Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirBasquetebol
|
0O mítico camisola 5 do basquetebol do Benfica, antigo capitão e treinador do Clube, Henrique Vieira, que faleceu em julho de 2022, foi imortalizado no Pavilhão Fidelidade, do Estádio da Luz, no passado sábado, dia 28 de janeiro.
O Glorioso cumpriu, assim, uma promessa antiga, que tinha feito a sócios e adeptos das águias e que ainda não tinha sido 'paga' (Saiba mais AQUI). O momento foi partilhado nas redes sociais:
https://twitter.com/modalidadesslb/status/1619450498175705092
Foi durante o intervalo do duelo entre o Benfica e a Oliveirense – em que as águias triunfaram (Saiba mais AQUI) – que a homenagem aconteceu. A camisola número 5 foi retirada, a título póstumo e ergueu-se uma lona gigante no pavilhão, que deverá juntar-se, no topo da bancada do recinto, às de Valter Neves e Carlos Lisboa, que também viram os seus números retirados.
Na cerimónia marcaram presença cerca de 80 pessoas, entre amigos e antigos colegas do antigo jogador e treinador de basquetebol do Benfica, que se instalaram na tribuna VIP do Pavilhão da Luz, onde também fizeram questão de estar cerca de 900 espetadores, que não arredaram pé das bancadas, ao intervalo.
Rui Costa e Fernando Tavares, Presidente e Vice-Presidente do Benfica, dirigiram-se ao local onde viria a ser erguida a lona, juntamente com a viúva de Henrique Vieira e os dois filhos, num momento especial e emocionante para todos os presentes.
Como jogador, Henrique Vieira conquistou sete títulos nacionais pelas águias, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça. Enquanto treinador, totalizou dois Campeonatos Nacionais, uma Taça Hugo dos Santos, duas Supertaças, dois troféus António Pratas e uma Supertaça Luso-Angolana.
Vermelhos e branco voltam a jogo no próximo sábado, dia 4 de janeiro, tendo já o primeiro encontro do novo ano civil agendado
|
0O basquetebol do Benfica defrontou e venceu o Sporting, por 81-64, no passado domingo, 29 de dezembro. No final do encontro, Norberto Alves não escondeu a felicidade e destacou os pontos positivos da sua equipa no dérbi com os leões.
Norberto Alves - Vencemos bem, com mérito
"Vencemos bem, com mérito. Na 2.ª parte, fomos muito mais consistentes. Na primeira, nem sempre tomámos as melhores decisões no ataque, mas no segundo tempo o ritmo foi muito bom. Soubemos partilhar bem a bola e encontrar um bom lançamento. Estiveram aí as chaves do sucesso", começou por analisar.
"Eles [Sporting] têm muito talento ofensivo e para nós era claro que tínhamos que defender o [Anthony] Barber e o [Nick] Ward como equipa. Daquilo que vimos, o ataque passava muito por esses dois jogadores e, depois, quando ganhámos a bola foi importante encontrarmos o nosso ritmo".
Norberto Alves - Temos uma equipa que está junta há mais tempo
"Quando chegámos ao Benfica [2021/22], estávamos a começar de novo e ganhámos. Temos uma equipa que está junta há mais tempo, mas o fundamental é a evolução do grupo e de alguns jogadores. Isso tem a ver com o trabalho fantástico feito pela equipa técnica", concluiu o treinador dos tricampeões nacionais.
Com este triunfo, o basquetebol do Benfica volta a assumir a liderança do Campeonato Nacional com 20 pontos, mais três do que o Porto que é segundo (17). Na terceira posição está o Sporting com 17.
Depois deste encontro, o basquetebol do Benfica centra atenções no duelo com o Vitória de Guimarães. A partida está agendado para o próximo sábado, 4 de janeiro, às 18h00, no recinto do adversário, numa partida referente à jornada 11 do Campeonato Nacional.
Vermelhos e branco voltam a jogo no próximo sábado, dia 4 de janeiro, tendo já o primeiro encontro do novo ano civil agendado
|
0O basquetebol do Benfica defrontou e venceu o Sporting, por 81-64, no passado domingo, 29 de dezembro. O técnico dos leões, Luís Magalhães, acabou por destacar os parâmetros em que os verdes e brancos estiveram menos bem, mostrando-se resignado com a vitória das águias.
