Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Vê isto, Lage! Há quem dê a 'receita perfeita' para o Benfica vencer o Feyenoord

Clube da Luz recebe na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, o clube dos Países Baixos para disputar a 3ª jornada da Liga dos Campeões

Glorioso 1904
Glorioso 1904

22 Out 2024 | 10:11 |

Icon Comentário0

Rui Malheiro analisou o encontro entre o Benfica e o Feyenoord, que se vai realizar na próxima quarta-feira, 22 de outubro, no Estádio da Luz. O jornalista da RTP1 desenvolveu e examinou o sistema tático do novo treinador dos holandeses, Brian Priske, depois da saída para o Liverpool de Arne Slot.


"Priske abdicou da imposição de uma organização estrutural em 3x4x3, regressando ao 4x3x3 para o qual o plantel está mais talhado, e procurou aproximar-se, mesmo sem sucesso pleno, ao ideário dominador – com forte ênfase na posse de bola e na fluidez das ações ofensivas – e pressionante de Slot. Ainda assim, não renunciou à tentativa de tornar o jogo mais pragmático, buscando oferecer mais solidez ao processo defensivo, o que está longe de ser atingido, e de procurar surpreender os adversários com o recurso a um estilo mais direto e vertical, com foco na metamorfose das transições ofensivas em contragolpes pungentes", explicou o analista.


"Só que esse deixou de ser o plano principal. E as 4 vitórias – uma delas em Girona, na 2.ª jornada da Champions – e 1 empate nas derradeiras 5 partidas atestam que está a encontrar uma fusão de estilos que começa a agradar aos adeptos, mesmo não podendo contar com os lesionados Stengs (a unidade de mais peso na criação), Giménez (a referência ofensiva e goleador da equipa), Hartmann (lateral-esquerdo que tinha conquistado espaço na seleção neerlandesa) e com o lateral-direito Nieuwkoop, opção mais válida do que o irregular Lotomba", disse Rui Malheiro, destacando o boletim clínico do clube neerlandês.


"Para o embate da Luz, Priske tem como principal dúvida a recuperação do lateral-esquerdo Bueno. Caso não recupere, poderá adaptar Hancko, o defesa de mais qualidade, ao posto de lateral-esquerdo, formando a dupla de centrais com os falíveis Trauner e Beelen. Caso prefira manter Hancko no centro da defesa, poderá recorrer a Smal como lateral-esquerdo, mas o rendimento do jogador contratado ao Twente tem estado longe de ser convincente", referiu o analista relativamente às opções do corredor esquerdo do Feyenoord.

"A capacidade que o Feyenoord tem demonstrado para pressionar alto com claras referências individuais, desenhando um 4x4x2 – Osman ou Milambo juntam-se a Ueda na primeira linha de pressão – em zonas muito avançadas, vem a revelar-se um factor crucial para a equipa assegurar recuperações em zonas altas, quase sempre por intermédio de Hwang ou Timber, que são a génese de contratransições finalizadas por Osman, Igor, Milambo e Ueda. Contudo, o Benfica expõe propriedades para superar essa pressão, evitando as associações de risco pelo corredor central, e deixar o rival exposto no capítulo defensivo, sobretudo pelo posicionamento muito adiantado da última linha, com amplas arduidades na velocidade e no controlo da profundidade", prosseguiu o jornalista.


Há vulnerabilidades nas entrelinhas, mas os principais problemas prendem-se com o controlo da largura

"Em zonas médio-baixas, os neerlandeses mantêm a organização em 4x4x2, com variações para o 4x1x4x1, mas estão longe de revelar grande fiabilidade defensiva, apesar dos esforços de Priske em melhorar a organização. Há vulnerabilidades nas entrelinhas, mas os principais problemas prendem-se com o controlo da largura – muitos erros de Lotomba, a ser arrastado para o corredor central, em busca de referências individuais, sem apoio por parte de Osman – e na defesa de cruzamentos e de um futebol direto, o que assente que o adversário consiga ligar a criação com a finalização. Aí, um dos aspetos determinantes poderá ser a sagacidade que os encarnados poderão revelar a estabelecer ligações entre Di María e Kerem, aproveitando os espaços entre centrais e laterais", referiu.

