
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A pensar na temporada de 2025/2026, o Liverpool equaciona a contratação do lateral esquerdo Milos Kerkez, para reforçar as opções defensivas do plantel. Trata-se de um antigo sonho do Benfica que, na temporada de 2023/2024, disse não a Rui Costa e optou por rumar aos ingleses do Bournemouth.
Após terem conquistado a Premier League, no ano de estreia de Arne Slot, os reds, onde também atua o ex Benfiquista Darwin Núñez, entraram num frenesim no que diz respeito a contratações. Na iminente saída de Trent Alexander-Arnold, a equipa de Anfield Road terá já assegurado a assinatura do neerlandês Jeremie Frimpong. Agora, o foco, é no lado esquerdo da defesa, onde encaixa o perfil do jovem húgaro, Kerkez.
Segundo o especialista em mercado e transferências, Fabrizio Romano, reforçar o lado esquerdo da defesa, onde consta nomes como Andrew Robertson, é uma prioridade para os reds e, segundo o jornalista transalpino, o Liverpool já deu início às negociações com o Bournemouth, com vista a contratação do camisola 3.
Com a iminente chegada do internacional húngaro ao campeão inglês, pode ditar o ‘adeus’ de Kostas Tsimikas de Anfield Road. Ao que tudo indica, o compatriota de Pavlidis tem vindo a perder espaço na equipa. Vale lembrar que Kerkez chegou a estar associado ao Real Madrid, porém, os merengues pretendem contratar antes Álvaro carreras, atual lateral esquerdo do Benfica.
A cumprir a sua segunda temporada nos cherries, onde tem contrato até 2028, Kerkez tem sido um dos maiores destaques do emblema inglês. Na presente temporada de 2024/2025, o camisola 3 - atualmente avaliado em 35 milhões de euros - jogou um total de 3.475 minutos em campo, distribuídos por 40 jogos oficiais, onde apontou dois golos e fez cinco assistências.
Números não mentem e os dois atletas são as maiores esperanças de ambas as partes para atacar o último título da presente temporada desportiva
|
Vangelis Pavlidis é visto como uma das grandes esperança dos Benfiquistas para alcançar a tão desejada 27.ª Taça de Portugal. Apesar do grego ser o atleta mais prolífico no capítulo dos golos para o Benfica, os seus números não se assemelham aos de Gyokeres. Porém, há muitos aspetos em que o camisola 14 faz alguma concorrência ao sueco.
No que diz respeito ao registo de golos, a vantagem é entregue ao camisola 9 dos leões, com uma larga vantagem para com o grego. Começando pela prova rainha, os dois goleadores tiveram uma influência diferente nas respetivas equipas. Pavlidis apenas somou até ao momento 119 minutos na competição, uma vez que só alinhou em três jogos, onde apontou apenas um golo (triunfo sobre o Braga 1-0). Gyokeres, por outro lado, foi sempre utilizado ao longo da caminhada leonina até ao Jamor: participou nos seis duelos, onde assinou quatro golos e três assistências.
O domínio do sueco continuou na Taça da Liga, onde teve o dobro dos golos do artilheiro helénico. Na Allianz Cup, o camisola 9 apontou quatro golos, ao passo que o camisola 14 das águias apenas fez dois. Contudo, foi Pavlidis que acabou por sorrir no fim, depois do Benfica conquistar a sua 8.ª Taça da Liga, após bater na final o Sporting, no desempate das grandes penalidades (7-6 para os encarnados).
No Campeonato Nacional, a história foi completamente diferente. Domínio total da parte do avançado sueco, que marcou mais 20 golos que o homólogo encarnado. Gyokeres assinou 39 golos na Liga Portugal Betclic, contra 19 de Pavlidis e, além disso, arrecadou o bicampeonato nacional com os leões.
Só nas competições europeias é que o grego apresenta melhores registos que o seu adversário. Ao serviço do Benfica, Pavlidis cumpriu 12 partidas na prova milionária, onde assinou sete golos, mais um tento do que Gyokeres, que fez seis ‘disparos certeiros’ em oito duelos. São estes os nomes mais fortes das duas equipas, que se encontram na final do Jamor, que está marcada para esta tarde, 25 de maio, às 17h15.
Clube da Luz está qualificado para terceira pré-eliminatória de acesso à fase de liga da UEFA Champions League e já tem rivais à vista
|
Com o segundo lugar na tabela classificativa do campeonato nacional, o Benfica garantiu a terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Assim sendo, o Clube da Luz terá de eliminar outro emblema europeu para entrar no quadro principal da UEFA Champions League. São vários os candidatos para enfrentarem o Glorioso e agora Servette e Plzen também entraram na lista.
Os dois emblemas do leste europeu garantiram o segundo lugar em seus campeonatos e agora irão disputar a fase de pré-eliminatória da elite europeia. O Viktoria Plzen, por ter melhor pontuação no ranking da UEFA, será cabeça de chave da série na segunda eliminatória, enquanto o Servette não está entre os melhores classificados.
Os vencedores dessa segunda eliminatória avançam de fase, e então poderão ser adversários do Benfica num futuro próximo. Ainda estarão na segunda eliminatória o Red Bull Salzsburg, o Panathinaikos de Rui Vitória e o Braan, da Noruega. Resta apenas saber quem conquistará a última vaga para esta fase da competição, que está destinada para o vice campeão belga.
O sorteio da segunda pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões irá decorrer no próximo dia 18 de junho. A única equipa que garantidamente não vai jogar contra o Clube da Luz nesta fase da competição é o Feyenoord, devido ao alto coeficiente.
As atenções dos encarnados estão neste momento na Taça de Portugal. A final da prova rainha será disputada já neste domingo, 25 de maio, no Estádio Nacional do Jamor, às 17h15. O Benfica enfrenta o Sporting para decidir quem será o próximo vencer da prova rainha, que encerra, oficialmente, a época em Portugal.
Nas imagens que foram partilhadas, a jogadora que ficou fora da partida, estava visivelmente emocionada enquanto falava com a equipa
|
Dia triste para Kika Nazareth, depois da internacional portuguesa ter testemunhado a derrota do Barcelona na final da Liga dos Campeões feminina. No final do encontro, depois das catalãs terem perdido com o Arsenal (1-0), a antiga jogadora do Benfica fez questão de confortar as suas companheiras de equipa.
Tudo aconteceu no Estádio José Alvalade, durante a tarde de ontem, 24 de maio. Após a confirmação do desaire, a internacional lusa, que ficou de fora do encontro devido a lesão, pisou o relvado devidamente equipada, distribuindo abraços e algumas palavras de força às várias colegas que se mostravam tristes com o desfecho.
No entanto, Kika Nazareth também não ficou imune à tristeza perante o falhanço dos blaugranas de levantarem o troféu europeu. Na altura em que o Barcelona fez a guarda de honra ao Arsenal, que subiu ao palco para receber o caneco, era possível ver a antiga Benfiquista com a cara lavada em lágrimas.
Vale recordar que o Barcelona, que não pôde contar com o contributo da antiga Benfiquista, mediu forças com a equipa feminina do Arsenal. Numa partida em que as catalãs foram claramente dominadoras, a eficácia esteve do lado da equipa inglesa, que beneficiou de um tento solitário, apontado por Stina Blackstenius, aos 74 minutos, para garantir o triunfo.
Lesionada desde a partida entre Portugal e Inglaterra, a 26 de fevereiro, Kika Nazareth continua a recuperar de uma lesão, que a impede de figurar na mais recente convocatória de Francisco Neto. No entanto, tal como o próprio selecionador afirmou, a ex jogadora do Benfica não está descartada de marcar presença no Europeu.