
Futebol
Números não mentem: Clássico entre Porto e Benfica promete ser inédito
04 Out 2025 | 07:35
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
04 Out 2025 | 09:32 |
José Mourinho estará para sempre ligado à hist+oria do Porto, graças às suas conquistas na Invicta. Contuso, o agora treinador do Benfica, de regresso a uma casa que conhece muito bem, tem pela frente um desafio que irá tentar superar pela primeira vez: vencer no Estádio do Dragão, enquanto adversário dos portistas.
Com 62 anos de idade e com uma carreira capaz de invejar muitos treinadores, o Special One já se sentou no banco de suplentes do Dragão, como adversário, em quatro ocasiões distintas, mas nunca conseguiu deixar a Invicta com um sorriso. A primeira tentativa aconteceu ainda antes da sua passagem pelo Porto, quando liderava o União de Leiria, na época de 2000/01.
Depois de uma passagem inesquecível ao serviço dos azuis e brancos, o técnico setubalense rumou ao Chelsea, na temporada de 2004/05 e, logo no seu primeiro ano nos blues, o português regressou ao Dragão, mas acabou por perder por 2-1, partida a contar para a Liga dos Campeões. Três anos mais tarde, em 2007, Mourinho regressou a casa, mas, uma vez mais, não sorriu, somando um empate (1-1).
Volvidos oito anos e passagens por Real Madrid e Inter de Milão, o agora treinador do Benfica regressou ao Chelsea e, em 2015 voltou a enfrentar o Porto, porém a história voltou a repetir-se. Numa partida a contar para a fase de grupos da Champions, os londrinos perderam de novo na Invicta (2-1), mas o desaire não impediu a sua qualificação para os oitavos-de-final.
Fazendo as contas, José Mourinho conta com um empate e três derrotas frente aos dragões, um registo que pode quebrar já amanhã, na partida entre o Porto e o Benfica. Por outro lado, na contagem decrescente para o Clássico, que terá o pontapé de saída agendado para as 21H15, os dragões partem com uma ligeira vantagem em relação aos encarnados.
Presente numa entrevista concedida à CMTV, candidato ao ato eleitoral de 25 de outubro considou estranho apoio dado a um outro nome que está na corrida
04 Out 2025 | 08:55 |
Na última noite, Luís Filipe Vieira foi a figura em destaque depois de ter concedido uma entrevista onde falou de variados temas. Entre os quais o inesperado apoio de Óscar Cardozo a João Noronha Lopes, algo que criou uma certa estranhez ao candidato do Benfica. A determinada altura, o antigo presidente considerou que o máximo goleador estrangeiro dos encarnados tinha sido 'comprado' para apoiar um dos seus adversários eleitorais.
Luís Filipe Vieira: "Cardozo gosta de dinheiro, não faz nada de borla"
Questionado durante a entrevista que concedeu à CMTV, Luís Filipe Vieira considerou ser 'absurdo' que o paraguaio tenha assumido o seu apoio ao gestor: "Acham que faz sentido Cardozo apoiar Noronha Lopes? Nem o conhece, conhece Nuno Gomes, mas há coisas que não pode fazer, vai ser penalizado"
Indo mais longe, o antigo dirigente - que liderou o Benfica entre 2003 e 2021 - foi mais longe e alegou que o antigo camisola 7 foi 'comprado': "Conheço Cardozo, Cardozo não quer cargo, Cardozo gosta de dinheiro, não faz nada de borla. Claro que há contrapartidas, mas eu vou saber".
Luís Filipe Vieira: "Já vivemos isso no tempo do Covid, Benfica tem plantel suficiente para defrontar o Porto"
Na mesma entrevista, o candidato foi confrontado com os resultados das sondagens e deixou o seguinte esclarecimento sobre as mesmas: "Sondagens podem ser bem feitas, mas são pessoas bem organizadas, como na assembleia geral, é a mesma coisa. Sondagem para mim é no dia 25".
Por outr olado, em vésperas do jogo com o Porto, Vieira deixou a sua opinião sobre a virose que afeta as águias: "Já vivemos isso no tempo do Covid, Benfica tem plantel suficiente para defrontar o Porto, para jogar taco a taco com o Porto. Benfica vai lá para ir buscar os 3 pontos".