"Em caso de perda de bola, são muito vastas as dificuldades dos neerlandeses na transição defensiva, abrindo crateras nas costas dos laterais – principalmente o esquerdo, pelo perfil mais ofensivo de Bueno – e desfraldando a exposição excessiva dos centrais, que sentem muitos problemas na resposta ao um contra um. Pouco pressionados de forma alta na competição interna, uma das armas do Bayer Leverkusen para golear em Roterdão foi condicionar a primeira fase de construção do opositor, fomentando erros que originaram contratransições que redundaram em golo. Na Luz, atendendo ao perfil dos encarnados, Priske procurará surpreender a última linha rival, como tanto aprecia, através de contra-ataques, com lançamentos a partir de Hancko, Hwang ou Timber em busca da velocidade e potência de Osman e da criatividade com aceleração de Igor, bem secundados pelo rompedor Milambo e pelo oportuno Ueda, com alguns movimentos interessantes também nos apoios frontais", acrescentou o analista.

"Se o Feyenoord é uma equipa capaz de criar perigo na sequência de bolas paradas laterais, tendo os centrais – Hancko à cabeça – como principais referências aéreas, também é verdade que a defesa mista perfilhada por Priske está muito longe de ser fiável, e o laboratório de Lage poderá surpreender, no ataque à primeira ou à segunda bola, com ações de antecipação ao primeiro poste e/ou com o ataque ao segundo poste, por norma a zona mais descoberta", conclui Rui Malheiro.


Futebol

Oficial! Ex jogador de Mourinho e que defrontou o Benfica termina carreira: "É um homem especial"

Atleta que enfrentou as águias e foi contratado por "Special One" no início da carreira internacional anunciou o fim da trajetória nos relvados

 Marco Van Ginkel, antigo médio de José Mourinho no Chelsea e que já jogou frente ao Benfica, acabou a carreira aos 33 anos
Marco Van Ginkel, antigo médio de José Mourinho no Chelsea e que já jogou frente ao Benfica, acabou a carreira aos 33 anos

11 Fev 2026 | 18:07 |

Icon Comentário0

Aos 33 anos de idade e após uma carreira de 16 anos marcada por títulos, uma transferência de sonho para o Chelsea e um calvário de lesões, Marco van Ginkel, antigo jogador de José Mourinho no Chelsea, anunciou o fim da sua carreira como futebolista profissional.


O antigo médio internacional neerlandês, que representou o Boavista na segunda metade da temporada transata, confessou ter temido pelo seu próprio futuro. "Para mim, já se arrastava há algum tempo", revelou o ex agora ex jogador, em entrevista à ESPN.


O atleta, que começou a carreira no Vitesse, transferiu-se para o Chelsea em 2013/2014, na qual trabalhou com José Mourinho. "É um homem especial, muito fanático. Direto. Não sabe perder. Mas também conseguia estar muito calmo entre os jogadores e, de vez em quando, podia passar-se", revelou, sobre o "Special One".


De lembrar que o técnico de 63 anos não vai dar conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Santa Clara, marcado para sexta-feira. O técnico das águias falará apenas à BTV, canal oficial do Clube, às 10h30 de quinta-feira, ainda antes de a comitiva viajar para os Açores.

As águias vão voltar a entrar em campo na próxima sexta- feira, dia 13, frente ao Santa Clara. A partida, a contar para a 22ª jornada da Liga Portugal Betclic, jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores. Os encarnados querem vencer para continuar na luta pelo título.



Futebol

Pérola do Benfica elogia Schjelderup: "Vi-o a fazer coisas que nem sequer sabia que eram possíveis"

Extremo internacional norueguês tem sido um dos principais jogadores do Clube encarnado nos últimos compromisso da época

Tomás Cruz, médio do Benfica B, ficou "espantado" com as qualidades de Andreas Schjelderup demonstradas nos treinos
Tomás Cruz, médio do Benfica B, ficou "espantado" com as qualidades de Andreas Schjelderup demonstradas nos treinos

11 Fev 2026 | 17:16 |

Icon Comentário0

Andreas Schjelderup fez um dos golos da vitória frente ao Alverca (2-1), a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, confirmando o bom momento de forma. Tomás Cruz, médio ofensivo que atua na equipa B dos encarnados, admitiu que as jogadas que o extremo norueguês faz são inimagináveis.


