
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
A equipa de sub-23 do Benfica foi a jogo nesta quarta-feira, 28 de maio, para defrontar o Torreense, na primeira mão da final da Taça Revelação. As águias venceram por 2-0, estando em vantagem nesta etapa final da prova. Olívio Tomé (6') e Jelani Trevisan (37') marcaram os golos da partida no Seixal. Veja AQUI como decorreu o encontro.
Vítor Vinha apostou em Diogo Ferreira, Kevin Pinto, Rui Silva, Gonçalo Oliveira, Leandro Martins, Tomás Cruz, Eduardo Fernandes, André Gomes, Jelani Trevisan, Gonçalo Moreira e Olívio Tomé no onze inicial do Benfica. Já no banco, o técnico tinha à disposição Alexander Sandahl, Guilherme Peixoto, Guilherme Gaspar, Vladimir Mendes, Martim Ferreira, Rodrigo Rêgo, Tiago Freitas, Francisco Silva, Karel Mustmaa, Peter Edokpolor, Michée Ndembi e Guilherme Afonso.
Depois de ter batido o Famalicão com uma goleada que garantiu o acesso a esta final, os sub-23 do Benfica entraram fortes frente a um Torreense, que superou o Gil Vicente na etapa anterior. Dessa forma, o marcador foi inaugurado logo aos seis minutos. Numa recarga de Olívio Tomé, o jovem talento do Seixal não falhou e ultrapassou o guarda-redes adversário, fazendo o primeiro da partida, que acontecia no Benfica Campus. As águias foram aumentando a intensidade e ficando por cima do Torreense.
Apesar do domínio, os pupilos de Vítor Vinha só viriam a mexer no marcador só depois da meia hora de jogo. Aos 37 minutos, voltou a acontecer uma recarga. Desta vez de Trevisan. O atacante, que havia falhado o primeiro remate no golo inaugural, conseguiu recuperar o esférico e colocá-lo no fundo da baliza do Torreense. Estava feito o 2-0, um resultado que se manteve até ao intervalo, depois de Gonçalo Moreira ter falhado uma grande penalidade, nos últimos minutos da primeira parte.
No segundo tempo, o Benfica manteve o domínio, mas com uma intensidade menor. Ainda assim, com a vantagem do seu lado, o Glorioso protagonizou várias oportunidades de perigo. A diminuição da intensidade notou-se face às várias ocasiões que o Torreense conseguiu chegar à baliza defendida por Diogo Ferreira. No entanto, destaca-se o facto curioso de que, até aos 75 minutos de jogo, o jovem guarda-redes dos encarnados não tinha feito qualquer defesa. Esse momento só aconteceu aos 82', quando Diogo Ferreira segurou a bola do remate à figura do adversário. Os encarnados foram os que mais criaram nos últimos minutos, mas o marcador não mexeu e o apito final confirmou a vitória do Benfica por 2-0.
Perante este resultado, a equipa sub-23 do Benfica, orientada por Vítor Vinha, assegura uma vantagem importante na primeira mão da final. O segundo jogo desta fase acontece no próximo sábado, 31 de maio, no terreno do Torreense. O pontapé de saída da segunda mão da final da Taça Revelação está agendado para as 16h00.
Confira alguns dos melhores momentos da vitória do Benfica frente ao Torreense:
Clube da Luz, através das suas plataformas oficiais, deu conta da situação, partilhando novidades sobre feito impressionante da parte do plantel secundário
|
O Benfica marcou presença na recente edição do Kick-off das competições nacionais, que tinha sido adiado devido ao falecimento de Diogo Jota e André Silva. Na cerimónia, as águias receberam duas distinções, uma referente ao Estádio da Luz, a segunda, onde exalta o desportivismo da equipa B do Glorioso.
Concluída a participação na edição 2024/25 da Liga Portugal Meu Super, os pupilos de Nélson Veríssimo foram destacados como um verdadeiro exemplo de disciplina, o que lhes mereceu a distinção com o Prémio Neno - Fair Play.
Na última edição da segunda divisão portuguesa, as jovens águias receberam avaliações positivas ao longo das 34 jornadas disputadas, com base em parâmetros como cartões amarelos e vermelhos, o respeito pelo adversário, pelo árbitro, tal como o comportamento do público e dos vários agentes desportivos ligados ao Clube da Luz.
Além do galardão referente ao Estádio da Luz, Sílvio Cervan, Vice-Presidente do Benfica, recebeu o Prémio Neno das mãos do diretor-desportivo da Liga Portugal, Paulo de Mariz Rozeira. Esta foi a segunda vez que a equipa B do Glorioso recebeu a distinção, depois de ter repetido o feito em 2023/24.
