
Clube
Campeão do Mundo agradece ao Benfica pelo título: "Proporciona-nos tudo"
27 Set 2025 | 16:27
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
28 Set 2025 | 17:01 |
João Diogo Manteigas, líder da lista 'Benfica Vencerá', emitiu um comunicado através dos canais oficiais da sua campanha, onde deixa várias críticas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral das águias, e faz alguns pedidos a Rui Costa, após os incidentes durante a última AG encarnada.
"Os sócios do Sport Lisboa e Benfica, reunidos hoje em Assembleia Geral, rejeitaram cabalmente a proposta de Regulamento Eleitoral apresentada pela Direção. A Mesa da Assembleia Geral, na pessoa do seu Presidente, deve analisar a sua conduta para compreender não só como chegámos a esta situação - não existe um Regulamento aprovado a menos de um mês do ato eleitoral - como também o que deve alterar no seu comportamento para com os sócios, que hoje rejeitaram a opacidade e dissimulação dos Órgãos Sociais neste processo", pode começar por se ler no comunicado.
O candidato prossegue: "João Diogo Manteigas e o Benfica Vencerá, fiéis ao seu compromisso com a integridade e transparência do processo eleitoral e em comunicação enviada esta noite ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, vêm propor: 1. Criação de uma Comissão Eleitoral, liderada pelo PMAG e integrando um representante de cada lista concorrente logo após a validação das mesmas".
"2. Divulgação imediata de todos os locais de voto previstos, quer em território nacional, quer internacional; 3. Iniciar um processo de Recenseamento Eleitoral que permita a cada associado indicar o local onde pretende exercer o seu direito de voto, possibilitando a existência de Cadernos Eleitorais físicos em cada mesa de voto; 4. Fecho dos Cadernos Eleitorais 48 horas antes das Eleições, permitindo a produção e/ou envio dos cadernos referidos no ponto anterior para os respectivos locais de voto; 5. Garantir a cobertura de todo o processo eleitoral pela BTV, honrando esta inequívoca vontade dos sócios, ao acompanhar a campanha eleitoral de todas as listas candidatas", escreve o comunicado.
O documento termina, da seguinte forma: "6. Responsabilizar a BTV pela promoção de debates entre os candidatos, quer debates a dois quer debates com todos os candidatos. Zelar pela transparência, integridade e robustez daquele que será o maior ato eleitoral de um clube desportivo em toda a história é uma obrigação de todos os Benfiquistas, com a Mesa da Assembleia Geral e todas as candidaturas à cabeça dessa exigência".
A lista do Presidente encarnado emitiu um comunicado este domingo, 28 de setembro, onde aborda os acontecimentos da Assembleia Geral
28 Set 2025 | 16:24 |
A lista de Rui Costa acusou um candidato às eleições do Benfica de orquestrar os acontecimentos da última Assembleia Geral das águias, que decorreu no último sábado, 27 de setembro, e contou com vários momentos de tensão. O atual Presidente encarnado não revela o nome para quem são dirigidas as acusações.
A lista de Rui Costa emitiu um comunicado a denunciar a situação, que lê o seguinte: "O que se passou ontem na Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica envergonha o nosso clube. Não foi obra do acaso. Foi uma manobra orquestrada, planeada e executada por uma candidatura que procura transformar o Benfica numa arena de insultos, mentiras e agressões à dignidade das pessoas. Não aceitaremos que a honra e a honestidade de quem dá a cara pelo Benfica sejam pisadas por quem apenas sabe recorrer à difamação".
"Os Benfiquistas têm de saber: há uma candidatura que manipula sondagens, que manipula a campanha eleitoral com voluntários plantados a falar para as televisões à porta do Estádio da Luz e dos estádios onde o Benfica joga, que manipula assembleias gerais", escrevia o comunicado emitido pela lista de Rui Costa.
