
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O ano é novo, mas alguns dossiês do Benfica transitaram de 2022, por ainda não terem fim à vista. Nomeadamente, os jogadores que estão, neste momento, livres para assinarem por qualquer outro emblema, na próxima temporada, uma vez que se encontram no último ano de contrato. O Glorioso 1904 analisou a situação de cada um dos atletas de Roger Schmidt que, na ‘virada do ano’, ganharam a liberdade para se comprometerem por outras equipas, deixando o futuro em aberto. Os ‘nomeados’ nesta categoria são Nicolás Otamendi, André Almeida, John Brooks e Grimaldo, não contabilizando os jogadores que estão deslocados, a título de empréstimo, das águias. Ora vejamos:
Nicolás OtamendiO capitão dos encarnados, que recentemente se tornou campeão do Mundo, pela Argentina (Saiba mais AQUI), tem contrato com o Benfica até junho de 2023 e está avaliado em três milhões de euros. Rui Costa pretende segurar o titular de Schmidt, conforme o nosso Jornal informou anteriormente (Saiba mais AQUI), devendo avançar rapidamente para a renovação com o argentino, mesmo após as sucessivas propostas que chegaram pelo camisola 30, nomeadamente, oriundas da Argentina (Saiba mais AQUI). Pelos encarnados, Otamendi conta com 105 jogos de águia ao peito, onde atirou duas vezes para golo e assistiu outras duas, os colegas de equipa.
André AlmeidaO antigo capitão encarnado, que ficou afastado dos relvados após uma grave lesão, que o incapacitou de regressar com a mesma forma física, tem contrato até junho de 2023 e está avaliado em 500 mil euros. O lateral, que entretanto passou a braçadeira de capitão a Nicolás Otamendi, vai cumprir o contrato que tem com as águias até ao final, conforme o nosso Jornal também indicou (Saiba mais AQUI). Mesmo não contando com minutos (de forma oficial) esta época, a formação de Rui Costa pretende dar-lhe o devido respeito, num eventual momento de saída, ainda não confirmado, mas expectável. Pelos encarnados, o português já conquistou cinco campeonatos, quatro Taças da Liga, duas Taças de Portugal e uma Supertaça, o que lhe confere um estatuto especial na equipa, sendo um dos jogadores mais titulados e mais experientes do Glorioso.
GrimaldoO camisola 3 do Benfica tem sido protagonista de uma autêntica novela, no que toca à sua situação contratual, de futuro. O espanhol, que tem sido uma das escolhas indiscutíveis para o treinador dos encarnados, tem contrato até junho de 2023 e está avaliado em 20 milhões de euros, segundo o ‘Transfermarkt’. Ao que o Glorioso 1904 apurou, já houve até conversas entre os dirigentes do Porto e os representantes do lateral, para a concretização de uma eventual transferência para a formação azul e branca (Saiba mais AQUI). A verdade é que o futuro é incerto e Grimaldo está livre para assinar, seja pelos dragões, seja por qualquer um dos pretendentes que está na corrida, nomeadamente o Borrusia Dortmund, um dos emblemas que mostrou interesse no craque, recentemente (Saiba mais AQUI). No total, o jogador encarnado leva 276 jogos, 22 golos e 52 assistências, tendo conquistado três Campeonatos Nacionais (2015/16, 2016/17 e 2018/19), uma Taça de Portugal (2016/17), uma Taça da Liga (2015/16) e três Supertaças Cândido de Oliveira (2016, 2017 e 2019).
John BrooksO central de 29 anos chegou ao Benfica em setembro de 2022 e tem contrato com as águias até junho de 2023, estando avaliado em seis milhões de euros. O alemão, que está em fim de contrato com as águias, não tem sido chamado ao relvado e de momento, está, completamente apagado nos planos de Roger Schmidt, que até tem centrais a mais (Saiba mais AQUI). Deste modo, Brooks é um dos excedentários do Clube da Luz e a decisão sobre o seu futuro poderá ser resolvida nesta janela de mercado. Esta época, o jogador encarnado conta apenas com cinco jogos de águia ao peito (234 minutos), não totalizando golos ou assistências. Naturalmente, existirão jogadores que acabarão por ver o seu vínculo contratual ser alargado e a ‘estadia’ na Luz permanecer garantida. No entanto, alguns são os casos em que esse desfecho não será o final, podendo, assim, os atletas ter de abandonar o Clube encarnado e rumar noutras direções.
Fotografia de Benfica
Futebolista garantiu que contraiu um problema no joelho, no entanto, está pronto para ir a jogo frente ao Bayern Munique, no Mundial de Clubes
|
Depois de ter abordado o momento polémico com Bruno Lage, Orkun Kokçu, em entrevista à DAZN, no passado sábado, 21 de junho, falou sobre a lesão que o afastou da titularidade frente ao Boca Juniors. O médio internacional turco revelou que já recuperou totalmente da mazela no joelho, estando "pronto" para defrontar o Bayern Munique.
Orkun Kokçu: "Na final da Taça tive um problema no joelho, o que me fez sofrer durante duas semanas"
"Sim, na final da Taça [de Portugal] tive um problema num joelho, que me fez sofrer durante duas semanas, mas também joguei dois jogos pela seleção nacional [Turquia]. Estou em forma, isso não é um problema, posso jogar. Estou pronto", referiu o camisola 10 do Benfica, que voltou ao onze inicial diante do Auckland City.
Depois da partida frente ao conjunto argentino, importa recordar que, Bruno Lage garantiu que a ausência de Kokçu na equipa titular esteve apenas relacionada com gestão: "Sobre o Akturkoglu e o Kokcu, gestão. E gestão tem que ver com energia. Olhar para o jogo e sentir aquilo que foi uma época enorme. Aquilo que eu lhe disse ontem [domingo]: fazer este Campeonato, esta competição, com mentalidade de selecionador. Olhar para aquilo que foi a época muito desgastante dos dois".
Orkun Kokçu: "Posso jogar e estou pronto"
"O Kokçu, no jogo da final da Taça, saiu com lesão. Vocês viram, tem uma ligadura do meio da perna quase até ao tornozelo. Sentimos que podia entrar na 2.ª parte, até mesmo com a temperatura mais fresca, e dar a energia e o andamento que nós queríamos ao jogo. E também pelo Akturkoglu, foi uma época muito desgastante para eles", disse o setubalense, que viu agora o turco assegurar que a lesão no joelho está ultrapassada.
Na temporada de 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Camisola 19 dos vermelhos e brancos está emprestado até ao final do Mundial de Clubes, mas 'novela' pode sofrer novos contornos
|
A continuidade de Andrea Belotti no Benfica está dependente da prestação do avançado no Mundial de Clubes. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta de que o futuro do atacante italiano para 25/26 ainda não está totalmente resolvido, no entanto a 'novela' caminha a passos largos para o desfecho.
De acordo com informações recolhidas pelo Glorioso 1904, junto de fonte próxima, apesar da contratação de Belotti ser vista como um investimento de baixo risco - apontada para 1 milhão de euros - a verdade é que a expulsão logo no primeiro jogo do Mundial de Clubes não foi bem vista pela Direção do Benfica.
Rui Costa, em concordância com Bruno Lage, terá definido, antes do começo da prova milionária, que a permanência do camisola 19 estaria diretamente ligada com a prestação do craque nesta edição do torneio internacional. Pois bem, sabe o nosso Jornal que, a ação imprudente do ponta-de-lança no embate frente ao Boca Juniors, que lhe valeu um castigo de dois jogos, acabou por fazer com que os encarnados dessem um passo atrás.
Mas não é tudo. Mesmo com os dirigentes do Benfica reticentes, a possibilidade de Belotti continuar a vestir de águia ao peito está ainda viva. Segundo apurou o Glorioso 1904, caso a turma de Bruno Lage siga em frente na prova da FIFA, os milhões encaixados podem ser utilizados na aquisição do passe do atacante, que terá a oportunidade de se redimir na fase a eliminar do Mundial de Clubes.
Na temporada de 2024/25, ao serviço do Benfica, Andrea Belotti – atualmente avaliado em 2 milhões de euros – marcou presença em 23 embates: 14 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um no Mundial de Clubes. O camisola 19 apontou quatro golos, nos 782 minutos que disputou com o Manto Sagrado.
Jovem futebolista que pertence aos quadros do Nordsjaelland foi este sábado, 21 de junho, associado aos vermelhos e brancos
|
Lucas Hogsberg é o mais recente alvo do Benfica para a próxima temporada. Depois de terem fechado Amar Dedic, os responsáveis do Clube da Luz estão atentos ao futebolista dinamarquês, contudo o negócio não se avizinha tarefa fácil.
A garantia é dada este sábado, 21 de junho, por Luís Pinto Coelho que dá conta que os encarnados podem 'pescar' no Nordsjaelland, emblema do qual chegou Andreas Schjelderup. Segundo revela a mesma fonte, o Benfica está de olho em Lucas Hogsberg, jovem futebolista dinamarquês, que desta forma está referenciado pelo Clube da Luz para a posição de lateral-direito.
Ora desta forma, Rui Costa pode encontrar mais uma alternativa a Alexander Bah. Depois de Amar Dedic, o Benfica pode, assim, avançar para Lucas Hogsberg que está vinculado com o emblema nórdico até ao verão de 2028, situação esta que acaba por ser um entrave para o Presidente do Clube da Luz nas negociações pelo compatriota do camisola 6 dos encarnados.
Recorde-se que, segundo avançou Fabrizio Romano, Amar Dedic já não foge ao Benfica. De acordo com o conhecido especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências, os encarnados - que podem vir a contar com o defesa ainda no Mundial de Clubes - vão pagar qualquer coisa como 10 milhões de euros para assegurar a contratação do defesa bósnio.
Na temporada 2024/2025, ao serviço do Nordsjaelland, Lucas Hogsberg - atualmente com um valor de mercado fixado em 3,5 milhões de euros - foi aposta em 30 encontros no emblema dinamrquês: 28 no Campeonato Nacional e dois na Taça. Nos 2.361 minutos em que esteve em campo, o novo alvo do Benfica para a lateral-direita realizou uma assistência.