Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Rui Costa explica contas! Com Relatório e Contas à cabeça, Benfica tem prejuízo de milhões

Estrutura do Clube da Luz enviou à CMVM as contas da época passada, detalhando os negócios que ocorreram nos encarnados no passado exercício financeiro

SAD do Benfica registou saldo líquido negativo nas contas da época passada e Rui Costa já justificou
SAD do Benfica registou saldo líquido negativo nas contas da época passada e Rui Costa já justificou

  |

Icon Comentário0

A SAD do Benfica emitiu este domingo, dia 8 de setembro, um comunicado, que foi enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em que reportava um saldo negativo no valor de 31,4 milhões de euros no exercício financeiro da época de 2023/24. Apesar do número, a verdade é que ele sofreu um decréscimo de 35,6 milhões de euros em relação ao ano anterior.


 Como justificação para o ‘prejuízo’, os encarnados justificam a quebra com “a redução dos rendimentos operacionais (excluindo transações de direitos de atletas) e dos resultados com transações de direitos de atletas".


 No que diz respeito aos seus capitais próprios, as contas do Benfica também sofreram uma descida, mais precisamente de 113 milhões de euros para 81,9 milhões, enquanto o passivo aumentou 8,7% comparativamente a 30 de junho de 2023. O total está agora em cerca de 483,4 milhões de euros. Depois dos lucros em 2022/23 (4,2 milhões) e 2019/20 (41,7 milhões), a sociedade Benfiquista voltou outra vez às contas negativas.


Importante salientar que, nestas contabilidades, não entram para a equação as transferências de João Neves (PSG), David Neres (Nápoles), Marcos Leonardo (Al Hilal) ou Morato (Nottingham Forest), dado que foram todas realizadas depois do fecho do exercício em questão.

“O equilíbrio económico do exercício poderia ter sido facilmente alcançável se as movimentações de mercado tivessem avançado mais cedo, ao invés de proteladas para depois do Campeonato da Europa. Caso contrário, teria sido natural um resultado positivo, em linha com o primeiro semestre, a reforçar a robustez da Benfica SAD, cujos capitais próprios continuam elevados e num patamar sem paralelo no futebol nacional”, lê-se na mensagem assinada pelo Presidente Rui Costa, no referido Relatório e Contas.


Relembre-se que há uns dias, foi notícia que a SAD do Benfica sofreu uma ‘restruturação’. Novos nomes foram chamados à administração das águias, nomeadamente o de Lourenço Coelho, que de administrador vai passar a tratar apenas da gestão do futebol. Já Luís Paulo da Silva Mendes, Maria Rita Santos de Sampaio Nunes e Lourenço Andrade Pereira Coelho foram as renúncias anunciadas pelos dirigentes do Clube da Luz. Nuno Catarino assumirá a área financeira, juntando-se também à Comissão Executiva do Benfica.


Clube

Última hora: Benfica vende jogadores e nem metade do dinheiro dos negócios ficam na Luz

Clube encarnado deu conta dos detalhes no Relatório e Contas, que veio a público no passado domingo, dia 8 de setembro

O Benfica partilhou os detalhes de alguns negócios através do Relatório e Contas
O Benfica partilhou os detalhes de alguns negócios através do Relatório e Contas

  |

Icon Comentário0

O Benfica deu a conhecer os valores de algumas das transferências ocorridas no Clube encarnado, como o caso do Petar Musa, que rumou ao Dallas FC, em janeiro do presente ano. No Relatório e Contas, as águias revelaram que, dos 9 milhões de euros, os cofres da Luz recebeu 3,9 milhões.


Isto acontece, uma vez que 5,1 milhões incluem "a retenção do mecanismo de solidariedade, os compromissos com terceiros, os gastos com serviços de intermediação, após o efeito da respetiva atualização financeira, tendo em consideração o plano de pagamento estipulado e o valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alienação", segundo detalham os encarnados no documento. 


No negócio referente à saída do avançado croata ainda ficou definido a possibilidade do Benfica obter 3 milhões de euros, face ao cumprimento de objetivos estabelecidos durante as negociações com o clube norte-americano. No Relatório e Contas, é explicada também a saída de Lucas Veríssimo. 


O defesa brasileiro saiu para o Al Duhail a troco de 8 milhões de euros no mercado de inverno. Embora esteja definida a possibilidade de um encaixa de 1 milhão de euros, por objetivos, o Clube da Luz teve um ganho de 3,9 milhões de euros, após uma dedução de 4,1 milhões pelas mesmas razões mencionadas acima no exemplo de Petar Musa. 

Além de Lucas Veríssimo e Petar Musa, o Relatório e Contas engloba a venda de Gonçalo Ramos e Enzo Fernández. No caso do avançado do PSG, o Benfica teve um ganho de 58,7 milhões de euros no negócio que definiu a saída do internacional português por 65 milhões de euros. Já Enzo Fernández, que saiu para o Chelsea a troco de 121 milhões de euros, os encarnados tiveram um ganho de 65,6 milhões de euros. 




