Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Rui Costa prometeu e cumpriu! Número de jogadores inscritos pelo Benfica sofre redução drástica

Relatório e Contas deu conta de mais uma revelação quanto ao exercício das águias referente ao ano de 2023

Rui Costa prometeu e conseguiu cumprir a redução de jogadores inscritos pelo Benfica
Rui Costa prometeu e conseguiu cumprir a redução de jogadores inscritos pelo Benfica

  |

Icon Comentário0

O Benfica apresentou o Relatório e Contas, onde é possível verificar que os encarnados tiveram uma quebra relativamente ao número de jogadores registados em ativos atingíveis comparativamente com 2019/20.


Essa descida resulta em quase metade. Atualmente, estão 54 atletas registados. No entanto, na época referida acima, o Clube da Luz contava com 92 jogadores registados. É importante destacar que Rui Costa tem defendido a redução do número de ativos no Glorioso, o que se tem verificado nos últimos tempos. 


Ora, este ano não é exceção e o Presidente do Benfica parece estar a conseguir cumprir essa ideia. Feitas as contas, o número de jogadores registados pelo Benfica já caiu para quase metade nas últimas cinco épocas, com o Relatório e Contas do último exercício financeiro a comprovar essa teoria. 


Vale destacar que o documento detalhou vários negócios que decorreram neste último ano. São os casos das saídas de João Neves, David Neres, Morato, Casper Tengstedt e David Jurásek, assim como as entradas de Benjamín Rollheiser, Marcos Leonardo, Gianluca Prestianni e Arthur Cabral (o avançado reforçou as águias depois do exercício financeiro de 2022 ter chegado ao fim). 

É importante, ainda, referir que os encarnados fecharam este exercício com saldo negativo. Os milhões de prejuízos foram explicados por Rui Costa, que deixou uma mensagem em reação à época transata, direcionando a sua mensagem para o lado desportivo. 


"Sem rodeios, em respeito pela nossa ambição e a nossa história, temos de reconhecer que a época ficou aquém do que pretendíamos no plano desportivo, onde tínhamos fundadas e legítimas aspirações de conquistar o 39! A vontade de ganhar, sempre, é o que nos move", reagiu Rui Costa. 


Clube

Atenção! Benfica desvenda os milhões gastos por Benjamín Rollheiser e Prestianni

Clube de Rui Costa 'destapou o véu' sobre as contas no Relatório do exercício financeiro referente à temporada passada, altura em que a dupla reforçou o Glorioso

Benfica explica contas referentes às compras de Rollheiser e Prestianni
Benfica explica contas referentes às compras de Rollheiser e Prestianni

  |

Icon Comentário0

Entre várias explicações, o Relatório e Contas esclareceu os valores das transferências de Gianluca Prestianni e Benjamín Rollheiser para o Benfica. Os extremos custaram aos encarnados 8,7 milhões e 9,5 milhões, respetivamente. 


Estes números constam a "aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação, os encargos com o mecanismo de solidariedade e o efeito da atualização financeira, tendo em consideração os planos de pagamento estipulados". É de referir que ainda existem outros detalhes em ambos os negócios. 


Relativamente a Benjamín Rollheiser, o Estudiantes terá direito a receber 10% do valor de uma futura transferência do extremo argentino. Já Prestianni, o Vélez tem direito a 15% do montante de uma futura venda do craque. 


É importante destacar que este Relatório e Contas explica, também, os jogadores que foram contratados no verão passado, já depois do exercício financeiro anterior ter terminado. Portanto, os casos de Arthur Cabral, Marcos Leonardo, David Jurásek e Anatoliy Trubin foram incluídos no presente exercício financeiro.

Sendo assim, o Benfica investiu cerca de 38 milhões de euros nos dois avançados canarinhos, mais 14,1 milhões pelo lateral-esquerdo e ainda 11,5 milhões de euros pelo guardião ucraniano, sendo que o Shakhtar Donetsk terá direito a receber 40% do valor de uma mais-valia de uma futura venda. 


Vale destacar que, no caso de Jurásek, o lateral contrato ao Slavia de Praga, que não convenceu a estrutura encarnada, consta, mais à frente no Relatório e Contas, na parte das saídas. Isto porque o jogador cumpre a segunda temporada de empréstimo no Hoffheimen. Os valores desse negócio são explicados, assim como os pormenores definidos entre os alemães e as águias. 


Clube

Rui Costa explica contas! Com Relatório e Contas à cabeça, Benfica tem prejuízo de milhões

Estrutura do Clube da Luz enviou à CMVM as contas da época passada, detalhando os negócios que ocorreram nos encarnados no passado exercício financeiro

SAD do Benfica registou saldo líquido negativo nas contas da época passada e Rui Costa já justificou
SAD do Benfica registou saldo líquido negativo nas contas da época passada e Rui Costa já justificou

  |

Icon Comentário0

A SAD do Benfica emitiu este domingo, dia 8 de setembro, um comunicado, que foi enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em que reportava um saldo negativo no valor de 31,4 milhões de euros no exercício financeiro da época de 2023/24. Apesar do número, a verdade é que ele sofreu um decréscimo de 35,6 milhões de euros em relação ao ano anterior.


 Como justificação para o ‘prejuízo’, os encarnados justificam a quebra com “a redução dos rendimentos operacionais (excluindo transações de direitos de atletas) e dos resultados com transações de direitos de atletas".


 No que diz respeito aos seus capitais próprios, as contas do Benfica também sofreram uma descida, mais precisamente de 113 milhões de euros para 81,9 milhões, enquanto o passivo aumentou 8,7% comparativamente a 30 de junho de 2023. O total está agora em cerca de 483,4 milhões de euros. Depois dos lucros em 2022/23 (4,2 milhões) e 2019/20 (41,7 milhões), a sociedade Benfiquista voltou outra vez às contas negativas.


Importante salientar que, nestas contabilidades, não entram para a equação as transferências de João Neves (PSG), David Neres (Nápoles), Marcos Leonardo (Al Hilal) ou Morato (Nottingham Forest), dado que foram todas realizadas depois do fecho do exercício em questão.

“O equilíbrio económico do exercício poderia ter sido facilmente alcançável se as movimentações de mercado tivessem avançado mais cedo, ao invés de proteladas para depois do Campeonato da Europa. Caso contrário, teria sido natural um resultado positivo, em linha com o primeiro semestre, a reforçar a robustez da Benfica SAD, cujos capitais próprios continuam elevados e num patamar sem paralelo no futebol nacional”, lê-se na mensagem assinada pelo Presidente Rui Costa, no referido Relatório e Contas.


Relembre-se que há uns dias, foi notícia que a SAD do Benfica sofreu uma ‘restruturação’. Novos nomes foram chamados à administração das águias, nomeadamente o de Lourenço Coelho, que de administrador vai passar a tratar apenas da gestão do futebol. Já Luís Paulo da Silva Mendes, Maria Rita Santos de Sampaio Nunes e Lourenço Andrade Pereira Coelho foram as renúncias anunciadas pelos dirigentes do Clube da Luz. Nuno Catarino assumirá a área financeira, juntando-se também à Comissão Executiva do Benfica.


Futebol

Bruno Lage no Benfica? Com João Neves pelo meio, há quem garanta: "Engoliu em seco"

Jornalista aponta algum desconforto e nervosismo do treinador português na conferência de imprensa de apresentação como novo treinador do Clube

Há quem garanta que Bruno Lage mostrou desconforto na apresentação no Benfica e 'culpado' é João Neves
Há quem garanta que Bruno Lage mostrou desconforto na apresentação no Benfica e 'culpado' é João Neves

  |

Icon Comentário0

Num artigo de opinião publicado no jornal A Bola, a jornalista Ana Soares criticou algumas respostas que Bruno Lage deu na sua apresentação como novo treinador do Benfica, tal como, algumas decisões da direção do Clube.


