Clube
Novidade! Estádio do Benfica vai receber... grande amigo de Cristiano Ronaldo
19 Jun 2026 | 14:02
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
27 Jun 2026 | 09:33 |
10h27 - João Noronha Lopes, derrotado por Rui Costa na segunda volta das eleições, também está a acompanhar os trabalhos no Pavilhão n.º 2 da Luz.
10h17 - Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica chega, de forma discreta, ao pavilhão n.º 2 da Luz.
10h04 - Muitas críticas à direção por causa da falta de vitórias, falta de planeamento, política de contratações e resultados das modalidades. "O Benfica não vive para ganhar, vive para justificar porque não ganhou" e "és o presidente que mais me desiludiu". Estas foram algumas das frases proferidas por sócios anónimos.
10h02 - Mauro Xavier critica a gestão e a inércia da direção do clube da Luz
"Senhor Presidente da Mesa, Senhor Presidente do Conselho Fiscal, Senhor Presidente da Direção, caros consócios. Começo pelos factos. O Benfica investiu mais de 130 milhões de euros em reforços. Terminou o campeonato sem perder um único jogo, mas empatou um terço dos jogos realizados. Acabou em terceiro, a oito pontos do campeão e a dois do segundo, fora da Liga dos Campeões. Quando se tem mais recursos do que os rivais e se ganha menos, há um problema sério de preparação, de execução e de gestão. Os nossos erros não apagam os erros graves de arbitragem que marcaram momentos decisivos da época. Depois do que aconteceu na final da Taça de Portugal de 2024/25, esperava-se uma reação firme e uma proposta de reforma. Passou-se quase uma época e tudo ficou na mesma. Prejudicados de novo e sem resposta à altura. Escutem ativamente os sócios, não podemos continuar a ser espectadores quando atacam o nosso clube. O Benfica tem de pôr na mesa uma reforma estrutural da arbitragem e juntar os clubes que defendem a verdade desportiva para a aprovar. É assim que se usa o nosso peso institucional. No projeto desportivo, Marco Silva será o sexto treinador em cinco anos desta Direção. Trocámos o treinador, o diretor desportivo, o scouting. Tratámos os sintomas e ignorámos a doença. O modelo desportivo continua por apresentar. O que vai ser feito de diferente? Não nos deixem a adivinhar. Expliquem aos sócios como vamos evitar o caminho que nos levou a vencer tão pouco em cinco anos. Hoje também é dia de celebrarmos os bons exemplos. O futebol feminino foi campeão nacional. Nos pavilhões, as equipas femininas conquistaram catorze dos vinte e dois títulos nacionais em disputa. Mostraram o nosso ADN vencedor e merecem o reconhecimento de todos nós. E parabéns também ao hóquei em patins, pelo 25.º campeonato, e ao râguebi, que 25 anos depois voltou a fazer história. Senhor Presidente, escreveu há poucos dias que o Benfica entra na nova época mais forte. Queremos todos acreditar nisso, porque todos queremos o mesmo. Ganhar. Por isso faço votos sinceros para que os próximos três anos tragam o 39, o 40 e o 41. Só assim o balanço destes anos se tornará positivo. Passaremos de um campeonato em cinco épocas para quatro em oito, metade dos campeonatos em disputa neste período. Não podemos esperar menos. Contem connosco para apoiar e defender este clube seja onde for. Nós contamos convosco. Viva o Benfica."
9h52 - Sócios continuam a se inscrever, perguntas chegam a 240
9h50 - João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer, antigos candidatos à presidência, estão no Pavilhão n.º 2 da Luz. Segundo o Record, Luís Filipe Vieira também irá marcar presença.
9h49 - Sócios questionam e perguntas chegam a 142
09h20 - "É aqui, perante os sócios, que prestamos contas do trabalho realizado, que assumimos responsabilidades pelas decisões tomadas e assumimos a visão que temos para o futuro do nosso clube. O Benfica sempre foi construído desta forma, na exigência, no debate e na convicção que só com a participação dos sócios conseguimos tornar o nosso clube cada vez mais forte. É precisamente com este espírito que aqui estamos hoje para proceder ao balanço da época que agora está a findar. Importa reconhecer o que fizemos bem, assumir o que não correu como desejávamos e, acima de tudo, corrigir o que tiver de ser melhorado. Começando pelo futebol, importa dizer com total frontalidade aquilo que todos sentimos. A época ficou aquém da exigência que define o Sport Lisboa e Benfica. A conquista da Supertaça é um título que valorizamos, mas está longe de corresponder às expetativas que tínhamos para esta temporada. O terceiro lugar e ausência da Liga dos Campeões no próximo ano não correspondem aos objetivos que traçámos nem ao investimento realizado. Não ignoramos esta realidade nem procuramos escondê-la. Assumimos esse desfecho com sentido de responsabilidade e com convicção de que o Benfica tem que voltar a ocupar o lugar que lhe pertence".
09h00 - Os trabalhos começam com o discurso de Rui Costa.
09h00 - O Pavilhão n.º 2 do Benfica acolhe este sábado duas assembleias gerais. A primeira tem início às 09h00 e será dedicada à análise da época desportiva que terminou. Já às 14h30, os sócios voltam a reunir-se para discutir e votar o orçamento referente à temporada 2026/27.
