
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O ano é novo, mas alguns dossiês do Benfica transitaram de 2022, por ainda não terem fim à vista. Nomeadamente, os jogadores que estão, neste momento, livres para assinarem por qualquer outro emblema, na próxima temporada, uma vez que se encontram no último ano de contrato. O Glorioso 1904 analisou a situação de cada um dos atletas de Roger Schmidt que, na ‘virada do ano’, ganharam a liberdade para se comprometerem por outras equipas, deixando o futuro em aberto. Os ‘nomeados’ nesta categoria são Nicolás Otamendi, André Almeida, John Brooks e Grimaldo, não contabilizando os jogadores que estão deslocados, a título de empréstimo, das águias. Ora vejamos:
Nicolás OtamendiO capitão dos encarnados, que recentemente se tornou campeão do Mundo, pela Argentina (Saiba mais AQUI), tem contrato com o Benfica até junho de 2023 e está avaliado em três milhões de euros. Rui Costa pretende segurar o titular de Schmidt, conforme o nosso Jornal informou anteriormente (Saiba mais AQUI), devendo avançar rapidamente para a renovação com o argentino, mesmo após as sucessivas propostas que chegaram pelo camisola 30, nomeadamente, oriundas da Argentina (Saiba mais AQUI). Pelos encarnados, Otamendi conta com 105 jogos de águia ao peito, onde atirou duas vezes para golo e assistiu outras duas, os colegas de equipa.
André AlmeidaO antigo capitão encarnado, que ficou afastado dos relvados após uma grave lesão, que o incapacitou de regressar com a mesma forma física, tem contrato até junho de 2023 e está avaliado em 500 mil euros. O lateral, que entretanto passou a braçadeira de capitão a Nicolás Otamendi, vai cumprir o contrato que tem com as águias até ao final, conforme o nosso Jornal também indicou (Saiba mais AQUI). Mesmo não contando com minutos (de forma oficial) esta época, a formação de Rui Costa pretende dar-lhe o devido respeito, num eventual momento de saída, ainda não confirmado, mas expectável. Pelos encarnados, o português já conquistou cinco campeonatos, quatro Taças da Liga, duas Taças de Portugal e uma Supertaça, o que lhe confere um estatuto especial na equipa, sendo um dos jogadores mais titulados e mais experientes do Glorioso.
GrimaldoO camisola 3 do Benfica tem sido protagonista de uma autêntica novela, no que toca à sua situação contratual, de futuro. O espanhol, que tem sido uma das escolhas indiscutíveis para o treinador dos encarnados, tem contrato até junho de 2023 e está avaliado em 20 milhões de euros, segundo o ‘Transfermarkt’. Ao que o Glorioso 1904 apurou, já houve até conversas entre os dirigentes do Porto e os representantes do lateral, para a concretização de uma eventual transferência para a formação azul e branca (Saiba mais AQUI). A verdade é que o futuro é incerto e Grimaldo está livre para assinar, seja pelos dragões, seja por qualquer um dos pretendentes que está na corrida, nomeadamente o Borrusia Dortmund, um dos emblemas que mostrou interesse no craque, recentemente (Saiba mais AQUI). No total, o jogador encarnado leva 276 jogos, 22 golos e 52 assistências, tendo conquistado três Campeonatos Nacionais (2015/16, 2016/17 e 2018/19), uma Taça de Portugal (2016/17), uma Taça da Liga (2015/16) e três Supertaças Cândido de Oliveira (2016, 2017 e 2019).
John BrooksO central de 29 anos chegou ao Benfica em setembro de 2022 e tem contrato com as águias até junho de 2023, estando avaliado em seis milhões de euros. O alemão, que está em fim de contrato com as águias, não tem sido chamado ao relvado e de momento, está, completamente apagado nos planos de Roger Schmidt, que até tem centrais a mais (Saiba mais AQUI). Deste modo, Brooks é um dos excedentários do Clube da Luz e a decisão sobre o seu futuro poderá ser resolvida nesta janela de mercado. Esta época, o jogador encarnado conta apenas com cinco jogos de águia ao peito (234 minutos), não totalizando golos ou assistências. Naturalmente, existirão jogadores que acabarão por ver o seu vínculo contratual ser alargado e a ‘estadia’ na Luz permanecer garantida. No entanto, alguns são os casos em que esse desfecho não será o final, podendo, assim, os atletas ter de abandonar o Clube encarnado e rumar noutras direções.
Fotografia de Benfica
Ao intervalo da partida, o Clube da Luz fez questão de assinalar o aniversário de uma antiga glória do Glorioso, que foi aplaudida pelas bancadas da Luz
|
Antes de consumar o empate frente ao Arouca, o Benfica contou com bom ambiente no Estádio da Luz, principalmente no decorrer do intervalo, onde as águias tiveram a oportunidade de mostrar respeito a várias figuras ilustres que passaram pelo universo encarnado, como foi o caso de José Augusto.
