
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A menos de uma hora do arranque oficial do encontro que poderá dar a conhecer o novo campeão nacional, dois nomes que vão estar debaixo dos holofotes. São eles Vangelis Pavlidis e Viktor Gyokeres, os dois goleadores que atuam pelo Benfica e Sporting respetivamente. No espírito do dérbi, a imprensa fez um rescaldo do impacto dos dois jogadores.
Num estudo publicado num artigo do jornal A Bola, tanto o avançado grego, como o sueco, são vistos como peças fundamentais nos sistemas táticos de Bruno Lage e Rui Borges. Na antecâmara do encontro entre os dois rivais, o camisola 9 dos leões parte para o jogo com o estatuto de melhor marcador, com 38 golos em 32 jornadas realizadas, mais 20 tentos certeiros do que o camisola 14 das águias, que surge no 2.º lugar da corrida pela Bota de Prata.
No entanto, não é possível fazer uma comparação direta entre os dois atletas, uma vez que, do lado do Benfica, apesar de ser o melhor marcador da equipa, as águias não mostram total dependência dos contributos do grego. Ao passo que, para os lados de Alvalade, o leão necessita que o sueco realize sempre os 90 minutos em campo.
Apesar da discrepância nos números individuais, o rendimento de Pavlidis subiu em flecha no início de 2025 e o rendimento tem sido consistente desde então. Só no último mês, em abril, o grego alcançou os mesmos números que o rival leonino e com menos minutos em campo. Ambos contam com oito contribuições diretas para o Campeonato Nacional.
O rendimento do camisola 14 na sua época de estreia pelo Benfica teve um arranque promissor na pré temporada, que acabou por ser ofuscado pela ausência de golos durante os primeiros meses de competição. Na primeira metade da prova de regularidade, o grego apenas apontou quatro golos em 14 jogos. Por outro lado, em 2025, a História foi completamente diferente, Pavlidis assinou 14 golos em 14 duelos, com destaque o hat-trick que apontou frente ao Porto (4-1), no Dragão.
Dois avançados muito importantes para as respectivas equipas. Apesar da discrepância no que diz respeito aos números individuais, Pavlidis mostra estar à altura de Gyokeres. Fica apenas uma questão no ar: Quem irá ser o herói do dérbi? Recorde-se, que o encontro a contar para a 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic, está agendada para as 18h00 de sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz e vai contar com a arbitragem de João Pinheiro.
Compatriota de Pavlidis surgiu no radar do emblema da Luz, mas tinha outro pretendente, que agora afasta-se da corrida pelo grego
|
Giannis Konstantelias pode ficar mais perto de ser reforço do Benfica. O futebolista grego, ao que tudo indica, não quer rumar ao Zenit, que entrou na corrida mais recentemente. Quem dá essa garantia é mesmo o empresário do compatriota de Vangelis Pavlidis, que abordou o futuro do craque do PAOK.
Leonidas Athanasoulas, empresário do futebolista grego, prestou declarações à imprensa internacional, garantindo que o médio associado ao Benfica não irá trocar o PAOK pelo Zenit no próximo verão: “Giannis [Konstantelias] não tenciona deixar o PAOK e juntar-se a um clube do campeonato russo”.
É importante referir que, o compatriota de Pavlidis não é um nome recente no radar do Benfica. Rui Costa já tinha tentado uma contratação do grego, no passado, no entanto, o PAOK fechou portas a uma saída de Giannis Konstantelias. Ainda assim, o médio não deixou de estar ‘debaixo de olho’ dos dirigentes da Luz.
Vale a pena recordar que, o próximo mercado de verão pode prometer várias mudanças no plantel do Benfica, especialmente no meio-campo. Isto porque a continuidade de Renato Sanches é uma dúvida, face à mais recente lesão do português. Além disso, Florentino tem sido apontado a uma saída, tendo os italianos, com principal destaque para a Juventus, atentos à situação do craque encarnado. Kokçu, também, já foi associado ao Liverpool por diversas ocasiões.
