Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Tomás Araújo esteve em grande plano na goleada ao Porto, porém, no passado já esteve para rumar ao Sporting. O defesa do Benfica, tem respondido de maneira positiva á oportunidade que Bruno Lage forneceu e parece ter agarrado de vez a titularidade ao lado de Otamendi, posição anteriormente ocupada pelo internacional português António Silva.
José Marinho, que durante muitos anos fez a analise de jovens atletas no Minho para o Sporting, tomou nota do nome de Tomás Araújo nos seus primeiros anos quando ainda militava no emblema do Operário Famalicão. No entanto, a recomendação do analista foi em vão e o central acabou por não rumar a Alvalade e sim ao Seixal. "Conheço o Tomás desde miúdo, é verdade que o referenciei 3 ou 4 vezes, mas nunca tive resposta. Algum tempo depois, o meu coordenador veio falar-me do Tomás, se eu o conhecia. Ri-me, pois já tinha feito vários relatórios dele. Quando falámos com o pai do Tomás, ficou evidente que já teriam tudo acordado para ele ir para o Benfica.", revelou José Marinho.
No ano de 2016 foi quando o central rumou ao Benfica Campus para representar os iniciados do Clube da Luz, orientados por Luís Nascimento, irmão e treinador adjunto de Bruno Lage. Desde essa época, que foi escalando as camadas jovens das águias e na corrente temporada parece estar a ser o seu momento de afirmação, depois de uma grande exibição frente ao Porto, onde demonstrou solidez defensiva e assistiu o colega Carreras para o primeiro golo da partida.
Na presente época, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - já alinhou em 11 partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista, Gil Vicente, Atlético de Madrid, Pevidém, Feyenoord, Rio Ave, Farense e Bayern Munique), somando 982 minutos e dando excelente conta de si.
Emprestado ao Gil Vicente em 2022/23, antes de regressar ao Benfica, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas pelos gilistas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três vezes e assistiu por uma ocasião.
Os encarnados, na altura comandados por Roger Schmidt, seguiam em liderança partilhada com o Sporting, ao fim de onze jornadas da liga
|
0O Campeonato Nacional entrou no seu quarto mês de competição, novembro e até já data já se cumpriu praticamente um terço das jornadas, mais concretamente onze encontros por participante. Agora que a liga entra novamente em pausa, devidos aos compromissos internacionais, começam as comparações com o período homólogo da temporada anterior e surgem algumas diferenças que saltam logo à vista.
No que diz respeito ao Benfica, as águias, na altura sob a batuta de Roger Schmidt, seguiam na liderança do campeonato, caiu este ano para o terceiro lugar e é seguro dizer que não estará melhor que o Benfica em Novembro de 2023, no entanto também não se pode afirmar que agora esteja pior, relativamente ao ano passado.
Contudo, não se pode esquecer que as águias contam com um jogo em atraso, partida diante o Nacional da Madeira, que foi adiada devido ao mau tempo no Funchal. À passagem da 11ª jornada de 2023/2024, o Glorioso seguia na liderança com 28 pontos, mais três pontos que o registo atual da equipa de Bruno Lage. No entanto, quando os encarnados acertarem o calendário, poderão muito bem estar em igualdade pontual , relativamente à época anterior. O que mudou entre os dois períodos homólogos? A prestação dos rivais do Clube da Luz.
Começando pelo Sporting, os leões em 2023/2024 seguiam na lideranç do campeonato, em igualdade pontual com o Glorioso, atualmente, a formação agora liderada por João Pereira, ocupa o topo do campeonato de forma isolada com 33 pontos, mais cinco pontos que o registo da época anterior. Já o Porto sobe uma posição, comparativamente com temporada anterior, apesar da goleada sofrida diante o Benfica, os dragões somam mais dois pontos do que no período de 2023 e subiram do terceiro para o segundo lugar.
Relembre-se que, em 2024/2025, o Benfica iniciou a época sob as ordens de Roger Schmidt, que acabaria por ser despedido após empate com Moreirense e substituído por Bruno Lage. No total. As águias contam com 16 encontros oficiais, 12 vitórias, um empate e três derrotas. Registam também 40 golos marcados e 12 sofridos em todas as competições.
