
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
O Benfica, tal como o Sporting, representados pelos seus presidentes, Rui Costa e Frederico Varandas, marcaram presença na cerimónia que consumou a tomada de posse de Pedro Proença como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol. No entanto, à margem do evento, o líder leonino, tal como o dirigente das águias, protagonizaram um momento que está a dar que falar.
Surgiram imagens, depois do discurso do líder leonino, em que deixou duras críticas aos rivais, no meio do público, a rir-se com Rui Costa. A situação tornou-se viral e já houve reações. “No dia anterior o Benfica fez um comunicado a rasgar, no dia seguinte é isto! O mais engraçado é que o lampiões e lagartos comem esta palha toda. Isto não são dois Presidentes, são dois bananas”, escreveu uma internauta, na rede social X, criticando a postura dos dois dirigentes.
Na cerimónia que se realizou esta segunda-feira, 24 de fevereiro, na Cidade do Futebol, em Oeiras, houve vários discursos durante a tomada de posse do novo dirigente. Entre eles, o de Frederico Varandas que, durante a sua oratória, aproveitou a ocasião para responder aos comunicados emitidos pelo Benfica e Porto, que visavam o Sporting em relação à arbitragem.
Enquanto discursava, o dirigente leonino terá dito o seguinte: “Vejo com alguma satisfação, se calhar passado muitas décadas, Benfica e Porto preocupados com o estado do Sporting. Apesar do Sporting estar muito condicionado, com muitas lesões. Vejo que continuam muito preocupados com o clube, o que é um ótimo sinal”, começou por dizer, em resposta aos dois rivais.
No entanto, quando se concentrou no comunicado do Glorioso, o dirigente verde e branco acusou as águias de terem uma comunicação que prefere iludir as outras pessoas, “Sobre o comunicado do Benfica, é o que tem sido a sua comunicação, o modo normal de comunicar do nosso rival, a atirar areia para os olhos das pessoas, a tratá-las como estúpidas”, atirou Varandas.
Confira aqui o momento em questão:
Jurista e candidato à Presidência do Clube da Luz concedeu uma entrevista, onde abordou as mais recentes novidades sobre o documento e apresentou duas hipóteses
|
As eleições no Benfica só irão decorrer durante o mês de outubro, no entanto, já existem vários movimentos nos bastidores, de forma a tentar alcançar uma certa vantagem antes do início oficial da corrida eleitoral. Entre os candidatos, está João Diogo Manteigas, jurista e conhecido benfiquista, que falou sobre a alegada ilegalidades nos Estatutos.
Em entrevista ao jornal ‘A Bola’, o candidato à Presidência do Benfica falou sobre a sua candidatura e aproveitou também para falar sobre a discussão dos estatutos, um tema muito aceso no universo das águias. Questionado sobre uma notícia, divulgada pelo Correio da Manhã, onde é conhecida a nova proposta para os estatutos, a mesma indica a existência de uma certa irregularidade.
Perante a situação, o Benfiquista esclareceu o cenário: “O Benfica tem uma de duas hipóteses. Pode convocar uma assembleia geral para aprovação dos estatutos, mesmo tendo a noção de que existe esta ilegalidade, aprovam-se os estatutos, e o Benfica manda o documento para a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo parecer meramente consultivo. A PGR analisa ilegalidades e irregularidades, devolve ao Benfica, que pode agendar nova assembleia geral, corrigir o que deve ser corrigido e submeter a aprovação, com base no parecer da PGR”.
Porém, o mesmo apresenta uma solução. “Há uma segunda via, a hipótese que eu defendo. O Benfica deve convocar uma assembleia geral para debater incongruências e potenciais ilegalidades e sanar imediatamente essas ilegalidades e irregularidades em assembleia Geral. Nos dias seguintes, Mesa da Assembleia Geral (MAG) e Presidente da MAG (José Pereira da Costa) podem reformular a redação final dos estatutos, deixando-a limpa, e submeter o documento a consulta dos sócios no prazo de 30 dias. Assembleia geral para corrigir, submeter a consulta dos sócios e depois a votação. Temos tempo, não há pressa, ninguém tem objetivos políticos, são os estatutos do Benfica e têm de ser bem feitos”, acrescentou João Diogo Manteigas.
Perante a ‘ilegalidade’ o candidato aponta o dedo à estrutura. “A Direção de Rui Costa cria uma comissão de revisão estatutária, ficou responsável pela mesma Jaime Antunes, que era vice-presidente. A comissão apresentou uma proposta global que teve alterações posteriores por parte da Direção do Benfica. Houve uma proposta consensual apresentada pela comissão, mas essa proposta foi editada pela Direção”, frisou, em entrevista ao jornal ‘A Bola’.
Braço de ferro entre Sporting e Clube da Luz, com Rui Costa à cabeça, continua a dar que falar, com o dirigente leonino a abordar as críticas dos encarnados
|
A polémica entre o Sporting e o Benfica está instalada e continua a dar que falar fora das quatro linhas. Depois do comunicado das águias a criticar duramente a arbitragem no jogo entre o AVS e os leões, com erros que geraram revolta, o presidente do clube de Alvalade, Frederico Varandas, respondeu às críticas do emblema, liderado por Rui Costa.
"O Sporting não tem qualquer problema institucional com nenhum dos rivais. Benfica e FC Porto continuam preocupados connosco e eu vejo isso com alguma satisfação. E estão preocupados porque veem o mesmo que eu: se o Sporting conseguir chegar em primeiro lugar à próxima data FIFA, mesmo em igualdade pontual, mesmo com as suas limitações e todos os jogadores lesionados... na reta final vamos ver quem fica em melhor", começou por dizer o líder leonino, à margem da tomada de posse de Pedro Proença, como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, aos jornalistas.
Frederico Varandas: É o modo normal do nosso rival: atirar areia para os olhos das pessoas e achar que todos são estúpidos
Frederico Varandas foi mais além e 'atirou-se' ao Benfica: "Em relação ao comunicado do Benfica, é o modo normal do nosso rival: atirar areia para os olhos das pessoas e achar que todos são estúpidos". Recorde-se que, recentemente, o presidente do Sporting concedeu uma entrevista, onde arrasou a arbitragem. Após essas declarações, os leões foram a jogo, que ficou marcada pelo polémico fora de jogo de Diomande, que não foi assinalado e deu golo para a turma de Rui Borges.
Perante isso, Frederico Varandas deixou um desafio tanto ao Benfica como ao Porto. "Não quero que o Sporting seja favorecido, o Benfica seja favorecido, ou o FC Porto seja favorecido. Desde a primeira jornada, o critério da arbitragem prejudicou o Sporting. Não estou a condicionar ninguém. Vejam quem teve mais casos que beneficiaram ou prejudicaram", disse.
Frederico Varandas: Não via há décadas o Benfica e o Porto preocupados com o Sporting (...) mesmo estando nós tão condicionados, eles acreditam no nosso bicampeonato.
"Não via há décadas o Benfica e o Porto preocupados com o Sporting. Mas percebo porque estão preocupados. Porque mesmo estando nós tão condicionados, eles acreditam no nosso bicampeonato. Quero deixar um aviso aos nossos adeptos: vêm aí semanas difíceis, com jogadores de 17 anos e jogar, oito jogadores lesionados, mas estamos na luta e em 1.º lugar. E se chegarmos a março em primeiro lugar, quando regressarem os pesos pesados, veremos quem será mais forte", completou Frederico Varandas, em declarações aos jornalistas, esta segunda-feira, 24 de fevereiro.
Antigo guardião belga marcou presença no passado sábado, 22 de fevereiro, e assistiu a vários eventos organizados pelo Clube, dando um salto ao Museu
|
No dia em que o Benfica entrou em campo, frente ao Boavista, a nação Benfiquista foi surpreendida com a visita do incontornável Michel Preud´homme, antigo guarda-redes internacional belga, que representou o Glorioso entre os anos de 1994 e 1999. O antigo atleta de 66 anos teve um dia bem preenchido em Lisboa e as águias partilharam vários registos
Durante a sua visita surpresa ao Estádio da Luz, antes de assistir ao encontro dos pupilos de Bruno Lage, o ex internacional belga foi ‘espreitar’ o Museu Cosme Damião, onde toda a História do Glorioso está exposta para ser admirada pelos apaixonados do futebol. Durante a visita, Preu’homme deu de caras com um ‘velho conhecido’ e o Benfica fez questão de partilhar esse momento.
Num vídeo que foi partilhado na conta oficial na rede social X, o Clube da Luz partilhou as imagens da visita de Michel Preud’homme, a circular pelos corredores do museu e deu de caras com a Taça de Portugal de 1995/1996, o único troféu que o belga conquistou de águia ao peito. No vídeo, é possível ver o Benfiquista a segurar a taça.
De facto, o antigo guardião internacional belga teve uma visita bem preenchida, além de marcar presença no Museu Cosme Damião, Preud’homme esteve presente no Pavilhão Fidelidade, durante a manhã de sábado, para assistir à cerimónia da entrega dos anéis de platina, aos Sócios que celebraram 25, 50 e 75 anos de filiação ao Benfica.
Já mais para o final do dia de sábado, 22 de fevereiro, a lenda encarnada esteve presente no Estádio da Luz para assistir a mais uma vitória caseira do Glorioso, desta vez por três a zero, frente ao Boavista. Durante o intervalo do jogo, Michel Preud’homme foi convidado a ir ao relvado, onde foi homenageado por toda a nação benfiquista.