Associados do Clube da Luz continuam a poder utilizar formulário disponibilizado no site oficial do emblema encarnado para levantar questões
26 Jun 2026 | 16:51 |
O Benfica revelou que já recebeu 142 perguntas por parte dos Sócios para as duas assembleias gerais agendadas para este sábado. As questões foram submetidas até ao início da tarde desta sexta-feira e dizem respeito aos temas que estarão em discussão nas reuniões.
A primeira assembleia geral está marcada para a manhã de 27 de junho, com a primeira convocatória às 8h30 e segunda às 09h00. Durante a sessão será analisada a época desportiva de 2025/26. Já a segunda reunião terá lugar durante a tarde, com primeira chamada às 14h00 e segunda às 14h30.
Os Sócios serão chamados a votar o orçamento do Clube para a temporada 2026/27. Apesar das questões s já recebidas, o Benfica mantém aberto o período para envio de novas questões. Os associados continuam a poder utilizar o formulário disponibilizado no site oficial do Clube.
As duas assembleias gerais são aguardadas com expetativa por parte dos benfiquistas, numa altura em que vários temas ligados à atualidade do Clube estarão em debate, tanto ao nível da gestão como do planeamento da próxima época.
O objetivo desta medida passa por reforçar o envolvimento dos associados na vida interna do Benfica, permitindo que a participação não se limite ao momento presencial das reuniões, mas seja complementada por contributos prévios através dos canais digitais agora disponibilizados.
Encarnados voltaram a estar no centro de um dos temas mais relevantes do futebol português, após declarações que prometem alimentar o debate
26 Jun 2026 | 13:50 |
O Benfica voltou a ser destacado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional no âmbito do processo de centralização dos direitos audiovisuais. Apesar de ter abandonado o Conselho de Administração da Liga Centralização, o Clube da Luz continua a ser visto como um elemento fundamental neste dossiê, algo que foi assumido publicamente por André Mosqueira do Amaral, diretor executivo da LPFP.
A.M. Amaral: "A contribuição do Benfica é, obviamente, incontornável"
"A contribuição do Benfica é, obviamente, incontornável... Sempre tivemos o rigor de partilhar com o Benfica tudo o que estava a acontecer, o que estava a ser trabalhado e também aquilo que é a nossa visão", começou por explicar, em entrevista à Agência Lusa.
O responsável acrescentou ainda que a LPFP nunca deixou de ouvir os encarnados ao longo das negociações. "Sempre fizemos isso de estar perto, ir partilhando e, aliás, de também ir tendo os contributos do Benfica, mesmo não estando na centralização", referiu André Mosqueira do Amaral.
A.M. Amaral: "Sempre nesta lógica que as sociedades desportivas são adversárias em campo"
O diretor executivo da Liga defendeu ainda que o objetivo passa por encontrar soluções que beneficiem todos os clubes, lembrando que os rivais dentro de campo são parceiros fora dele. "É a nossa grande missão, é acatar essas preocupações, escutar e depois tentar destilar uma solução que seja no interesse do grupo. Sempre nesta lógica que as sociedades desportivas são adversárias em campo, mas fora do campo são sócias. É a realidade da Liga", sublinhou.
Recentemente, o Benfica vendeu os direitos audiovisuais dos encontros da Liga para as próximas duas temporadas por 104,6 milhões de euros, antes da entrada em vigor da centralização. Sobre esse acordo, André Mosqueira do Amaral mostrou-se satisfeito e considerou que o negócio beneficia todo o futebol português. "Eu diria que termos partes individuais que vão valorizando, só faz com que o todo também tenha de estar valorizado. Portanto, para nós esses indicadores do mercado são muito positivos, são superpositivos. Se fosse ao contrário, seria assustador. Sendo na direção certa, são muito positivos, obviamente.", falou.
Reunião dos encarnados está marcada para o próximo sábado, dia 27 de junho, e há novas formas de participação na discussão em causa
23 Jun 2026 | 12:18 |
A Mesa da Assembleia Geral do Benfica anunciou a introdução de um novo mecanismo digital que permitirá aos sócios participarem de forma antecipada nas duas reuniões magnas agendadas para o próximo sábado. A iniciativa possibilita a submissão de questões online antes da realização das assembleias.
O novo sistema será disponibilizado na área reservada aos Sócios, no site oficial e nas plataformas digitais do Clube, através de formulários específicos para cada uma das reuniões. Com esta ferramenta, os associados poderão colocar previamente questões relacionadas com os temas em discussão, reforçando a participação no processo deliberativo e contribuindo para um debate mais estruturado.
Durante a manhã do próximo sábado, a partir das 09h00 (segunda convocatória), terá lugar a Assembleia Geral dedicada ao planeamento, gestão e análise dos resultados desportivos da época, com foco na avaliação do desempenho da temporada. Da parte da tarde, às 14h30, os Sócios serão chamados a apreciar e votar o orçamento e o plano de investimentos para a época 2026/27.
Segundo o Clube, o objetivo desta medida passa por reforçar o envolvimento dos associados na vida interna do Benfica, permitindo que a participação não se limite ao momento presencial das reuniões, mas seja complementada por contributos prévios através dos canais digitais agora disponibilizados.
O Benfica prepara-se para entrar numa nova época com ambição renovada e Rui Costa fez questão de transmitir uma mensagem de confiança aos sócios. Na proposta de orçamento que será apreciada em Assembleia Geral no próximo dia 27 de junho, o presidente encarnado garante que o Clube continuará a investir para manter a competitividade desportiva.