
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jean-Clair Todibo, antigo jogador do Benfica, pode dar uma 'mãozinha' a Rui Costa no que toca à permanência de António Silva. Segundo adianta, este sábado, 29 de março, o especialista em questões de mercado, Ekrem Konur, o central francês está de malas aviadas e conta com o interesse do Manchester United, que também está de olho no titular de Roger Schmidt.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, através da rede social X (antigo Twitter), o central francês deverá mesmo rumar à Premier League, no próximo defeso de verão, com o negócio a estar apontado para os 50 milhões de euros. Esta solução acaba por ser mais apelativa para o clube de Inglaterra, já que a saída do titular encarnado está fixada nos 100 milhões de euros.
Esta novidade poderá assim agradar ao Benfica, uma vez que, recorde-se, os ingleses já se mostraram bastante interessados na contratação do camisola 4 do Benfica (António Silva), que é um dos titulares na linha defensiva de Roger Schmidt. Assim sendo, a cobiça por Todibo pode levar os red devils para longe do Clube da Luz.
Na última temporada, Jean-Clair Todibo - avaliado em 35 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - alinhou em 46 partidas, pelos franceses, sem contabilizar qualquer golo ou assistência. Na atual época, o defesa-central já regista 25 desafios e duas assistências, nos 2.203 minutos totalizados.
Pelo Glorioso, onde envergou o Manto Sagrado de 2020 a 2021, o central francês foi apenas eleito para marcar presença em dois duelos, somando 160 minutos de águia ao peito, diante do Estrela da Amadora e do Braga, a 12 e 20 de janeiro de 2021, respetivamente.
Nesta época, António Silva - avaliado em 45 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - conta com 41 encontros, onde registou dois golos. Já na temporada passada, ano em que se estreou na formação de Roger Schmidt, alinhou em 44 partidas, somando cinco tentos, sem contabilizar qualquer assistência.
No Clube da Luz, onde atua de águia ao peito desde a temporada de 2015/16, oriundo do Viseu United FC, o central passou por vários escalões da formação, sendo que soma neste momento 84 presenças na equipa principal, tendo feito o gosto ao pé com o Manto Sagrado em sete ocasiões.
Habitual suplente no plantel principal orientado por Bruno Lage pode vir a receber uma bonita 'prenda' já durante a próxima temporada
|
Trubin está na porta de saída do Benfica, mas Bruno Lage já tem um sucessor à vista: Samuel Soares. O jovem guardião formado no Seixal é visto como o principal substituto do internacional ucraniano e, aos olhos do treinador setubalense, está preparado para dar esse salto.
Quem avança com esta nova informação é o jornal Record, que, este domingo, 13 de julho, aponta os aspetos positivos que estão do lado de Samuel Soares para um futuro como titular do Benfica na baliza. Com Trubin apontado a uma saída, tendo interesses vindos da Premier League, o habitual suplente das águias tem a seu favor o jogo de pés, uma técnica bastante apreciada por Bruno Lage.
O diário desportivo português assegura que o internacional ucraniano ainda não é 'mestre' nessa questão técnica, ao contrário de Samuel Soares, o que faz com que Bruno Lage aprecie bastante as competências do guarda-redes da formação do Benfica Campus. Aliás, a mesma fonte dá destaque à exibição do guardião frente ao Sporting, no final da Taça de Portugal, onde, inclusive, conseguiu fintar Viktor Gyokeres na área das águias.
Desta forma, a confirmar-se a saída de Anatoliy Trubin, ao fim de duas épocas, Samuel Soares acaba por estar na linha de sucessão do guarda-redes ucraniano, podendo 'espreitar' a titularidade de águia ao peito. Recorde-se que, recentemente, André Gomes, terceiro guarda-redes do plantel principal do Benfica, deixou a Luz, por via de empréstimo, e reforçou o Alverca até ao final de 25/26.
