Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
01 Out 2024 | 07:40 |
António Silva chegou aos 100 jogos pelo Benfica no triunfo dos encarnados diante do Gil Vicente. Em conversa com António Bastos Lopes – num novo episódio da rubrica ‘Mística a Dois’ em que o defesa-central elegeu os melhores momentos de águia ao peito –, o internacional português falou sobre um aspeto que pode vir a melhorar no futuro nos encarnados.
António Silva: "Claramente que podiam ser mais"
"É uma boa média [oito golos em 100 jogos]. Claramente que podiam ser mais. Na primeira época, fiz muitos. Se não me engano, cinco. São bons números, e ainda os posso aumentar nos próximos jogos", começou por afirmar António Silva.
"Sim, sem dúvida [melhor aproveitamento das bolas paradas]. Aumentar os meus números de golos. Valoriza também muito aquilo que é um defesa central", referiu António Silva.
António Silva: "Mística do Benfica é um sentimento que percorre dentro de nós"
"A Mística do Benfica é um sentimento que percorre dentro de nós. Que, como toda a gente diz, é difícil de se expressar, mas é algo que me foi incutido desde que era pequenino, pelo meu pai. E era o ir ao estádio, sentir o estádio, ver os jogadores, tirar fotos com os jogadores”, lembrou António Silva.
“É algo que tento sempre levar para dentro de campo. O facto de ser Benfiquista, levá-lo para dentro de campo dá-me sempre uma força extra, dentro de campo. E saber que estou a lutar pelos adeptos, que sou um deles, que a minha família é do Benfica, acho que é muito por aí", atirou António Silva.
"O meu pai foi-me sempre contando histórias porque ele é de Moçambique e, na altura, o Benfica ia sempre jogar a Lourenço Marques. E ele sempre me contou a história de ver o Benfica a jogar lá quando era pequenino. Ele depois veio para Portugal, quando eu nasci, e depois levava-me sempre a mim e ao meu irmão, pelo menos duas a três vezes por ano, ao Estádio da Luz ver o Benfica. Depois eu vim para o Benfica e nós – eu, o meu pai e o meu irmão –, todos os fins de semana, fizemos sempre questão de ir ao estádio. E é isso, acho que agora é passar de geração em geração aquilo que é o sentimento do Benfica e viver o Benfica", finalizou António Silva.
Clique e assista às declarações de António Silva:
No dia em que o capitão do Clube celebra o seu 38.º aniversário, antiga figura encarnada não esquece dia especial e felicita internacional argentino
12 Fev 2026 | 17:18 |
O dia foi especial para Nicolás Otamendi e Ángel Di María fez questão de o assinalar, mesmo à distância. O antigo extremo do Benfica recorreu às redes sociais para felicitar o central argentino pelo 38.º aniversário, partilhando uma imagem dos dois com a camisola das águias, captada durante o Mundial de Clubes.
“Feliz aniversário, general. Passa bem, amigo”, escreveu Di María, atualmente no Rosario Central, numa partilha que rapidamente foi republicada por Otamendi. A mensagem gerou várias reações e juntou-se às muitas demonstrações de carinho que o capitão encarnado recebeu ao longo do dia.
A data ganha ainda maior relevância desportiva, uma vez que, nesta sexta-feira, frente ao Santa Clara, Otamendi poderá entrar num lote muito restrito da história do Benfica. O internacional argentino tornar-se-á o sexto jogador a alinhar pelas águias com 38 anos, um registo pouco comum no Clube.
Nesse grupo, há apenas um jogador de campo: António Veloso, antigo lateral, que realizou o último encontro pelos encarnados com 38 anos, quatro meses e 20 dias. Para igualar esse marco, Otamendi terá ainda de prolongar a ligação contratual ao Benfica - que encheu os cofres com milhões da Liga dos Campeões.
A lista é liderada por Michel Preud’homme, que terminou a carreira nas águias com mais de 40 anos. Manuel Bento, Paulo Lopes e Júlio César completam o conjunto de nomes que, tal como Otamendi, prolongaram a presença competitiva em idade avançada ao serviço do Clube da Luz.
