Logotipo Glorioso 1904
Tiago Godinho
Biografiado Autor

A CATEDRAL DA LUZ

01 Dez 2023 | 10:35

Icon Comentário0
Tiago Godinho

A CATEDRAL DA LUZ

No dia de hoje, comemoramos os 69 anos da inauguração do antigo estádio do Sport Lisboa e Benfica

No dia de hoje, comemoramos os 69 anos da inauguração do antigo estádio do Sport Lisboa e Benfica. Dia 01 de Dezembro de 1954 ficará para sempre na memória dos Benfiquistas, depois de anos a andar com a casa às costas após a expropriação do antigo campo das Amoreiras, finalmente o Sport Lisboa e Benfica voltou a ter um espaço para desenvolver a sua principal atividade, o futebol.

Estádio construído com a astúcia de dirigentes e com abnegação e trabalho dos associados do Sport Lisboa e Benfica. Coincidência ou não, no dia 01 de Dezembro de 1954 o Sport Lisboa e Benfica tinha como palmarés, no futebol, o seguinte pecúlio:

7 Campeonatos nacionais;


3 Campeonatos de Portugal (prova que antecedeu a Taça de Portugal);

7 Taças de Portugal


Vinte anos depois, em 1974 o palmarés do Sport Lisboa e Benfica era:

1 Taça Latina

2 Taças dos Campeões Europeus

20 campeonatos nacionais (conquistados + 13 em 20 anos)

15 Taças de Portugal (conquistadas + 8 em 20 anos)

Um estádio construído com a dignidade que o Sport Lisboa e Benfica merecia, mas projetado para o futuro, com espaço para garantir o seu crescimento e criar à sua volta as infraestruturas necessárias para o desenvolvimento sustentado da atividade desportiva do Sport Lisboa e Benfica.

Hoje e sempre, seja concedida a honra e glória a todos os dirigentes e associados do clube que contribuíram para que o Estádio da Luz, inaugurado em 1954, 50 anos depois da fundação do clube, fosse uma realidade tendo dessa forma sido peça fulcral para o domínio do desporto em Portugal do clube desportivo mais amado no país.

Neste dia especial nunca esquecer as sábias e míticas palavras do Presidente Joaquim Ferreira Bogalho, o Presidente do Estádio:

“O Benfica merece um estádio digno, mas... o Estádio será o que os Benfiquistas quiserem e conseguirem. Nem mais, nem menos. Será construído por fases, à medida que os Benfiquistas forem contribuíndo. Quanto mais contribuirem, mas rápido terão o Estádio. Quando for inaugurado, terá de estar pago! Não deixarei encargos, nem um tostão de divida, para os Corpos Gerentes seguintes.”

“De uma semana para a outra, de uma jornada para a seguinte, só mudam as cores dos equipamentos. O anti-Benfica é o mesmo. Vão criar-nos dificuldades. Depende se conseguem sair-se bem. E depende de vocês darem “cabo deles!”

“Respeitem, sempre, o dinheiro do Clube. É dinheiro de gente simples e humilde. É dinheiro do esforço de gente pobre que dá, porque gosta muito do Benfica. Sirvam-no. Não se sirvam dele! Depois do trabalho, jogo ou da competição, fiquem com a consciência tranquila! O Benfica é um Clube de gente laboriosa. Que merece ser respeitada por quem nele trabalha e do qual, recebe! Lembrem-se!”

Os exemplos destes dirigentes e associados são uma herança que devemos preservar e alimentar, o Sport Lisboa e Benfica só é o gigante que hoje todo o Mundo reconhece pelo trabalho humilde e abnegado dos seus sócios e dirigentes do passado, cabe a cada um nós saber respeitar este legado e perpetuá-lo no presente e futuro para em 2054 quando comemorarmos o centenário da sua inauguração, possamos com orgulho afirmar que mantivemos vivo o espírito daqueles, os Ases (os sócios) que tanto nos honraram no Passado.

Concluo felicitando o “Glorioso 1904”, nas pessoas dos seus colaboradores, pelo seu primeiro ano de vida, espaço de jornalismo focado na realidade do Sport Lisboa e Benfica com quem no último ano tenho colaborado, um agradecimento particular ao Bernardo Alegra pelo convite, e onde as premissas do clube são respeitadas sem desvios: pluralidade, liberdade e Benfiquismo.

Longa vida para o Glorioso 1904, que possa noticiar todos os anos, esperamos nós, as diversas conquistas desportivas e associativas do Sport Lisboa e Benfica!

Viva o Sport Lisboa e Benfica!


+ opinião
Tiago Godinho
Nuno Campilho

28 Fev 2024 | 08:00

Icon Comentário0

AI DESTINO, AI DESTINO...

Calma... Tony só há um, o Carreira e mais nenhum (embora o Herman José possa questionar esta minha certeza).

+ opinião
Nuno Campilho

AI DESTINO, AI DESTINO...

Calma... Tony só há um, o Carreira e mais nenhum (embora o Herman José possa questionar esta minha certeza).

28 Fev 2024 | 08:00

Icon Comentário0
Bernardo Alegra

DOZE DESEJOS PARA OS 120 (PARTE 1)

Hoje faz 120 anos da primeira pedra do Sport Lisboa e Benfica.

28 Fev 2024 | 06:15

Icon Comentário0
Nuno Campilho

DEUS DÁ NOZES A QUEM NÃO TEM DENTES...

... e o poder de assobiar a quem não tem mentes!

21 Fev 2024 | 07:55

Icon Comentário0

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER