Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0António Silva chegou aos 100 jogos pelo Benfica no triunfo dos encarnados diante do Gil Vicente. Em conversa com António Bastos Lopes – num novo episódio da rubrica ‘Mística a Dois’ em que o defesa-central elegeu os melhores momentos de águia ao peito –, o internacional português falou sobre um aspeto que pode vir a melhorar no futuro nos encarnados.
António Silva: "Claramente que podiam ser mais"
"É uma boa média [oito golos em 100 jogos]. Claramente que podiam ser mais. Na primeira época, fiz muitos. Se não me engano, cinco. São bons números, e ainda os posso aumentar nos próximos jogos", começou por afirmar António Silva.
"Sim, sem dúvida [melhor aproveitamento das bolas paradas]. Aumentar os meus números de golos. Valoriza também muito aquilo que é um defesa central", referiu António Silva.
António Silva: "Mística do Benfica é um sentimento que percorre dentro de nós"
"A Mística do Benfica é um sentimento que percorre dentro de nós. Que, como toda a gente diz, é difícil de se expressar, mas é algo que me foi incutido desde que era pequenino, pelo meu pai. E era o ir ao estádio, sentir o estádio, ver os jogadores, tirar fotos com os jogadores”, lembrou António Silva.
“É algo que tento sempre levar para dentro de campo. O facto de ser Benfiquista, levá-lo para dentro de campo dá-me sempre uma força extra, dentro de campo. E saber que estou a lutar pelos adeptos, que sou um deles, que a minha família é do Benfica, acho que é muito por aí", atirou António Silva.
"O meu pai foi-me sempre contando histórias porque ele é de Moçambique e, na altura, o Benfica ia sempre jogar a Lourenço Marques. E ele sempre me contou a história de ver o Benfica a jogar lá quando era pequenino. Ele depois veio para Portugal, quando eu nasci, e depois levava-me sempre a mim e ao meu irmão, pelo menos duas a três vezes por ano, ao Estádio da Luz ver o Benfica. Depois eu vim para o Benfica e nós – eu, o meu pai e o meu irmão –, todos os fins de semana, fizemos sempre questão de ir ao estádio. E é isso, acho que agora é passar de geração em geração aquilo que é o sentimento do Benfica e viver o Benfica", finalizou António Silva.
Clique e assista às declarações de António Silva:
Líder máximo do Clube da Luz abordou os rumores de saída de jogadores do plantel de Bruno Lage, em recentes declarações
|
0Com os contratos com o Benfica a findar, Nicolás Otamendi e Ángel Di María estão a ser apontados a uma saída no final da época. Em recentes declarações, Rui Costa abordou a situação da dupla argentina.
Rui Costa: Estou convencido de que teremos Otamendi e Di María no Mundial
Após marcar presença no sorteio que ditou o grupo e os adversários dos encarnados na prova mundial, que decorre no próximo verão, o dirigente máximo das águias mostrou-se confiante sobre a presença da dupla argentina, com a camisola do Benfica, na competição.
"Otamendi é mais que um símbolo do Clube, mais que uma referência para todos os companheiros de equipa. Esse será um jogo importante, porque sabemos que ele é do River, mas como adepto. Veremos o que acontecerá até lá. Esta prova chega numa altura em que os contratos já acabaram, mas estou convencido de que teremos Otamendi e Di María no Mundial", afirmou Rui Costa aos jornalistas.
Vale referir que, antes, o Presidente do Benfica já tinha abordado a questão do futuro do camisola 11 das águias. Rui Costa preferiu não dar muitos detalhes sobre que estratégia o Clube vai adotar face a uma possível renovação com Ángel Di María.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 17 encontros: 10 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.126 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou nove golos e fez cinco assistências.
Ao todo, de águia ao peito, Ángel Di María contabiliza 190 partidas disputadas, 41 tiros certeiros e 43 assistências. De notar ainda que, o antigo internacional argentino, pelo Benfica, conquistou um Campeonato Nacional (2009/10) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023) com o Manto Sagrado.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 17 encontros: 10 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Nos 1.445 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 36 anos marcou um golo (Gil Vicente) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).
Nicolás Otamendi chegou ao Benfica no verão de 2020, envolvido na ida de Rúben Dias para o Manchester City, com os encarnados a pagarem cerca de 15 milhões de euros para contar com o argentino. Desde então, com o Manto Sagrado, o defesa-central realizou 195 encontros, marcou oito golos, fez sete assistências e conquistou dois títulos: uma Liga Portugal Betclic (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).
Clube da Luz tem o duelo com os Conquistadores, marcado para o próximo sábado, 7 de dezembro, no âmbito da Liga Portugal Betclic
|
0Na conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o Vitória de Guimarães, este sábado, 6 de dezembro, Bruno Lage foi questionado sobre o facto do Benfica depender de si para chegar ao topo da tabela classificativa. O técnico do Clube da Luz mostrou-se concentrado exclusivamente na partida que se avizinha, agendado para o próximo sábado, 7 de dezembro, no Estádio da Luz.
Bruno Lage: É não pensar nisso, é pensar no que temos de fazer na equipa
"É não pensar nisso, é pensar no que temos de fazer na equipa. O importante agora é percebermos isto, nada vale os adversários perderem pontos se não ganharmos os nossos. Mantenho a ambição do que disse recentemente, é para isso que trabalhamos, mas temos de nos manter humildes e com foco no jogo de amanhã", destacou o timoneiro.
Importa recordar que, depois de ter batido o Arouca, o Benfica de Bruno Lage voltou a entrar em campo no próximo sábado, 7 de novembro, para medir forças com o Vitória de Guimarães. O encontro, que vai contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, está marcado para às 18h00, no Estádio da Luz. É o duelo que antecede a receção ao Bologna, no dia 11 de novembro (quarta-feira), a contar para a Liga dos Campeões.
Além da indisponibilidade de Kokçu para defrontar os vitorianos, Tiago Gouveia e Renato Sanches são os restantes atletas que não entram para as contas de Bruno Lage. Tanto o extremo, como o médio internacional pelas Quinas ainda não possuem uma dada definida para o regresso, uma vez que permanecem a recuperar de lesões.
No que toca à classificação, o Benfica ocupa o terceiro lugar, com 28 pontos, mas menos um jogo do que os rivais. O Porto assume a segunda posição, com 30 pontos, e o Sporting é líder da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos.
Antigo companheiro de jogador apontado ao Glorioso detalhou o perfil do mesmo, garantindo que encaixa no estilo de jogo dos encarnados
|
0O Benfica apontou mira a Danilo Veiga, que atua como lateral do Estrela da Amadora. Pedro Tiba, antigo companheiro do novo alvo de Rui Costa, abordou a possibilidade do atleta reforçar o Glorioso, afirmando que tem o perfil necessário para encaixar nas águias.
Em declarações ao jornal Record, o antigo companheiro de Danilo Veiga detalha o perfil do jovem atleta, deixando fortes elogios ao lateral referenciado pelos encarnados.
"Tem uma margem de progressão muito grande, tem muito para crescer. Tem características de jogador de equipa grande. É um lateral com muita propensão ofensiva, que define bem no último terço, é rápido, com uma boa capacidade física. Espero, sinceramente, como ex-companheiro de equipa, que continue a dar passos seguros na carreira"
Pedro Tiba: É um lateral com muita propensão ofensiva, que define bem no último terço, é rápido, com uma boa capacidade física
"Ele chegou muito jovem ao Gil Vicente, começou logo a jogar, a titular. Impôs-se rapidamente. Ele tem muita capacidade ofensiva, capacidade técnica, realmente não é surpreendente vê-lo a evoluir. Pode surpreender, apenas por ser tão rápido"
Pedro Tiba, no entanto, recusa fazer comparação com o atual titular indiscutível da ala direita do Benfica, Alexander Bah. Apesar disso, o atleta do Chaves deixa a garantia de que Danilo Veiga encaixa exatamente no perfil de jogo dos encarnados.
"O Bah já é um jogador feito, que já tem a sua forma de jogar. A idade é diferente. O Danilo tem condições para melhorar. E vê-se nele muita vontade de aprender, é um jogador muito humilde, que gosta de ouvir os mais velhos, respeita as ideias dos treinadores e está mesmo sempre disposto a aprender", começou por apontar.
Pedro Tiba: As características dele assentam melhor em equipas mais ofensivas
"Por isso, acredito que mais cedo ou mais tarde, a continuar neste nível, terá uma oportunidade num grande. Com todo o respeito pelo Estrela da Amadora, sabemos que está numa equipa mais modesta e as características dele assentam melhor em equipas mais ofensivas", frisou Pedro Tiba.
Na presente temporada, ao serviço do emblema da Amadora, Danilo Veiga - atualmente avaliado em 800 mil euros - participou em 11 partidas: 10 na Liga Portugal Betclic e uma na Taça de Portugal. Nos 925 minutos registados, o defesa de 22 anos soma duas assistências.
No papel de titular indiscutível, Danilo Veiga reforçou o Estrela da Amadora, em 2024, proveniente dos croatas do HNK Rijeka, que representou por dois anos. Antes de rumar para a sua primeira aventura fora de Portugal, o lateral português esteve ao serviço do Gil Vicente (2022/23), FC Felgueiras 1932 (2021/22), Paços de Ferreira (2020/21) e o Porto (2014/15 a 2020/21).