Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Andebol

Não há quem pare o Benfica! Águias voam em superioridade e sobem ao primeiro lugar

Clube da Luz assumiu a liderança do Campeonato Nacional, depois de vitória, em que a eficácia foi chave do sucesso

Glorioso 1904
Glorioso 1904

10 Nov 2024 | 15:41 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol feminino do Benfica entrou na quadra, no sábado, 9 de novembro, para medir forças com o Gil Eanes. As encarnadas acabaram por vencer, por 39-17, em jogo a valer para a jornada 9 do Campeonato Nacional. 


Luís Monteiro, técnico das encarnadas, que assumiu esta temporada o comando técnico do Clube da Luz, optou por ir a jogo no Pavilhão 2 da Luz com Matilde Rosa, Ana Bolzan, Nádia Rodrigues, Patrícia Rodrigues, Maria Unjanque, Alexandra Shunu e Duda na formação inicial. Já Audília Carlos, Rita Campos, Sofia Ferreira, Mariana Costa, Madalena Pereira, Camila Henriques, Constança Sequeira, Joana Semedo e Ana Silva começaram no banco de suplentes. 


Após a vitória diante da CALE o Benfica quis manter o bom registo no Campeonato Nacional, e entrou a todo o gás. O Benfica estava com toda a intensidade e, ao intervalo, já venciam por 16-9.  Na segunda metade, o Glorioso acabou mesmo por não deixar fugir o triunfo, dilatando ainda mais a vantagem no marcador (39-17)


Depois deste encontro, o Benfica vai medir forças com o SIR 1.º Maio/ADA CJB. O duelo, que vai contar para a 10.ª jornada do Campeonato Nacional, está agendado para quarta-feira, 13 de novembro, pelas 20h30, no reduto do adversário.

No que toca à classificação, a turma feminina de andebol do Benfica ocupa o primeiro lugar, com 23 pontos. O Almeida Garrett assume o segundo posto em igualdade pontual com as encarnadas, enquanto o Madeira SAD fecha o pódio com 21 pontos. 



Modalidades

Benfica contra-ataca e responde às acusações graves na Taça de Portugal

Clube da Luz emitiu um comunicado onde repudiou as críticas de que foi alvo, depois de uma decisão tomada pela Federação competente

A Direção do Benfica, liderada por Rui Costa, veio a público reagir às críticas de que foi alvo devido à polémica na Taça de Portugal
A Direção do Benfica, liderada por Rui Costa, veio a público reagir às críticas de que foi alvo devido à polémica na Taça de Portugal

09 Fev 2026 | 09:30 |

Icon Comentário0

O Benfica não demorou a responder às acusações feitas pela Artística de Avanca. Na sequência dos ataques de que foi alvo, por causa da partida suspensa a contar para a Taça de Portugal de andebol, o Clube da Luz considera gravíssimo o que o adversário disse e frisa que irá acionar todos os meios legais necessários.


"O Sport Lisboa e Benfica repudia de forma veemente as falsas acusações da Associação Artística de Avanca relativamente ao jogo referente aos 16 avos de final da Taça de Portugal de andebol", pode ler-se no início do comunicado apresentado pelas águias.


"Depois de o encontro da passada quarta-feira, dia 4 de fevereiro, não ter reunido as devidas condições para a prática da modalidade, tanto em Avanca como em Estarreja, a nossa equipa de andebol deslocou-se pela segunda vez a Avanca para retomar a eliminatória da Taça de Portugal (vencíamos por 2-4 após ter sido suspenso aos 5 minutos), suportando todos os custos logísticos e financeiros", acrescentou.


"No dia 7 de fevereiro, a delegada do jogo, em conjunto com a equipa de arbitragem, voltou a considerar que o pavilhão não apresentava condições para a realização da partida, decisão que levou à aplicação do regulamento por parte da Federação de Andebol de Portugal".

"O Sport Lisboa e Benfica não pode, por isso, pactuar com acusações falsas e despropositadas em relação ao comportamento da sua equipa e dos seus atletas, relembrando que já não é a primeira vez que o pavilhão da Associação Artística de Avanca apresenta falta de condições para a realização de jogos oficiais, independentemente das questões meteorológicas existentes".


"Tendo conhecimento de alterações de jogos com outras equipas e sem que tenha existido a divulgação de comunicados, como foi o caso de dois jogos em menos de 24 horas e em locais bem distantes entre si, o Sport Lisboa e Benfica estranha e repudia este tom difamatório, indo retirar as devidas ilações da publicação deste domingo, dia 8 de fevereiro, da Associação Artística de Avanca, e agir em conformidade em face de mais um exemplo da sua falta de lisura e de respeito pela verdade e pelo Sport Lisboa e Benfica".

"Por fim, o Clube deixa uma palavra de solidariedade para todos os que estão a atravessar dificuldades devido às condições atmosféricas que vivemos, seja em que zona do país for. Estamos e estaremos sempre na linha de frente para ajudar quem precisa, como é exemplo a campanha em curso liderada pela Fundação Benfica", pode ler-se no final do comunicado do Glorioso.