As acusações prosseguiram: "Que apupa e assobia os sócios que vêm de longe manifestar as legítimas preocupações daqueles que não moram em Lisboa ou em Portugal, que chumba contas com 30 milhões de lucro e depois encurrala o clube numa solução que o obrigará a gastar milhões de euros para assegurar o direito de voto a muitos mas não a todos".
"É uma estratégia ensaiada, repetida e indigna de quem quer liderar o Sport Lisboa e Benfica", termina a lista de Rui Costa, Presidente encarnado que, na Assembleia Geral do Benfica, viu chumbado o Relatório e Contas, bem como o novo regulamento eleitoral do Clube encarnado.
Candidato à presidência dos encarnados explicou posição sobre as datas estipuladas, mas sócios das águias não gostaram das palavras
28 Set 2025 | 08:10 |
O Benfica recebe o Arouca no próximo 25 de outubro, data para a qual estão marcadas as eleições para a direção. Cristóvão Carvalho acredita ser benéfico que o ato eleitoral decorra em dia de jogo, atacando quem tem uma opinião contrária.
Cristóvão Carvalho: "A conclusão a que chego é que querem o menor número de sócios"
"A conclusão a que chego é que querem o menor número de sócios. O que vocês pretendem é torpedear a democracia no Benfica". começou por dizer um dos seis candidatos às eleições, na segunda Assembleia Geral dos encarnados.
Cristóvão Carvalho garantiu ser "preciso garantir que qualquer sócio, esteja onde estiver, tenha condições de votar", mas as declarações não caíram bem aos presentes, com o candidato às eleições a sair do púlpito bastante vaiado e insultado.
Vale recordar que na primeira Assembleia Geral, os sócios do Benfica chumbaram o Relatório e Contas e, mais tarde, também o Regulamento Eleitoral. Rui Costa ficou bastante desagradado e surpreendido, pedindo para "não confundir as coisas".
O Benfica - Arouca está marcado para dia 25 de outubro, pelas 20h30, no Estádio da Luz. Antes de receberem os beirões, os comandados de José Mourinho enfrentam Chelsea, Porto, Chaves e Newcastle, com todas as partidas a serem disputadas fora de casa.
Presidente do Clube encarnado recebeu novidades negativas na AG do Clube da Luz, depois dos sócios mostrarem não estar do seu lado em votação
27 Set 2025 | 16:45 |
O Relatório e Contas do Benfica foi chumbado, pelos sócios, em Assembleia Geral do Clube da Luz - que ficou marcada por alguns confrontos. A Direção de Rui Costa submeteu os números a votação, mas os adeptos não se mostraram ao lado do líder das águias, e acabaram por ser mais os votos contra o documento apresentado.
Segundo as informações que chegam da Assembleia Geral do Benfica, 63,49 por cento dos sócios presentes votaram para chumbar o Relatório e Contas apresentado pela Direção de Rui Costa. No sentido contrário, apenas 36,51 por cento dos associados votou para que o documento fosse aprovado.
Apesar da má notícia, que também demonstra o número de adeptos contra a Direção de Rui Costa, a verdade é que este chumbo não tem qualquer consequência prática para os atuais dirigentes encarnados. No entanto, não deixa de ser um momento simbólico importante a menos de um mês das eleições.
Relembrar que, depois da votação para o Relatório e Contas, vão ainda ser votados os regulamentos eleitorais, na Assembleia Geral do Benfica. Os sócios presentes na AG do Clube encarnado ainda vão ter, assim, mais uma oportunidade de expressar a sua opinião.
Quem já não o vai fazer é Luís Filipe Vieira. O antigo Presidente do Benfica esteve presente na Assembleia Geral, mas acabou por abandonar o recinto, e não vai estar presente na parte da tarde - tal decisão aconteceu no seguimento de ver um pedido para alteração da MAG ignorado, considerando, assim, que não valeria a pena a sua presença num dos momentos altos da vida democrática do Clube.
Confira, aqui, a reação dos sócios do Benfica a Luís Filipe Vieira: