Tiago Godinho
Biografiado Autor

01 Dez 2023 | 09:35

Icon Comentário 0
Tiago Godinho

No dia de hoje, comemoramos os 69 anos da inauguração do antigo estádio do Sport Lisboa e Benfica


No dia de hoje, comemoramos os 69 anos da inauguração do antigo estádio do Sport Lisboa e Benfica. Dia 01 de Dezembro de 1954 ficará para sempre na memória dos Benfiquistas, depois de anos a andar com a casa às costas após a expropriação do antigo campo das Amoreiras, finalmente o Sport Lisboa e Benfica voltou a ter um espaço para desenvolver a sua principal atividade, o futebol.


Estádio construído com a astúcia de dirigentes e com abnegação e trabalho dos associados do Sport Lisboa e Benfica. Coincidência ou não, no dia 01 de Dezembro de 1954 o Sport Lisboa e Benfica tinha como palmarés, no futebol, o seguinte pecúlio:


7 Campeonatos nacionais;

3 Campeonatos de Portugal (prova que antecedeu a Taça de Portugal);

7 Taças de Portugal

Vinte anos depois, em 1974 o palmarés do Sport Lisboa e Benfica era:

1 Taça Latina

2 Taças dos Campeões Europeus

20 campeonatos nacionais (conquistados + 13 em 20 anos)

15 Taças de Portugal (conquistadas + 8 em 20 anos)

Um estádio construído com a dignidade que o Sport Lisboa e Benfica merecia, mas projetado para o futuro, com espaço para garantir o seu crescimento e criar à sua volta as infraestruturas necessárias para o desenvolvimento sustentado da atividade desportiva do Sport Lisboa e Benfica.

Hoje e sempre, seja concedida a honra e glória a todos os dirigentes e associados do clube que contribuíram para que o Estádio da Luz, inaugurado em 1954, 50 anos depois da fundação do clube, fosse uma realidade tendo dessa forma sido peça fulcral para o domínio do desporto em Portugal do clube desportivo mais amado no país.

Neste dia especial nunca esquecer as sábias e míticas palavras do Presidente Joaquim Ferreira Bogalho, o Presidente do Estádio:

“O Benfica merece um estádio digno, mas... o Estádio será o que os Benfiquistas quiserem e conseguirem. Nem mais, nem menos. Será construído por fases, à medida que os Benfiquistas forem contribuíndo. Quanto mais contribuirem, mas rápido terão o Estádio. Quando for inaugurado, terá de estar pago! Não deixarei encargos, nem um tostão de divida, para os Corpos Gerentes seguintes.”

“De uma semana para a outra, de uma jornada para a seguinte, só mudam as cores dos equipamentos. O anti-Benfica é o mesmo. Vão criar-nos dificuldades. Depende se conseguem sair-se bem. E depende de vocês darem “cabo deles!”

“Respeitem, sempre, o dinheiro do Clube. É dinheiro de gente simples e humilde. É dinheiro do esforço de gente pobre que dá, porque gosta muito do Benfica. Sirvam-no. Não se sirvam dele! Depois do trabalho, jogo ou da competição, fiquem com a consciência tranquila! O Benfica é um Clube de gente laboriosa. Que merece ser respeitada por quem nele trabalha e do qual, recebe! Lembrem-se!”

Os exemplos destes dirigentes e associados são uma herança que devemos preservar e alimentar, o Sport Lisboa e Benfica só é o gigante que hoje todo o Mundo reconhece pelo trabalho humilde e abnegado dos seus sócios e dirigentes do passado, cabe a cada um nós saber respeitar este legado e perpetuá-lo no presente e futuro para em 2054 quando comemorarmos o centenário da sua inauguração, possamos com orgulho afirmar que mantivemos vivo o espírito daqueles, os Ases (os sócios) que tanto nos honraram no Passado.

Concluo felicitando o “Glorioso 1904”, nas pessoas dos seus colaboradores, pelo seu primeiro ano de vida, espaço de jornalismo focado na realidade do Sport Lisboa e Benfica com quem no último ano tenho colaborado, um agradecimento particular ao Bernardo Alegra pelo convite, e onde as premissas do clube são respeitadas sem desvios: pluralidade, liberdade e Benfiquismo.

Longa vida para o Glorioso 1904, que possa noticiar todos os anos, esperamos nós, as diversas conquistas desportivas e associativas do Sport Lisboa e Benfica!

Viva o Sport Lisboa e Benfica!


+ opinião
+ opinião
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

Apontamento Vermelho e Branco: Unidos para ser temidos

A prova de que a culpa é estrutural é que uma ‘chicotada psicológica’ costuma dar um ânimo que muda muita coisa. No Benfica, nem o nome Mourinho o consegue.

31 Out 2025 | 03:00

Icon Comentário0
Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo

Dependentes da criatividade individual e do brilhantismo do Deus grego!

Um Benfica que não soube corresponder ao favoritismo durante os primeiros 45 minutos, só ganhou vida depois das primeiras alterações efetuadas por José Mourinho

30 Out 2025 | 00:13

Icon Comentário0
Nuno Campilho
Nuno Campilho

Entre a continuidade da mudança e a mudança da continuidade…

A forma como os sócios votarem dirá muito sobre o que valorizam: a continuidade de um modelo que lhes garantiu estabilidade ou a coragem de abrir uma nova era.

29 Out 2025 | 03:07

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER