Futebol
Árbitro do Benfica – Sporting? Jorge Faustino e Marco Ferreira apontam favorito
03 Dez 2025 | 07:48
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Dez 2025 | 11:58 |
Pedro Gonçalves está apto e é ameaça para as aspirações do Benfica no próximo dérbi. O médio ofensivo do Sporting, considerado um dos melhores jogadores dos leões, recuperou da lesão que o afastou dos relvados e já foi utilizado na recente vitória dos verdes e brancos frente ao Estrela da Amadora. Saiba quem é o favorito a apitar a partida.
O regresso do camisola 8 representa más notícias para a estrutura liderada por José Mourinho. Pote saltou do banco na última jornada para disputar cerca de 30 minutos, tempo suficiente para ganhar ritmo competitivo e testar a condição física. Os sinais foram positivos e a equipa técnica leonina prepara-se agora para aumentar a carga.
Ao que tudo indica, Pedro Gonçalves terá capacidade para alinhar durante cerca de 60 minutos no Estádio da Luz. A sua inclusão no onze, ou a entrada no decorrer da partida, obriga o Benfica a redobrar a atenção defensiva, nomeadamente pela capacidade do mesmo em atuar entre linhas.
Porém, exceção feita a Pote, que é opção de Rui Borges para o duelo diante do Benfica, os leões contam com alguns lesionados, com destaque para Zeno Debast e Fotis Ioannidis, que estão fora por lesão. Nuno Santos e Daniel Bragança são baixas de longa duração do lado do clube de Alvalade.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva 18 encontros disputados nas várias competições. Nos 1.424 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional português marcou nove golos e fez seis assistências.
Atleta que pode vir a regressar ao Benfica no final da temporada comentou marca importante do companheiro de equipa no conjunto de Guardiola
03 Dez 2025 | 11:25 |
Bernardo Silva considera que um dos segredos do sucesso de Haaland passa pela capacidade do avançado em não tocar na bola durante muito tempo, mas, quando a mesma lhe chega, ser capaz de fazer a diferença. Em declarações depois do Fulham – City, o antigo jogador do Benfica deixou elogios ao companheiro de equipa.
Bernardo Silva elogia Haaland após o Fulham – City: “Não é fácil de encontrar”
“É um jogador [Haaland] com umas capacidades físicas completamente diferentes. É muito difícil encontrar um jogador que, na parte mental, não se importe de participar pouco no jogo, porque a maior parte dos jogadores gosta de tocar muito na bola”, começou por afirmar Bernardo Silva, após o Fulham - City.
O antigo jogador do Benfica – que ouviu elogios de Pep Guardiola no final do encontro – destacou um aspeto em particular do jogo de Haaland: “Não precisa de tocar muito na bola, se tocar uma ou duas vezes e for para fazer golo ele fica todo feliz no final do jogo e isso não é fácil de encontrar”.
“Quando os defesas dão meio metro, ou até ele começando um metro atrás dos defesas, é muito difícil pará-lo, principalmente em campo aberto. Tem sido um jogador fundamental para nós, que continue por muitos anos e ainda bem que atingiu essa marca”, finalizou Bernardo Silva.
Esta temporada, com a camisola do Manchester City, Bernardo Silva – avaliado em 32milhões de euros – leva 18 encontros: 14 na Premier League e quatro na Liga dos Campeões. Nos 1.182 minutos em que foi opção para Pep Guardiola, o internacional português marcou um golo e fez duas assistências.
Campeão inglês venceu épico encontro diante da turma de Marco Silva e somou três importantes na luta pelo título da Premier League
03 Dez 2025 | 10:35 |
O Manchester City venceu o Fulham, por 5-4, com golos de Erling Haaland (17’), Tijjani Reijnders (37’), Phil Foden (44’ e 48’) e Sander Berge (54’, p.b). No final do encontro da 14.ª jornada da Pemier League, Pep Guardiola deixou elogios a Bernardo Silva, alvo do Benfica no mercado de transferências.
Pep Guardiola elogia Bernardo Silva e companhia após o Fulham – City: “Foram a chave”
“Nos últimos minutos, o Rayan Cherki, o Bernardo Silva e o Nico O'Reilly foram a chave para concedermos menos oportunidades de golo. Deram um passo em frente nos minutos finais, especialmente o Rayan, que esteve excecional. O que posso dizer? Vamos melhorar. Temos muitas coisas boas e as más vamos corrigir”, começou por afirmar Pep Guardiola.
“É a primeira época do Tijjani Reijnders, do Nico O'Reilly a jogar naquela posição, a primeira do Matheus Nunes naquela posição. É o primeiro ano em que o Nico Gonzalez joga tanto. O Kovacic e o Rodri — o vencedor da Bola de Ouro que, a par do Erling Haaland, é o jogador mais importante que temos — não estão disponíveis há um ano e meio”, acrescentou Pep Guardiola.
“No final, temos de gerir melhor, mas prometo que com jogadores experientes isto não acontece. Quando acontece, aconteceu. Temos de controlar melhor, mas aconteceu. Às vezes, o futebol é assim”, finalizou Pep Guardiola, analisando o triunfo do Manchester City diante do Fulham.
Na equipa principal do Benfica, Bernardo Silva realizou apenas três encontros. A estreia com o Manto Sagrado aconteceu a 19 de outubro de 2013, na deslocação dos encarnados, então liderados por Jorge Jesus, ao terreno do Cinfães. O internacional português entrou aos 80 minutos para o lugar de Filip Djuricic, num encontro que terminou com triunfo das águias, por 1-0, com golo de Ola John (52’).
Histórico do Clube da Luz defende que o ponta-de-lança encarnado tem de corrigir aspeto do seu jogo que já podia ter custado pontos
03 Dez 2025 | 08:49 |
Rui Águas considera que o Vangelis Pavlidis é apanhado demasiadas vezes em fora de jogo. No artigo de opinião semanal no jornal A Bola, a lenda do Benfica analisou o triunfo das águias diante do Nacional, por 2-1, e recordou que a turma de José Mourinho teve um golo anulado precisamente pela posição irregular do avançado.
Rui Águas sobre erro de Pavlidis no Benfica: "Tendência frequente para o fora de jogo"
“Pavlidis, por exemplo, é alguém que tem uma tendência frequente para o fora de jogo. Neste último jogo esse erro posicional provocou a anulação de um golo, que poderia ter evitado o stress da incerteza final. É só um caso recente que podia ter tido implicações diretas no resultado e que se pode evitar”, afirma Rui Águas.
Relativamente ao encontro, o histórico do Benfica destaca a loucura do final da partida: “Quando se fala em montanha-russa no futebol é disto que se trata. De um valente susto ao delírio. O Benfica tornou possível a reviravolta na Choupana por Prestianni, com uma explosiva finalização, talvez no único ataque rápido que o Nacional permitiu neste jogo”.
“Ganhar como ganhou na Madeira tem um efeito que não se treina, mas que fortalece as equipas e os jogadores. O próximo jogo com o Sporting poderá ter o efeito mobilizador destes três pontos especiais. Com um possível êxito no dérbi, poderá acontecer o mesmo em relação ao que se segue com o Nápoles. É a dinâmica que se procura e que as vitórias provocam, passo a passo”, finaliza Rui Águas.
O Benfica – Sporting está agendado para a próxima sexta-feira, 4 de novembro, às 20h15, no Estádio da Luz. O dérbi eterno, relativo à 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, terá transmissão na BTV e é essencial para as aspirações da turma de José Mourinho - que contará com importante regresso - na luta pelo título, que está a três pontos dos leões e seis do Porto.
Árbitro do Benfica – Sporting? Jorge Faustino e Marco Ferreira apontam favorito
03 Dez 2025 | 07:48
Benfica já sabe quanto tem de pagar ao Besiktas para fechar Rafa Silva
03 Dez 2025 | 07:34
Com River Plate e não só à perna, Benfica define preço para libertar Prestianni
03 Dez 2025 | 07:22