultor das Nações Unidas e da União Europeia tendo também colaborado com a República de Cabo Verde na preparação da sua primeira legislação urbanística.



Extra Benfica

Avião da SATA com aterragem de emergência após ameaça de bomba

Tudo aconteceu durante o início da tarde de hoje, sábado, 26 de julho, com veículo a pousar em Lisboa. Após verificações, dois passegiros acabaram detidos

Quando tudo achava que seria um voo tranquilo, um avião da SATA aterrou de emergência após uma ameaça de bomba
Quando tudo achava que seria um voo tranquilo, um avião da SATA aterrou de emergência após uma ameaça de bomba

26 Jul 2025 | 20:24 |

Icon Comentário0

Extra: Numa altura em que todo o cuidado é pouco. Um avião foi obrigado a realizar uma aterragem de emergência depois da existência de ameaça de bomba a bordo. No entanto, após ter pousado em terra firme, veio-se a perceber que a dita ameaça era falsa. A situação levou à detenção de duas pessoas.


Tudo aconteceu num voo da SATA, companhia aérea que tem base nos Açores. Com destino até Bilbau. na região basca, em Espanha, o avião foi obrigado a aterrar de emergência em Lisboa depois de uma ameaça de bomba que revelou ser falsa. Na sequência deste acontecimento houve dois passageiros entregues à polícia.


A meio da viagem, quando estavam quase a sobrevoar a capital portuguesa, a caminho de Bilbao, a tripulação deu conta da ameaça de um explosivo e alertou a torre de controlo mais próxima. Já em terra, várias corporações de bombeiros marcaram presença por uma questão de precaução.


O alerta foi dado este sábado, 26 de julho, por volta das 12h50, com o avião a aterrar 25 minutos mais tarde, às 13h15, em Figo Maduro. Depois de perceberem que a ameaça era afinal falsa, os dois passageiros que viajam, responsáveis pela situação acabaram detidos pela PSP que se deslocou ao local.

A Azores Airlines informa que a ameaça de bomba não foi validada pelas autoridades competentes após uma inspeção rigorosa à aeronave e à bagagem. Na sequência deste falso alarme dois passageiros foram detidos para interrogatório, por suspeita de responsabilidade na comunicação da ameaça.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Novo Sismo em Portugal e não foi dos pequenos! Lisboa (e não só) sentiu a terra a tremer
Extra Benfica

Novo Sismo em Portugal e não foi dos pequenos! Lisboa (e não só) sentiu a terra a tremer

25 Jul 2025 | 13:33

Icon Comentário0
Bruno Lage: O Treinador que Renasceu o Benfica com a Coragem dos Miúdos
Extra Benfica

Bruno Lage: O Treinador que Renasceu o Benfica com a Coragem dos Miúdos

23 Jul 2025 | 10:15

Icon Comentário0
Aeronave russa com 49 pessoas a bordo despenha-se após desaparecer dos radares
Extra Benfica

Aeronave russa com 49 pessoas a bordo despenha-se após desaparecer dos radares

24 Jul 2025 | 15:54

Icon Comentário0