
Futebol
ÚLTIMA HORA! BENFICA FICA A CONHECER ADVERSÁRIO DA TAÇA DE PORTUGAL E PREPARA VINGANÇA DA TEMPORADA PASSADA
Roger Schmidt lança um alinhamento a meio caminho entre 'poupança' e 'pôr a carne toda no assador'
|
Chegar ao Jamor é um sonho para qualquer equipa, mas, até agora, 26 equipas do nosso futebol é que marcaram presença no palco da festa da Taça: Benfica, Porto, Sporting, Boavista, Setúbal, Belenenses, Braga, Académica, Guimarães, Leixões, Beira-Mar, Estrela, Aves, Atlético, Marítimo, Avenida Rio, Estoril, Olhanense, Torreense, Covilhã, Farense, Campomaiorense, Leiria, Paços, Chaves e Tondela.
Destas 26 só as primeiras 13 da lista venceram o ‘caneco’. A lista de vencedores é liderada pelo Benfica, que detém 26 Taças de Portugal no seu palmarés, em 38 finais disputadas. Apesar disso, recorde-se que os encarnados não conquistam a prova deste 2017, ano em que Toto Salvio e Raúl Jiménez marcaram os golos que derrotaram o Guimarães por 2-1.
Apesar de, na última temporada, ter sido Campeão Nacional, o conjunto das águias caiu nos ‘quartos’ da prova rainha, diante do que viria a ser finalista vencido, Braga. Este jogo, que acabou com uma derrota por 2-1 no Minho, ficou polémico pela sua arbitragem tendenciosa.
Voltando ao próximo jogo do Clube da Luz, importa frisar que o Lusitânia, depois de já ter encontrado várias equipas do primeiro escalão, jogará pela primeira vez na sua história diante do Benfica. A formação de Roger Schmidt tem jogo marcado contra os açorianos dia 20 de outubro, às 16h30.
Partida é válida para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no dia 3 de dezembro
|
O Benfica ficou a saber que o duelo diante do Moreirense, para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, agendado para o próximo domingo, dia 3 de novembro, vai ter como árbitro principal Fábio Veríssimo, que não está nas melhores memórias dos adeptos encarnados.
O juiz da partida vai contar com Pedro Martins e Hugo Marques como árbitros assistentes, sendo que Miguel Fonseca irá desempenhar o papel de quarto árbitro.
No que respeita ao videoárbitro e ao assistente do VAR, as funções vão ser cumpridas por Fábio Melo e Nuno Manso, respetivamente.
Recorde-se que, esta decisão não deverá cair bem aos Benfiquistas, já que na passada temporada, a decisão polémica de expulsar Gonçalo Ramos, por acumulação de amarelos, na receção do Glorioso ao Vizela não foi esquecida pelos adeptos encarnados, que esperam que não aconteçam novos lances polémicos no terreno dos insulares.
Os encarnados vão a jogo no domingo, dia 3 de dezembro, pelas 18h00, no reduto adversário, em Moreira de Cónegos, em embate a contar para a 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Sporting e Porto fugiram aos jogos mais complicados do torneio
|
O Benfica e o Braga vão se defrontar nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, segundo fitou o sorteio da FPF, esta quarta-feira, dia 29 de novembro. O Sporting e o Porto tiveram mais sorte que os rivais, ficando responsáveis de defrontar o Estoril e o Tondela, respetivamente.
O embate será realizado no Estádio da Luz, mas ainda não tem data nem hora marcada. O Glorioso chega a esta altura da competição depois de eliminar o Famalicão, por 2-0, enquanto os guerreiros do Minho ultrapassaram o Portimonense, por 4-1.
É de recordar que na temporada transata o Braga foi o carrasco do Benfica na Taça de Portugal, nos quartos-de-final. Após as águias chegarem à vantagem cedo no encontro, ficar reduzidos a 10 homens ao minuto 31' ditou a história do encontro. O Braga venceu nas grandes penalidades.
Os restantes jogos da Taça de Portugal são: Vizela-Arouca, Vitória Guimarães-Penafiel, Santa Clara-Nacional, Marítimo-União Leiria, Gil Vicente-Amarante, Estoril-FC Porto e Sporting-Tondela. O Benfica-Braga é claramente o jogo grande desta fase da competição.
É importante esclarecer que o Benfica não vence a Taça de Portugal desde 2016 e é um objetivo assumido por Roger Schmidt desde a sua chegada às águias. Após sete anos sem levantar o troféu, esta temporada os encarnados querem terminar vitoriosos. Confira aqui a publicação:Jogador contou com apoio especial vindo das bancadas durante encontro frente ao Glorioso
|
O jogo do Benfica, na ilha Terceira, frente ao Lusitânia dos Açores ainda dá que falar. Não houve surpresa no vencedor (Clube da Luz venceu por 4-1), mas houve festa da Taça. Sobretudo para Enzo Ferrara, marcador do golo de honra dos açorianos.
O defesa luso-francês de 23 anos viveu um dos melhores momentos da sua vida ao marcar frente ao poderoso Benfica, no Estádio João Paulo II, e com uma espetadora bem especial nas bancadas, a mãe, que pôde assistir ao vivo à grande penalidade marcada pelo seu filho, na altura reduzindo para 2-1 a vantagem encarnada.
"A minha mãe veio de França, estava na bancada. Também foi muito especial para ela, porque há muitos anos que não me via a jogar futebol", conta Enzo Ferrera, natural de Paris e filho de mãe portuguesa e pai italiano, em declarações prestadas após o encontro.
Enzo Ferrara deixou França e veio para Portugal, já maior de idade, à procura de realizar o seu sonho de ser futebolista profissional e começou pelo Paços de Ferreira. "Era hora de fazer um sacrifício, sair do país para cumprir o sonho", admite o jovem jogador do Lusitânia em declarações prestadas ao Record que, acabou cedido ao Vila Flor, passando pelo 1º de Dezembro e terminando nos Açores, no Marítimo da Graciosa, antes de rumar ao atual clube.
Porém, na sua ainda curta carreira, o momento que guardará melhor na memória foi o golo marcado aos campeões nacionais na Taça de Portugal. "É um sonho de criança. Estou muito orgulhoso de mim, da minha equipa, do meu trabalho e do meu percurso", disse ao jornal Record o luso-francês.
Marcar um golo ao maior clube do país fez com que Enzo Ferrara não desse conta do recado nas redes sociais, com mensagens atrás de mensagens após o golo frente ao Glorioso, assim como um crescimento exponencial de seguidores no Instagram.
SUBSCREVER NEWSLETTER