
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de ter abordado a possível candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica, João Diogo Manteigas, num fórum virtual de interação com os Sócios, no passado domingo, aproveitou o momento para pressionar o atual Líder, Rui Costa, a posicionar-se. O conhecido advogado considera que agora é o momento do Maestro anunciar a sua decisão, colocando um ponto final nas dúvidas.
João Diogo Manteigas: "Quanto mais depressa assumir a recandidatura, melhor"
"Entendo que Rui Costa não tenha anunciado para não desestabilizar devido ao Mundial de Clubes, mas quanto mais depressa assumir a recandidatura, melhor", começou por mencionar o Benfiquista, que foi o primeiro a anunciar a sua presença na corrida às eleições do Clube da Luz, agendadas para outubro.
Apesar de compreender a decisão inicial de Rui Costa, João Diogo Manteigas acredita que quanto mais cedo o antigo camisola 10 do Benfica "assumir a recandidatura, melhor". "Nunca foi ponderada pela atual direção a hipótese de eleições antecipadas porque há o interesse óbvio de recandidatura. Seria uma questão de tempo", acrescentou o famoso advogado.
Com rumores a apontarem Luís Filipe Vieira ao cargo, Rui Costa, vale destacar, ainda não anunciou se será recandidato à presidência do Benfica. Embora tenha referido que iria dar conhecimento da sua decisão após o Mundial de Clubes, ainda não se sabe se realmente o atual Líder do emblema da Luz vai entrar na corrida eleitoral para o cargo máximo do Glorioso.
Neste momento, a imprensa nacional aponta para uma recandidatura de Rui Costa às eleições, que estão agendadas para 25 de outubro. Recorde-se que, até à data, existem quatro candidaturas oficiais: João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, João Noronha Lopes e Martim Mayer.
Futebolista esteve em grande plano antes de assinar pelos encarnados, mas técnico português não ficou convencido com o seu desempenho de águia ao peito
|
O mercado de verão está aberto e o Benfica começa a planear entradas e saídas. Bruma, que foi contratado em janeiro, proveniente do Braga, pode estar de saída da Luz, já que Bruno Lage não vê o jogador como um dos titulares, e por vezes, nem sequer é opção a sair do banco. Assim sendo, o extremo também procura mais oportunidades.
Com os rumores que circulam a respeito da contratação dos avançados Anis Hadj Moussa e João Félix, o Benfica planeia reduzir os excessos que tem no plantel, e nesse sentido, Bruma, devido à pouca utilização, pode ser um dos escolhidos para deixar a Luz, tendo o futuro em aberto. O extremo foi contratado no mercado de inverno e era um dos desejos de Rui Costa, que segundo a imprensa é um entusiasta das qualidades do jogador.
A garantia é dada pelo jornal A Bola, na edição desta segunda-feira, 7 de julho. O diário desportivo revela que as expectativas em torno da contratação de Bruma não foram correspondidas e, por esse motivo, o Benfica admite negociar o avançado, que custou cerca de 6,5 milhões de euros há seis meses atrás.
Apesar de protagonizar um papel secundário nas escolhas de Bruno Lage, é de recordar que, Bruma vinha com um bom registo do Braga, antes de assinar pelo Benfica. O extremo, na primeira metade da temporada, já havia apontado 13 golos e oito assistências e, quando chegou à Luz, foi titular seis vezes seguidas. Mas rapidamente foi posto de parte por Bruno Lage, que ainda lhe deu a oportunidade de integrar o onze inicial contra o Sporting, na final da Taça de Portugal.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica, Bruma - atualmente avaliado em sete milhões de euros - entrou em campo apenas 14 vezes: 10 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal e uma no Mundial de Clubes. Nos 763 minutos disputados, o extremo apontou um golo e duas assistências.
Sem conseguir marcar presença no funeral do avançado português, craque, que brilhou no Clube da Luz, aproveitou ocasião para deixar uma sentida homenagem
|
Depois de Diogo Gonçalves, agora foi a vez de Raúl Jiménez prestar a sua devida homenagem a Diogo Jota. O avançado, que representou o Benfica durante algumas temporadas, apontou um dos golos do México, na final da Gold Cup, frente aos Estados Unidos, e replicou o famoso festejo imortalizado pelo internacional português.
O ex-camisola 9 dos encarnados, recorde-se, representou o Wolverhampton durante duas épocas, nas quais partilhou o balneário com Diogo Jota, que mais tarde acabaria por rumar ao Liverpool. Sem esquecer a amizade que tinha com o atacante luso, Jiménez, que apontou um dos golos da final frente aos Estados Unidos, recorreu à famosa celebração do vídeo-jogo para homenagear o falecido futebolista.
No entanto, o gesto não ficou apenas por aí, pelas imagens, é possível ver que o ex-Benfica revelou uma camisola da seleção mexicana com o número 20 e com o nome do português estampado nas costas, indumentária que o próprio Jimènez utilizou nos minutos antes do pontapé de saída, quando entrou no relvado.
Vale lembrar que, tal como tinha acontecido com Diogo Gonçalves, o tento apontado pelo mexicano acabou por ser importante, visto que ajudou o conjunto da América Central a conquistar a Gold Cup, depois de bater a formação norte-americana por duas bolas a uma.
Infelizmente, por se encontrar ao serviço do México, Jiménez não teve oportunidade de comparecer nas cerimónias fúnebres de Diogo Jota, e do seu irmão André Silva, que decorreram em Gondomar, terra natal dos dois futebolistas. O funeral contou com a presença de várias caras conhecidas do universo Benfiquista.
Confira aqui a homenagem de Raúl Jiménez:
Médio internacional pela Turquia tem estado a ser associado a uma mudança de ares neste mercado de transferências de verão
|
Depois de um final de temporada bastante atribulado, com o mais recente episódio a acontecer no Mundial de Clubes, Orkun Kokçu já decidiu que pretende sair do Benfica. Pelo que foi apurado, o camisola 10 já informou a estrutura, liderada por Rui Costa, das suas intenções e não quer criar mais conflitos com o Clube.
Escreve o jornal Record que, com base nas notícias que têm sido veiculadas por vários portais turcos, o criativo está de facto a equacionar deixar o Glorioso já neste defeso de verão e, pelo que foi apurado, não está inclinado a apresentar-se no Seixal a 14 de julho. No entanto, a mesma fonte adianta que Kokçu apenas quere sair se surgir uma proposta que seja vantajosa para ambas as partes, posição que a SAD Benfiquista também defende.
Sem querer mais nenhuma guerra com a estrutura encarnada, o camisola 10 pretende que haja respeito e formalidades enquanto o seu dossiê for tratado, sendo este o 'pedido' do compatriota de Akturkoglu. Pelo que foi apurado pela imprensa turca, o médio tem sido associado a vários emblemas, contudo, os clubes de Istambul, segundo as mesmas fontes, estão em primeira linha para assegurar a sua contratação, nomeadamente o Besiktas.
Além da Turquia, o interesse também chegada de Inglaterra, com Liverpool e Manchester United a seguirem com atenção o caso de Kokçu. No entanto, o Benfica mostra-se intransigente quanto a este dossiê, revelando que apenas irá negociar o seu passe por valores iguais ou superiores a 30 milhões de euros, visto que, em 2023, pagou 25M€ ao Feyenoord para o ‘resgatar’.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.