Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na noite de terça-feira, 4 de fevereiro, Leonardo Jardim, que chegou a ser apontado ao Benfica, foi anunciado como novo treinador do Cruzeiro. O clube brasileiro oficializou a contratação através de uma publicação na rede social X, deixando uma menagem juntamente com uma imagem do timoneiro. “Que seja uma trajetória de muito sucesso e conquistas”, escreveu o emblema canarinho.
O contrato do treinador português está previsto para ser cumprido até o final de 2026 e terá início imediato, após o emblema de Minas Gerais demitir o antigo selecionador brasileiro, Fernando Diniz. A comando do Cruzeiro, o treinador vai encontrar um ex-Benfica que não teve muito sucesso na Europa, mas que é ovacionado no futebol brasileiro. Trata-se de ‘Gabigol’, que migrou para a equipa azul e branca e fará sua primeira época em Minas Gerais.
Leonardo Jardim, que já chegou a ser apontado como substituto de Roger Schmidt no Benfica no começo da época, embarca agora para um novo país em seu currículo. Desta vez, o treinador, que já comandou clubes em França, nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita, irá rumar a um novo continente e continuar a sua carreira no Brasil.
O treinador junta-se a Abel Ferreira, Pedro Caixinha e Pepa e torna-se o quarto técnico português a comandar uma equipa da primeira divisão nesta época. Vale lembrar que outros treinadores portugueses já passaram pelo Brasil anteriormente e fizeram história, como o antigo timoneiro do Benfica, Jorge Jesus.
Além do técnico apontado ao Clube da Luz, António Vieira, José Barros e Diogo Dias irão embarcar nesta viagem ao Brasileirão. O último trabalho de Leonardo Jardim foi no Al Ain, onde só comandou a equipa por 13 jogos, somando cinco vitórias, quatro derrotas e quatro empates.
Veja aqui a publicação no X do Cruzeiro:
Atleta só chegou ao Glorioso no mercado de inverno, mas no primeiro jogo a titular, a sua presença causou logo impacto nas dinâmicas das águias
|
0Manu Silva, que chegou ao Benfica durante o mercado de inverno, proveniente do Vitória de Guimarães, apenas precisou de dois jogos para ser lançado a titular na equipa do Benfica. A estreia no onze do camisola 16 das águias aconteceu no passado domingo, 2 de fevereiro, no triunfo contra o Estrela da Amadora, por três bolas a duas. No final da partida com os tricolores, Bruno Lage não escondeu o agrado perante a exibição da nova águia, que somou números impressionantes.
Bruno Lage - Parece que jogava connosco há algum tempo
O jovem médio, que custou qualquer coisa como 12 milhões de euros ao Glorioso, mostrou uma incrível capacidade de resposta. Manu Silva, no seu primeiro jogo a titular, demonstrou um à vontade em campo, dando a falsa sensação de que não estava no Clube da Luz há pouco tempo, mas sim há já muitos anos. O novo Benfiquista mostrou um raciocínio rápido na hora de colocar o esférico na pessoa certa.
Foi bastante comum ver o atleta de 23 anos a realizar variados lances em apenas um ou dois toques, mostrando uma grande rapidez de decisão no passe. No estádio José Gomes, as estatísticas mostram que o novo atleta efetuou cerca de 50% dos passes ao primeiro toque, ou seja 25 dos 50 passes no total. Além disso, Manu Silva concretizou mais 16 passes apenas dando dois toques na bola antes de a soltar para outro companheiro de equipa.
O médio teve uma eficácia de 86% nos passes que efetuou, tendo realizado um total de 33 para a frente, criando várias oportunidades de golos para os seus colegas de equipa. Nos dois passes considerados progressivos (que encurtam a distância para a baliza adversária), Manu ainda conseguiu realizar uma assistência para o golo apontado por Vangelis Pavlidis. O jovem ainda tem muito que crescer, mas estes números mostram que irá dar muitas alegrias aos Benfiquistas.
