Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
05 Abr 2025 | 18:38 |
O Estádio do Dragão será palco, este domingo às 20h30, de mais um escaldante Clássico entre Porto e Benfica. Um duelo carregado de história, paixão e imprevisibilidade, características que o ex-guarda-redes Helton conhece bem. Em declarações ao jornal Record, o antigo capitão dos dragões antevê um jogo de emoções fortes, sublinhando que, independentemente do momento de forma das equipas, tudo pode acontecer num clássico.
“Em primeiro lugar, é respeitar o clássico. Todos sabemos que, independentemente dos seus momentos, é importante respeitar o clássico, porque tudo pode acontecer”, destacou Helton, falando do atual contexto do Porto, que atravessa uma fase menos positiva no campeonato. Para o brasileiro, a rivalidade e o peso emocional deste tipo de encontro transcendem a classificação ou a forma recente das equipas.
Helton: Em primeiro lugar, é respeitar o Clássico
Com 11 anos ao serviço do FC Porto e inúmeros jogos frente ao eterno rival, Helton fala com carinho sobre o ambiente que envolve este tipo de jogos. “Não que os outros jogos não tenham tanto peso como este, mas estamos a falar de um clássico, é daqueles jogos onde todos querem estar presentes. Então, é aguardar o clássico”, afirmou, sublinhando o entusiasmo natural que contagia jogadores, adeptos e treinadores.
Apesar das provocações e tensão que muitas vezes marcam a antecâmara destes encontros, Helton destaca o respeito mútuo entre os clubes e seus representantes. “Não vejo falta de respeito entre ambas as partes, não vejo mesmo. Por isso, é esperar o jogo iniciar e depois, obviamente, esperar pelo apito final”, concluiu o antigo guardião portista.
Helton da Silva Arruda, nascido no Rio de Janeiro, começou a sua carreira no futebol profissional quando, em 1999, fez a sua estreia pelo lendário, Vasco da Gama. Em janeiro de 2003, saiu da sua terra natal e rumou a Portugal, para o União de Leiria. Ficou na cidade de Leiria até 2004/2005, antes de rumar para a cidade Invicta, para o Porto. 11 anos de dragão ao peito, 334 jogos realizados e com uma Liga Europa, sete campeonatos, seis supertaças e 4 taças de Portugal depois, o brasileiro decidiu fazer uma pausa na sua carreira. Em 2020/2021 ainda realizou sete jogos pelo União de Leiria, mas depois acabou mesmo por se retirar.
Candidato às eleições do Clube da Luz - agendadas para sábado, dia 8 de novembro - revelou fazer alterações no seio do emblema encarnado
03 Nov 2025 | 19:39 |
João Noronha Lopes não quer manter Mário Branco como braço direito de José Mourinho. O candidato à presidência do Benfica já admitiu continuar com o Special One como técnico, mas fará alterações na estrutura das águias.
Noronha Lopes: "José Mourinho é um dos melhores treinadores do mundo"
"José Mourinho é um dos melhores treinadores do mundo e tornou-se melhor treinador do mundo sem Mário Branco e ganhou muitos títulos internacionais sem Mário Branco. Mourinho ficou no Fenerbahçe quando Mário Branco saiu", disse, ao jornal A Bola.
Caso seja eleito, Noronha Lopes admitiu alterações na Luz: "O meu diretor-geral será o Pedro Ferreira, naturalmente irei falar com Mário Branco, porque é uma pessoa que está dentro da estrutura do Benfica. O Nuno Gomes conhece bem o Mourinho, que é um treinador que gosta de ganhar".
Noronha Lopes: "Ninguém gosta de mais de ganhar do que eu"
"E ninguém gosta de mais de ganhar do que eu. Por isso vamos ter uma ótima relação com Mourinho, que vai permitir que o Benfica ganhe mais. Mário Branco não será diretor-geral e não fará parte da minha estrutura", assegurou Noronha Lopes.
Vale recordar que a segunda volta das eleições para designar o novo presidente do Benfica estão marcadas para o próximo sábado, dia 8 de novembro. José Pereira da Costa revelou, recentemente, alterações nos locais de voto (saiba mais AQUI).
Encarnados têm duelo agendado com os farmacêuticos na quarta jornada da Liga dos Campeões, a partir das 20h00 de dia 5 de novembro
03 Nov 2025 | 19:24 |
O Benfica enfrenta o Bayer Leverkusen na quarta jornada da primeira fase da Liga dos Campeões. Antes da visita à Luz, os farmacêuticos enfrentaram o Bayern de Munique, com Kasper Hjulmand a poupar Alejandro Grimaldo para o duelo com os encarnados.
Kasper Hjulmand: "Grimaldo não tinha a bandeira vermelha, mas sim a laranja"
"Ele não tinha a bandeira vermelha, mas sim a laranja, ou melhor, a laranja escura dos médicos. Ele jogou com muita intensidade em tantos jogos. Ele e Aleix Garcia jogaram em todos os jogos. Começámos então com Aleix. Após 45 minutos, poupámo-lo para os próximos jogos, porque ele também estava com alguma pressão nas pernas"
"É claro que teríamos colocado o Grimaldo a jogar se ele estivesse totalmente pronto, pois ele tem sido o nosso jogador mais influente até agora. É importante não o forçarmos a jogar e ele acabar por ficar lesionado por muito tempo. Não é o momento certo da temporada para brincar com a saúde dos jogadores".
Ao serviço do Benfica, Alejandro Grimaldo – avaliado em 30 milhões de euros – realizou 303 encontros, marcou 27 golos e fez 61 assistências. Com o Manto Sagrado, o internacional espanhol conquistou nove títulos: quatro Campeonatos Nacionais, três Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
As águias viram agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Bayer Leverkusen. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, com pontapé de saída agendado para as 20h00 e já se conhece a equipa de arbitragem.
Jogadores encarnados festejaram terceiro golo diante do Vitória de Guimarães com alusão a momento embaraçoso do extremo das águias
03 Nov 2025 | 18:27 |
Durante os festejos do golo de Samuel Dahl no Vitória de Guimarães - Benfica (3-0), o plantel dos encarnados gozou com Dodi Lukebakio, devido a um momento antigo do avançado, quando o internacional belga ainda representava o Sevilha - veja AQUI. Sem meias medidas, o extremo já respondeu aos colegas.
"Então é assim que me fazem sentir em casa, malta?", questionou o reforço de verão dos encarnados, através das suas redes sociais, com um registo fotográfico do momento em que os companheiros recordaram o momento caricato do 'camisola 11'.
Enzo Barrenechea, Anatoliy Trubin, Gianluca Prestianni, João Rego, Samuel Dahl, Vangelis Pavlidis, Samuel Soares, Tomás Araújo, Manu Silva e Joshua Wynder foram alguns dos jogadores do Benfica a reagir com humor à publicação, bem como Thibaut Courtois, compatriota de Lukebakio.
A situação em questão remete a um momento de aquecimento antes de uma partida do Sevilha, na qual o preparador físico pediu a Lukebakio que fizesse um exercício com um colega de equipa, mas o extremo percebeu mal as ordens e acabou por tornar-se viral nas redes sociais.
Contratado após a saída de Akturkoglu, Dodi Lukebakio - atualmente avaliado em 20 milhões de euros - tem sido uma das peças-chave de José Mourinho. Na presente temporada, o belga já realizou quatro jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 657 minutos em que esteve em campo, o avançado fez um golo e três assistências.
José Pereira da Costa explica alteração nos locais de voto para eleições do Benfica
03 Nov 2025 | 18:05