No seu dia de aniversário, camisola 30 não só festeja como também é festejado. Técnico que antes apostou no defesa, sublinha qualidade deste
12 Fev 2026 | 16:54 |
Nicolás Otamendi - que vibrou com o golo de Anísio Cabral - faz 38 anos e assinala mais uma data especial num longo caminho como profissional. De modo a recordar o caminho percorrido, Ricardo Gareca, treinador que em 2009 tinha acabado de chegar ao Vélez, viu potencial no defesa, que na altura apenas contava com apenas 21 anos e que só levava duas partidas como suplente utilizado: deu-lhe o lugar no onze.
Ricardo Gareca: "Otamendi sempre foi um grande profissional"
"Ele sempre foi um grande profissional. Não se chega a este nível com 38 anos sem se ser um grande profissional. Gostava que lhe saísse tudo pelo melhor até ao final da carreira", expressou o técnico, em declarações ao jornal Record, enaltecendo a capacidade de trabalho do capitão do Benfica.
Ricardo Gareca não escondeu o que Otamendi simboliza para o país de ambos. "Estou orgulhoso pelo que ele representa para a Argentina. Sempre foi um embaixador do país. Ter partilhado algum tempo com ele foi motivo de orgulho para mim. Não me surpreende que ele esteja no nível em que ele está. Sempre foi muito competitivo. Pude comprová-lo. Toda a sua carreira fala por si. É um jogador que compete sempre, dá o máximo. Não me causa surpresa", reforçou.
Ricardo Gareca: "Quando o vimos pela primeira vez, ficámos surpreendidos"
O treinador de 68 anos, que foi selecionador de Peru e Chile, lembra-se do primeiro impacto que o internacional argentino causou no meio dos mais velhos. "Quando o vimos pela primeira vez, ficámos surpreendidos por tudo o que ele mostrava. Ele estava lá por causa de alguns problemas de outros colegas. Nós não o conhecíamos. Depois, ficámos espantados com o que mostrava", sublinhou.
Nesta sexta-feira, frente ao Santa Clara, Otamendi entrará num lote muito restrito e tornar-se-á o sexto jogador na história a fazer um jogo pelo Benfica aos 38 anos. E, neste grupo, há apenas um elemento que não foi guarda-redes. Trata-se do antigo lateral António Veloso, que fez o último jogo com 38 anos, quatro meses e 20 dias. O central, de resto, só alcançará Veloso se renovar contrato com o Clube.
Futebolista norueguês tem sido um elemento importante no esquema de José Mourinho, mas não poderá dar o seu contributo à equipa encarnada
12 Fev 2026 | 16:48 |
Fredrik Aursnes vai falhar o encontro do Benfica frente ao Santa Clara marcado para esta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, numa baixa de última hora que pesa bastante nas opções de José Mourinho para o meio-campo. A ausência obriga o técnico a mexer nos planos.
O futebolista norueguês tem sido um elemento importante no esquema dos encarnados, mas não estará em campo nos Açores devido a um problema físico. Ao que tudo indica, deverá falhar também a receção ao Real Madrid agendada para a próxima terça-feira.
A disponibilidade para o jogo da segunda mão, em Espanha, no dia 25 de fevereiro, permanece em dúvida. A ausência chega num contexto em que o Benfica vinha recuperando alguns jogadores indisponíveis por lesão. No entanto, o lateral Amar Dedic também está de fora do duelo da 22.ª jornada da Liga portuguesa.
O Santa Clara, por seu lado, encara o desafio com alguma motivação extra por defrontar um adversário que entra desfalcado. Petit, agora treinador dos insulares, acredita que a atitude da sua equipa será determinante para discutir o resultado (Saiba mais AQUI).
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes - avaliado em 17 milhões de euros - já disputou o total de 40 jogos oficiais: 21 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.20 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio registou quatro golos e sete assistências.