
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Extra Benfica
|
Extra Benfica: A notícia é boa para quem gosta de rock. Os Metallica estão de regresso ao velho continente. A banda musical norte americana anunciou, nesta quinta-feira, que vai fazer um nova digressão pela Europa. Os concertos deverão acontecer entre maio e julho de 2026. Contudo, os fãs portugueses não têm motivos para celebrar, pois o país não figura entre os escolhidos.
De momento ainda não há confirmação se haverá concerto em Portugal, com a lista a surpreender os fãs lusos. Porém, já é conhecida boa parte do roteiro da banda de São Francisco na sua visita à Europa, sendo que a Grécia vai dar o pontapé de saída na digressão, com o espetáculo marcado para dia 9 de maio do próximo ano.
Após visitarem o país natal de Vangelis Pavlidis, os Metallica anunciaram que o itinerário será: Roménia, Polónia, Suíça, Alemanha (Berlim), Itália, Escócia, País de Gales, Alemanha (Frankfurt), Hungria, Irlanda e por fim Inglaterra. Os últimos quatro destinos terão datas duplas para assistir ao concerto dos norte-americanos.
A novidade chama-se M72 tour, onde a banda apresenta como "uma digressão inesquecível". Serão 16 concertos em 11 países diferentes. Os bilhetes estarão à venda já na próxima sexta-feira, 30 de maio, para todos os públicos. Já havia rumores na tarde de ontem sobre a digressão que, entretanto, foi confirmada esta quinta-feira.
A última visita dos Metallica a Portugal aconteceu em 2022, quando o grupo se apresentou no NOS Alive. Além disso, a banda norte-americana tem um novo projeto, lançado em 2023, o qual foi apresentado em alguns países europeus, como Espanha, França e Dinamarca, mas não para os lusos, por isso.
Funcionários da instituição aperceberam-se que a menina não era aluna do estabelecimento e alertaram as autoridades competentes à escola
|
Extra: Uma menina de cerca de dois anos de idade foi encontrada, sozinha, na Escola Básica 2,3 Dom Dinis, localizada em Odivelas, segundo revelou o jornal Observador. A criança, que foi descoberta pelos funcionários da instituição de ensino, na tarde da passada, terça-feira, 20 de maio, já terá sido entregue às autoridades.
As autoridades rapidamente foram alertadas e a Polícia de Segurança Pública marcou presença no local. Em declarações à comunicação social, a fonte da PSP informou que os funcionários da escola ainda tentaram perceber o nome da menina, contudo, não obtiveram qualquer resultado, uma vez que a criança mal conseguia se expressar.
“Foram efetuadas diligências pelas várias salas de aula, questionando aos vários alunos se a conheciam ou se alguém seria familiar da menor”, informou a mesma fonte aos jornalistas. Porém, as autoridades não conseguiram encontrar a família da jovem: “Estas diligências foram infrutíferas”.
Segundo as mesmas autoridades, que se deslocaram à escola, a menina de dois anos não apresentava qualquer sinal de violência, pelo que será descartada essa possibilidade. Feitas as diligências, a menor foi levada para a esquadra, onde ficou sob a responsabilidade de elementos da CPCJ, que ficaram com a criança até ser encontrada a família.
Ainda não se sabe ao certo que terá acontecido, mas , segundo uma fonte oficial da Escola Básica 2,3 Dom Dinis, não se tratou de um abandono, mas sim de um engano. Ou seja, o tio, responsável por levar a menina para a escola, ter-se-á enganado no estabelecimento escolar.
Após ter sido revelado o seu diagnóstico, o antigo Presidente norte-americano recorreu às redes sociais para abordar o tema
|
Extra: No último domingo, 18 de maio, a sociedade norte-americana foi apanhada de surpresa com o diagnóstico de Joe Biden. O antigo Presidente, de 82 anos, revelou que está a lutar contra um cancro da próstata e, durante o dia de ontem, 19 de maio, recorreu às redes sociais para agradecer o apoio vindo dos norte-americanos.