Na temporada desportiva 2024/25, com a camisola do Benfica, Samuel Soares – atualmente com um valor de mercado nos 4 milhões de euros – realizou 10 jogos pelos encarnados, um na equipa B, sete embates na Taça de Portugal e dois na Liga Portugal Betclic. Ao todo, o guardião formado no Seixal registou 920 minutos de águia ao peito, nesta época, onde sofreu quatro golos.
Futebolista não entra nos planos da estrutura para 2025/2026 e recebe guia de marcha neste mercado de verão, procurando novo emblema
|
Ferro prepara-se para deixar o Estrela da Amadora, que está a realizar uma profunda reformulação no plantel para 2025/2026. O antigo central do Benfica, que chegou a conquistar o Campeonato Nacional com Bruno Lage no comando das águias, tem guia de marcha da Reboleira e vai rescindir contrato com o emblema, depois de ter sido reforço no verão passado.
O defesa português foi autorizado a não se apresentar no primeiro dia de trabalhos de preparação da próxima temporada. Segundo informa o jornal A Bola, Ferro, de 28 anos, está em negociações com a direção do Estrela da Amadora para chegar a uma rescisão de contrato mútua, sendo que este processo só vai terminar quando o ex-jogador do Benfica encontrar uma nova 'casa'.
As mais recentes informações apontam para uma mudança para Espanha. Seria um regresso a terras hispânicas, uma vez que Ferro já esteve emprestado pelo Benfica ao Valência. Contudo, Ferro conta, ainda, com mercado no Médio Oriente, pelo que nada está decidido. A única certeza é de que não vai continuar a envergar a camisola do Estrela da Amadora.
Pelo Benfica, onde se estreou pela mão de Bruno Lage, ao todo, Ferro marcou presença em 67 encontros, onde registou quatro golos e zero assistências entre 2018 e 2022. O central luso foi ainda Campeão Nacional no ano da Reconquista, época em que se estreou na formação A, orientada, na altura, pelo técnico setubalense.
Na temporada desportiva de 24/25, ao serviço do Estrela da Amadora, Ferro – atualmente avaliado em 1 milhão de euros - foi aposta em 20 partidas: 18 na Liga Portugal Betclic e duas na Taça de Portugal. O central formado no Seixal totaliza qualquer coisa como 1.577 minutos disputados dentro das quatro linhas, não somando qualquer golo ou assistência.
Rui Costa continua a negociar os detalhes para garantir a contratação do internacional português, contudo existe um novo entrave
|
Há um novo entrave nas negociações por João Félix. Depois do Chelsea aumentar o valor que deseja receber pelo avançado, eis que o internacional português está 'obrigado' a ter de reduzir o salário para poder voltar ao Benfica, tendo em conta os valores que aufere nos quadros do emblema londrino.
Jorge Mendes está encarregue das negociações entre o Benfica e o Chelsea, servindo de intermediário, contudo, sabe-se que João Félix terá de abdicar do salário principesco de forma a ter possibilidades de reforçar o Clube liderado por Rui Costa. No entanto, nem tudo são más notícias, sendo que existe luz ao fundo do túnel.
O facto de, alegadamente, já existir um acordo pessoal entre João Félix e o Benfica dá a crer que o avançado formado no Seixal já terá dado o 'braço a torcer' e reduzido os valores do salário. Ainda assim, não há qualquer negócio fechado com o Chelsea, pelo que as negociações continuam a decorrer com a estrutura liderada por Rui Costa.
Recorde-se que, recentemente, Jorge Mendes esteve no Estádio da Luz numa reunião com os altos representantes do Benfica em que o tema principal foi o regresso de João Félix à Catedral. Já Bruno Lage tem um papel fundamental nesta operação, visto que, ao que tudo indica, o treinador foi responsável por convencer o português a voltar aos quadros encarnados.
Na temporada que agora terminou, entre o Chelsea e o Milan, João Félix – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 41 encontros. Nos 1.965 minutos em que foi utilizado, o avançado formado no Benfica apontou 10 golos e fez duas assistências. O internacional português tem contrato com os blues até junho de 2031 e uma cláusula de rescisão fixada nos 350 milhões de euros.