Durante o dia de ontem, domingo, 13 de abril, o antigo bicampeão europeu pelo Benfica celebrou o seu 88.º aniversário, uma data que foi assinalada durante a partida frente aos arouquenses. Numa altura em que o encontro estava no intervalo, o Speaker pediu aos adeptos presentes que prestassem homenagem ao antigo internacional português.
O pedido foi acedido sem hesitações e todos os espectadores fizeram questão de se levantar dos seus lugares e aplaudiram de forma entusiástica, desejando um feliz aniversário a José Augusto, um dos nomes mais conceituados do Benfica e do futebol nacional.
Vale lembrar que, além de José Augusto, ao intervalo foram tambem homenageados Fabrizio Miccoli, internacional italiano que representou as águias entre 2005 e 2007 e a equipa feminina do Glorioso, uma vez que, no dia anterior, as Inspiradoras conquistaram o inédito pentacampeonato,
Recorde-se, que José Augusto cumpriu quase toda a sua carreira profissional ao serviço do Benfica. Entre 1959 e 1970, o antigo internacional português participou em 368 jogos oficiais, onde apontou 176 golos. Ao serviço do Glorioso, José Augusto conquistou duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, oito Campeonato Nacionais e três Taças de Portugal.
Comentador analisou empate dos encarnados frente ao Arouca, no passado domingo, questionando algumas das opções do técnico das águias
|
Camilo Lourenço, analista económico, abordou o empate do Benfica frente ao Arouca no passado domingo. Em declarações ao jornal Record, o comentador revelou que algumas decisões de Bruno Lage, assim como da equipa, acabaram por condicionar o resultado no Estádio da Luz.
Camilo Lourenço - As alterações foram tardias
“Estivemos 75 minutos sem meio-campo e profundidade. Se calhar, pensaram que a bola ia entrar sozinha… As alterações foram tardias e houve falta de concentração: não manter a bola longe da baliza nos dois minutos finais é crime", revelou Camilo Lourenço.
Quem também comentou o resultado dos encarnados foi Paulo Madeira que acabou por revelar que a turma de Bruno Lage "podia ter feito mais": "O Benfica podia ter feito mais. Depois de chegar ao 2-1, houve algum relaxamento e acaba por sofrer um golo inconcebível. O empate foi pesado, mas o Benfica continua no topo e o jogo com o Sporting será decisivo".
Por fim, também o antigo futebolista do Clube da Luz, Bruno Aguiar deu a sua opinião sobre o duelo: “Acho que o resultado é injusto para o Benfica, que dispôs de muitas oportunidades na primeira parte. Na segunda, ainda chegou ao 2-1, mas não conseguiu segurar a vantagem. Mas ainda há muito campeonato".
Importa destacar que, na próxima jornada, depois do deslize com o Arouca, o Benfica de Bruno Lage volta a viajar até ao Norte do país. As águias vão medir forças com o Vitória de Guimarães, em duelo a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no próximo sábado, dia 19 de abril, no Estádio D. Afonso Henriques. O pontapé de saída está agendado para as 20h30.
Futebolista foi aposta do timoneiro setubalense no passado domingo, acabando por registar um novo feito de águia ao peito que o coloca ao nível do brasileiro
|
A veia goleadora de Vangelis Pavlidis ao serviço do Benfica parece não acabar. Com o tento apontado frente ao Arouca, no duelo da 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o camisola 14 dos encarnados alcançou um novo registo com o Manto Sagrado, acabando por se juntar a nomes históricos do Clube da Luz como Eusébio, Jonas e José Augusto.
Depois de ter brilhado no Estádio do Dragão, onde apontou um hat-trick, acabando por se tornar o primeiro a conseguir, Vangelis Pavlidis voltou a atingir um novo feito. Com o tento frente ao Arouca, o internacional helénico chegou aos 25 golos de águia ao peito na primeira época em que alinha ao serviço do Benfica.
Desta forma, Vangelis Pavlidis junta-se a uma lista restrita de jogadores, dos quais fazem parte mais nove atletas. Francisco Rodrigues, Julinho, Vítor Baptista, José Águas, José Augusto, Eusébio, Lima, Jonas e Mitroglou foram os restantes futebolistas que alcançaram os 25 golos de águia ao peito na época de estreia pelo Benfica.
Recorde-se que as exibições de Vangelis Pavlidis não têm passado despercebidas. Depois do interesse italiano, o reforço de verão dos encarnados está na lista de compras de conjuntos da Premier League, com o Chelsea à cabeça. Face a esta insistência, os responsáveis encarnados definiram a cláusula de rescisão, fixada nos 100 milhões de euros, como o valor base para negociar.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 47 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 25 golos, somando ainda nove assistências, nos 3.050 minutos disputados dentro das quatro linhas.