Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Vê isto, Lage! Há quem dê a 'receita perfeita' para o Benfica vencer o Feyenoord

Clube da Luz recebe na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, o clube dos Países Baixos para disputar a 3ª jornada da Liga dos Campeões

Rui Malheiro, antevê e analisa os ajustes táticos do clube Feyenoord que irá defrontar o Benfica de Lage
Rui Malheiro, antevê e analisa os ajustes táticos do clube Feyenoord que irá defrontar o Benfica de Lage

  |

Icon Comentário0

Rui Malheiro analisou o encontro entre o Benfica e o Feyenoord, que se vai realizar na próxima quarta-feira, 22 de outubro, no Estádio da Luz. O jornalista da RTP1 desenvolveu e examinou o sistema tático do novo treinador dos holandeses, Brian Priske, depois da saída para o Liverpool de Arne Slot.


"Priske abdicou da imposição de uma organização estrutural em 3x4x3, regressando ao 4x3x3 para o qual o plantel está mais talhado, e procurou aproximar-se, mesmo sem sucesso pleno, ao ideário dominador – com forte ênfase na posse de bola e na fluidez das ações ofensivas – e pressionante de Slot. Ainda assim, não renunciou à tentativa de tornar o jogo mais pragmático, buscando oferecer mais solidez ao processo defensivo, o que está longe de ser atingido, e de procurar surpreender os adversários com o recurso a um estilo mais direto e vertical, com foco na metamorfose das transições ofensivas em contragolpes pungentes", explicou o analista.


"Só que esse deixou de ser o plano principal. E as 4 vitórias – uma delas em Girona, na 2.ª jornada da Champions – e 1 empate nas derradeiras 5 partidas atestam que está a encontrar uma fusão de estilos que começa a agradar aos adeptos, mesmo não podendo contar com os lesionados Stengs (a unidade de mais peso na criação), Giménez (a referência ofensiva e goleador da equipa), Hartmann (lateral-esquerdo que tinha conquistado espaço na seleção neerlandesa) e com o lateral-direito Nieuwkoop, opção mais válida do que o irregular Lotomba", disse Rui Malheiro, destacando o boletim clínico do clube neerlandês.


"Para o embate da Luz, Priske tem como principal dúvida a recuperação do lateral-esquerdo Bueno. Caso não recupere, poderá adaptar Hancko, o defesa de mais qualidade, ao posto de lateral-esquerdo, formando a dupla de centrais com os falíveis Trauner e Beelen. Caso prefira manter Hancko no centro da defesa, poderá recorrer a Smal como lateral-esquerdo, mas o rendimento do jogador contratado ao Twente tem estado longe de ser convincente", referiu o analista relativamente às opções do corredor esquerdo do Feyenoord.

"A capacidade que o Feyenoord tem demonstrado para pressionar alto com claras referências individuais, desenhando um 4x4x2 – Osman ou Milambo juntam-se a Ueda na primeira linha de pressão – em zonas muito avançadas, vem a revelar-se um factor crucial para a equipa assegurar recuperações em zonas altas, quase sempre por intermédio de Hwang ou Timber, que são a génese de contratransições finalizadas por Osman, Igor, Milambo e Ueda. Contudo, o Benfica expõe propriedades para superar essa pressão, evitando as associações de risco pelo corredor central, e deixar o rival exposto no capítulo defensivo, sobretudo pelo posicionamento muito adiantado da última linha, com amplas arduidades na velocidade e no controlo da profundidade", prosseguiu o jornalista.


Há vulnerabilidades nas entrelinhas, mas os principais problemas prendem-se com o controlo da largura

"Em zonas médio-baixas, os neerlandeses mantêm a organização em 4x4x2, com variações para o 4x1x4x1, mas estão longe de revelar grande fiabilidade defensiva, apesar dos esforços de Priske em melhorar a organização. Há vulnerabilidades nas entrelinhas, mas os principais problemas prendem-se com o controlo da largura – muitos erros de Lotomba, a ser arrastado para o corredor central, em busca de referências individuais, sem apoio por parte de Osman – e na defesa de cruzamentos e de um futebol direto, o que assente que o adversário consiga ligar a criação com a finalização. Aí, um dos aspetos determinantes poderá ser a sagacidade que os encarnados poderão revelar a estabelecer ligações entre Di María e Kerem, aproveitando os espaços entre centrais e laterais", referiu.

"Em caso de perda de bola, são muito vastas as dificuldades dos neerlandeses na transição defensiva, abrindo crateras nas costas dos laterais – principalmente o esquerdo, pelo perfil mais ofensivo de Bueno – e desfraldando a exposição excessiva dos centrais, que sentem muitos problemas na resposta ao um contra um. Pouco pressionados de forma alta na competição interna, uma das armas do Bayer Leverkusen para golear em Roterdão foi condicionar a primeira fase de construção do opositor, fomentando erros que originaram contratransições que redundaram em golo. Na Luz, atendendo ao perfil dos encarnados, Priske procurará surpreender a última linha rival, como tanto aprecia, através de contra-ataques, com lançamentos a partir de Hancko, Hwang ou Timber em busca da velocidade e potência de Osman e da criatividade com aceleração de Igor, bem secundados pelo rompedor Milambo e pelo oportuno Ueda, com alguns movimentos interessantes também nos apoios frontais", acrescentou o analista.

"Se o Feyenoord é uma equipa capaz de criar perigo na sequência de bolas paradas laterais, tendo os centrais – Hancko à cabeça – como principais referências aéreas, também é verdade que a defesa mista perfilhada por Priske está muito longe de ser fiável, e o laboratório de Lage poderá surpreender, no ataque à primeira ou à segunda bola, com ações de antecipação ao primeiro poste e/ou com o ataque ao segundo poste, por norma a zona mais descoberta", conclui Rui Malheiro.


Futebol

Darwin Núñez com saída à vista? Liverpool recebe abordagem por ex Benfica

Internacional uruguaio não vive um bom momento na turma de Arne Slot, podendo mesmo abandonar os ingleses no próximo mercado de verão

Darwin Núñez, avançado que passou pelo Sport Lisboa e Benfica, não tem a continuidade assegurada no Liverpool e pode sair no verão
Darwin Núñez, avançado que passou pelo Sport Lisboa e Benfica, não tem a continuidade assegurada no Liverpool e pode sair no verão

  |

Icon Comentário0

A permanência de Darwin Núñez no Liverpool continua a ser uma miragem. Com o futuro incerto em Inglaterra, o antigo avançado do Benfica está na lista de compras de emblemas sauditas, podendo mesmo acabar por se mudar para a liga na qual alinha Cristiano Ronaldo.


Depois da garantia de Fabrizio Romano, Darwin Núñez terá mesmo ‘guia de marcha’ no próximo verão. Nesse sentido, um emblema da Arábia Saudita já terá feito uma abordagem pelo ex-atacante do Benfica, tendo a informação sido confirmada por Nico Schira na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter).


Desta forma, o nome de Darwin Núñez continua a fazer correr muita tinta ao que ao mercado de transferências diz respeito. Além das abordagens da Arábia Saudita, o antigo avançado do Benfica está na lista de compras do Nottingham Forest, emblema que já terá demonstrado vontade em avançar com os milhões, e do Atlético de Madrid, tendo em vista a possível saída de Griezmann.


Importa recordar que, depois de ter trocado o Benfica, em 2022, rumando ao Liverpool, Darwin Núñez poderá ver a estadia nos reds chegar ao fim. O avançado, que chegou a ser opção de águia ao peito em 85 jogos, rendeu ainda 85 milhões de euros aos cofres do Clube da Luz, aquando da mudança para a Premier League.

Esta temporada, com a camisola do Liverpool, Darwin Núñez – atualmente avaliado em 50 milhões de euros – leva 42 encontros: 25 na Premier League, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça da Liga e dois na Taça de Inglaterra. Nos 1.950 minutos em que foi opção de Arne Slot, o ex- avançado do Benfica marcou sete golos e protagonizou ainda cinco assistências.



Futebol

Soam os alarmes: Barcelona tem trunfo para desviar sonho do Benfica

Joan Laporta pode fazer chegar ao conjunto blaugrana futebolista que tem sido apontado ao Clube da Luz, tendo em vista uma mudança no verão

Joan Laporta, presidente do Barcelona, pode tramar Rui Costa e desviar futebolista que tem sido apontado ao Benfica
Joan Laporta, presidente do Barcelona, pode tramar Rui Costa e desviar futebolista que tem sido apontado ao Benfica

  |

Icon Comentário0

Soam os alarmes para o Benfica: o Barcelona volta a ‘ameaçar’ um possível regresso de Bernardo Silva no próximo verão. Apesar do interesse dos encarnados, o emblema blaugrana conta agora com um ‘trunfo’ para fechar a contratação do internacional português.


Depois de ter sido apontado ao Benfica, o nome de Bernardo Silva volta a estar na agenda do Barcelona. De acordo com o portal ‘TodoFichajes, o emblema presidido por Joan Laporta vê com bons olhos a contratação do médio do Manchester City, aproveitando uma cláusula ‘secreta’ no vínculo do internacional português que pode facilitar as negociações no verão.


Com contrato até junho de 2026, Bernardo Silva tem uma cláusula de rescisão fixada nos 58 milhões de euros, valor esse que pode ser inferior caso a mudança acabe por se dar para o Barcelona. De acordo com o portal acima mencionado, o emblema blaugrana terá de pagar um montante inferior para garantir a contratação do médio formado no Benfica.


Ora neste sentido, o nome de Bernardo Silva pode ficar mais longe da mudança para o Benfica. Recorde-se que o médio do Manchester City é um dos ‘desejos’ de Rui Costa para atacar a próxima temporada. Além do internacional português, o Presidente do Clube da Luz está ainda empenhado nos regressos de Victor Lindelof, Nélson Semedo e João Félix no verão.

Na presente temporada, Bernardo Silva - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - já contabiliza 41 jogos: nove na Liga dos Campeões, 27 na Premier League, três na FA Cup, um na League Cup e um na FA Community Shield. O médio internacional português, que passou pela formação do Benfica, conta com três golos e quatro assistências, nos 3.184 minutos totalizados em 2024/25.



Futebol

Ederson no Benfica? Hugo Viana resolve futuro do guardião no City

Novo diretor desportivo dos ingleses, proveniente do Sporting, tem dossiê do brasileiro em mãos e tomou decisão, de acordo com novas informações

Regresso de Ederson ao Benfica volta a dar que falar face a decisão de Hugo Viana no Manchester City
Regresso de Ederson ao Benfica volta a dar que falar face a decisão de Hugo Viana no Manchester City

  |

Icon Comentário0

Depois de ter sido associado a um regresso ao Benfica, eis que surgem novidades sobre o futuro de Ederson no Manchester City. Ao que tudo indica, com Hugo Viana a assumir um papel importante, o guardião poderá estar muito perto de terminar a sua ligação com o clube da Premier League.


Segundo avança o jornal A Bola, os responsáveis ingleses, com Hugo Viana, o novo diretor desportivo do clube, à cabeça, estão a analisar o caso do antigo guarda-redes do Benfica, mas é um caso que já gera muito alarme no Manchester City. Os alarmes soam e há mesmo quem coloque em causa a renovação de Ederson. 


O brasileiro termina contrato em 2026 e a condição física de Ederson poderá ser um dos entraves para o novo vínculo com o Manchester City. Ora, esta tomada de posição por parte do clube da Premier League acaba a abrir espaço para o Benfica, que está muito interessado em poder contar com o antigo guardião da Luz como uma possível alternativa ao habitual titular, Anatoliy Trubin. 


Recorde-se que, a lesão de Ederson aconteceu no encontro com o Crystal Palace. O ex-Benfica teve de ser substituído aos 72 minutos, já depois de ter feito uma assistência. Desde que a presente época começou, o guarda-redes brasileiro já falhou sete jogos por lesão e foi suplentes em quatro duelos a contar para a Premier League. 

Na presente época, 2024/2025, Ederson Moraes - atualmente avaliado em 25 milhões de euros - marcou presença em 31 jogos: um na FA Cup, oito na Liga dos Campeões, 20 na Premier League e dois na FA Community Shield. Nos 2.790 minutos em campo o guardião brasileiro, que enverga a camisola 31, sofreu 44 golos e realizou três assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Nélson Semedo toma decisão importante e Benfica pode beneficiar
Futebol

Nélson Semedo toma decisão importante e Benfica pode beneficiar

 

Icon Comentário0
Ingleses preparam milhões para roubar Carreras ao Benfica e...não é o United
Futebol

Ingleses preparam milhões para roubar Carreras ao Benfica e...não é o United

 

Icon Comentário0
Bruno Lage tem 'arma secreta' para o Vitória de Guimarães - Benfica
Futebol

Bruno Lage tem 'arma secreta' para o Vitória de Guimarães - Benfica

 

Icon Comentário0