
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O sorteio da UEFA ditou novo reencontro entre o Benfica e o Barcelona, desta vez nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, que terão lugar no início do mês de março. Entretanto, a formação blaugrana pretende regressar a Lisboa na melhor forma possível e a ideia já foi posta em marcha depois de um triunfo sossegado frente ao Las Palmas, por duas bolas a zero.
O novo líder da LaLiga visitou a ‘casa’ do Las Palmas, onde assumiu um passeio no encontro, que se realizou na tarde de sábado, 22 de fevereiro. Os pupilos de Hansi Flick tomaram o controlo do encontro, mas ao intervalo, o marcador registava um nulo entre as duas equipas, com a formação da casa a resistir à avalanche ofensiva blaugrana.
Nos segundos 45 minutos a história já foi ligeiramente diferente. O Barcelona continuou a impor o seu domínio em todos os aspetos do jogo e aos poucos, os anfitriões começaram a ceder. Aos 62 minutos, Dani Olmo conseguiu destrancar a baliza do Las Palmas e inaugurou o marcador no Gran Canaria. Já na etapa complementar da partida, Ferrán Torres selou o resultado final em duas bolas a zero, ao encontrar o fundo da baliza adversária aos 90+4.
Com este triunfo, a equipa da Catalunha soma três pontos importantes e assumiu a liderança provisória da liga espanhola, com 54 pontos. Em 2.º lugar surge o Atlético Madrid, com 53 pontos e na 3.ª posição está o Real Madrid, com 51 pontos, no entanto, os merengues têm uma partida a menos e em caso de triunfo saltam para a liderança, em igualdade pontual com os catalães. Já o Las Palmas é o primeiro emblema acima da linha de água, na 17.ª posição, com 23 pontos.
Benfica e Barcelona medem novamente forças a 5 de março, no Estádio da Luz, para a 1.ª mão os oitavos de final da Liga dos Campeões. Antes desse duelo, a equipa de Hansi Flick ainda vai jogar contra o Atlético Madrid, 1.ª mão das meias-finais da Taça do Rei de Espanha e mais tarde, recebem a Real Sociedad, para mais uma ronda da LaLiga.
Apesar da vitória dilatada do Clube da Luz, alguns atletas das águias foram humildes e reconheceram a qualidade do adversário, elogiando-o no final do jogo
|
Tomás Vaclik, conhecido guardião da Seleção da Chéquia, fez a sua estreia oficial com a camisola do Boavista, na tarde de sábado 22 de fevereiro, no Estádio da Luz, frente ao Benfica. Apesar da derrota por três bolas a zero, o veterano guardião assinou uma exibição bastante competente, o que mereceu o reconhecimento de alguns jogadores do Glorioso, como Anatoliy Trubin, Samuel Soares e Vangelis Pavlidis.
Sem dúvida que será um dia inesquecível para o checo. Mesmo com nova derrota, o oitavo encontro consecutivo sem vencer para as panteras, o guardião foi considerado o homem do jogo, depois de protagonizar defesas impressionantes e impedindo ao máximo um possível desastre no marcador para os axadrezados.
No final do encontro, enquanto festejavam a vitória por três bolas a zero, alguns atletas do Benfica mostraram-se rendidos e reconheceram o trabalho de Vaclik, fazendo questão de cumprimentar o guardião axadrezado, num gesto de fair-play para com a exibição do mesmo. Além de Trubin, Samuel Soares e Pavlidis, Bruno Lage também não ficou indiferente à exibição e fez questão de elogiar as qualidades do reforço da formação do Bessa.
Antes de assinar pelo Boavista, no final do mês de janeiro, Tomás Vaclik encontrava-se sem clube, depois de ter representado na última época os espanhóis do Albacete, da 2.ª divisão espanhola. O novo camisola 31 do Boavista também representou clubes como o Sparta de Praga, Basileia e Sevilha, onde conquistou uma edição da Liga Europa.
Recorde-se que o checo foi o homem do jogo onde o Benfica venceu de forma categórica a equipa de Lito Vidigal. Andrea Belotti abriu o marcador na 1.ª parte e os restantes golos surgiram na etapa complementar, aos 70 e 77 minutos, assinados por Pavlidis e Kokçu, de grande penalidade. Com este triunfo, o Glorioso salta para a liderança provisória da Liga Portugal Betclic, com 53 pontos.
Camisola 26 dos vermelhos e brancos, que é apontado como o sucessor do espanhol, esteve em claro destaque na partida frente ao Boavista
|
Samuel Dahl voltou a ser titular no encontro do Benfica frente ao Boavista, no passado sábado, 22 de fevereiro e já impressionou de águia ao peito. Apesar de ainda não ter somado qualquer golo ou assistência o lateral, que tem sido adaptado a extremo, já deu cartas com o Manto Sagrado. Mas vamos a números.
Nos 90 minutos disputados frente ao Boavista, Dahl apontou quatro passes para finalização, tendo feito ainda um passe de ruptura. O defesa, que tem jogado com Bruno Lage mais avançado no relvado, somou 94% de eficácia de passe, tentando ainda lançar os colegas em progressão em nove ocasiões. Por fim, o camisola 26 ganhou ainda uma grande penalidade, tendo sofrido três faltas e somando quatro ações defensivas no meio-campo adversário.
Vale destacar que, após o duelo com o Boavista, Bruno Lage deixou largos elogios a Dahl, que pode 'ameaçar' o lugar de Carreras, face ao bom momento do sueco. "Estamos muito satisfeitos com os quatro reforços de inverno e com os miúdos que têm sido chamados. Além do Samuel Dahl, o Belotti fez um ótimo jogo, o Bruma também fez. O Samuel é uma agradável surpresa, já mostrou que pode jogar em várias posições e pode realizar várias tarefas, quer ofensivas, quer defensivas. Isso deixa-nos muito satisfeitos porque nos permite jogador de diversas maneiras", afirmou o técnico.
Bruno Lage - O Samuel é uma agradável surpresa, já mostrou que pode jogar em várias posições e pode realizar várias tarefas
Esta temporada, ao serviço da Roma, Samuel Dahl - atualmente com um valor de mercado fixado nos 4 milhões de euros - marcou apenas presença em quatro partidas: duas na Serie A, uma na Primavera 1 e uma na Copa de Itália. Nos 240 minutos disputado dentro das quatro linhas, o defesa não conseguiu registar qualquer golo ou assistência. Já, com a camisola do Benfica, o lateral sueco alinhou em três partidas: duas na Liga Portugal Betclic e uma na Liga dos Campeões. Ao todo, conta com 212 minutos
Confira aqui a publicação sobre o defesa do Benfica, Samuel Dahl:
Dez anos depois, o Clube da Luz festejou um tento assinado por um atleta italiano. O nosso Jornal mostra-lhe quem é que foi o último a marcar pelas águias
|
Depois de cinco encontros de águia ao peito, Andrea Belotti festejou, por fim, o seu primeiro golo ao serviço do Benfica. O camisola 19, que chegou por empréstimo do Como, abriu o marcador frente ao Boavista e apontou o caminho à vitória encarnada. Com o tento, o transalpino quebrou um enguiço de mais de 10 anos, desde a última vez que um jogador proveniente de Itália tinha festejado pelo Glorioso.
Antes do reforço de Bruno Lage, o último transalpino a marcar pelo Benfica foi Bryan Cristante, médio que joga atualmente ao serviço da Roma. O tento foi apontado a 14 de janeiro de 2015, há precisamente 10 anos, numa goleada por 4-0, no Estádio da Luz, frente ao Arouca, num encontro a contar para a Taça da Liga. O transalpino ainda teve alguma sorte à mistura, uma vez que o seu remate, apesar de forte, foi desviado por um dos elementos da equipa adversária.
O golo apontado à formação de Arouca foi um dos momentos altos da passagem de Cristante ao serviço da equipa encarnada. O jovem médio chegou à Luz vindo do Milan, como selo de promessa italiana, contudo, não se adaptou bem e acabou por não se singrar de águia ao peito. Depois de sucessivos empréstimos, o italiano reforçou em definitivo a Roma, onde está desde 2018.
Porém, não é só Belotti e Cristante que fizeram o gosto ao pé enquanto atletas do Benfica. Antes do camisola 19 e do médio, a nação Benfiquista aplaudia com entusiasmo as exibições de Fabrizio Miccoli. O italiano representou as águias entre 2005 e 2006, onde realizou 56 partidas oficiais e apontou 19 golos. Possivelmente o melhor tento da sua carreira, Miccoli protagonizou um pontapé de bicicleta, frente ao Liverpool, numa partida da Liga dos Campeões.
Além dos três nomes mencionado acima, houve mais jogadores italianos que ostentaram a camisola do Benfica. Antes de Belotti, o caso mais recente foi o de Cher Ndour, atualmente ligado ao PSG, mas emprestado ao Besiktas. O jovem italiano jogou um minuto pelo Glorioso, numa partida em 2023. Já Emanuele Pesaresi, defesa, representou o Clube da Luz em 2001/2002, por empréstimo da Lazio.