Manu Silva - Estreia a titular com uma boa vitória numa deslocação difícil. Vamos, Benfica
Antigo jogador do Benfica, desde que saiu da Catedral no passado mercado de verão, tem sido uma figura de destaque do Al Hilal
|
0Marcos Leonardo está em altas desde que saiu do Benfica. Antes do triunfo do Al Hilal no jogo de ontem contra o Persepolis, o avançado estava há oito jogos consecutivos a marcar golos pelo emblema comandado por Jorge Jesus. No entanto, o atacante ficou em branco no embate da passada terça-feira, tendo sido substituído no início da segunda parte pelo antigo timoneiro do Benfica.
O brasileiro que conquistou o prémio de melhor jogador do mês do campeonato saudita esteve em campo durante 63 minutos, dando lugar a Abdullah Al-Hamdan. O jogador não participou de nenhum dos quatro golos marcados pelo clube azul e branco na vitória válida para a Champions League asiática.
Por outro lado, apesar de Marcos Leonardo não ter marcado, quem deixou o seu contributo na partida de ontem foi outro jogador formado na Luz. João Cancelo marcou o segundo golo da noite e ainda assistiu Salem Al-Dawsari. O lateral direito marcou com um remate de fora da área, sem hipóteses para o guarda-redes da equipa iraniana.
Assim, o menino da vila chega ao fim da sequência de oito jogos consecutivos a marcar e somou o primeiro confronto no ano de 2025 sem anotar um tento no marcador. Ao todo, no presente ano o craque soma sete jogos e 10 golos, com a camisola 11.
Vale lembrar, que Marcos Leonardo rumou, esta temporada, para o Al Hilal. O avançado brasileiro - atualmente avaliado por 20 milhões de euros - tem assumido um maior protagonismo nos últimos embates. Ao todo, alinhou em 22 partidas com a camisola do emblema saudita: seis na Liga dos Campeões asiática, 13 na Liga Arábia Saudita e três na King's Cup. O ponta-de-lança conta, já, com 1.613 minutos e 16 golos apontados.
Com antigo jogador do Clube da Luz a faturar, o emblema turco triunfou sobre o Kirklarelispor, em duelo válido pela Turkiye Kupasi
|
0O Besiktas jogou em casa, na noite da passada terça-feira, 4 de fevereiro, contra o Kirklarelispor, em duelo válido pela Turkiye Kupasi. A equipa dos ex-Benfica triunfou por 2-0 contra os verdes e brancos e contou com a ajuda de João Mário para apontar um dos golos, que confirmou a vitória do emblema turco.
O antigo camisola 20 do Clube da Luz foi o autor do segundo golo da equipa preta e branca na partida de ontem. O médio centro - avaliado em 2,8 milhões de euros – marcou com o pé direito dentro da pequena área, após um cruzamento açucarado de Milot Rashica, com o internacional português a precisar apenas encostar a bola para o fundo das redes.
João Mário, vale destacar, começou mesmo a partida a titular, apesar de ainda não ter conseguido afirmar-se com a camisola do Besiktas. Gedson Fernandes entrou no início da segunda parte, aos 63 minutos, para ajudar no triunfo, enquanto Rafa Silva não esteve presente dentro das quatro linhas. O antigo camisola 17 esteve sequer à disposição de Ole Gunnar Solskjaer no banco de suplentes.
Apesar do bom desempenho ontem, vale lembrar que o emblema preto e branco vem de um resultado muito negativo contra o Twente, que resultou na eliminação da Liga Europa. Na Turkiye Kupasi, o Besiktas assume a liderança do grupo D, com duas vitórias em dois jogos.
O clube turco está numa situação complicada na Super Lig e pode considerar estar fora da disputa pelo título, já que está a 25 pontos do líder Galatasaray e a 19 do segundo colocado, o Fenerbahçe de José Mourinho. Entretanto, a eliminação da UEFA Europa League pode ser vista como motivo para a equipa mudar o foco, apontando agora a uma vaga nas competições europeias do próximo ano.
Confira aqui o golo do ex Benfica, João Mário: