
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Gonçalves e Morita são os jogadores do Sporting que estão focados para estarem 100% aptos para o Dérbi contra o Benfica. O encontro entre os dois grandes de Lisboa está agendado para maio e será o jogo do título, pelo que ambas as formações querem estar prontas para 'atacar' os três pontos cruciais.
No caso de Pedro Gonçalves, o jogador voltou aos relvados, recentemente, depois uma longa paragem, pelo que está, aos poucos, a recuperar a forma. Segundo adianta o jornal A Bola, este domingo, Pote pode estar muito perto de regressar à titularidade pelo Sporting, a tempo de enfrentar o Benfica, no Estádio da Luz. É um cenário que não é diferente de Morita.
O internacional pelo Japão está a recuperar de uma lesão traumática num pé, estando longe dos relvados desde março. No entanto, o diário desportivo português assegura que Morita está muito perto de 'reforçar' o plantel de Rui Borges a tempo de ser uma solução para o Dérbi contra o Benfica. Assim sendo, com Bruno Lage atento a estas novidades, o Sporting poderá apresentar na sua maior força.
Importa relembrar que, o Benfica vai medir forças com o Sporting, a 10 de maio. O Dérbi entre os rivais de Lisboa vai acontecer na penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, pelo que a equipa de Bruno Lage poderá muito bem celebrar o 39.º título nacional, no Estádio da Luz, caso vença os leões, nessa partida, mesmo com uma jornada por realizar.
Quanto às contas do Campeonato Nacional, o triunfo do Benfica sobre o Vitória de Guimarães, por 3-0, garantiu a igualdade pontual com o Sporting. Os leões e as águias co-lideram a Primeira Liga com os mesmos 72 pontos, embora a turma dos verdes e brancos ocupem o primeiro lugar, com a equipa de Bruno Lage no segundo posto. O Braga fecha o pódio com 63 pontos, mais um que o Porto, o quarto classificado.
Especialista em arbitragem abordou caso que envolve o central das águias, depois da turma da casa ter ficado a pedir penálti contra os encarnados
|
Tomás Araújo viu-se envolvido num lance polémico, aos 49 minutos, que deixou o Vitória de Guimarães a pedir penálti contra o Benfica. Ora, já depois de Duarte Gomes ter confirmado que não há motivo para esse castigo, Pedro Henriques corrobora a informação, dando a sua explicação sobre o caso.
"Ao minuto 49, pontapé livre direto a favor do Vitória. É Tiago Silva que bate e a bola vai contra o braço direito de Tomás Araújo, defesa que estava inserido na sua barreira dentro da área. Contudo, não obstante da bola ter batido contra o braço, não há motivo para pontapé de penálti", começou por explicar o ex-árbitro português, em declarações ao jornal A Bola.
Pedro Henriques: Decisão correta. Sem motivo para pontapé de penálti
"Tomás Araújo tem o seu braço direito dobrado, encostado e junto ao corpo. Não há qualquer ganho de volumetria e, acima de tudo, nem sequer faz movimento deliberado de braço em sentido da bola. É a bola que vai contra o braço. O facto de estar dobrado e encostado ao corpo são fatores essenciais para não haver a penalização. Decisão correta. Sem motivo para pontapé de penálti", esclareceu Pedro Henriques.
Refira-se que, Duarte Gomes, também, foi da opinião de que não existiu motivos para a marcação de penálti a favor do Vitória de Guimarães. O antigo árbitro internacional afirmou que Tomás Araújo não faz nenhum movimento irregular, que pudesse 'tramar' o Benfica com uma grande penalidade. Assim, os vermelhos e brancos voltaram a somar uma vitória no Campeonato Nacional, por 3-0, com um bis de Pavlidis e um remate certeiro de Carreras.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 32 milhões de euros – já marcou presença em 39 partidas: 24 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e duas na Taça de Portugal. Nos 3.252 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa formado no Seixal já apontou quatro assistências, nos duelos frente ao Porto, Braga, Moreirense e Monaco, dando excelente conta de si.
Internacional pela Ucrânia assumiu as rédeas da baliza das águias e não podia ter pedido jogo melhor face à sua exibição de estrela
|
Anatoliy Trubin foi um dos homens que mais se destacou do lado do Benfica frente ao Vitória de Guimarães. Depois de ter deliciado os Benfiquistas com as defesas cruciais, o guardião ucraniano recorreu às redes sociais para reagir ao resultado positivo da equipa comandada por Bruno Lage.
Trubin: A fase final da época é sobre concentração. Sem emoções – só trabalho focado
Na conta de Instagram, o camisola 1 dos encarnados deixou o mote do Benfica para o que resta da época. O internacional pela Ucrânia destacou a importância do foco nos objetivos de forma a alcançar o sucesso no final da temporada com a conquista do '39'.
"A fase final da época é sobre concentração. Sem emoções – só trabalho focado. Cada passo é importante. Avançamos rumo ao objetivo 💪", pode-se ler na descrição da publicação partilhada por Anatoliy Trubin, nas redes sociais. Refira-se que, o craque até foi elogiado pelo treinador do Vitória de Guimarães, Luís Freire, após o triunfo do Benfica.
Além disso, recorde-se que, Anatoliy Trubin protagonizou várias defesas essenciais, sendo que se destaca três cruciais, que impediram o golo do Vitória de Guimarães. O Benfica terminou a noite, no Minho, a celebrar graças ao bis de Pavlidis e a 'bomba' de Álvaro Carreras, que deixou Bruno Varela colado ao relvado. Assim, as águias voltam a estar em igualdade pontual com o Sporting, no topo da classificação da Primeira Liga.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 43 duelos: 12 na Liga dos Campeões, 28 na Liga Portuguesa e três na Taça da Liga. Nos 3.870 minutos disputados dentro das quatro linhas, o guardião internacional pela Ucrânia sofreu um total de 45 golos.
Confira a publicação de Trubin sobre a vitória do Benfica:
Avançado contratado ao AZ Alkmaar, no verão de 2024, apontou um novo bis de águia ao peito, desta vez, frente ao Vitória de Guimarães
|
Na conferência de imprensa, após o apito final do Vitória de Guimarães - Benfica, Bruno Lage destacou o trabalho de Pavlidis, que voltou a bisar de águia ao peito. O técnico encarnado fez questão de realçar o facto do avançado grego nunca ter desistido, mesmo quando havia dúvidas, revelando ser essa a mudança para o sucesso do ponta-de-lança.
Questionado sobre se Pavlidis 'renasceu' graças ao hat-trick frente ao Barcelona, Bruno Lage foi rápido a apontar para o esforço demonstrado pelo avançado ainda antes desse momento. "Não vem daí diretamente. Vem, sim, de todo o trabalho que tem vindo a fazer. Fomos falando sobre esse assunto em setembro e outubro, quando não marcava, dava-lhe sempre garantia pela forma como treinava", explicou o treinador do Benfica.
"Era a questão de ter oportunidade e as coisas acontecer. Só precisava de uma oportunidade, até utilizamos o termo ketchup... Hoje até marca um golo bem trabalhado, trabalhámos durante a semana", prosseguiu Bruno Lage. O técnico do Benfica ainda deixou elogios ao perfil do 'matador' das águias.
Bruno Lage: Era a questão de ter oportunidade e as coisas acontecer
"É um jogador com enorme caráter, trabalha muito para a equipa, merece o que está a viver. Há imensa gente dedicada a trabalhar que merece mais minutos para jogar, mas neste momento tenho de tomar decisões", concluiu Bruno Lage, em declarações aos jornalistas, na conferência de imprensa pós-jogo.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 47 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 25 golos, somando ainda nove assistências, nos 3.050 minutos disputados dentro das quatro linhas.