Na presente temporada desportiva, ao serviço do PAOK, Giannis Konstantelias - atualmente avaliado em 17 milhões de euros - marcou presença em 46 embates: 11 na Liga Europa, quatro na Liga dos Campeões (qualificação), 28 na Liga grega e ainda três na Taça da Grécia. Nos 3.247 minutos disputados dentro das quatro linhas, o médio de 21 anos, alvo do Benfica, apontou 10 golos, tendo contribuído ainda com uma assistência.
Clube enviou olheiros para o Estádio da Luz, onde irá decorrer o Dérbi decisivo do Campeonato Nacional, tendo a mira apontado ao lateral
|
Álvaro Carreras continua a ser um dos alvos prioritários do Real Madrid e, nesse sentido, os espanhóis vão marcar presença na bancadas do Estádio da Luz no Benfica - Sporting, que vai acontecer hoje. Os merengues vão ter olheiros na Catedral para acompanhar e avaliar a exibição do defesa-esquerdo no Dérbi decisivo.
De acordo com informações adiantadas pelo jornal Record, o gigante espanhol é um dos principais pretendentes de Álvaro Carreras, pelo que Florentino Pérez enviou olheiros para Portugal. Assim sendo, o Benfica – Sporting vai contar com uma presença especial vinda diretamente do país vizinho.
Importa referir que, o Real Madrid não é o único clube europeu atento ao lateral-esquerdo do Benfica. O Manchester United, o Barcelona, o Liverpool, o Atlético de Madrid são outros tubarões que não tiram os olhos de Carreras, podendo avançar com possíveis negociações no próximo mercado de transferências.
Vale recordar que, Rui Costa tem uma estratégia para resistir a este assédio europeu. Uma renovação de contrato de Álvaro Carreras está em cima da mesa do Presidente do Benfica, que não está disposto a ‘abrir mão’ do espanhol, que tem sido peça-chave de Bruno Lage nesta época desportiva.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 47 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e quatro na Taça de Portugal. Nos 4.091 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou quatro golos e fez cinco assistências, sendo uma das figuras do conjunto orientado por Bruno Lage.
Emblemas transalpinos estão ‘loucos’ com o jovem futebolista, que estará mais próximo de uma eventual saída no final da temporada, sendo que Itália passa a ser
|
Depois de se ter conhecido o interesse da Juventus, além dos ingleses, Gonçalo Ramos despertou as atenções de mais um gigante italiano. O Nápoles está interessado na contratação do avançado, que deixou saudades na Luz, após a saída do Benfica, em 2023. A imprensa internacional garante que o emblema da Serie A está de olho no ponta-de-lança do PSG.
Quem avança esta informação é o portal CaughtOffside. A mesma fonte confirma os interesses dos clubes da Premier League, como o caso do Manchester United, Arsenal, Aston Villa e Newcastle, e ainda da Juventus. No entanto, também, coloca o Nápoles nesta longa lista de pretendentes de Gonçalo Ramos. O ex-Benfica ganhou espaço na turma de Luís Enrique, este ano, face à saída de Mbappé, contudo, ao que tudo indica, está cada vez mais perto de uma saída.
Estas novidades surgem poucos dias depois do PSG ter confirmado a presença na final da Liga dos Campeões. Juntamente com João Neves, Gonçalo Ramos terá a oportunidade de poder festejar um grande título, o primeiro na sua carreira. Relembre-se que, o avançado formado no Benfica Campus abandonou a Luz, no verão após ter conquistado o ‘38’ às ordens, na altura, de Roger Schmidt.
João Neves acabou por seguir as pisadas do compatriota português apenas um ano depois. O jovem médio formado no Seixal foi o grande ‘tema quente’ do mercado de verão passado, tendo trocado o Benfica pelo PSG a troco de 60 milhões de euros, embora tivesse uma cláusula de rescisão de 120 milhões.
Esta temporada, com a camisola do PSG, Gonçalo Ramos - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - foi aposta em 37 partidas: 20 na Ligue 1, 11 na Liga dos Campeões, cinco na Copa da França e uma no Troféu dos Campeões. No total, o antigo goleador do Benfica totaliza 1.498 minutos, tendo marcado 15 golos e concretizado seis assistências