"Bruno Lage preparou-se bem para a apresentação como novo treinador do Benfica. Entre sábado, quando a saída de Roger Schmidt foi confirmada pelo presidente Rui Costa, e quinta-feira, teve tempo. Respondeu a várias perguntas com o assunto estudado: sentia que a sua caminhada no Benfica ainda não tinha acabado; que a equipa ia jogar 'o futebol que os adeptos gostem de ver e viram durante muitos anos – ofensivo, dinâmico e divertido, que envolva a bancada", começou por dizer a jornalista.


"Menos preparado estaria, talvez, para uma questão mais à frente: como viu as saídas de João Neves, David Neres ou Marcos Leonardo? (Não eram eles dinâmicos, ofensivos?). Aí começou por repetir a pergunta, clássico truque para ganhar tempo. Arqueou as sobrancelhas, apareceram aquelas rugas inevitáveis na testa. Engoliu em seco. Ganhou cinco segundos antes de responder. 'Como é que vi, não é? Sabe que… Qual é o clube que nos últimos anos tem conseguido manter no quadro os seus melhores atletas?', disse. Saiu-me disparado: o Sporting. O clube campeão nacional segurou Gyokeres, o maior ativo. Manteve Inácio, Diomande, Trincão. Muitos outros haverá", prossegue.


 "É a formação o principal objetivo do Benfica? Criar garotos de 19 anos para outros clubes virem colher um ano depois de estarem na equipa principal? "

Ana Soares finaliza criticando a forma como o Benfica decidiu o futuro de Marcos Leonardo afirmando que apesar de reconhecer que Bruno Lage não tem culpa a sua resposta à questão foi mal executada. "Sobre Marcos Leonardo, Schmidt dissera uma semana antes que era aposta de futuro do clube, logo do projeto da SAD. Continuou: 'O mais importante é olharmos para o plantel e sentirmos que foi feito, está ajustado e é competitivo para aquilo que se avizinha.' Será que está? E depois: 'Quando se vê um atleta a deixar a casa é sempre motivo para nos sentirmos realizados'", apontou.


"É a formação o principal objetivo do Benfica? Criar garotos de 19 anos para outros clubes virem colher um ano depois de estarem na equipa principal? Isso se lá chegarem.. Ou é o sucesso desportivo? Não era Neres um exemplo de um futebol que envolve as bancadas? Bem sei que Lage tem zero responsabilidade nisto, mas esta resposta, mesmo com 5 segundos para pensar, nem foi um pontapé para a bancada, saiu mesmo do estádio", completou Ana Soares.

Recorde-se que Bruno Lage, que assinou agora até 2026 com as águias, assumiu pela primeira vez o comando técnico do Benfica, depois da saída de Rui Vitória, numa altura em que as águias estavam em 'maus lençóis', em 2018/19. O treinador setubalense conseguiu o feito de reduzir a vantagem relativamente ao primeiro lugar e garantir a conquista do Campeonato Nacional, subindo do quarto lugar até ao topo, quando os Benfiquistas já achavam impossível.

Contudo, no ano a seguir, as coisas não correram de forma semelhante e, em junho de 2020, menos de um ano depois de assumir, Bruno Lage saiu do Clube da Luz, sendo substituído por Nélson Veríssimo até que Jorge Jesus foi oficializado como treinador do Glorioso.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Última hora: Benfica vende jogadores e nem metade do dinheiro dos negócios ficam na Luz
Clube

Última hora: Benfica vende jogadores e nem metade do dinheiro dos negócios ficam na Luz

 

Icon Comentário0
Última hora! Com Schmidt à cabeça, Benfica volta a desmentir imprensa: "É grave e preocupante"
Clube

Última hora! Com Schmidt à cabeça, Benfica volta a desmentir imprensa: "É grave e preocupante"

 

Icon Comentário0
Carta aberta a Seara: Sócios do Benfica pedem "publicação urgente" das propostas de revisão estatutária
Clube

Carta aberta a Seara: Sócios do Benfica pedem "publicação urgente" das propostas de revisão estatutária

 

Icon Comentário0