Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
30 Jun 2023 | 13:37 |
Anderson Talisca ‘acusou’ Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica, de querer receber uma comissão alta pela sua transferência para o Manchester United, num podcast.
Tudo isto aconteceu em 2018, depois de um empréstimo ao Besiktas, o jogador brasileiro voltou à Luz, mas nunca mais agarrou o lugar. Talisca queria ir para Inglaterra, mas Luís Filipe Vieira terá complicado ao máximo a transferência até a mesma cair. O brasileiro diz mesmo que sentiu que o antigo líder das águias tinha um “esquema”.
“Não aceitei ir para o Manchester. O presidente do Benfica naquela época, [Luís Filipe] Vieira, disse: 'estás louco, não vais fazer isso, não vais fazer essa merda'. E eu disse-lhe que não queria ir. Tive de fazer uma assinatura e mandar em branco. Na altura, o treinador do Manchester era o Mourinho e ele já tinha discutido com Jorge Jesus, o treinador do Benfica, porque tinha dito que me tinha visto antes... é uma confusão que está lá no YouTube”, começou por dizer.
“Então assinei um documento a dizer que não queria ir para o Manchester e fiquei lá no Benfica, o meu contrato com o Besiktas já tinha acabado. No mesmo dia chegou a proposta da China. Já vais entender por que eu não fui para a seleção, calma. Saí da sala a chorar, chateado, liguei para a minha mãe e para o meu pai porque eu queria ir para o Manchester United mas com toda essa situação... sempre fui um 'cara' muito desafiador e eu não gosto de nada que é errado”, referiu.
Na altura, o jogador estava às portas da seleção brasileira, e a ida para a Premier League era o passo que faltava para ser convocado à Seleção canarinha.
“Entreguei-lhes o papel mesmo e disse 'está aqui'. Eles ficaram todos a olhar para mim com aquela cara do tipo 'não acredito que ele acabou de fazer isto'. Quando saio da sala, dou de caras com um 'cara' assim [faz sinal de olhos rasgados com os dedos] na sala de espera para falar com o presidente do Benfica e ele não fazia ideia do que se estava a passar lá dentro. E quem era? Um 'cara' do Guangzhou. Coisa de Deus. Foi aí que começou a briga entre Jorge Mendes e o presidente do Benfica. Depois sai o meu empresário [Jorge Mendes], o presidente e de repente vira-se a secretária 'presidente, está aqui uma pessoa a querer falar consigo'”, analisou.
“ 'Manda entrar, manda entrar', disse ele todo arrogante. Dez minutos após o chinês entrar, dizem-me que o presidente quer que a gente entre outra vez. Na altura eu não sabia quem era, só sabia que não era português. 'Rapaz, tu és mesmo abençoado. Tenho uma proposta aqui para ti', disse [Vieira]. Na altura penso que foi uma proposta de 25 milhões de euros. E eu perguntei-lhe: 'E então para onde é, presidente?' Ele diz-me que era para a China, só que ele não queria que eu fosse para a China, queria que eu fosse para a Europa”, afirmou.
“Porquê? Porque ia 'morder' por fora e foi por essas coisas que eu não quis ir. Eu respondi: 'Só vou se aceitar as minhas condições. Se não, vou ficar aqui, vou terminar o meu contrato, sair livre e quem vai ficar a perder é o senhor'. O Jorge Mendes sentou ao meu lado e perguntou quais eram as condições, foi aí que o tal empresário, que levou todos os jogadores para a China naquela altura, disse que o meu salário era 'X'. Quando ele disse que era 'X', eu disse logo: 'Vamos embora', concluiu.
Talisca acabou por ser transferido para a China por menos de metade do valor que o Manchester United ofereceu (45 milhões de euros). O Guangzhou comprou-o por 19 milhões e o atleta rumou até aos ares asiáticos. Atualmente, o jogador é colega de equipa de Cristiano Ronaldo no Al Nassr da Arábia Saudita.
Anderson Talisca – avaliado em 15 milhões de euros – é colega de equipa de Cristiano Ronaldo no Al Nassr da Arábia Saudita. O jogador completou 27 partidas na época transata, marcando 21 golos e assistindo por duas ocasiões.
Informação foi anunciada pelos meios de comunicação do emblema da Luz no decorrer da tarde desta quarta-feira, dia 24 de junho
24 Jun 2026 | 16:07 |
Oficial: Peter Edokpolor renovou contrato com o Benfica, reforçando a sua ligação ao clube numa fase decisiva do seu percurso de formação. O extremo e avançado nigeriano, de 19 anos, será um dos jovens observados por Marco Silva durante a pré-temporada, numa oportunidade importante para demonstrar o seu valor junto da equipa técnica principal.