Na rede social X, antigamente conhecida como Twitter, o antigo Líder dos destinos dos Estados Unidos da América partilhou uma fotografia sua, ao lado da sua mulher Jill, onde endereçou o seu atual estado de saúde: “O cancro afeta-nos a todos. Como muitos de vós, a Jill e eu aprendemos que somos mais fortes quando a vida nos atinge”.
Na mesma publicação, onde deixou a certeza que vai lutar contra a doença com todas a suas forças e assumindo que irá sair mais forte da situação, Joe Biden dirigiu-se aos seus apoiantes e agradeceu as suas mensagens. “Obrigado por nos apoiarem com amor e incentivo”, concluiu o democrata.
Vale recordar que, no último domingo, o gabinete do ex presidente revelou que Biden tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata agressivo e com metástases ósseas, o que classifica a doença com um grau 9 na escala de agressividade de Gleason.
Depois de ter tomado conhecimento do estado de saúde do seu antecessor, Donald Trump reagiu ao caso e lamentou a notícia em torno de Biden e deixou uma mensagem ao antigo mandatário: “Uma recuperação rápida e bem-sucedida”. Joe Biden deixou o cargo de Presidente em janeiro, depois de ter desistido da corrida à Casa Branca no verão passado devido a preocupações com a sua saúde.
Confira aqui a publicação de Joe Biden:
Portugueses voltaram às urnas e a decisão está tomada, o governo mantém-se, mas há resultados que deixaram muitas pessoas chocadas
|
Extra: No dia de ontem, 18 de maio, os portugueses voltaram a ser chamados às urnas, para eleger um novo Governo após a queda do executivo de Luís Montenegro, eleito em março de 2024. Quase 12 horas depois da poeira assentar, a AD surgiu novamente vitoriosa, mais reforçada e com o Partido Socialista a apresentar um dos seus piores resultados da sua história partidária.
De forma destacada, a Aliança Democrática, coligação entre o PSD e o CDS, conquistou cerca de 32,1% dos votos, o que se traduziu em 89 mandatos na Assembleia da República. Após ser declarado o grande vencedor da corrida eleitoral, Luís Montenegro deixou uma certeza dos portugueses: “Espera-se sentido de Estado, sentido de responsabilidade, respeito pelas pessoas e espírito de convivência na diversidade mas também de convergência e salvaguarda do interesse nacional”.
Um dos maiores choques da noite foi a queda aparatosa do PS e a nova subida do Chega, que igualou o número de deputados que os socialistas, cada um elegeu 58 mandatos. Perante este cenário, Pedro Nuno Santos anunciou a sua saída da liderança dos socialistas: “Pedirei eleições internas às quais não serei candidato”.
Além de Luís Montenegro, André Ventura foi um dos grandes vencedores da noite. Desafiando as sondagens, que davam uma queda na AR, o partido mais à direita surpreendeu e elegeu mais oito deputados do que em 2024. Perante o resultado histórico, o Presidente do Chega exaltou a derrota da esquerda: “O Chega superou o partido de Mário Soares, de António Guterres. O Chega matou o partido de Álvaro Cunhal. O Chega varreu do mapa o Bloco de Esquerda”.
Na consumação dos resultados nacionais, uma vez que ainda faltam contar os votos do círculo da imigração, que irão atribuir os últimos quatro mandatos, a AD irá ocupar 89 cadeiras no parlamento, mais 12 do que em 2024. O PS tem uma queda histórica e desce dos 78 para 58, os mesmos que o Chega, que subiu desde 2024. A IL sobe um deputado, de 8 para 9. Já o Livre, foi o mais feliz à esquerda, os ecologistas subiram de 4 para 6 deputados. A CDU só elegeu 3 mandatos. Já o BE, apenas elegeu Mariana Mortágua e o PAN mantém o seu lugar na Assembleia. Por fim, mas não menos importante, o JPP, da Madeira, elegeu o seu 1.º deputado para o parlamento nacional.