Futebol
Como Rui Costa e a SAD delinearam futuro do Benfica no mercado de janeiro
05 Fev 2026 | 13:23
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
05 Fev 2026 | 17:23 |
A lista de inscrições do Benfica para a fase a eliminar da Liga dos Campeões contará com duas boas notícias para José Mourinho. Sidny Cabral e Rafa Silva devem ser as principais novidades no plantel das águias, que têm de ser comunicadas à UEFA até às 23h desta quinta-feira.
Recorde-se que as regras do organismo europeu impedem que jogadores contratados durante o mercado de janeiro possam jogar nas duas últimas jornadas da fase de Liga. Sidny Cabral foi anunciado no início do primeiro mês de 2026, mas não pôde representar as águias diante da Juventus (0-2) e do Real Madrid (4-2). Rafa foi oficializado pelas águias no dia seguinte à derrota em Turim e também não figurou nas opções para a receção aos merengues.
O facto de Rafa ter representado o Besiktas na fase de qualificação da Liga Europa e da Liga Conferência esta temporada não impossibilita a inscrição e possível utilização de águia ao peito na fase a eliminar da prova milionária, de acordo com o regulamento da UEFA.
Os dois atletas vão figurar na lista A das águias que pode incluir, no máximo, 25 elementos. Em relação ao plantel apresentado em setembro para a fase de liga, Rafael Obrador, lateral espanhol emprestado aos italianos do Torino em janeiro, é baixa confirmada.
Vale a pena recordar que o Benfica vai defrontar os espanhóis do Real Madrid no playoff da Liga dos Campeões. Os dois encontros estão agendados para os dias 17 e 25 de fevereiro, primeiro no Estádio da Luz e depois em Madrid, no Santiago Bernabéu.
Processo de renovação com as águias está quase concluído, mas futebolista ainda não tem tido grande espaço no esquema de José Mourinho
05 Fev 2026 | 17:11 |
A transferência de João Rego para o PAOK já não se vai concretizar, apesar de a saída do jogador não estar totalmente descartada. A Grécia era um destino altamente provável até há poucas horas, já que o defeso naquele país só encerra na sexta-feira, dia 6 de fevereiro.
O clube grego está agora prestes a anunciar a contratação de Jorge Sánchez (Cruz Azul), de acordo com o jornal 'Record', o que encerra praticamente o plantel para o restante da temporada. Com esta mudança, a chegada de João Rego deixou de ser uma prioridade para a equipa de Salónica.
O futuro do jogador de 20 anos continua, assim, em aberto, depois de já ter estado perto de se transferir para o Famalicão. O processo de renovação com o Benfica está quase concluído, mas João Rego ainda não tem tido grande espaço no esquema de José Mourinho.
O jovem avançado foi titular apenas em algumas partidas, como diante do Chaves e do Atlético, na Taça de Portugal. Com a chegada de Rafa Silva e Sidny Cabral a reforçar o plantel neste mercado de transferências, o espaço fica ainda mais limitado, tornando a sua utilização cada vez mais reduzida.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, João Rego - avaliado em 3 milhões de euros - realizou o total de 19 jogos oficiais: oito na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga Portugal Meu Super, três na Taça de Portugal, dois na Liga dos Campeões e um na Taça da Liga. Nos 573 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou um golo.
Depois de vários anos no Seixal, atleta do Clube encarnado segue para novo desafio, destacando a importância do "Glorioso" na sua formação
05 Fev 2026 | 16:39 |
Depois de deixar o Benfica para assinar em definitivo pelo Marítimo no último dia do mercado de inverno, José Melro recorreu esta quinta-feira às suas redes sociais para se despedir dos encarnados. O avançado quer ajudar os insulares na promoção à Liga Portugal Betclic 2026/2027.
