Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Soam os alarmes na Luz? Benfica reavalia dupla antes da receção ao Santa Clara

Encarnados contam com mais dois jogadores no boletim clínico, semanas antes do encontro com os açorianos

Glorioso 1904
Glorioso 1904

04 Set 2024 | 08:42 |

Icon Comentário0

Tomás Araújo e André Gomes foram dispensados por Rui Jorge, da Seleção sub-21 de Portugal. A dupla do Benfica teve algumas queixas físicas, resultando na saída do estágio da equipa das Quinas. O Clube da Luz tomou, logo, conta da situação. 


O departamento médico do Glorioso está a monitorizar e já concluíram, numa primeira análise, que, nem Tomás Araújo, nem André Gomes sofreram lesões graves. Apesar da Liga Portugal Betclic ter ficado em pausa face aos compromissos das seleções, a verdade é que a turma encarnada vai começar a preparar já o próximo encontro com o Santa Clara na sexta-feira, 6 de setembro, pelo que a equipa médica quer ter garantias antes de integrar os craques nos treinos.


Recorde-se que, atualmente, as águias estão sem treinador, depois de Roger Schmidt ter sido despedido. Tal como o Glorioso 1904 avançou em exclusivo, Rui Costa já terá escolhido o treinador, que está fechado, estando apenas a aguardar a oficialização. Recorde-se que o Presidente garantiu que o novo técnico será anunciado ainda antes do regresso das competições nacionais. 


Na presente época, Tomás Araújo - avaliado em 7 milhões de euros - já alinhou em três partidas (Famalicão, Casa Pia e Estrela da Amadora), somando 265 minutos e dando excelente conta de si. Em 2023/24, o defesa participou em 20 partidas, contabilizando um golo, nos 737 minutos totalizados.

André Gomes - avaliado em 2 milhões de euros -, na presente temporada, já assumiu dois encontros da equipa B dos encarnados, na Segunda Liga, somando um total de 180 minutos. Na época passada, alinhou em 16 partidas, pelo Benfica B. O guardião de 19 anos continua a treinar com o plantel principal, sendo uma das opções para a baliza encarnada atrás de Samuel Soares e o titular, Anatoliy Trubin.



Futebol

Marco Silva agita Seixal e há ausências no Benfica que estão a dar que falar

Arranque da nova era na Luz ficou marcado por decisões internas que estão a gerar atenção nos bastidores do Clube encarnado

Marco Silva deixou de fora Rafa Obrador, Diogo Prioste, João Veloso, Nuno Félix, Gustavo Varela e Henrique Araújo do primeiro dia de trabalhos do Benfica
Marco Silva deixou de fora Rafa Obrador, Diogo Prioste, João Veloso, Nuno Félix, Gustavo Varela e Henrique Araújo do primeiro dia de trabalhos do Benfica

26 Jun 2026 | 16:35 |

Icon Comentário0

O Benfica deu início à preparação para a temporada 2026/27 com Marco Silva a assumir o comando técnico, sucedendo a José Mourinho no banco das águias. O primeiro dia de trabalhos no Seixal ficou marcado por várias novidades, mas também por ausências que estão a dar que falar nos bastidores do Clube.


O treinador português contou com cerca de 30 jogadores no arranque da pré-temporada, embora condicionado pela ausência de seis internacionais ainda em competição no Mundial. Entre esses nomes estiveram Tomás Araújo, Fredrik Aursnes, Andreas Schjelderup, Richard Ríos, Dodi Lukebakio e Amar Dedic, todos integrados em compromissos das suas seleções.


No entanto, o maior destaque vai para o grupo de jogadores que não se apresentou no Seixal por decisão interna do Benfica. Rafa Obrador, Diogo Prioste, João Veloso, Nuno Félix, Gustavo Varela e Henrique Araújo não fizeram parte do primeiro dia de trabalhos, numa clara indicação de que o Clube está a redefinir o plantel.


Este conjunto de decisões enquadra-se na estratégia da SAD de reorganização do plantel principal, com vários jovens a serem avaliados para empréstimo ou eventual saída. Casos como os de Diogo Prioste e João Veloso apontam para possíveis cedências dentro da Primeira Liga - algo avançado no mais recente Exclusivo - , de forma a garantir maior competitividade e evolução desportiva.

No capítulo das saídas, Rafa Obrador continua a ser um dos nomes mais falados. O lateral espanhol, que esteve cedido ao Torino na segunda metade da última época, continua a ser seguido pelo emblema italiano, que tenta renegociar os valores da transferência. Já Gustavo Varela e outros jovens também surgem na lista de possíveis saídas, numa lógica de rentabilização de ativos.



Futebol

Oficial! Ponta de lança do Benfica teve época para esquecer e fica livre no mercado

Na mensagem de despedida nas redes sociais, futebolista recordou importância que emblema encarnado teve ao longo da sua evolução

Oficial! Marta Filipe confirmou a saída do Benfica, encerrando uma ligação de quatro temporadas ao Clube da Luz
Oficial! Marta Filipe confirmou a saída do Benfica, encerrando uma ligação de quatro temporadas ao Clube da Luz

26 Jun 2026 | 16:32 |

Icon Comentário0

Marta Filipe confirmou a saída do Benfica, encerrando uma ligação de quatro temporadas ao Clube. A ponta de lança de 18 anos chegou à formação encarnada em 2022, proveniente do Marinhense, tendo evoluído pelos escalões jovens das águias e pela equipa B. Esta época, não fez qualquer golo pela equipa secundária das águias.


