Futebol
Anísio Cabral tem brilhado, mas lenda do Benfica avisa: "Isto não vai suceder sempre assim"
11 Fev 2026 | 12:14
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
31 Mar 2024 | 13:16 |
A história do Benfica-Chaves ficou marcada pelos desperdícios da marca dos 11 metros. O Glorioso triunfou por 1-0 com golo de João Neves, mas a exibição foi globalmente vista como insatisfatória pela imprensa nacional e adeptos dos encarnados em grande parte devido aos três penaltis falhados. Os números de Ángel Di María e Arthur Cabral foram discutidos na comunicação social, assim como a forma como o Benfica 'sente' a falta de um especialista para a conversão de grandes penalidades.
No jornal A Bola, Fernando Urbano escreve que "Arthur Cabral ficou pior na fotografia por ter falhado, anteontem, dois penáltis consecutivos (mas só o segundo contou, porque o primeiro foi invalidado por violação da área de um jogador adversário), porém foi Ángel Di María quem viu piorar um registo sem consonância com o seu estatuto e dimensão futebolística".
O camisola 11 da turma da Luz não conta com um registo positivo no que toca aos penáltis. "Foi o quinto penálti desperdiçado na carreira do internacional argentino (sem contar com eliminatórias desempatadas por grandes penalidades) em 15 tentativas, o que dá uma taxa de conversão de apenas 67 por cento, longe de serem números de um especialista", escreveu o jornalista.
Mesmo tendo sido o primeiro deslize do argentino desde que regressou ao Benfica (marcou 4 antes desse), Arthur Cabral apresenta melhores números. "Em termos absolutos, o brasileiro de 25 anos já bateu 16 penáltis, tendo falhado três (incluindo o segundo com o Chaves, aquele que ficará nos registos), o que se traduz numa taxa de sucesso de 81 por cento", apontou Fernando Urbano.
Quanto ao deslize, apenas dois dos penáltis contaram (o primeiro do avançado canarinho foi invalidado por violação da área de um jogador adversário), mas, segundo o jornalista: "É preciso recuar quase 20 anos para encontrar a última vez que um guarda-redes defendeu dois penáltis num jogo realizado no Estádio da Luz. Foi na 5.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente à Oliveirense, em dezembro de 2004, quando Vítor, guardião da equipa do concelho de Famalicão, parou os remates de Simão Sabrosa e Tomo Sokota".
Uma derrota caseira por 2-1 frente ao Newcastle deixou o clube londrino apenas cinco pontos acima da zona de despromoção
11 Fev 2026 | 15:47 |
O Tottenham anunciou a saída de Thomas Frank, após uma série de resultados negativos na Premier League, incluindo uma derrota caseira por 2-1 que deixou o clube apenas cinco pontos acima da zona de despromoção. Ruben Amorim é um dos nomes apontados ao cargo.
Os spurs iniciaram um processo de procura por um novo treinador, tanto para um nome permanente como para possíveis soluções interinas. Neste contexto, várias opções estão à consideração, com destaque para nomes experimentados e também para candidatos com perfil internacional.
Entre os treinadores apontados como possibilidades surge, além do ex Benfica, também o de Marco Silva. Ruben Amorim, recentemente despedido do Manchester United, aparece entre os nomes referenciados por casas de apostas e observadores de mercado como uma opção, apesar de não ser apontado como principal favorito.
Já o atual treinador do Fulham também figura entre os possíveis alvos dos londrinos. O seu nome tem circulado nas listas de candidatos, numa altura em que o Tottenham pretende trazer um técnico que consiga dar novo rumo ao clube e evitar ainda mais problemas na classificação.
Apesar das opções estarem a ganhar algum destaque na imprensa inglesa e nos mercados de odds, o Tottenham ainda não fez qualquer confirmação oficial sobre contactos concretos ou negociações por Ruben Amorim - que também é apontado ao Benfica -, Marco Silva ou qualquer outro treinador. A decisão final deve surgir nas próximas semanas.
Treinador português, que recentemente deixou o Manchester United, estará na lista de opções para assumir o projeto desportivo das águias
11 Fev 2026 | 14:44 |
O nome de Ruben Amorim tem sido apontado como possível sucessor de José Mourinho no comando técnico do Benfica, caso o atual treinador encarnado venha a sair no final da temporada. A especulação surge no contexto de rumores sobre uma possível saída do atual técnico das águias para assumir o cargo de selecionador nacional depois do Mundial.
Segundo informações avançadas pela ESPN, a Federação Portuguesa de Futebol poderá oferecer ao treinador dos encarnados o posto assim que a competição terminar, independentemente de Portugal vencer ou não o torneio. José Mourinho tem contrato com o Benfica até 2027, mas existe uma cláusula que permite a rescisão de compromisso no final da época mediante o pagamento de uma compensação.
Caso abandone a Luz, a Direção encarnada, liderada por Rui Costa, estaria a considerar a contratação de Ruben Amorim para ocupar o lugar deixado vago. O treinador, que recentemente deixou o Manchester United, estaria na lista de opções para assumir o projeto desportivo do Glorioso.
A experiência em Old Trafford prejudicou a reputação de Ruben Amorim como um dos melhores jovens treinadores da Europa, mas em Portugal continua a gozar de grande prestígio. O técnico passou nove anos no Clube da Luz como jogador e mantém forte apoio entre os dirigentes encarnados.
A escolha de Ruben Amorim é sustentada pelo conhecimento profundo do futebol português e pelo sucesso alcançado ao serviço do Sporting, onde conquistou três campeonatos nacionais em seis temporadas. O facto de o treinador ter representado as águias também é um fator ponderado pela estrutura.
Recentes notícias vindas do estrangeiro sobre o futuro de "Special One" não estão a ter qualquer impacto no dia a dia do Clube encarnado
11 Fev 2026 | 13:34 |
Da imprensa estrangeira chegaram notícias dando conta da provável saída de José Mourinho do Benfica após o Mundial de 2026, ocupando o lugar de selecionador nacional, que pertence a Roberto Martínez. Segundo a ESPN, vai haver um carrosel de treinadores, mas a informação não corresponde a uma realidade tangível.
De acordo com informações do jornal 'A Bola', o futuro do "Special One" não entra no balneário dos encarnados, que está blindado pelo próprio técnico, que pretende estar exclusivamente concentrado no presente e futuro próximo do emblema encarnado.
Vale lembrar que o treinador dos encarnados, de 63 anos, tem mais um ano de contrato, apesar de haver também cláusulas de ambas as partes que permitem uma separação. Uma possível chegada de José Mourinho ao Real Madrid tem sido igualmente especulado.
Com a vitória diante do Alverca, no último domingo, o "Special One" atingiu 18 jogos consecutivos sem derrotas na Liga Portuguesa, uma sequência que corresponde a mais de uma volta inteira do campeonato nacional. As águias estão no terceiro lugar, com 49 pontos.
As águias vão em busca do segundo triunfo seguido já na próxima sexta-feira, dia 13 de fevereiro, às 18h30, frente ao Santa Clara, no Estádio São Miguel. A partida, diante da formação agora orientada por Petit, contará para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Anísio Cabral tem brilhado, mas lenda do Benfica avisa: "Isto não vai suceder sempre assim"
11 Fev 2026 | 12:14