Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MAURO XAVIER ‘ATIRA-SE’ A ARTUR SOARES DIAS DEPOIS DE LANCE POLÉMICO NO DÉRBI ENTRE O BENFICA E O SPORTING (COM VÍDEO)

Comentador do Benfica saiu em defesa do Clube da Luz

artur soares dias
artur soares dias

  |

Icon Comentário0

Mauro Xavier manifestou a sua opinião sobre o dérbi entre o Benfica e o Sporting, que se realizou no último domingo, dia 15 de janeiro, e que acabou com igualdade no marcador (Saiba mais AQUI), através de um artigo de opinião divulgado pelo jornal ‘Record’.

O gestor começou por abordar o momento em que Roger Schmidt, após o jogo, não se deixou ficar e discordou da decisão do VAR, no penálti assinalado contra o Benfica, num lance em que António Silva derrubou Paulinho, dentro da grande área (Saiba mais AQUI) invocando a lei 5 do manual de regras da International Football Association Board (IFAB) que diz que "o árbitro poderá ser assistido por um VAR apenas em situações de ‘claro e óbvio erro’".


Esta norma, como reforça Mauro, “estabelece claramente que o VAR só pode intervir em caso de lapso indiscutível”. Deste modo, o comentador concorda com Roger Schmidt e questiona “como é que um lance claro e óbvio pode necessitar de longos minutos de análise com inúmeras repetições?”.


Confira aqui o lance: 

https://twitter.com/vsports_pt/status/1614704258477080579


Mauro Xavier continua no capítulo arbitragem, onde enaltece a exibição de Artur Soares Dias, garantindo que o mesmo “foi protagonista, graças a uma sucessão de erros amadores e a uma dualidade de critérios gritante na avaliação disciplinar”, acreditando que o papel da arbitragem teve implicação no resultado final do dérbi entre águias e leões.

O cronista do ‘Record’ continua a atirar-se ao árbitro Soares Dias, apresentando algumas estatísticas que suportam a sua opinião. “Poderia ser apenas um dia mau, mas insere-se numa longa tendência. Desde 2004-2005, época de estreia de Soares Dias, o Benfica disputou 49 partidas com o Sporting para as competições nacionais. Com o árbitro portuense, o Benfica venceu três jogos e perdeu outros três. Com outros juízes, o Benfica venceu 19 jogos e perdeu apenas 10”, concluiu.

Mas os números não ficam por aqui, garante Mauro Xavier, recordando os duelos das águias com o rival do Norte, o Porto, em que afirma que estas decisões são “um fenómeno que a ciência não consegue explicar”.

Em suma, o conhecido Benfiquista conclui que “existe todo um sistema que tem de ser repensado urgentemente”, no que toca à nomeação das equipas de arbitragem para os embates do Glorioso, considerando, no entanto, que “é claro e óbvio que se deve promover a meritocracia na arbitragem, através de classificações independentes e castigos proporcionais aos erros cometidos. O futebol português precisa de responsáveis que façam frente a um sistema que já provou não funcionar”, encerrou Mauro.

O Benfica volta a ir a jogo no próximo dia 21 de janeiro, sábado, pelas 18h00, nos Açores, frente ao Santa Clara, para jogar a 17.ª jornada da Liga Portugal Bwin.

NOTÍCIAS RELACIONADAS: 

Fotografia de Benfica 


Futebol

José Mourinho sem rodeios! Ex Benfica reage a Portugal fora do Euro 2024: "Não me cheirou bem"

Antigo técnico do Glorioso comentou o desempenho dos comandados de Roberto Martínez na Alemanha

Ex Benfica, José Mourinho, comentou prestação de Portugal no Euro 2024
Ex Benfica, José Mourinho, comentou prestação de Portugal no Euro 2024

  |

Icon Comentário0

José Mourinho prestou declarações ao canal de televisão, Sport TV, onde foi questionado sobre o desempenho de Portugal no Euro 2024. O antigo treinador do Benfica não poupou nas críticas.

"Vi [o Europeu] com a razão e com o lado profissional. Cada vez que a Turquia ganhava era um problema para mim, e cada vez que Portugal ganhava era uma alegria. Fica sempre a frustração quando se sente que se podia fazer melhor. O potencial da equipa era altíssimo. Não falhei muito nas minhas previsões, quando disse que Portugal, França e Inglaterra eram favoritos. Dois estão nas meias-finais", apontou o técnico do Fenerbahçe, que já passou pelo Benfica.


"A Espanha é a maior surpresa para mim, na maneira como a equipa evoluiu. Para mim, neste momento, é a que joga melhor e a que tem jogado melhor", acrescentou, realçando a qualidade da seleção do país vizinho. 


"Portugal não foi fantástico, apesar de ter chegado aos quartos-de-final. Esperava-se mais. Estive no Jamor antes do arranque do Europeu, no Portugal-Croácia, e não me cheirou bem. Não fiquei com grandes feelings", criticou, de seguida, o 'Special One'. 

"Durante o torneio a equipa ia andando, mas não ia convencendo. Mas depois chega-se ao momento da verdade e Portugal não foi das equipas mais fortes. Mas é uma equipa jovem, tirando os dois veteranos, uma equipa com anos pela frente. O Mundial está aí ao virar da esquina", completou José Mourinho.