T. Cruz: "Vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível"


"Um jogador que vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível foi o Schjelderup. Num treino, eu e outro jogador estávamos a encurralá-lo mesmo para o canto, estávamos dois contra um. Depois não sei o que é que ele fez, mas conseguiu sair de lá e ainda marcou golo", revelou, em entrevista ao programa 'Carpool Sessions' da Liga TV.


Vale lembrar que Tomás Cruz, de 20 anos, foi um nome bem cotado além-fronteiras nos derradeiros dias da janela de transferências de inverno. Segundo o jornal Record, clubes da Alemanha, Dinamarca e Cazaquistão estiveram atentos ao internacional luxemburguês.

Andreas Schjelderup não irá esquecer tão cedo o quão tumultuoso foi o mercado de inverno. Nas últimas semanas, a saída do extremo do Benfica era um dado adquirido, contudo, com o passar do tempo, o futebolista foi demonstrando o seu valor e acabou por convencer José Mourinho, que puxou pelo nórdico.


Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup - avaliado em 14 milhões de euros - já realizou um total de 28 jogos oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.384 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o nórdico registou cinco golos e três assistências.


Futebol

Golo de Anísio Cabral no Benfica - Alverca supera marca do Sporting

Impacto do jovem ponta de lança reforça um dado estatístico onde as águias surgem logo atrás dos leões na presente edição do campeonato

Benfica subiu ao segundo lugar da lista de concretizações de cabeça com os golos de Anísio Cabral, ficando apenas a um do Sporting
Benfica subiu ao segundo lugar da lista de concretizações de cabeça com os golos de Anísio Cabral, ficando apenas a um do Sporting

11 Fev 2026 | 17:11 |

Icon Comentário0

O Benfica superou a resistência do Alverca na última jornada da Liga Portugal Betclic graças a um cabeceamento irrepreensível de Anísio Cabral, que entrou em campo aos 85 minutos e um minuto volvido subiu às alturas para dar seguimento ao cruzamento de Samuel Dahl e oferecer os três pontos aos encarnados. Um novo golo de cabeça do jovem permite alcançar marca do... Sporting.


Com a arma aérea ativada pelo camisola "72", o Benfica passou a ter oito golos apontados de cabeça na presente edição do campeonato, sendo agora a segunda equipa com melhor registo neste capítulo, ainda que em igualdade com o Moreirense, surgindo à frente destas duas equipas o Sporting, com mais uma concretização, enquanto o líder Porto tem apenas seis.


Antes dos dois cabeceamentos do jovem promovido por José Mourinho das camadas jovens, marcaram também de cabeça: Vangelis Pavlidis (Moreirense e Estrela da Amadora), Nicolás Otamendi (Arouca e Braga), Tomás Araújo (Vitória de Guimarães) e Leandro Barreiro (Rio Ave).


Porém, apenas o último golo de Anísio Cabral teve influência imediata sobre um resultado, com o dianteiro a fazer aquilo que o treinador lhe pediu. Antes de subir ao relvado, o "Special One" pediu-lhe apenas para aproveitar todas as oportunidades que lhe surgissem nos escassos minutos que restavam e tentasse funcionar como referência na área, para "prender" os centrais, de modo permitir que Pavlidis tivesse maior liberdade.

Apesar da ascensão meteórica, Rui Águas, lenda do Benfica, avisa que é preciso ter cautela na gestão do campeão do mundo sub-17 ."O Anísio é muito jovem ainda, potencial não lhe falta por aquilo que tem mostrado. Mas o caminho faz-se sempre com algumas oscilações", disse, em entrevista.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jogador ambidestro conquista Mourinho e abre novas soluções no Benfica
Futebol

Jogador ambidestro conquista Mourinho e abre novas soluções no Benfica

11 Fev 2026 | 15:51

Icon Comentário0
José Mourinho não vai fazer conferência de imprensa do Santa Clara - Benfica
Futebol

José Mourinho não vai fazer conferência de imprensa do Santa Clara - Benfica

11 Fev 2026 | 15:43

Icon Comentário0
Atenção, Benfica! Arbeloa envolvido em polémica com grande figura do Real Madrid
Futebol

Atenção, Benfica! Arbeloa envolvido em polémica com grande figura do Real Madrid

11 Fev 2026 | 13:29

Icon Comentário0