Futebol
Após nega ao Benfica, palavras de Bernardo Silva geram agora mal-estar no Barcelona
10 Jun 2026 | 17:37
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
11 Mai 2026 | 22:27 |
Novo deslize no Estádio da Luz. Na noite desta segunda-feira, 11 de maio, a equipa de futebol profissional do Benfica não foi além de um empate a duas bolas na receção ao Braga e ficou mais longe de assegurar uma presença na Liga dos Campeões. Rafa Silva e Vangelis Pavlidis fizeram os golos das águias. Confira a história do jogo.
Trubin, Dedic, António Silva, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Aursnes, Leandro Barreiro, Prestianni, Andreas Schjelderup, Rafa Silva e Ivanovic foram os jogadores que constituíram o onze inicial do Benfica. No decorrer da partida, José Mourinho ainda lançou Vangelis Pavlidis e Dodi Lukebakio.
A jogar em casa, no jogo de despedida do Estádio da Luz à temporada de 2025/26, a formação encarnada entrou com a corda toda e chegou ao golo nos minutos iniciais, mas o VAR acabaria por anular por 4 centímetros de fora-de-jogo (4'). Em cima do quarto de hora de jogo, Schjelderup esteve muito perto, mas Leonardo Lelo negou o tento em cima da linha da baliza. No período de descontos, as águias ainda pediram grande penalidade, mas João Pinheiro mandou seguir.
No segundo tempo, a formação vermelha e branca quebrou por fim o enguiço, com Rafa Silva a inaugurar o marcador, estabelecendo o 1-0 (46'). Porém, a vantagem durou pouco tempo, com os minhotos a chegarem ao empate, por Pau Victor (48'). Na última meia-hora da partida, Pavlidis devolveu a vantagem às águias, mas o golo acabaria anulado por João Pinheiro. Nos 10 minutos finais, mais protestos dos encarnados por um penálti por assinalar.
Nos minutos finais, António Silva cabeceou e ficou muito perto de fazer o 2-1, mas desperdiçou a oportunidade (84'). Quem não marca sofre e foi o que aconteceu, quando Gorby fez o 2-1 para os bracarenses (88'). Nos descontos, Pavlidis fez o empate na marca dos 11 metros (90+2'). Com este resultado, o Benfica cai para o terceiro lugar, com 77 pontos, sendo ultrapassado pelo Sporting, que goleou o Rio Ave.
Treinador português toma iniciativa de dar primeiros passos no centro de treinos juntamente com a estrutura tendo em conta a pré-época
11 Jun 2026 | 10:23 |
Marco Silva já deu os primeiros passos na preparação da próxima temporada do Benfica. O técnico português esteve no Benfica Campus para analisar a situação do plantel e começar a delinear a estratégia que será seguida nos próximos meses, numa altura em que o arranque da pré-temporada se aproxima.
Segundo informa o jornal Record, o treinador reuniu com Mário Branco e Patrick Dippel, diretor-geral para o futebol e chief scout dos encarnados, respetivamente. O encontro serviu para fazer um ponto de situação sobre os jogadores atualmente ligados ao Clube e identificar eventuais necessidades para o mercado de transferências.
A mesma fonte revela que Marco Silva pretende conhecer em profundidade os recursos já existentes antes de avançar para novas contratações. Para já, não está prevista qualquer revolução no plantel, sendo prioridade avaliar os atletas disponíveis e perceber quais poderão integrar o projeto desportivo para 2026/27.
Ainda de acordo com o respetivo portal, o técnico passou várias horas no centro de treinos do Benfica, acompanhado por Mário Branco. Durante a visita, aproveitou para conhecer melhor as instalações e os espaços de trabalho que irá utilizar diariamente quando os trabalhos arrancarem oficialmente, a 25 de junho.
