Futebol
Patrick Dippel: conheça a mais recente peça-chave do futebol do Benfica
13 Dez 2025 | 11:27
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
13 Dez 2025 | 13:30 |
José Neto e Tiago Freitas foram as mais recentes estreias de José Mourinho. Numa partida em que o Benfica já vencia o Nápoles por 2-0, o treinador português fez questão de dar uma oportunidade aos dois atletas encarnados, que somaram os primeiros minutos com o plantel principal das águias.
Tiago Freitas: “Depois, quando foi para entrar, foi uma sensação inexplicável”
Através das suas publicações nas redes sociais, os jovens voltaram a abordar esse momento especial. “Eu estava no banco e até estava atrás do míster. Ele virou-se e disse: ‘Vai mostrar os esquemas táticos ao Freitas’, e eu fiquei meio surpreendido, porque não estava à espera. Depois, quando foi para entrar, foi uma sensação inexplicável”, adiantou o médio de 19 anos.
“Foram palavras de confiança para me motivar, também para aproveitar, porque era um momento único, e acho que foram palavras que encarei de forma correta e que me ajudaram muito no momento em que me estreei pelo Benfica”, referiu o lateral-direito, uma das novidades na convocatória das águias.
José Neto: “Ele [José Mourinho] perguntou-me, num tom de brincadeira, se me metesse lá dentro: ‘aguentas-te?’”
“Tive um bom convívio com ele num jantar, eu e o Rodrigo Rêgo. Estivemos lá a falar, a rir-nos. O míster contou-nos algumas histórias que viveu noutros clubes, e foi engraçado”, revelou Tiago Freitas, a propósito do treinador do Benfica.
“Foi uma história engraçada. Eu, por norma, janto no Benfica Campus, como ainda sou residente, e como o míster também tem jantado aqui, acabámos por nos cruzar um dia. Ele perguntou-me, num tom de brincadeira, se me metesse lá dentro, ‘aguentas-te?’, e eu respondi que sim, que estava pronto para encarar o desafio”, contou o campeão do Mundo de sub-17.
Numa entrevista recente, internacional português recordou momentos conturbados em Portugal e falou da possibilidade de trocar de ares
13 Dez 2025 | 12:47 |
Bruno Fernandes confirmou que recebeu uma proposta do Benfica. Numa entrevista que ainda está por ser divulgada, o antigo capitão dos leões revelou que existiu a possibilidade de rumar ao eterno rival, numa altura em que o clube de Alvalade estava a recuperar dos incidentes registados na invasão à Academia de Alcochete.
Bruno Fernandes: “O Benfica queria. Financeiramente, era muito tentador mudar-me para o Benfica”
À conversa com o Canal 11, o agora atleta de referência do Manchester United — essencial no triunfo sobre os Wolves — falou sobre a sua passagem pelo futebol português e deixou tudo a pratos limpos relativamente aos rumores que o ligavam ao Benfica. “Houve essa possibilidade”, começou por dizer Bruno Fernandes.
“O Benfica queria. Financeiramente, era muito tentador mudar-me para o Benfica”, admitiu o internacional português, numa recente entrevista à televisão oficial da Federação Portuguesa de Futebol, explicando que houve uma forte possibilidade de trocar de lado na Segunda Circular.
Bruno Fernandes: “A nível financeiro, era um contrato melhor do que o primeiro que tive aqui no Man. United”
“Acredito que, mesmo até hoje, foram muito poucos os jogadores que tiveram a oferta que eu tive”, revelou o atleta, reconhecendo que as águias, na altura sob a presidência de Luís Filipe Vieira, tinham maior capacidade económica em comparação com os rivais diretos.
“A nível financeiro, era um contrato melhor do que o primeiro que tive aqui no Man. United”, constatou o camisola 8 dos red devils, em entrevista ao Canal 11. Recorde-se que, nesse período, o Benfica conseguiu a contratação do extremo peruano André Carrillo, que teve sucesso de águia ao peito.
Segundo foi revelado pela imprensa nacional, existe um pormenor que pode afinal agradar aos encarnados sobre a situação do futebolista de 32 anos
13 Dez 2025 | 12:25 |
O Beşiktaş terá prometido que facilitaria a saída de Rafa Silva. Segundo informações apuradas, o conjunto de Istambul, representado pelo seu presidente, terá informado o internacional português, numa das suas reuniões, de que as águias negras não iriam colocar entraves à sua partida em janeiro, numa altura em que o Benfica segue atentamente a situação.
Pelo que o jornal Record apurou, o Beşiktaş está disposto a deixar sair Rafa Silva caso o jogador aceite regressar ao clube, a fim de ajudar a equipa até à abertura do mercado de transferências. A mesma fonte explica que esta situação pode vir a acontecer, uma vez que a relação entre as duas partes dificilmente voltará a ser como outrora.
Serdar Adalı, presidente do Beşiktaş, coloca esta hipótese em cima da mesa, mas, em troca, pede o compromisso total do internacional português com os objetivos desportivos das águias negras. Numa fase particularmente complicada no campeonato, os turcos esperam que Rafa Silva seja uma mais-valia nas partidas frente ao Trabzonspor (14 de dezembro) e ao Kayserispor (dia 18), antes da pausa de inverno.
Vale a pena relembrar que Rafa Silva ficou de fora da partida contra o Gaziantep, algo que gerou algum burburinho na imprensa turca. Contudo, as dúvidas ficaram esclarecidas, uma vez que o treinador, após o empate a duas bolas, explicou que o português estava a ser poupado para o embate com o Trabzonspor.
A atravessar uma fase bastante complicada a nível desportivo, o Beşiktaş voltou a perder pontos no campeonato, ficando ainda mais longe dos lugares europeus. Feitas as contas, a equipa de Istambul segue na quinta posição, com 25 pontos, a 11 do Galatasaray, líder do campeonato.
Imprensa destaca principais pormenores por detrás do importante triunfo dos encarnados na receção aos napolitanos na partida da Liga dos Campeões
13 Dez 2025 | 11:50 |
Aos poucos, o Benfica vai apresentando uma imagem com a assinatura de José Mourinho. Na partida de quarta-feira, 10 de dezembro, as águias apresentaram em campo, no triunfo contra o Nápoles, um rendimento e um estilo de jogo que fizeram lembrar as equipas que o Special One orientou ao longo da sua carreira.
Segundo revelou o jornal A Bola, na partida frente aos napolitanos — que terminou com um triunfo das águias por 2-0 — o Benfica apresentou-se à imagem de José Mourinho: um conjunto intenso na reação à perda de bola e sempre com os olhos postos na baliza contrária, detalhes que permitiram ao Glorioso continuar a sonhar na Liga dos Campeões.
Os jogadores acabaram por corresponder ao pedido que José Mourinho tinha feito ao longo dos dias de preparação. Na conferência de imprensa, o Special One explicou que a receita para o sucesso frente ao Nápoles passava pela demonstração de uma enorme capacidade de intensidade, energia e coração.
Outro aspeto que também chamou a atenção na exibição do Benfica foi o capítulo defensivo. As águias estiveram irrepreensíveis a defender, conseguindo anular quase na totalidade as iniciativas ofensivas que o Nápoles tentou criar. A dupla Tomás Araújo e Nicolás Otamendi conseguiu neutralizar as principais ameaças, como Rasmus Højlund ou David Neres.
No entanto, vale a pena recordar que, na conferência de imprensa no final do encontro, José Mourinho destacou o trabalho coletivo e individual dos seus atletas, dando como exemplo nomes como Richard Ríos e Samuel Dahl, que têm vindo a subir de rendimento desde a chegada do Special One à Luz.