Na mensagem de despedida, a futebolista recordou a importância que o Benfica teve na sua evolução, tanto a nível pessoal como desportivo: "Meu querido Benfica, o clube que me acolheu, que me viu crescer e que me ajudou a tornar na mulher e na jogadora que sou hoje. Foram quatro anos de vivências, aprendizagens, evolução e muitos sorrisos, com todas as emoções que fazem parte de um caminho verdadeiro".


Marta Filipe explicou ainda que chegou o momento de iniciar uma nova etapa na carreira: "Chegou a hora de encerrar um ciclo e iniciar outro. Despeço-me do Benfica com a maior gratidão e com a certeza de que dei tudo para honrar este símbolo que levei ao peito — sempre com responsabilidade, respeito e entrega."


A jovem fez também questão de agradecer a todas as pessoas que a acompanharam ao longo da passagem pelo Seixal: "Às minhas colegas, treinadores e a todo o staff, deixo um eterno obrigada por cada memória e por todo o crescimento diário. Foram equipa, foram casa e tornaram-se família."

A terminar, Marta Filipe deixou uma reflexão: "Perguntaram-me a certa altura: 'E quando acabar, o que fica?' Na altura não soube responder, mas hoje sei. Ficam as pessoas. Ficam as memórias. Sejam felizes ou difíceis, são elas que nos constroem. Cabe-nos aproveitar e desfrutar ao máximo de cada momento, preparando-nos todos os dias para quando a oportunidade chegar e não apenas quando a oportunidade aparecer! Obrigada, Sport Lisboa e Benfica. Foi um privilégio. E Pluribus Unum".


Veja a publicação:


Futebol

Oficial! Futebolista acusado de comentário machista despede-se do Benfica e rende milhões

Jogador formado nas águias tinha o futuro em aberto, mas o desfecho esperado acabou por ser confirmado nas últimas horas pelo seu novo clube

Benfica vendeu em definitivo Gustavo Marques ao Red Bull Bragantino por 3,5 milhões de euros, acordo anunciado pelo clube paulista
Benfica vendeu em definitivo Gustavo Marques ao Red Bull Bragantino por 3,5 milhões de euros, acordo anunciado pelo clube paulista

26 Jun 2026 | 16:11 |

Icon Comentário0

O Benfica conseguiu a venda definitiva de Gustavo Marques. O defesa central brasileiro vai continuar a representar o Red Bull Bragantino, que exerceu a opção para garantir o jogador em definitivo. O vínculo entre as duas partes é válido até 2030 e, segundo a imprensa brasileira, o negócio rende cerca de 3,5 milhões de euros aos encarnados.


Depois de não conseguir afirmar-se na equipa principal do Benfica, Gustavo Marques convenceu o Red Bull Bragantino a avançar para a sua contratação em definitivo. O central chegou à Luz na temporada 2022/23 para integrar a equipa B, inicialmente por empréstimo do América Mineiro, depois de uma passagem pelo Torreense.


Na época 2023/24, o brasileiro realizou 32 jogos pela equipa B, somando um golo e uma assistência. O bom desempenho valeu-lhe a estreia pela equipa principal orientada por Roger Schmidt, entrando aos 88 minutos da vitória do Benfica frente ao Famalicão, por 3-0, em encontro da 15.ª jornada da Liga.


Sem espaço para se afirmar no plantel principal, Gustavo Marques regressou ao Brasil, onde acabou por mostrar evolução ao serviço do Red Bull Bragantino. Apesar de também ter estado envolvido numa polémica relacionada com um comentário sexista, o central manteve um rendimento consistente dentro das quatro linhas.

Os números acabaram por convencer os responsáveis do emblema brasileiro. Em 2025 marcou um golo em 16 partidas e, já em 2026, elevou o nível ao somar três golos e uma assistência em 29 encontros. Essas exibições levaram o Red Bull Bragantino a fechar a contratação definitiva do central canarinho de 24 anos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Futebolista com 188 jogos recusou renovar contrato com o Benfica e sai a custo zero
Futebol

Oficial! Futebolista com 188 jogos recusou renovar contrato com o Benfica e sai a custo zero

26 Jun 2026 | 15:29

Icon Comentário0
PAOK quer levar avançado do Benfica por empréstimo, mas águias preferem vender
Futebol

PAOK quer levar avançado do Benfica por empréstimo, mas águias preferem vender

26 Jun 2026 | 15:38

Icon Comentário0
Amar Dedic fora do Mundial? Selecionador explica situação clínica do ala do Benfica
Futebol

Amar Dedic fora do Mundial? Selecionador explica situação clínica do ala do Benfica

26 Jun 2026 | 13:40

Icon Comentário0