J. Melro: "Um obrigado não é suficiente"
"Meu querido Benfica, estou eternamente agradecido por estes espetaculares 3 anos. Foram 3 anos de aprendizagem, muitas lutas e muitas alegrias. Levo comigo pessoas para a vida toda, pessoas que me ajudaram na minha integração e que permaneceram até ao final da minha jornada no clube. Quero agradecer também aos adeptos, que sempre me fizeram sentir parte do clube e que são quem enaltece a grandiosidade desta instituição. A minha caminhada no Benfica termina aqui, mas as memórias vão ficar sempre presentes em mim. Um “obrigado” não é suficiente para tudo o que este clube me proporcionou. Obrigado, Benfica", escreveu o jovem de 21 anos, na conta oficial no Instagram.
O Clube encarnado, liderado por Rui Costa, também desejou bons momentos para José Melro num comunicado no seu site oficial. "O Sport Lisboa e Benfica deseja a José Melro as maiores felicidades neste novo capítulo da sua carreira desportiva".
Depois de três anos e meio no Seixal, onde representou sucessivamente as equipas de Sub-19, B e Sub-23, Melro decidiu mudar-se para o emblema madeirense, líder da 2ª Liga, já com uma perspetiva de na próxima época jogar no primeiro escalão nacional.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, José Melro — avaliado em 600 mil euros — disputou um total de nove jogos oficiais pela equipa secundária: sete na Liga Portugal Meu Super e dois na Premier League International Cup. Nos 451 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jovem anotou um golo.
Antigo internacional belga, de 35 anos, fez uma retrospetiva ao seu trajeto na alta roda do futebol europeu e lembrou convivência com figura-chave das águias
05 Fev 2026 | 15:51 |
Eden Hazard, antiga estrela do Chelsea, voltou a recordar os treinadores que marcaram a sua carreira e apontou José Mourinho - que foi elogiado por João Malheiro - como o melhor técnico com quem trabalhou. O antigo internacional belga, de 35 anos, reconheceu ainda ter tido uma "relação especial" com Maurizio Sarri, treinador sob o qual viveu a melhor época ao serviço do clube londrino.
O ex-futebolista explicou que se identificava com a ideia de jogo de Sarri, apesar de admitir que os métodos do técnico italiano podiam ser repetitivos. "Desenvolvi uma relação especial com Sarri. Penso que a sua ideia de futebol é muito próxima da minha. De vez em quando dizia-lhe que os treinos eram aborrecidos, mas os resultados davam-lhe razão, tal como acontecia com o Conte, que era incrível e fazia-nos repetir tudo inúmeras vezes", em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'.
Foi sob o comando de Sarri, na temporada 2018/19, que o belga atingiu o auge no Chelsea, registando 16 golos e 15 assistências em 37 jogos da Premier League e conquistando a Liga Europa. Ainda assim, revelou que nunca esteve perto de rumar a Itália, apesar de contactos informais: "Sendo honesto, não. O Moratti fez-me muitos elogios, mas sempre sonhei jogar na Premier League e no Real Madrid. Em criança, apoiava o Milan e o Galliani disse que me via no Milan de Berlusconi, mas eles nunca avançaram".
De seguida, abordou também os conselhos de Sarri para que seguisse o estilo de vida de Cristiano Ronaldo, algo que recusou: "Ele dizia-me para ser como o Cristiano, mas eu não queria. Nunca fui demasiado longe, mas quis sempre ser o Hazard dentro e fora de campo. Se os meus amigos me convidassem para jantar, eu não dizia que não, e se me apetecesse beber um copo de vinho, não me negava a mim mesmo. O Cristiano é o Cristiano, eu sou o Hazard".
E. Hazard: "A forma como ele pensa e transmite as suas ideias aos jogadores é simplesmente incrível"
Apesar da forte ligação aos treinadores italianos, a escolha do melhor técnico da sua carreira recaiu sobre José Mourinho: "Ele não é italiano, mas conhecem-no bem. Mourinho é um comunicador extraordinário. A forma como ele pensa e transmite as suas ideias aos jogadores é simplesmente incrível", concluiu.