Vale também relembrar que, José Mourinho esteve no comando técnico do Benfica durante uma única época, em 2000/2001, onde, em 11 jogos, conquistou seis vitórias. O timoneiro português passou ainda pelo rival do Norte, Porto, antes de rumar a aventuras europeias, como o Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e a Roma, esta a mais recente, acabando mal, uma vez que o 'Special One' foi despedido, após resultados menos positivos da turma romana.   


 


Futebol

Milhões afastam Benfica de alvo: Rui Costa 'descarta' pedido especial de Roger Schmidt

Líder máximo das águias vê mais um negócio a cair devido aos valores elevados

Pedido especial de Schmidt para o Benfica é descartado por Rui Costa
Pedido especial de Schmidt para o Benfica é descartado por Rui Costa

  |

Icon Comentário0

Há atualizações quanto ao interesse do Benfica em Robin Gosens. A imprensa nacional dá conta do afastamento dos responsáveis encarnados, mais uma vez, do caminho do lateral-esquerdo. 

O jornal A Bola assegura que o Benfica não está disposto a investir no jogador devido ao salário alto que o próprio aufere no Union Berlim. Apesar de ter sido um pedido de Roger Schmidt, o internacional germânico afasta-se dos planos da SAD encarnada, novamente, depois de Rui Pedro Braz não ter conseguido alcançar um entendimento, após reunião (Confira mais AQUI). 


"O valor da transferência não seria problema e a SAD encarnada estava disposta a chegar aos 10 milhões de euros pedidos pelo Union, com a possível introdução de mais 2 milhões em bónus. O investimento foi considerado incomportável, o processo parou e caiu de vez, pois haveria que acrescentar os cerca de 5 milhões anuais que Gosens pediu num contrato de três ou quatro anos", pode-se ler no diário desportivo mencionado acima. 


Feitas as contas, Rui Costa teria de abrir os cordões à bolsa para retirar um total de 30 milhões de euros. Este valor não iria trazer nenhum retorno financeiro, visto que Robin Gosens tem 30 anos. 

Na última temporada, Robin Gosens - avaliado em 12 milhões de euros - alinhou em 37 partidas: 30 na Bundesliga, seis na Liga dos Campeões e uma na Taça da Alemanha, totalizando 2.748 minutos. O ala alemão registou ainda sete golos marcados e três assistências realizadas.


Esta foi a primeira temporada de Gosens em Berlim, chegando oriundo do Inter Milão a troco de 15 milhões de euros, no mercado de verão transato. Antes disso, o defesa tinha representado os gigantes italianos por duas épocas, após quatro temporadas como uma das figuras da Atalanta.


Futebol

Ex-dirigente do Benfica indignado com arbitragem frente ao Sporting: "VAR não interveio porque não quis"

Encarnados acabaram eliminados da Taça de Portugal, mas têm queixas da arbitragem de João Pinheiro, auxiliado por Hugo Miguel no VAR

Rafa foi tocado por Coates dentro da área do Sporting, mas não foi assinalado penalti a favor do Benfica
Rafa foi tocado por Coates dentro da área do Sporting, mas não foi assinalado penalti a favor do Benfica

  |

Icon Comentário0

José Ribeiro e Castro, antigo vice-presidente do Benfica, mostrou-se, esta quarta-feira, desagradado com a arbitragem de João Pinheiro no dérbi da última noite frente ao Sporting, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O ex-dirigente das águias apontou também o dedo a Hugo Miguel, VAR da partida, devido ao lance entre Rafa Silva e Coates na área leonina que está a fazer correr muita tinta.

"Parece-me claramente que há ali um pé que é deixado e que portanto o jogador, que vai em movimento, é derrubado e cai na área. Segundo as regras, costuma ser penálti", começou por afirmar Ribeiro e Castro em declarações à Antena 1.

"O lance foi mostrado várias vezes. O VAR não interveio porque não quis. Admite que o árbitro em campo possa ter dúvidas, mas o VAR existe para tira-teimas", atirou ainda, antes de se revelar confiante na vitória do Benfica no sábado, em nova visita ao Sporting, desta vez a contar para o Campeonato Nacional.


"Espero que o Benfica ganhe. É o único resultado que interessa. Que repita esta exibição e que tenha mais sorte. Houve muitos jogadores que estiveram muito bem. Espero que este resultado lhes dê fome para sábado", concluiu o antigo dirigente das águias. 


Importa recordar que o Benfica empatou a partida por 2-2, no entanto, acabou eliminado pelo rival Sporting, que chegou à Catedral com uma vantagem por 2-1, conquistada na primeira mão do desafio, no Estádio José Alvalade. O encontrou acabou por ser manchado pela arbitragem de João Pinheiro, que não assinalou o penálti a favor das águias, com o qual o Clube da Luz teria a oportunidade de igualar a meia-final da Taça de Portugal.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Avançado na mira de Rui Costa vai custar 30 milhões de euros aos cofres do Benfica
Futebol

Avançado na mira de Rui Costa vai custar 30 milhões de euros aos cofres do Benfica

 

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 - Arthur Cabral 'segue o coração' e Rui Costa deixa clara posição do Benfica
Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Arthur Cabral 'segue o coração' e Rui Costa deixa clara posição do Benfica

 

Icon Comentário0
João Cancelo mais longe do Barcelona? Jorge Mendes oferece ex Benfica a dois gigantes europeus
Futebol

João Cancelo mais longe do Barcelona? Jorge Mendes oferece ex Benfica a dois gigantes europeus

 

Icon Comentário0