Futebol
Lucca continua na mira do Benfica, mas tem vários episódios problemáticos na carreira
06 Jan 2026 | 20:33
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
22 Out 2024 | 10:11 |
Rui Malheiro analisou o encontro entre o Benfica e o Feyenoord, que se vai realizar na próxima quarta-feira, 22 de outubro, no Estádio da Luz. O jornalista da RTP1 desenvolveu e examinou o sistema tático do novo treinador dos holandeses, Brian Priske, depois da saída para o Liverpool de Arne Slot.
"Priske abdicou da imposição de uma organização estrutural em 3x4x3, regressando ao 4x3x3 para o qual o plantel está mais talhado, e procurou aproximar-se, mesmo sem sucesso pleno, ao ideário dominador – com forte ênfase na posse de bola e na fluidez das ações ofensivas – e pressionante de Slot. Ainda assim, não renunciou à tentativa de tornar o jogo mais pragmático, buscando oferecer mais solidez ao processo defensivo, o que está longe de ser atingido, e de procurar surpreender os adversários com o recurso a um estilo mais direto e vertical, com foco na metamorfose das transições ofensivas em contragolpes pungentes", explicou o analista.
"Só que esse deixou de ser o plano principal. E as 4 vitórias – uma delas em Girona, na 2.ª jornada da Champions – e 1 empate nas derradeiras 5 partidas atestam que está a encontrar uma fusão de estilos que começa a agradar aos adeptos, mesmo não podendo contar com os lesionados Stengs (a unidade de mais peso na criação), Giménez (a referência ofensiva e goleador da equipa), Hartmann (lateral-esquerdo que tinha conquistado espaço na seleção neerlandesa) e com o lateral-direito Nieuwkoop, opção mais válida do que o irregular Lotomba", disse Rui Malheiro, destacando o boletim clínico do clube neerlandês.
"Para o embate da Luz, Priske tem como principal dúvida a recuperação do lateral-esquerdo Bueno. Caso não recupere, poderá adaptar Hancko, o defesa de mais qualidade, ao posto de lateral-esquerdo, formando a dupla de centrais com os falíveis Trauner e Beelen. Caso prefira manter Hancko no centro da defesa, poderá recorrer a Smal como lateral-esquerdo, mas o rendimento do jogador contratado ao Twente tem estado longe de ser convincente", referiu o analista relativamente às opções do corredor esquerdo do Feyenoord.
"A capacidade que o Feyenoord tem demonstrado para pressionar alto com claras referências individuais, desenhando um 4x4x2 – Osman ou Milambo juntam-se a Ueda na primeira linha de pressão – em zonas muito avançadas, vem a revelar-se um factor crucial para a equipa assegurar recuperações em zonas altas, quase sempre por intermédio de Hwang ou Timber, que são a génese de contratransições finalizadas por Osman, Igor, Milambo e Ueda. Contudo, o Benfica expõe propriedades para superar essa pressão, evitando as associações de risco pelo corredor central, e deixar o rival exposto no capítulo defensivo, sobretudo pelo posicionamento muito adiantado da última linha, com amplas arduidades na velocidade e no controlo da profundidade", prosseguiu o jornalista.
Há vulnerabilidades nas entrelinhas, mas os principais problemas prendem-se com o controlo da largura
"Em zonas médio-baixas, os neerlandeses mantêm a organização em 4x4x2, com variações para o 4x1x4x1, mas estão longe de revelar grande fiabilidade defensiva, apesar dos esforços de Priske em melhorar a organização. Há vulnerabilidades nas entrelinhas, mas os principais problemas prendem-se com o controlo da largura – muitos erros de Lotomba, a ser arrastado para o corredor central, em busca de referências individuais, sem apoio por parte de Osman – e na defesa de cruzamentos e de um futebol direto, o que assente que o adversário consiga ligar a criação com a finalização. Aí, um dos aspetos determinantes poderá ser a sagacidade que os encarnados poderão revelar a estabelecer ligações entre Di María e Kerem, aproveitando os espaços entre centrais e laterais", referiu.
"Em caso de perda de bola, são muito vastas as dificuldades dos neerlandeses na transição defensiva, abrindo crateras nas costas dos laterais – principalmente o esquerdo, pelo perfil mais ofensivo de Bueno – e desfraldando a exposição excessiva dos centrais, que sentem muitos problemas na resposta ao um contra um. Pouco pressionados de forma alta na competição interna, uma das armas do Bayer Leverkusen para golear em Roterdão foi condicionar a primeira fase de construção do opositor, fomentando erros que originaram contratransições que redundaram em golo. Na Luz, atendendo ao perfil dos encarnados, Priske procurará surpreender a última linha rival, como tanto aprecia, através de contra-ataques, com lançamentos a partir de Hancko, Hwang ou Timber em busca da velocidade e potência de Osman e da criatividade com aceleração de Igor, bem secundados pelo rompedor Milambo e pelo oportuno Ueda, com alguns movimentos interessantes também nos apoios frontais", acrescentou o analista.
"Se o Feyenoord é uma equipa capaz de criar perigo na sequência de bolas paradas laterais, tendo os centrais – Hancko à cabeça – como principais referências aéreas, também é verdade que a defesa mista perfilhada por Priske está muito longe de ser fiável, e o laboratório de Lage poderá surpreender, no ataque à primeira ou à segunda bola, com ações de antecipação ao primeiro poste e/ou com o ataque ao segundo poste, por norma a zona mais descoberta", conclui Rui Malheiro.
Jovem atleta é uma das grandes pérolas da formação do Clube da Luz e ouviu recentemente bastantes elogios de José Mourinho
07 Jan 2026 | 03:00 |
O Benfica vai renovar contrato com Daniel Banjaqui. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que já existe um princípio de acordo entre as partes para prolongar o vínculo. Apesar de haver vários interessados no concurso do defesa, o Clube da Luz agiu rápido para segurar o ativo e garantir a sua continuidade no projeto desportivo.
O atleta - que ouviu elogios de um antigo técnico - é visto como uma das grandes pérolas do Seixal. Os responsáveis encarnados acreditam muito no potencial do lateral-direito e veem nele um futuro brilhante. A estrutura entende que o jovem reúne todas as condições para triunfar ao mais alto nível, justificando assim esta aposta forte na sua permanência em Lisboa.
Com a lesão de Alexander Bah e a necessidade de descansar Amar Dedic, o Campeão do Mundo sub-17 pode vir a ter oportunidades na equipa principal. José Mourinho está atento à evolução do miúdo e poderá lançá-lo em breve. A porta da titularidade ou de mais minutos abre-se agora para o promissor defensor.
A estreia na formação principal aconteceu recentemente diante do Farense, num encontro a contar para a Taça de Portugal. O jogador foi lançado pelo técnico setubalense nessa partida, deixando boas indicações aos adeptos. Foi o primeiro passo de uma caminhada que se espera longa e recheada de sucessos com o Manto Sagrado.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Daniel Banjaqui - avaliado em 1 milhão de euros - realizou 15 jogos: sete na Segunda Liga, quatro na Youth League, três na Liga Revelação e um na Taça de Portugal. Nos 838 minutos em que esteve em campo, o defesa, que tem contrato até junho de 2027, marcou um golo.
Palavras mereceram várias reações de apoio por parte de colegas de equipa, como Andreas Schjelderup, Gianluca Prestianni e Dodi Lukebakio
07 Jan 2026 | 00:18 |
Enzo Barrenechea recorreu às redes sociais para reagir à lesão que o tem afastado temporariamente de competição. O médio do Benfica deixou uma curta mensagem onde mostrou confiança no processo de recuperação e vontade de voltar rapidamente aos relvados.
Enzo: “Este momento exige paciência, fé e muito trabalho”
“Este momento exige paciência, fé e muito trabalho”, escreveu o pupilo de José Mourinho, assumindo que atravessa uma fase delicada, mas sem baixar os braços. O médio garantiu ainda que vai dar tudo durante este período fora da equipa: “Vou treinar mais forte do que nunca e confiar no processo para voltar o mais rápido possível”, pode ler-se.
As palavras do argentino mereceram várias reações de apoio por parte de colegas de equipa, como Andreas Schjelderup, Gianluca Prestianni e Dodi Lukebakio, num sinal claro de união em torno do jogador, que agora foca todas as atenções na recuperação para voltar a ajudar a equipa.
O atleta tem uma subluxação traumática do ombro direito, sendo que a decisão passou por um "tratamento conservador", tal como explicou José Mourinho, na antevisão ao jogo frente ao Braga, para as meias-finais da Allianz Cup. Assim, as águias ainda têm a esperança de que o médio recupere a tempo de defrontar o Porto, nos quartos-de-final da Taça de Portugal.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea — avaliado em 15 milhões de euros — disputou 29 das 31 partidas oficiais que as águias já realizaram: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal e uma na Supertaça e Taça da Liga. Nos 2.374 minutos que esteve em campo, registou um golo e uma assistência.
Veja a publicação:
Jogador chegou à Luz no último verão, contratado ao Real Madrid por cerca de cinco milhões de euros, mas a sua utilização na equipa principal tem sido escassa
06 Jan 2026 | 20:47 |
Rafael Obrador pode estar de saída do Benfica já neste mercado de janeiro, com o clube italiano Torino a surgir como possível pretendente para o espanhol. O emblema sediado em Turim tem interesse no futebolista encarnado e pode haver proposta nos próximos dias.
O interesse foi avançado pelo jornalista Alfredo Pedullà, embora ainda não estejam definidos os contornos da eventual transferência entre os clubes. O jogador chegou à Luz no último verão, contratado ao Real Madrid por cerca de cinco milhões de euros, mas a sua utilização na equipa principal tem sido escassa.
Apesar de ter um contrato longo até 2030 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, a falta de oportunidades pode mesmo ter como consequência o adeus às águias, uma vez que é visto apenas como terceira opção para o posto, atrás de Samuel Dahl e Sidny Cabral.
Do lado do Benfica, a possível saída do futebolista é vista no contexto de gestão de plantel e de opções para crescer. Com concorrência na lateral esquerda e outros talentos jovens a surgir, um empréstimo ou mesmo uma transferência pode beneficiar o jogador.
Na presente temporada desportiva, o atleta - atualmente avaliado em 2 milhões de euros - somou apenas três partidas oficiais de águia ao peito: uma na Liga Portugal Betclic e duas na Liga Portugal Meu Super. Nos 237 minutos em que jogou, o 'camisola 3' contribuiu com uma assistência.
Veja a publicação:
Lucca continua na mira do Benfica, mas tem vários episódios problemáticos na carreira
06 Jan 2026 | 20:33