
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
O Benfica partilhou um comunicado, no site oficial, esta segunda-feira, 24 de fevereiro, onde convoca para a última sessão da Assembleia Geral Extraordinária de Revisão Estatutária. Através de uma nota escrita por José Pereira da Costa, presidente da MAG, os encarnados apontam para o dia 8 de março como data para a nova reunião.
"A Mesa informa que foi marcada para o dia 8 de março de 2025, com início às 9h30 e encerramento às 22h30, a última sessão da Assembleia Geral Extraordinária de Revisão Estatutária, que terá como ponto único da ordem de trabalhos a votação da proposta final de revisão dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica", pode-se ler no primeiro ponto do comunicado oficial do Clube.
Sport Lisboa e Benfica: A Mesa informa que foi marcada para o dia 8 de março de 2025, com início às 9h30 e encerramento às 22h30, a última sessão da Assembleia Geral Extraordinária de Revisão Estatutária
As águias aproveitam para esclarecer que a proposta final está publicada no site do Clube (podendo ser consultada AQUI). Além disso, o Benfica deu conta do cumprimento de todos os formalismos, à margem das notícias que apontavam para ilegalidades na proposta dos Estatutos.
"Ao longo do processo de revisão dos Estatutos, certamente o mais participado da história do nosso Glorioso Clube, a Mesa assegurou o cumprimento de todos os formalismos, quer os legais, quer os estatutários, quer os que constam na metodologia aprovada em 16 de junho de 2024, no respeito integral pela vontade dos sócios do Sport Lisboa e Benfica, tendo sido garantida a participação de todos os que entenderam colaborar na formulação da proposta final", escreveu José Pereira da Costa no comunicado.
"Neste enquadramento, sublinhamos um facto que resulta evidente do processo que caminha para o seu epílogo: os sócios do Sport Lisboa e Benfica, enquanto "poder constituinte" primário e secundário, no respeito pelo modelo associativo que vigora em Portugal, são soberanos nas opções que tomam, cabendo, nesta fase, passar ao momento deliberativo final", concluiu, assim, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica.
Confira, na íntegra, o comunicado do Benfica:
"1. A Mesa informa que foi marcada para o dia 8 de março de 2025, com início às 9h30 e encerramento às 22h30, a última sessão da Assembleia Geral Extraordinária de Revisão Estatutária, que terá como ponto único da ordem de trabalhos a votação da proposta final de revisão dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica;
2. A proposta final encontra-se publicada no site do Clube, tendo sido, depois de votada na generalidade e na especialidade, objeto de consulta pública durante 30 dias – que terminaram no passado dia 16 de fevereiro;
3. Ao longo do processo de revisão dos Estatutos, certamente o mais participado da história do nosso Glorioso Clube, a Mesa assegurou o cumprimento de todos os formalismos, quer os legais, quer os estatutários, quer os que constam na metodologia aprovada em 16 de junho de 2024, no respeito integral pela vontade dos sócios do Sport Lisboa e Benfica, tendo sido garantida a participação de todos os que entenderam colaborar na formulação da proposta final;
4. Neste enquadramento, sublinhamos um facto que resulta evidente do processo que caminha para o seu epílogo: os sócios do Sport Lisboa e Benfica, enquanto "poder constituinte" primário e secundário, no respeito pelo modelo associativo que vigora em Portugal, são soberanos nas opções que tomam, cabendo, nesta fase, passar ao momento deliberativo final.
José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica"
Presente na apresentação oficial de Martim Mayer, antigo futebolista dos vermelhos e brancos falou da importancia dos adeptos escolherem um líder adequado
|
Dias depois de ter sido confirmado como apoiante a candidatura de Martim Mayer, que foi apresentada na passada quarta-feira, 9 de julho, António Simões, lenda do Benfica, deixou um apelo aos candidatos. Ao discursar, o antigo futebolista frisou que nenhum dos nomes que estã na corrida se deve esquecer do mais importante: o Glorioso.
António Simões: “O Benfica precisa da fatia de gente crítica”
Convidado a discursar na cerimónia que serviu de apresentação à candidatura de Martim Mayer, um dos cinco nomes oficiais para as eleições, o antigo capitão do Benfica afastou o clima de hostilidade: “Saudar todos os outros candidatos. Nenhum candidato pode cair na tentação de ser adversário. Adversários já temos muitos”.
De seguida, o antigo camisola 11 e ex campeão europeu pelos vermelhos e brancos frisou que o Clube da Luz precisa da liderança de alguém capaz de ajudar os encarnados a chegarem longe: “O Benfica precisa da fatia de gente crítica e é assim que se cresce e se chega à glória. Não venho aqui mendigar votos”.
António Simões: “Acredito que o Benfica precisa do Martim e da equipa dele”
No final do seu discurso, António Simões salientou, com o respeito pelos restantes candidatos, que Martim Mayer é a escolha mais adequada para o cargo de presidente: “Assumo aqui o compromisso público de que estamos perante gente decente e com paixão. Isso assumo. Acredito que o Benfica precisa do Martim e da equipa dele. Felicidades”
Vale recordar que António Simões assumiu o seu apoio a Martim Mayer face à ligação que teve com o avô do candidato, que foi presidente do Benfica quando o futebolista foi capitão das águias. Martim Mayer é um dos cinco nomes oficiais das eleições para 25 de outubro. Além do empresário, os restantes nomes são João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Cristóvão Carvalho e Rui Costa.
Em reação à decisão feita pelo atual presidente do Glorioso, candidato apontou que o mesmo não ganha nada em entrar na corrida, deixando algumas críticas
|
Durante o dia de hoje, Rui Costa anunciou que vai entrar na corrida eleitoral de 25 de outubro, que visa o cargo de presidente do Benfica. Na sequência das suas declarações, João Noronha Lopes veio a terreno reagir à decisão feita pelo dirigente máximo do Clube da Luz, onde deixou algumas críticas.
João Noronha Lopes: “Especialmente, porque em 4 anos pouco se fez”
Tal como João Diogo Manteigas, o candidato começou por ‘aplaudir’ a decisão feita por Rui Costa, que manteve-se em silêncio sobre o tema durante várias semanas, afirmando que estava focado no Glorioso: “Saúdo democraticamente o anúncio de candidatura feito esta tarde por Rui Costa”.
Numa publicação feita na rede social X, o candidato, que também já tinha concorrido às eleições de 2020, frisou que concorda com o dirigente num determinado aspecto que o mesmo proferiu no seu anúncio: “E concordo com uma afirmação. Sim, “é preciso fazer o que ainda não foi feito” - especialmente, porque em 4 anos pouco se fez”.
João Noronha Lopes: “O futuro do Benfica exige uma liderança que recupere a identidade de um Benfica ganhador6"
Na mesma publicação, João Noronha Lopes frisa que o atual presidente do Benfica teve mais do que tempo para mostrar o seu devido valor, afirmando que agora é necessário haver algumas alterações: “Não faltaram oportunidades a Rui Costa. Agora é tempo de mudança”
“O futuro do Benfica exige uma liderança que recupere a identidade de um Benfica ganhador e respeitado dentro e fora de campo”, concluiu João Noronha Lopes, um dos cinco candidatos oficiais às eleições de 25 de outubro. Além do gestor e de Rui Costa, os Benfiquistas poderão escolher entre os nomes de João Diogo Manteigas, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho.
Confira aqui a publicação de João Noronha Lopes:
Na sequência das declarações proferidas pelo atual dirigente dos vermelhos e brancos, candidato foi o primeiro a partilhar a sua opinião sobre tema
|
Nas últimas horas, Rui Costa confirmou o que há muito os Benfiquistas esperavam: a sua recandidatura à presidência do Clube da Luz. Na sequência do anúncio feito pelo atual dirigente das águias, João Diogo Manteigas, também ele candidato, foi o primeiro a reagir às palavras do antigo maestro do Benfica.
João Diogo Manteigas: “Saudamos a confirmação da recandidatura do presidente Rui Costa”
Num vídeo que partilhou, o advogado, que foi o primiero a revelar que iria ser candidato às eleições, agendadas para 35 de outubro, começou por dar as ‘boas-vindas’ ao mais recente nome que vai integrar o boletim de voto: “Saudamos a confirmação da recandidatura do presidente Rui Costa”.
De seguida, o líder da candidatura Benfica Vencerá mostrou-se na expectativa de poder vir a debater com Rui Costa, as visões que o mesmo tem para o futuro do Glorioso: “Certamente nos próximos tempos existirão oportunidades para em debates esclarecer os benfiquistas das diferenças entre os diversos projetos que vão a votos em outubro”.
Vale lembrar que, quando anunciou a sua entrada no ato eleitoral, Rui Costa frisou que está inteiramente comprometido com o Clube da Luz: “Assumo à Benfica que sou recandidato a presidente do Sport Lisboa e Benfica. Porque juntos ultrapassámos o Cabo das Tormentas e garantimos estabilidade. Oportunamente apresentarei a minha candidatura, a minha equipa e o nosso projeto de futuro para o nosso mandato”.
Recorde-se, que João Diogo Manteigas foi o primeiro de cinco candidatos a mostrar intenção de ocupar o cargo de presidente do Benfica. Além do advogado de 43 anos e de Rui Costa, João Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho são os outros nomes que vão estar presentes nas eleições de 25 de outubro.