A presença de Marco Silva no Seixal acabou mesmo por surpreender alguns funcionários do Clube. A deslocação foi realizada de forma discreta, sem grande mediatismo, numa demonstração clara de que o treinador pretende ganhar tempo na preparação da nova época e acelerar o planeamento desportivo do Benfica.
Saída do treinador para o Real Madrid envolveu o pagamento da cláusula de rescisão, o que fez novamente as águias ganharem às suas custas
11 Jun 2026 | 09:55 |
José Mourinho está de regresso ao Real Madrid, mas a sua saída da Luz deixa também um importante encaixe financeiro nos cofres encarnados. O Benfica recebe 15 milhões de euros pela transferência do treinador português, valor correspondente à cláusula de rescisão prevista no contrato do técnico.
Com esta operação, aumenta ainda mais o impacto financeiro que Mourinho tem tido no universo benfiquista ao longo das últimas duas décadas. Entre transferências de jogadores por si solicitadas e negócios concretizados nos clubes que orientou, o treinador setubalense já contribuiu para receitas que ascendem aos 183 milhões de euros para a SAD encarnada.
Nesta contabilização entra também a transferência de Kerem Aktürkoglu para o Fenerbahçe, concluída na temporada passada por 22,5 milhões de euros. Embora a oficialização do negócio tenha acontecido já após a saída de Mourinho do clube turco, foi o técnico português quem impulsionou a contratação do internacional turco, acabando por estar na origem de mais um encaixe significativo para o Benfica.
Desde que deixou o FC Porto, em 2004, para assumir o comando do Chelsea, Mourinho tornou-se um cliente habitual do Benfica no mercado de transferências. O primeiro negócio aconteceu logo nesse verão, com a contratação de Tiago para os blues. Entre os vários jogadores adquiridos por equipas treinadas por Mourinho, Victor Lindelöf continua a ser a venda mais lucrativa. Em 2017, o Manchester United pagou 35 milhões de euros pelo internacional sueco. Logo atrás surge Ángel Di María, transferido para o Real Madrid em 2010, numa operação que, com objetivos incluídos, atingiu os 33 milhões de euros.
Ao longo da carreira, Mourinho contratou jogadores do Benfica em praticamente todos os clubes que orientou. Exemplo disso foram as cedências de Gedson Fernandes e Carlos Vinícius para o Tottenham, que renderam aos encarnados 4,5 e 3 milhões de euros, respetivamente. A única exceção foi a passagem pelo Inter de Milão.
Emblema ribatejano já terá recebido uma proposta do estrangeiro que pode chegar aos 17 milhões de euros (12 milhões fixos mais 5 em objetivos)
11 Jun 2026 | 03:00 |
O Benfica está também de olho em Bastien Meupiyou, central francês de 20 anos que pertence ao Alverca, sabe o Glorioso 1904. Ainda assim, as águias enfrentam concorrência forte do Nápoles e do Borussia Dortmund na corrida pelo jovem defesa.
Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador tem vindo a despertar grande interesse no mercado europeu após uma época de afirmação no futebol português. O emblema italiano já observou o atleta em várias ocasiões ao longo da temporada e até já manteve contactos iniciais para perceber as condições de um eventual negócio.
Do lado alemão, o Borussia Dortmund surge como um dos clubes mais agressivos na disputa, tendo já apresentado uma proposta que pode chegar aos 17 milhões de euros (12 milhões fixos mais 5 em objetivos). O clube alemão acompanha o jogador desde a sua formação no Nantes.
Bastien Meupiyou, que chegou a ser associado a outros mercados fora da Europa, incluindo o Médio Oriente, foi um dos destaques do Alverca na última temporada, somando 32 jogos e afirmando-se como peça importante na equipa de Custódio Castro.
Com contrato válido até 2028, o Alverca detém 50% do passe do internacional sub-18 francês, que está avaliado em cerca de 7 milhões de euros. O clube ribatejano poderá beneficiar de uma eventual venda, numa altura em que o mercado promete aquecer em torno do jovem central.