Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JOGADOR, QUE NÃO 'ENCHEU MEDIDAS' DE SCHMIDT, REVELA 'NORMA' DO BENFICA: "20 EUROS DE MULTA..."

Antigo atleta das águias destacou os métodos diferentes que encontrou no Clube da Luz e em emblemas canarinhos

Ex-jogador do Schmidt fez comparação entre o Benfica e clubes do Brasil
Ex-jogador do Schmidt fez comparação entre o Benfica e clubes do Brasil

  |

Icon Comentário0

Numa extensa entrevista concedida à rádio Itatiaia, Helton Leite, antigo guardião do Benfica, que foi 'descartado' por Schmidt, abordou alguns assuntos de destaque, tendo sido 'confrontado' com os diferentes métodos de trabalho entre o Benfica e clubes do Brasil. 


"Aqui no Brasil, a primeira coisa de um treino é correr até cair para o lado. No Benfica, os treinos eram compostos por 30 minutos de ginásio, campo, um pouco de corrida e treino com bola. Desde o primeiro dia. Penso que lá trabalha-se mais", começou por mencionar. 


"É por isso que uma equipa mais modesta, como por exemplo o Boavista que quase esteve para descer de divisão, vai jogar com o Porto e é um jogo super apertado. Porquê? Porque o Boavista joga com as linhas corretas, bem posicionadas, os jogadores sabem o que fazer no campo", destacou o ex-guardião do Benfica. 


"Quando eu cheguei no Boavista, o futebol que comecei a ver não era o mesmo que se praticava no Brasil. Tive de aprender tudo de novo. Eu recebia uma avalanche de informação nova que acabava os treinos e precisava ficar a estudar tudo que recebia nos treinos. É por isso que o jogador português, ou quem passa por lá, como o brasileiro, tem uma facilidade muito maior de jogar em qualquer campeonato do mundo a seguir", referiu, ainda.

Helton Leite continuou a 'abrir o livro', recordando os seus tempos no Glorioso: "No Benfica, por exemplo, os jogadores tinham que chegar às 7 da manhã, 7h30 café da manhã, 8h00 palestra, 8h30 ginásio, e às 9h00 relvado. E depois, se nos atrasávamos um minuto, 20 euros de multa, dois minutos, 40 euros".


"Ou seja, chegando um tempo você aprende disciplina, aprende futebol, fica pronto para qualquer equipa do mundo. E aí percebemos que o jogador brasileiro, já feito, quando vai para outro país ele não está pronto. Por isso começam a vir ao Brasil contratar cada vez mais novos para poderem crescer num contexto diferente na Europa", completou Helton Leite. 

Em 2023/24, ao serviço do Antalyaspor, Helton Leite - avaliado em 1 milhão de euros - realizou 35 partidas: 34 no Campeonato Nacional e um na Taça da Turquia. Nos 3.150 minutos que disputou, o guardião sofreu 45 golos e manteve a baliza inviolada por sete vezes.

Com a camisola do Glorioso, Helton Leite realizou 34 encontros, tendo tido como técnicos Roger Schmidt, Jorge Jesus e Nélson Veríssimo. Em janeiro de 2023, numa mudança a custo zero, o brasileiro rumou ao Antalyaspor. Relativamente ao futuro, ainda não é conhecido qual o próximo emblema do guarda-redes.


Futebol

Paulo Bernardo sorri! Ex Benfica cada vez mais próximo do título

Antigo médio do Glorioso foi titular na nova goleada do campeão escocês, que marcou o regresso aos triunfos e fica cada vez mais perto de coroação

Paulo Bernardo, antigo médio do Benfica, foi titular na goleada dos campeões escoceses
Paulo Bernardo, antigo médio do Benfica, foi titular na goleada dos campeões escoceses

  |

Icon Comentário0

O campeonato da Escócia, a cada semana que passa, está cada vez mais decidido, depois de mais uma jornada realizada. Na 19.ª ronda da Primeira Liga, o Celtic, onde atua o antigo jogador do Benfica, Paulo Bernardo, goleou (4-0) o Motherwell e ficou ainda mais isolado na tabela classificativa, deixando para trás o rival, Rangers e está cada vez mais próximo de revalidar o título nacional.