Recorde-se, que os pupilos de Nélson Veríssimo regressaram ontem, 7 de julho, ao Seixal, para dar o pontapé de saída da pré-época de 2025/26. Durante esta segunda-feira e o dia de hoje, o foco vai estar nos exames médicos e treino físico. Após o regresso ao relvado, as águias vão realizar vários amigáveis, entre 12 de julho e 2 de agosto.
Emblema leonino deu conta da chegada de ex-prodígio dos vermelhos e brancos, que revelou estar muito orgulhoso e pronto para ajudar emblema leonino
|
A preparar a próxima temporada, o Sporting assegurou a contratação de um jovem talento, que deu os primeiros passos no futebol com a camisola do Benfica. A SAD, liderada por Frederico Varandas oficializou, na passada segunda-feira, a chegada de David Almeida, que na última temporada esteve a jogar no Estoril. Operação de sucesso para os leões, depois de falharem a contratação de Miguel Mendes.
David Almeida: "Acima de tudo, estou muito orgulhoso por assinar um contrato profissional com este grande clube"
De apenas 16 anos de idade, o antigo Benfiquista vai começar a nova época a integrar o plantel de juvenis do conjunto leonino. Visto como um futuro talento do futebol nacional, David Almeida chega à Academia Cristiano Ronaldo com provas dadas nos escalões de formação dos vermelhos e brancos e depois de uma temporada bem conseguida ao serviço do conjunto da Amoreira.
Em declarações ao clube de Alvalade, o jovem atleta, que pode fazer a posição de extremo e médio centro, mostrou-se contente com a chegada aos leões: “Acima de tudo, estou muito orgulhoso por assinar um contrato profissional com este grande clube. Esta Academia é muito boa”.
Além disso, uma vez que vai integrar a equipa de juvenis dos verdes e brancos, David Almeida não escondeu a sua ambição e revelou qual é o seu objetivo principal: “Muitos jogadores saíram daqui para a equipa principal e para outros clubes fora e eu quero consegui-lo também. Quero acrescentar com trabalho, ajudar os meus colegas e chegar à equipa A do Sporting”.
Nas últimas temporadas que envergou o Manto Sagrado do Benfica, David Almeida atuou em 35 partidas oficiais, distribuídos pelos escalões de sub-14, sub-15 e sub-16, onde registou três golos. Em 2024/25, ao serviço do conjunto sub-17 do Estoril, o antigo médio do Glorioso realizou 20 jogos, contabilizando dois golos.
Segundo foi apurado pela imprensa nacional, vermelhos e brancos ficaram satisfeitos com rendimento apresentado em 2024/25 e decidiram prolongar vínculo
|
Depois de uma temporada de sucesso da parte do plantel sub-23, as jovens águias regressam aos trabalhos, amanhã, 9 de julho, com uma excelente notícia. Após ter ajudado o Benfica a conquistar o primeiro troféu da categoria, Vítor Vinha tem à vista um novo contrato, prolongando assim, a sua ligação aos vermelhos e brancos.
A novidade é avançada pelo diário O Jogo, que garante que os bons desempenhos desportivos com a equipa sub-23, que resultaram n 3.º lugar no Campeonato Nacional e a conquista da Taça Revelação, não foram as únicas razões que convenceram os dirigentes das águias em manter a aposta em Vinha. Escreve o jornal o jornal desportivo que, o facto de vários dos seus atletas terem integrado os trabalhos de Bruno Lage, para o Mundial de Clubes, é um claro sinal de que o português sabe tirar o melhor partido dos seus jogadores.
Vale a pena lembrar que, na sua temporada de estreia, Vítor Vinha conduziu o Glorioso à terceira posição da Liga, atrás de Sporting e Estoril. Posição essa que voltou a repetir na ronda seguinte, ao ser apenas superado pelo eventual campeão Torreense e Famalicão. Já na Taça Revelação, a história foi ainda mais feliz, os encarnados chegaram à final, onde ‘amassaram’ o conjunto de Torres Vedras.
Num plantel de grandes talentos, nomes como Gonçalo Oliveira e Rui Silva, dupla de centrais mais utilizada por Vinha, ganhou ainda mais peso com a chamada ao plantel principal, para integrar os trabalhos de preparação do Benfica para o Mundial de Clubes. Já Gonçalo Moreira, com 15 golos e Rodrigo Rêgo (11), foram os melhores goleadores da época encarnada.
Confirmada a continuidade de Vítor Vinha, o Benfica assegura assim, para a época de 2025/26, a permanência de todos os quadros técnicos dos três principais escalões do futebol vermelho e branco. Bruno Lage continua a orientar o plantel principal, Nélson Veríssimo mantém o lugar na equipa secundária do Glorioso e o técnico de 38 anos procura repetir o sucesso, à frente dos sub-23.
Relembre aqui a conquista da Taça Revelação: