
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Anderlecht recebe o Fenerbahçe de José Mourinho, esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, e a missão do técnico português está facilitada, depois de conseguir uma vitória na primeira mão, em Istambul, por 3-0. Neste jogo, o special one fez um pedido especial a um jogador ex-Benfica.
Ainda no decorrer da partida, Mourinho falou com Jan Vertonghen, que atuou na Luz entre 2020 e 2022, e pediu-lhe a sua camisola, atitude que explicou, agora, na conferência de imprensa de antevisão ao segundo embate entre as duas equipas, para a Liga Europa.
"Sim, pedi a camisola ao Vertonghen durante a partida do Anderlecht em Istambul. Não peço a camisola a todos os futebolistas. Se eu levar alguma para casa é porque ela significa algo para mim", começou por explicar Mourinho que, depois, recordou os tempos em que os dois se cruzaram, em Inglaterra: "Trabalhei com ele no Tottenham, durante o período da Covid-19, e foi muito duro".
Já sobre o jogo, Mourinho recusou 'encostar-se' à volumosa vantagem e assegurou que é preciso ter cabeça para seguir em frente. "Os meus jogadores têm muita qualidade e, tão importante quanto isso, estão abertos a aprenderem coisas novas e jogar em novas posições. Ao mesmo tempo, ter uma cultura tática elevada ajuda-os no seu desenvolvimento. Temos três golos de vantagem e temos de gerir isso no jogo da Bélgica, que será complicado. Temos uma defesa muito compacta e um excelente guarda-redes e isso pode ter impacto neste quadro", notou.
Vale lembrar que o novo duelo entre o Anderlecht e o Fenerbahçe está marcado para as 20h desta quinta-feira, no Lotto Park, na Bélgica, e contará para o playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, competição que conta com o Porto como única representação portuguesa.
Rui Costa 'despachou' excedentário que não tinha lugar em nenhum dos plantéis dos encarnados e a oficialização está por poucas horas
|
Tiago Coser não teve a passagem com que sonhou pelo Benfica e, por esse motivo, está prestes a deixar o Estádio da Luz para rumar, uma vez mais, ao Brasil. O defesa já acertou todos os detalhes da sua transferência para o Coritiba, clube do segundo escalão do Brasil.
O portal Globoesporte adianta que o atleta de 21 anos que chegou aos encarnados com o estatuto de jovem promessa viajou para a capital paranaenses na última quarta-feira, dia 19 de fevereiro, de forma a ser submetido aos habituais exames médicos. A oficialização está, por isso, a poucas horas de acontecer.
Rui Costa consegue assim resolver mais um problema no plantel, tendo em conta que Coser, esta época, ainda não havia feito qualquer partida em nenhum dos plantéis das águias, nem mesmo nas camadas jovens. Nas três épocas que totalizou no Benfica Campus, passou pelos sub-19, sub-23 e equipa B, totalizando 52 partidas.
Ainda assim, o central brasileiro falhou na principal missão de chegar à equipa principal do Benfica e a sua saída vai render aos cofres encarnados algo como 1,4 milhões de euros, segundo informação veiculada pela imprensa local.
Tiago Coser, recorde-se, transferiu-se para a Luz em janeiro de 2022, vindo da Chapecoense, a troco de 1,5 milhões de euros. Ainda no Brasil, chegou a ser considerado uma das grandes promessas deste país, qualidade que acabou por não conseguir demonstrar em Portugal.
Calendário dos encarnados apresenta grandes desafios, em especial no mês de março, em que estão já seis partidas agendadas, todas elas de grande intensidade
|
O Benfica tem intenções de solicitar o adiamento do jogo contra o Gil Vicente, agendado para o próximo dia 2 de março e a contar para a 24.ª jornada do campeonato nacional, tendo em conta o facto da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões poder ser agendada para 4 ou 5 desse mesmo mês, o que traria dificuldades ao plantel no que diz respeito ao tempo de descanso.
Antecipar o encontro parece fora de questão, até porque o emblema de Barcelos vai receber o Sporting no dia 27 deste mês, nos quartos de final da Taça de Portugal, o que significa que só há uma solução: apontar o Gil Vicente - Benfica para mais tarde, ou seja, para depois da próxima pausa para seleções, entre os dias 17 e 25 de março, refere o jornal Record.
Já em relação à segunda mão dos oitavos da liga milionária, que deverá acontecer a 11 ou 12 de março, o Benfica terá de encaixar um embate com o Nacional, no Estádio da Luz, no dia 9, sabendo que terá, também, uma deslocação a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave, no dia 16, também para o campeonato. Assim sendo, e olhando para o calendário, o jogo com o Gil Vicente, a ser remarcado, poderá ser inserido nos dias 26 ou 27 de março, antes mesmo da receção ao Farense, agendada já para 30 de março, também na Luz.
O terceiro mês de 2025 avizinha-se assim de grande intensidade para o conjunto às ordens de Bruno Lage que, para já, tem garantidos seis jogos. A rotação será essencial para prevenir novos problemas físicos, numa altura em que o plantel está a contas com várias lesões.
Neste momento, recorde-se, o Benfica não pode contar com seis jogadores, sendo eles Tiago Gouveia, Renato Sanches, Alexander Bah, Manu Silva, Ángel Di María e Florentino Luís, todos eles por lesão. O próximo jogo está marcado para o próximo sábado, dia 22, diante do Boavista, em casa.
Gigante europeu foi eliminado nos play-offs e as águias agradecem por se livrarem de 'tubarão' nas fases seguintes da competição milionária
|
Benfica carimbou, na última terça-feira, o seu passaporte para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Depois do empate por 3-3 com o Mónaco, o Clube da Luz avançou para a próxima fase da competição e, entretanto, assistiu a outros clubes grandes caírem, entre eles, o Manchester City, que foi derrotado pelo Real Madrid (3-1).
A equipa que conta com antigos jogadores da Luz como Éderson, Rúben Dias e Bernardo Silva saiu derrotada de forma avassaladora pelos ‘merengues’. O clube espanhol contou com uma performance extraordinária de Kyllian Mbappé, que marcou um hat-trick e faturou o prémio de melhor jogador em campo.
A equipa de Pep Guardiola vive uma má fase, mas era esperado que houvesse alguma reação por parte dos ‘citizens’. Estes, porém, não conseguiram contrariar o domínio total dos espanhóis do início ao fim do jogo. Éderson até conseguiu fazer boas defesas em remates de Rodrygo e Vinicius Jr., mas quem estava inspirado era o francês, que logo aos 4 minutos fez um chapéu no guarda-redes brasileiro e abriu a contagem.
Ainda na primeira parte, o internacional francês aproveitou um passe de Rodrygo para marcar o segunda na partida, porém, o que mais chamou à atenção no lance foi a forma como Gvardiol, que tentou cortar a bola, ficou no chão humilhado pelo camisola 9 do Real Madrid. Kyllian Mbappe - avaliado em 160 milhões de euros - ainda fechou o marcador para a sua equipa na segunda parte com um belo golo aos 61’.
O emblema da Inglaterra conseguiu diminuir a humilhação com um golo de honra marcado pelo ex-Porto Nico González. Deste modo, os azuis-celestes voltam a ser eliminados no Santiago Bernabéu, tal como aconteceu na época passada, quando Bernardo Silva falhou o penálti. O Real Madrid, por sua vez, esperam por Bayer Leverkusen ou Atlético de Madrid na próxima fase da Liga dos Campeões.