Em declarações à BTV, o jogador mostrou-se satisfeito com o novo vínculo, destacando a importância do momento na sua carreira. “Significa muito para mim”, afirmou, acrescentando estar “muito feliz por renovar com este clube incrível”. Edokpolor descreveu ainda o Benfica como “um dos melhores clubes do mundo” e considerou um privilégio continuar a representar as águias.
Natural da Nigéria, o jovem avançado prepara-se para iniciar a terceira temporada no clube da Luz, depois de ter chegado em 2024/25 proveniente do Galadima FC. Desde então, tem vindo a consolidar o seu percurso na formação encarnada, destacando-se, entre outros momentos, pela conquista da Taça Revelação na época 2024/25.
Na temporada passada, Edokpolor dividiu a sua atividade entre a equipa B, os sub-23 e a Premier League International Cup, somando 35 jogos e seis golos. O avançado fez um balanço positivo da época, salientando a evolução registada ao longo da temporada. Depois de iniciar o ano competitivo nos sub-23, terminou integrado na equipa B, dando mais um passo no seu processo de crescimento.
Com a renovação concluída, o jovem internacional nigeriano assume agora objetivos mais ambiciosos para os próximos anos. Edokpolor garantiu que continuará a trabalhar com a mesma dedicação, procurando evoluir diariamente e demonstrar o seu valor dentro do clube. Afirmar-se ao mais alto nível, conquistar títulos e contribuir com golos para o sucesso da equipa são algumas das metas definidas pelo avançado, que encara esta nova etapa com confiança e determinação.
Médio era um desejo do treinador para reforçar os encarnados pelo conhecimento do estilo de jogo, mas acabou por ter as voltas trocadas
24 Jun 2026 | 14:19 |
Marco Silva pode ter recebido a primeira má notícia desde que assumiu o comando técnico do Benfica, numa fase em que o clube já trabalha no reforço do plantel para a nova temporada. Harry Wilson, que vinha sendo apontado há várias semanas como possível alvo das águias, não vai rumar ao futebol português e permanecerá na Premier League, confirmando a informação do Glorioso 1904.
De acordo com o jornalista britânico David Ornstein, que colabora com o The Athletic, o Leeds United chegou a acordo para contratar o internacional galês a custo zero, após o fim de contrato com o Fulham, clube que defendeu por quatro épocas.
O jogador de 29 anos estava em final de ligação ao clube londrino, onde foi orientado por Marco Silva até recentemente, e prepara-se agora para assinar um contrato de longa duração com o emblema de Leeds, que retornou a Premier League após um ano na segunda divisão inglesa, a Championship.
O Leeds já tinha tentado assegurar Harry Wilson no último dia do mercado de verão da época passada, mas o acordo acabou por falhar por não ter sido concluído dentro do prazo regulamentar. Agora, o clube inglês garante finalmente o extremo, que terá ainda à sua espera um significativo aumento salarial.
Internacional pelo País de Gales, Harry Wilson era seguido por vários clubes, incluindo o Benfica, mas optou por continuar em Inglaterra, onde realizou a época mais produtiva da carreira. Ao serviço do Fulham, o extremo participou em 36 jogos na Premier League, somando 10 golos e sete assistências, números que reforçaram o seu valor no mercado.
Treinador terá 32 jogadores à sua disposição na preparação da equipa para o duelo da competição internacional, apesar de muitas ausências
24 Jun 2026 | 13:47 |
O plantel do Benfica regressa aos treinos esta quinta-feira, 25 de junho, com o foco já apontado ao primeiro compromisso oficial da época, agendado para 23 de julho, frente ao FC St. Gallen, na Suíça, a contar para a segunda pré-eliminatória de acesso à fase de liga da UEFA Europa League.
A equipa entra assim numa fase decisiva de observação e avaliação, com Marco Silva a dispor de um grupo alargado que poderá ultrapassar os 30 jogadores, muitos deles jovens oriundos da formação como Miguel Figueiredo e Anísio Cabral.
Vários elementos do plantel continuam ao serviço das respetivas seleções no Mundial 2026, nomeadamente Tomás Araújo, Alexander Bah, Fredrik Aursnes, Richard Ríos, Andreas Schjelderup e Dodi Lukebakio, sendo expectável que nem todos se apresentem logo no primeiro dia no Seixal. O arranque dos trabalhos contará com um conjunto vasto de opções, distribuídas pelos vários setores do plantel.
O Benfica entra assim numa fase de forte avaliação interna, com o objetivo de afinar o plantel para uma época em que o regresso à fase de liga da Liga Europa surge como prioridade imediata para até mesmo impactos positivos no caixa.