Modalidades

Polémica na Taça de Portugal! Adversário acusa Benfica de 'oportunismo'

Em causa está uma partida que ficou suspensa e emblema em questão defende que águias estão a agir de forma propositada e em má fé

Na sequência de uma decisão tomada pela Federação, adversário da Taça de Portugal deixa duro ataque contra o Benfica
Na sequência de uma decisão tomada pela Federação, adversário da Taça de Portugal deixa duro ataque contra o Benfica

09 Fev 2026 | 08:30 |

Icon Comentário0

A Associação Artística de Avanca emitiu um comunicado onde deixa duras críticas ao Benfica e à Federação de Andebol de Portugal. Em causa está a eliminação, na secretaria, da formação nortenha, depois de o encontro da Taça de Portugal, entre os dois clubes, ter sido suspenso devido ao mau tempo.


Segundo a nota publicada pelo clube de Estarreja, a entidade acusa a FAP de não compreender a situação climatérica que tem assolado a região. No entanto, o mais grave são as acusações feitas ao Benfica, afirmando que os atletas encarnados simularam quedas no pavilhão.


"Desde o início do jogo que se percebeu que a equipa do Benfica não queria disputar a partida. Chegaram ao ponto de simular quedas decorrentes de presumíveis escorregadelas. Temos imagens que comprovam todo esse teatro para forçar a interrupção da partida", pode ler-se na nota publicada nas redes sociais.


"O oportunismo da equipa do Benfica a partir dessa posição da federação foi evidente", acrescentou o Avanca, acusando o Clube da Luz de tirar proveito da situação da equipa de Estarreja para alcançar uma qualificação para os oitavos de final da Taça de Portugal sem disputar a partida em questão.

"Consideramos ser vergonhosa a atitude do Benfica, querendo ganhar o jogo com expedientes de secretaria – veja-se a rapidez com que publicaram a passagem à fase seguinte da prova", contém a mesma nota, que termina com um alerta: "O andebol é uma modalidade transversal ao nosso território e não apenas uma coutada particular de três ou quatro clubes", escreveu por fim o Avanca.



Modalidades

Jogo do Benfica interrompido quando águias estavam a vencer por 4-2

Caberá agora à Federação, em conjunto com os clubes em causa, definir uma nova data para os 55 minutos que ainda falta disputar

Encontro entre a Artística de Avanca e o Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal de andebol foi suspenso devido às condições do piso
Encontro entre a Artística de Avanca e o Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal de andebol foi suspenso devido às condições do piso

05 Fev 2026 | 10:57 |

Icon Comentário0

O encontro entre a Artística de Avanca e o Benfica dos 16 avos de final da Taça de Portugal de andebol foi suspenso devido às condições do piso. Caberá agora à Federação da modalidade, em conjunto com os clubes, definir uma nova data para os 55 minutos que falta disputar.


No momento da interrupção, e por razões de segurança dos jogadores, as águias já lideravam por 4-2, num encontro que tinha sido transferido do Pavilhão Adelino Dias da Costa, em Avanca, para o Multiusos de Estarreja, precisamente devido às condições inadequadas do primeiro local. A mudança inicial acabou por não resolver o problema.


Esta é a segunda vez em menos de dois meses que a equipa encarnada vê um encontro ser suspenso. A primeira situação ocorreu no Campeonato Placard, diante do Gaia, quando as condições do piso também se revelaram problemáticas e impossibilitaram a continuação do mesmo.


Na altura, quando os anfitriões lideravam por 15-12, a equipa de arbitragem decidiu suspender a partida devido ao piso escorregadio causado pela humidade. No entanto, rapidamente se encontrou uma solução e o jogo foi retomado a apenas 650 metros de distância, no Pavilhão Municipal Fernando Gomes, permitindo que a partida terminasse com um empate (30-30).

O emblema da Luz - que vai perder Gustavo Capdeville - procura vencer a prova rainha pela sétima vez no seu historial. A última conquista aconteceu na temporada desportiva de 2017/18 num triunfo na final frente ao Sporting por 31-24. A turma encarnada era comandada por Carlos Resende, atual técnico do Póvoa.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


De regresso a Portugal, Pilar do Benfica aborda planos futuros: "Pode dizer-se que..."
Modalidades

De regresso a Portugal, Pilar do Benfica aborda planos futuros: "Pode dizer-se que..."

04 Fev 2026 | 17:46

Icon Comentário0
De regresso ao Benfica, pilar de Portugal aborda futuro: "O meu percurso..."
Modalidades

De regresso ao Benfica, pilar de Portugal aborda futuro: "O meu percurso..."

03 Fev 2026 | 15:52

Icon Comentário0
Oficial! Goleador renova contrato com o Benfica até 2028
Modalidades

Oficial! Goleador renova contrato com o Benfica até 2028

26 Jan 2026 | 14:59

Icon Comentário0