Numa entrevista concedida aos meios de comunicação internacionais, Fideo abordou regresso ao seu país mas deixou um agradecimento especial às águias
04 Out 2025 | 08:30 |
No final da última temporada, os adeptos encarnados assistiram à despedida emotiva de Ángel Di María, depois uma segunda passagem pelo Benfica. Volvidos alguns meses, o extremo argentino encontra-se no Rosario Central, emblema que o lançou no futebol profissional. Apesar de revelar que está feliz onde está, Fideo fes questão de mostrar a sua eterna gratidão para com o Clube da Luz.
Ángel Di María: "O Benfica foi tudo para mim"
Numa entrevista concedida ao Dsports, o antigo camisola 11 dos encarnados afirmou que o Clube da Luz tem um significado muito especial na sua carreira enquanto futebolista: "O Benfica foi tudo para mim. Graças a Deus estive nos melhores clubes dos países, abriu-me as portas da Europa quando eu não era ninguém e só tinha 36 jogos no Rosario Central".
Na mesma conversa, o argentino - que foi mencionado recentemente por Bruno Lage - explicou que teve uma vida tranquila em Lisboa, que lhe permtiu evoluir sem sentir qualquer tipo de pressão: "Fui levado aos poucos, explodi no terceiro ano, é uma cidade parecida com a de Rosario, a adaptação foi muito boa".
Ángel Di María: "A minha cabeça estava sempre voltada para voltar"
Em conversa com o Dsports, Fideo abordou então o seu regresso ao futebol argentino e revelou que era um objetivo que já tinha em mente durante algum tempo: "A minha cabeça estava sempre voltada para voltar, não vou mentir que houve um momento em que pensei que não fosse possível. Como a minha mulher está sempre ao meu lado, acabou por acontecer".
Por fim, Di María explicou que o regresso ao seu clube de formação esteve em risco, mas acabou por acontecer: "A minha filha chorava, porque queria voltar, e nós dizíamos que não podíamos. Eu disse-lhe ‘filha, se eu não puder voltar a jogar, vou me reformar e voltaremos a morar em Rosario’. Mas ela queria-me ver jogar. No fim, tudo deu certo".
Segund foi apurado pela imprensa nacional, dados revelam que azuis e brancos podem partir com uma certa vantagem no duelo contra encarnados
04 Out 2025 | 08:04 |
A menos de um dia para o tão esperado embate entre o Benfica e o Porto, as peças do enorme tabuleiro de xadrez já começam a ser mexidas e o vencedor do Clássico pode surgir nos detalhes. Porém, existe um dado que pode muito bem dar uma ligeira vantagem aos dragões, face ao rival de Lisboa e não é possível negá-lo.
Pelo que o jornal A Bola adiantou na manhã deste sábado, 4 de outubro, o emblema azul e branco chega ao Clássico mais fresco, apesar de ter jogado mais tarde do que os encarnados. A verdade é que, com menos tempo de recuperação, os dragões contam com menos cansaço acumulado desde o arranque da temporada, algo que não se pode dizer do Benfica.
Por outro lado, apesar de o Porto tem feito três jogos no espaço de sete dias, devido ao adiamento da partida frente ao Arouca, algo que não agradou aos portistas, a equipa de Francesco Farioli tem dado uma boa resposta. Tal como se verificou no encontro frente ao Estrela Vermelha, onde o italiano operou várias mexidas no onze. No caso do Benfica, a situação é diferente,
O Clube da Luz - a contas com uma virose de última hora - Teve um início de temporada mais atribulado com o rival do norte, uma vez que, face ao segundo lugar obtido na última edição do campeonato, foi obrigado a realizar no mês de agosto, duas rondas de qualificaçãopara a Liga dos Campeões, o que por si, sobrecarregou o calendário Benfiquista, sem esquecer, claro, outros factores, como o Mundial de Clubes e uma pré-época feita 'à pressa'.
A verdade é que, apesar de ter menos tempo de de descanso antes do Clássico, o Porto parte para o duelo mais fresco que o Benfica, porventura do número mais reduzido de jogos e por uma rotação diferente dos seus jogadores. Vale lembrar que a partida, a contar para a oiava jornada da Liga Portugal Betclic está agendada para amanhã, 5 de outubro, às 21H15.