Partida dos encarnados com os dragões referente à 11ª jornada do Campeonato Nacional ficou marcada por más decisões de João Pinheiro
|
0Os lances polémicos no Clássico do passado domingo ainda continuam a fazer correr muita tinta. Nesse sentido, o antigo árbitro internacional, Iturralde González, comentou, em declarações ao jornal Record, os principais momentos que condicionaram a exibição de João Pinheiro no Benfica - Porto, entre eles o golo anulado a Pavlidis.
"É claro que o árbitro se precipita. É uma pena. O meio segundo que podia ter esperado e conceder o golo, numa jogada que o futebol exige, converte-se numa falta com admoestação. É uma pena esta precipitação, mas já aconteceu a todos, não é?", começou por referir o antigo árbitro ao jornal desportivo.
"De certeza de que quando estava a apitar, e depois a levar com os assobios, garanto que pensou ‘raios me partam’. A pior coisa que pode acontecer a um árbitro é não dar vantagem e dar golo, é uma vergonha", prosseguiu Iturralde González que também analisou o lance da grande penalidade.
"É um penálti muito, muito claro. O atacante [Otamendi] antecipa-se, o defensor [Alan Varela] vai afastar a bola e o que faz é bater-lhe na cara. A advertência é muito clara, o amarelo é muito claro, e o penálti é muito claro. Se o árbitro tivesse considerado que o pontapé foi dado com força excessiva, deveria tê-lo expulsado", disse o antigo juiz.
"Mas considera que é jogo perigoso, com contacto, uma entrada perigosa e é por isso que só o adverte. Para mim, está tudo bem, com penálti e admoestação", finalizou o antigo árbitro, Iturralde González, ao jornal Record.
Lembre-se que também Jorge Faustino, Marco Ferreira e Duarte Gomes já tinham analisado os momentos que marcaram o Clássico da 11ª jornada. Vale recordar que as águias de Bruno Lage venceram, por 4-1, o encontro diante o Porto.
Informação foi avançada esta terça-feira, 12 de novembro, sobre o interesse do emblema canarinho no atleta de Bruno Lage
|
0O mercado de transferências de janeiro promete trazer dores de cabeça a Bruno Lage. Nesse sentido, surgem agora novas informações sobre uma possível saída de Benjamín Rollheiser do Benfica.
De acordo com a informação avançada pelo jornal ‘O Jogo’ esta terça-feira, 12 de novembro, o Santos está bastante interessado em garantir os serviços do extremo argentino. A mesma fonte dá conta que o conjunto brasileiro já se encontra em movimento para acelerar as negociações, tendo em vista um empréstimo válido por uma temporada. Contudo, os responsáveis encarnados não estão dispostos a ver sair Benjamín Rollheiser já em janeiro.
Recorde-se que, tal como avançado em exclusivo pelo Glorioso 1904, o Clube da Luz, com Rui Costa à cabeça, apenas a saída de Benjamín Rollheiser em janeiro por empréstimo e com preferência a um emblema europeu. Caso contrário, o camisola 32 irá continuar sob as ordens de Bruno Lage no Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Benjamín Rollheiser – atualmente avaliado em 10 milhões de euros – marcou presença apenas em nove encontros: três na Liga dos Campeões, cinco na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 254 minutos disputados dentro das quatro linhas, o argentino somou um golo e uma assistência.
Já nos primeiros seis meses no Glorioso, o extremo foi opção em nove encontros, todos eles a valer para o Campeonato Nacional. Nos 152 minutos que disputou, o albiceleste marcou um tento, na receção das águias ao Moreirense, a 14 de abril de 2023.
Benjamín Rollheiser, que está vinculado com as águias até 2029, chegou ao Benfica em janeiro de 2023, oriundo do Estudiantes, por empréstimo, com as águias a pagarem uma taxa de empréstimo de 1 milhão de euros, num negócio que contemplava uma cláusula de compra obrigatória de 9,5 milhões de euros. O emblema argentino terá reservado 10% de uma futura mais-valia.