"Não correu bem em termos defensivos e ofensivos. Cometemos erros que não podemos cometer a defender, principalmente nos bloqueios diretos, e no ataque fomos muito precipitados em alguns momentos. Não soubemos soltar a bola para desequilibrar a defesa do Benfica", começou por mencionar.
Luís Magalhães - Foi uma vitória justa para o Benfica
"Foi uma vitória justa para o Benfica. Na hora das derrotas é que dou a cara. Não tenho superstições. Têm que perguntar à direção em relação a manter as estruturas no fim das épocas", atirou o treinador dos leões.
"Não depende de mim. Na segunda parte, tentámos parar o Drechsel, mudámos na defesa, e conseguimos ter sucesso nas primeiras posses de bola, mas não estivemos bem em transformá-las em pontos para nós, o que deu ao Benfica possibilidades para cimentar o resultado. A qualidade individual do Benfica veio ao de cima e conquistou uma vitória justa", concluiu Luís Magalhães.
Com este triunfo, o basquetebol do Benfica volta a assumir a liderança do Campeonato Nacional com 20 pontos, mais três do que o Porto que é segundo (17). Na terceira posição está o Sporting com 17.
Depois deste encontro, o basquetebol do Benfica centra atenções no duelo com o Vitória de Guimarães. A partida está agendado para o próximo sábado, 4 de janeiro, às 18h00, no recinto do adversário, numa partida referente à jornada 11 do Campeonato Nacional.
Os campeões em título voltaram a sentir a crise de resultados e acumularam mais um desaire na fase regular da liga norte-americana de basquetebol
|
0Parece que a crise de resultados ainda não largou os Boston Celtics, atuais campeões nacionais da liga norte-americana de basquetebol (NBA). O conjunto dos irlandeses, onde joga Neemias Queta, antigo basquetebolista do Benfica, não conseguiu dar continuidade ao triunfo conquistado na ronda anterior e perdeu na receção aos Indiana Pacers, na noite de 29 de dezembro, por 123 – 114.
Tal como o conjunto de Massachusets, o ex poste Benfiquista continua a atravessar uma fase mais complicada da temporada, com menos oportunidades de jogo e, portanto, com menos contributo dado à equipa. No entanto, Joe Mazzulla, técnico principal dos Celtics voltou a apostar no português, que esteve no court durante cinco minutos, onde registou seis pontos, três ressaltos e uma assistência.
Tyresse Haliburton, dos Pacers, recebeu o prémio de MVP do encontro, depois de ter conduzido a formação do Indiana à vitória, com a ajuda dos seus 31 pontos, sete assistências, seis ressaltos e um roubo de bola, num total de 36 minutos em jogo. Jaylen Brown, foi o mais 'frustrado' na equipa dos Celtics e, apesar dos 31 pontos, seis assistências, quatro ressaltos e dois roubos de bola, não evitou mais um desaire dos campeões.
A partida decorreu no TD Garden, em Boston e os Celtics foram incapazes de repetir o triunfo sobre os Pacers (142-105), que aconteceu na madrugada de 28 de dezembro. Desta vez a equipa do Indiana foi mais forte e sorriu no final do encontro. A formação do ex Benfica ainda venceu o primeiro parcial (29-27), mas os visitantes assumiram a liderança da partida depois de um segundo parcial dominador (29-38). As duas equipas empataram o terceiro parcial, cada uma registar 33 pontos. No último quarto de hora voltou a sorrir aos Pacers (23-25) e a vitória não fugiu aos forasteiros.
Os Boston Celtics voltaram a somar uma derrota e complicaram, ainda mais, a perseguição ao primeiro lugar da conferência este, liderada pelos Cleveland Cavaliers (27v/4d). Com este último desaire, Queta e companhia registam agora 23 triunfos e nove derrotas e estão à mercê dos New York Knicks (22v/10d), que surgem no terceiro lugar. Na mesma zona, os Indiana Pacers seguem na oitava posição da classificação, com 16 vitórias e 17 desaires.