Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Mar 2024 | 08:07 |
Orkun Kokçu agitou o universo do Benfica, após uma entrevista polémica, onde apontou o dedo ao Clube da Luz, bem como a Roger Schmidt. Contudo, apesar de ter sido afastado do duelo frente ao Casa Pia, o camisola 10 espera ser reintegrado normalmente quando chegar dos compromissos internacionais, segundo adianta o jornal português Record.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, esta terça-feira, dia 19 de março, o médio internacional pela Turquia estará convencido de que depois de conversar com Roger Schmidt, algo que ainda não aconteceu, irá trabalhar de igual forma com os restantes colegas.
"Volto daqui a duas semanas para dar tudo pelo Benfica e pela equipa. Farei tudo o que puder para entrar aos fãs os prémios deste clube maravilhoso. O verdadeiro Orkun quer uma coisa: ganhar!. Estou sempre aqui para lutar", escreveu o meio-campista.
Importa recordar que, tal como deu conta o nosso Jornal, em tempo oportuno, o camisola 10 do Benfica acabou por vir a público reagir à entrevista polémica (saiba mais AQUI), depois de Roger Schmidt ter-se pronunciado sobre as palavras de Kokçu, na conferência de imprensa do jogo com o Casa Pia (veja mais AQUI).
Orkun Kokçu - avaliado em 30 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - já participou em 34 encontros dos comandados de Roger Schmidt, tendo apontado três golos e 10 assistências, na presente temporada de águia ao peito. O futebolista já conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Porto, onde serviu Di María.
No que respeita à temporada passada, o médio internacional turco, que custou qualquer coisa como 25 milhões de euros, sendo o reforço mais caro do Benfica, marcou presença em 46 embates, tendo somado 12 tiros certeiros e ainda servido os seus colegas do Feyenoord em cinco ocasiões.
Excerto da conferência de imprensa de Schmidt:
Clube suíço ficou na segunda posição do campeonato local e está no caminho das águias para alcançar a fase final da competição
17 Jun 2026 | 16:25 |
O Benfica já conhece o adversário que irá defrontar na segunda pré-eliminatória da Liga Europa. O sorteio realizado esta quarta-feira ditou um duelo frente ao St. Gallen, da Suíça, com a primeira mão agendada para 23 de julho, em solo helvético, e a segunda marcada para 30 de julho, no Estádio da Luz.
Vice-campeão suíço na última temporada, o St. Gallen terminou o campeonato a 14 pontos do campeão FC Thun. Apesar de não ser um dos emblemas mais mediáticos do futebol europeu, trata-se de um clube histórico, fundado a 19 de abril de 1879, sendo o mais antigo ainda em atividade na Suíça e um dos mais antigos de toda a Europa. No seu palmarés constam dois títulos de campeão suíço, conquistados nas épocas 1902/03 e 1999/2000, além de duas Taças da Suíça, uma Taça da Liga e quatro conquistas da segunda divisão do país.
A equipa é orientada pelo treinador alemão Enrico Maaben, que assumiu funções no verão de 2024. O plantel apresenta um perfil internacional e conta com alguns nomes em destaque, entre os quais o guarda-redes ganês Lawrence Ati Zigi, o médio espanhol Jordi Quintillà e o jovem avançado suíço Alessandro Vogt, de 21 anos, que terminou o último campeonato como segundo melhor marcador da prova, com 15 golos.
Nas competições europeias, o momento mais marcante da história do St. Gallen aconteceu na Taça UEFA de 2000/01. Depois de perder por 1-0 em Inglaterra, a formação suíça surpreendeu ao eliminar o Chelsea graças a uma vitória por 2-0 na segunda mão, protagonizando uma das maiores façanhas do clube a nível continental.
No que diz respeito a confrontos com equipas portuguesas, existe apenas um antecedente. Em dezembro de 2024, o St. Gallen recebeu o Vitória de Guimarães na fase de liga da UEFA Conference League e acabou derrotado por 4-1. O clube suíço disputa os seus encontros no Kybunpark, também conhecido como AFG Arena, recinto com capacidade para 20.660 espectadores.
Jogador terá oportunidade de mostrar ao treinador durante a pré-época que tem condições de brigar por uma vaga no plantel encarnado
17 Jun 2026 | 14:03 |
Tiago Gouveia quer aproveitar a pré-temporada para se afirmar no plantel do Benfica e garantir um lugar na equipa principal. A mudança no comando técnico, com a saída de José Mourinho e a chegada de Marco Silva, reabriu a porta ao extremo de 24 anos, que também pode atuar como lateral-direito.
O jogador, que numa fase inicial não contava para os planos de José Mourinho, entra agora numa nova avaliação por parte da estrutura técnica. Marco Silva pretende analisar todo o grupo durante o estágio no Seixal, e Tiago Gouveia será um dos jogadores sob observação direta.
O novo treinador conhece bem o perfil do extremo, tendo chegado a ponderar a sua contratação para o Fulham, cenário que acabou por não se concretizar. Esse fator alimenta a esperança do jogador em relançar a carreira na Luz. Recorde-se que Tiago Gouveia foi uma das peças utilizadas com maior regularidade na época 2023/24, sob o comando de Roger Schmidt, somando 26 jogos e assumindo um papel relevante no plantel. Esta poderá mesmo ser uma oportunidade decisiva, tendo em conta que tem contrato válido até 2028.
Na última temporada, o empréstimo ao Nice ficou aquém das expectativas. O extremo participou em 25 encontros, apenas 11 como titular, e marcou dois golos, ambos diante do Go Ahead Eagles, na Liga Europa. O clube francês acabou por não acionar a cláusula de compra fixada nos oito milhões de euros.
A concorrência no plantel encarnado é elevada. Gianluca Prestianni e Dodi Lukébakio partem na frente para o lado direito do ataque, embora a eventual saída do internacional belga não esteja descartada. Já na lateral-direita, Tiago Gouveia terá de competir com Amar Dedić, Alexander Bah e Daniel Banjaqui, sendo que nem todos deverão permanecer no plantel para a nova época.
Clube merengue confirma que o português será novo jogador para a equipa orientada pelo antigo técnico, sendo o quarto reforço para a época
17 Jun 2026 | 13:11 |
O Real Madrid oficializou a contratação de Bernardo Silva, com o internacional português a assinar um contrato válido por duas temporadas, até 30 de junho de 2028. O médio encerra assim uma ligação de nove épocas ao Manchester City, clube no qual se afirmou como uma das principais figuras do futebol europeu e onde acumulou um palmarés de grande destaque.
Ao serviço dos citizens, Bernardo Silva conquistou seis Premier League, três Taças de Inglaterra, cinco Taças da Liga, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia, um Mundial de Clubes e três Supertaças de Inglaterra.
Apesar de ter sido associado a outros destinos, nomeadamente Barcelona e Atlético de Madrid e até um regresso ao Benfica, o internacional português acabou por optar pelo projeto do Real Madrid, onde irá reencontrar José Mourinho, agora no comando técnico dos merengues.
Nesta temporada de 2025/26, ao serviço do Manchester City, Bernardo Silva, avaliado em 22 milhões de euros, realizou 53 partidas: 38 na Premier League, oito na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga inglesa e quatro na Taça de Inglaterra. Nos 3.854 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou três golos e cinco assistências.
A mudança insere-se na nova fase do clube espanhol sob liderança do treinador português, com o ex-Benfica a ser apontado como o quarto reforço desta era. Antes da chegada do ex-Manchester City, o Real Madrid já tinha assegurado Marc Cucurella, estando também em curso negociações para as contratações de Ibrahima Konaté e Denzel Dumfries.