Depois de um empate no terreno do Dundee United, na ronda anterior, onde as equipas acabaram empatadas a zero, os católicos retomaram às vitórias, em casa, na receção ao Motherwell por quatro bolas e aproveitaram os deslizes dos adversários diretos. O Rangers foi surpreendido pelo St. Mirren por 2-1, já o Aberdeen, que está no terceiro lugar, foi goleado pelo Kilmarnock, por 4-0.


Com Paulo Bernardo a ser lançado no onze inicial, o antigo atleta do Glorioso cumpriu 63 minutos antes de ser substituído. Os católicos não desiludiram e confirmaram o estatuto de favoritos. A equipa da casa entrou com tudo durante a primeira parte, contudo, o golo apenas surgiu perto do intervalo, depois de muitas oportunidades desperdiçadas. Aos 45+1, Arne Engels converteu, com sucesso, uma grande oportunidade e deixou o Celtic a vencer ao intervalo.


Nos segundos 45 minutos, os anfitriões entraram embalados com o resultado e não tiraram o pé do acelerador. Os forasteiros nada fizeram durante a partida e não conseguiram parar a avalanche ofensiva dos católicos. O conjunto do ex Benfiquista ainda apontou maus três golos, por intermédio de Daizen Maeda, aos 57 minutos, Nicolas Kuhn fez o 3-0 aos 74 e Reo Hatate fechou as contas da partida, à passagem do minuto 81.

Feitas as contas, os campeões escoceses em título voltaram aos triunfos e reforçaram a liderança da prova, com 47 pontos. A equipa do antigo camisola 55 do Clube da Luz ficou agora com mais 12 pontos que o Rangers e a 13 pontos do Aberdeen, que fecha o pódio. Já o Motherwell caiu para o sexto posto, com 26 pontos.




Futebol

Viagens de Otamendi? Especialista põe fim à polémica no Benfica: "Desequilíbrio..."

Fisiologista analisou as idas à Argentina do capitão dos encarnados, assim como de Ángel Di María, que também passou o Natal fora de Lisboa

Viagens de Otamendi? Especialista põe fim à polémica no Benfica: "Desequilíbrio..."
Viagens de Otamendi? Especialista põe fim à polémica no Benfica: "Desequilíbrio..."

  |

Icon Comentário0

As viagens de Ángel Di María e Nicolás Otamendi à Argentina, antes do dérbi com o Sporting, estão a dar que falar. No entanto, o especialista Pedro Lisboa, em conversa com o jornal Record, garantiu que Bruno Lage não tem motivos de preocupação, uma vez que a dupla "dispõe de condições bastante privilegiadas". 


"As viagens de longa duração e com diferenças significativas de fuso horário podem afetar o rendimento de um atleta de alta performance sobretudo devido ao "jet lag". Este desequilíbrio do ritmo circadiano interfere na qualidade do sono, no restabelecimento dos níveis de energia e na recuperação muscular", começou por mencionar o Sport Scientist na empresa Catapult Sports. 


Pedro Lisboa - Dispõem de condições bastante privilegiadas


"Além disso, a permanência prolongada em assentos, mesmo em viagens confortáveis, pode gerar algum inchaço e desidratação. No entanto, jogadores de elite como Otamendi e Di María dispõem de condições de voo bastante privilegiadas, que lhes permitem descansar melhor e atenuar grande parte dos efeitos negativos destas deslocações", atirou o fisiologista. 

"O tempo para recuperar plenamente depende do número de horas de diferença de fuso horário e da capacidade individual de cada atleta, mas costuma-se apontar para cerca de um dia de recuperação por cada hora de diferença. Entre Portugal e Argentina, a diferença ronda as 3-4 horas, pelo que dois a três dias de adaptação são, em geral, suficientes para a maioria dos jogadores regressar a um nível de performance muito próximo do ideal. Nesta fase, torna-se essencial o controlo rigoroso da recuperação – desde a hidratação, à alimentação, à gestão de sono e aos exercícios regenerativos –, para garantir que o corpo retoma o seu ciclo circadiano normal o mais rapidamente possível", disse. 