Clube

Última hora! Com Schmidt à cabeça, Benfica volta a desmentir imprensa: "É grave e preocupante"

Clube encarnado lançou uma nota oficial em que colocou os pontos nos i's, este sábado, 7 de setembro

Benfica desmente notícia sobre Roger Schmidt
Benfica desmente notícia sobre Roger Schmidt

  |

Icon Comentário0

Depois de ter emitido um comunicado desmentindo a notícia do Correio da Manhã, na passada sexta-feira, o Benfica volta a garantir que a edição do Mais Sport, deste sábado, 7 de setembro, não corresponde à verdade. 


"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que são totalmente falsas as informações do jornal "Correio da Manhã" publicadas na capa do Mais Sport da edição de hoje", pode ler-se primeiramente no comunicado das águias.


"É grave e preocupante que, pelo segundo dia consecutivo, numa fantasia parte 2, uma estória fantasiosa que andou a correr grupos de WhatsApp e o universo ficcional das redes sociais, onde a credibilidade é zero, seja transformada em notícia, sem recurso a qualquer fonte direta, credível ou suscetível de ser responsabilizada", prosseguiram os encarnados. 


Na capa de hoje, o Mais Sport, que pertence ao Grupo Cofina, garante que Roger Schmidt está num clima de tensão com o Benfica "não perdoando um euro após o despedimento". A mesma fonte adianta ainda que "a mulher do técnico foi a voz das exigências numa dura reunião com Rui Costa", com o timoneiro germânico a pedir 20 milhões de euros e o valor de uma quinta na zona de Azeitão. 

No entanto, os dirigentes do Benfica garantem que a notícia não passa de uma falácia: "Uma lamentável e desrespeitosa abordagem que merece total reprovação por parte do Sport Lisboa e Benfica e que exige a atenção das entidades responsáveis pela regulação do sector da comunicação social". 


No que toca à nota emitida na passada sexta-feira, o Benfica colocou os pontos nos i's, desmentido uma informação avançada, em primeira mão, pelo Correio da Manhã. O jornal português adiantou que Orkun Kokçu, Otamendi e Di María protestaram e pediram a saída de Roger Schmidt.


Clube

Mexidas no Benfica: com Bruno Lage à vista, Rui Costa chama reforços

Estrutura do Glorioso continua a sofrer alterações, numa altura em que o Presidente já fechou o novo treinador

Bruno Lage já está a caminho e Rui Costa mexe na estrutura do Benfica
Bruno Lage já está a caminho e Rui Costa mexe na estrutura do Benfica

  |

Icon Comentário0

Já com Bruno Lage fechado como treinador do Benfica, Rui Costa prepara-se para mexer ainda mais na estrutura vermelha e branca. De acordo com o jornal O Jogo, o líder máximo das águias tem estado a preparar uma reestruturação na SAD encarnada. 


Face à saída de Luís Mendes, Lourenço Pereira vai também ser dispensado da Comissão Executiva, assim como Rita Sampaio Nunes, que pertencia ao Conselho da Administração e era presidente da Comissão de Controlo Interno e Partes Relacionadas - regula a atividade da SAD.


Esta última baixa já tinha apontado para a saída há mais de um mês, contudo, o dirigente encarnado acabou por pedir que Rita Sampaio Nunes pudesse ficar mais um tempo para completar o plano de reformulação da SAD. 


Lourenço Pereira deixa a Comissão Executiva, mas não diz adeus ao Benfica. O dirigente vai permanecer nos quadros da Luz, mas com o foco apenas na pasta do futebol. Aliás, Lourenço Pereira já ocupou um lugar no banco de suplentes no último embate das águias frente ao Moreirense, em Moreira de Cónegos. O dirigente acaba, assim, por regressar a funções que já havia realizado no passado. 

Além disso, é importante referir que a saída de Luís Mendes será colmatada por Nuno Catarino, segundo informações adiantadas pelo jornal O Jogo, esta quinta-feira, 5 de setembro. O empresário tem experiência em funções na empresa McKinsey & Company e será o sucessor do antigo braço-direito de Rui Costa. Já José Gandarez, o atual vice-presidente suplente do Benfica, vai passar para o Conselho de Administração. 


Bruno Lage promete vitórias e bom futebol. Veja aqui as declarações do novo técnico encarnado:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Carta aberta a Seara: Sócios do Benfica pedem "publicação urgente" das propostas de revisão estatutária
Clube

Carta aberta a Seara: Sócios do Benfica pedem "publicação urgente" das propostas de revisão estatutária

 

Icon Comentário0
Última hora: Benfica desmente protesto de Di María, Otamendi e Kokçu contra Schmidt
Clube

Última hora: Benfica desmente protesto de Di María, Otamendi e Kokçu contra Schmidt

 

Icon Comentário0
Última hora! Após Rui Costa 'segurar' Bruno Lage, Benfica anuncia revolução e há saídas confirmadas
Clube

Última hora! Após Rui Costa 'segurar' Bruno Lage, Benfica anuncia revolução e há saídas confirmadas

 

Icon Comentário0