"Otamendi e Di María, ambos com 36 anos, viajaram dia 24, regressaram dia 26 e têm jogo marcado para dia 29. Embora o intervalo seja curto, são atletas de topo e altamente habituados a este tipo de deslocações, possuindo vasta experiência em minimizar os efeitos do jet lag e em acelerar a recuperação. Além disso, contam com equipas multidisciplinares (nutricionistas, fisioterapeutas, preparadores físicos) e viajam em condições bastante vantajosas, o que torna o processo de adaptação mais célere. Embora a idade possa diminuir ligeiramente a margem de erro na recuperação, a verdade é que, graças aos recursos de alto nível disponíveis e ao facto de não ser a primeira vez que fazem esta rota, é bastante provável que estejam em boas condições para competir já no próximo jogo", concluiu. 

Esta temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – tem sido um dos pilares mais fortes e marcou presença em 20 encontros: 12 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Nos 1.715 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 36 anos marcou um golo (Gil Vicente) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).

Já Ángel Di María, esta temporada, com a camisola do Benfica – avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 22 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.511 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 11 golos e fez seis assistências.


Futebol

Juventus? Jorge Mendes aborda futuro de António Silva no Benfica: "Quer..."

Camisola 4 do Clube da Luz tem sido associado a uma mudança já no próximo mercado de transferências

Jorge Mendes abordou o futuro de António Silva no Benfica
Jorge Mendes abordou o futuro de António Silva no Benfica

  |

Icon Comentário0

A saída de António Silva do Benfica volta estar na ordem do dia e muito se deve a Jorge Mendes, empresário do camisola 4 do Glorioso que deixou um aviso aos responsáveis encarnados sobre a vontade de o internacional português rumar à Juventus.


Jorge Mendes - António Silva quer a Juventus e a Juventus quer António Silva


"António Silva quer a Juventus e a Juventus quer António Silva. Agora cabe ao Benfica decidir. Temos de ser pacientes e esperar alguns dias. Isto são coisas que podem mudar em cinco minutos durante o mercado de transferências, que está fechado por agora", começou por dizer o agente em conversa com a Sky Sports.


"É um jogador importante, teve vários clubes interessados nele, vamos ver o que o Benfica decide, que é quem tem a última palavra", acrescentou ainda Jorge Mendes sobre a possível transferência do camisola 4 para o emblema transalpino.

Vale recordar que nos últimos dias foi noticiado que a Juventus preparava a primeira oferta para convencer o Benfica a libertar António Silva. Segundo essas informações, o emblema transalpino estava disposto a avançar com cinco milhões pelo empréstimo do camisola 4 da turma de Bruno Lage, sendo que após seis em Itália, a vecchia signora pagaria mais 30 para acionar a compra obrigatória. Contudo, Rui Costa já afirmou que apenas liberta o central em janeiro pela cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.


Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - atualmente avaliado em 38 milhões de euros - marcou presença em 13 duelos: três na Liga dos Campeões, sete no Campeonato Nacional, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.085 minutos disputados dentro das quatro linhas, o central já soma um golo e uma assistência.

Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 107 partidas, onde fez gosto ao pé por oito ocasiões, assistindo os colegas numa ocasião. Com o Manto Sagrado, o internacional português conquistou um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira, tendo feito grande parte da formação no Seixal.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Clube da Bundesliga inicia contactos para levar reforço do Benfica
Futebol

Clube da Bundesliga inicia contactos para levar reforço do Benfica

 

Icon Comentário0
'A seco' no Benfica, Arthur Cabral soma novo pretendente
Futebol

'A seco' no Benfica, Arthur Cabral soma novo pretendente

 

Icon Comentário0
Com futuro aberto no Benfica, Niklas Beste desperta interesse na Alemanha
Futebol

Com futuro aberto no Benfica, Niklas Beste desperta interesse na Alemanha

 

Icon Comentário0