Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol Formação

Benfica deixou Porto a comer pó e dirigente assume: “Orgulhosos”

Convidado a desvendar todo o trabalho por detrás da 'máquina' dos vermelhos e brancos, Diretor do departamento destaca alguns dos pontos basilares

Glorioso 1904
Glorioso 1904

30 Jun 2025 | 16:40 |

Icon Comentário0

Na presente temporada de 2024/25, que concluiu com a participação do Benfica no Mundial de Clubes, um dos grandes destaques foi o sucesso inédito que a formação do Seixal teve ao conquistar os títulos nacionais nos vários escalões. Para Bruno Maruta, Diretor do Futebol de Formação, o feito é de louvar, não escondendo o orgulho pelas águias terem batido os rivais nos vários escalões.  


Bruno Maruta: “E aquilo que mais nos deixa orgulhosos, independentemente das conquistas, é o modo como o fizemos”


Em entrevista concedida ao jornal A Bola, o dirigente encarnado abordou o sucesso das jovens águias: “No futebol de formação, mais do que ganhar ou do que perder, importa a maneira como se ganha e a maneira como se perde. Isso é muito importante. É um contexto completamente diferente do contexto de alta competição. E aquilo que mais nos deixa orgulhosos, independentemente das conquistas, é o modo como o fizemos”.


Questionado como se concilia a formação futebolística com a componente humana, o dirigente apontou que ambas são essenciais: “Nós costumamos dizer que não há grandes jogadores se não forem grandes homens. É muito difícil. E nós aqui, felizmente, temos muitos exemplos positivos. Aqueles jovens jogadores que conseguem atingir o nível do futebol profissional do Benfica, se há coisa que têm em comum é aquilo que é a sua dimensão humana, a sua mentalidade, o seu caráter, a sua personalidade”.

Bruno Maruta: “Nós costumamos dizer que não há grandes jogadores se não forem grandes homens”


Quanto ao cargo de treinador, Bruno Maruta aponta que o técnico também deve agir como um pedagogo: “Eu não sei se nós temos de chamar treinador ou se temos de chamar formador. A importância que a componente pedagógica tem, se calhar às vezes até nos leva a pensar que são mais formadores do que treinadores. Também depende do escalão”.

Bruno Maruta: “O foco do nosso processo de desenvolvimento de jovens jogadores está no seu individual”

O foco do nosso processo de desenvolvimento de jovens jogadores está no seu individual. É evidente que o jogo é um jogo coletivo, que existem relações do ponto de vista humano, do ponto de vista social, do ponto de vista tático, porque os miúdos não jogam sozinhos”, acrescentou por fim Bruno Maruta, Diretor do Futebol de Formação do Benfica.


Futebol Formação

Benfica volta a perder pontos no Campeonato e fica mais longe do Sporting

Na manhã deste domingo, 7 de dezembro, formação vermelha e branca não conseguiu acompanhar o rival e acabou por desperdiçar uma oportunidade

No rescaldo de  mais um fim-de-semana de jogos, o Benfica perdeu pontos na visita ao sul e vê o Sporting figir no Campeonato
No rescaldo de mais um fim-de-semana de jogos, o Benfica perdeu pontos na visita ao sul e vê o Sporting figir no Campeonato

07 Dez 2025 | 16:54 |

Icon Comentário0

Na manhã deste domingo, 7 de dezembro, a equipa de juvenis do Benfica não foi além de um empate contra o Farense (1-1). As jovens águias viajaram até ao sul do país, numa partida a contar para a 14.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Sub-17.


A verdade é que, depois de terem conquistado o título na época passada, os juvenis têm tido um percurso atribulado nesta temporada. Antes do duelo com o Farense, o Benfica foi surpreendido, nas últimas rondas, pelo Real SC. Frente aos leões de Faro, o técnico da equipa, Pedro Faria, apostou no seguinte 11 inicial: António Luís, Ricardo Batista, Tomás Ferreira, Benjamim Semedo, Leonardo Tavares, Simão Constantino, Paulo Souza, João Silva, Tomás Almeida, Bernardo Nunes e Afonso Ferreirinha.


No Campo do Complexo Desportivo da Penha, reduto das equipas de formação dos algarvios, a primeira parte foi marcada pelo equilíbrio entre os dois lados, com desperdícios de parte a parte. Ao intervalo, o nulo imperava no marcador.


Nos segundos 45 minutos, o Benfica entrou com uma atitude diferente, decidido a assumir o controlo da partida, mas, tal como acontecera no primeiro tempo, o equilíbrio voltou a ser o fator crucial do jogo. À passagem do minuto 64, o Farense adiantou-se no marcador, contudo, aos 73 minutos, o Clube da Luz chegou ao empate, por intermédio de Afonso Ferreirinha.

Após o apito final, o Glorioso voltou a marcar passo no campeonato, sem conseguir dar continuidade à vitória anterior, frente ao Vitória Setúbal (4-1). Com mais um ponto somado, as jovens águias, orientadas por Pedro Faria, estão isoladas no 2.º lugar, com 29 pontos, a quatro pontos do Sporting.



Futebol Formação

Remontada nos descontos deixa Benfica mais perto do Sporting no Campeonato

Formação vermelha e branca esteve em ação no último sábado, 6 de dezembro, onde alcançou um triunfo muito complicado em casa

Na manhã de sábado, 6 de dezembro, o Benfica somou mais um triunfo no Campeonato e mantém a perseguição ao Sporting, que segue na liderança
Na manhã de sábado, 6 de dezembro, o Benfica somou mais um triunfo no Campeonato e mantém a perseguição ao Sporting, que segue na liderança

07 Dez 2025 | 13:13 |

Icon Comentário0

A equipa de iniciados do Benfica operou uma remontada épica frente ao Farense (2-1). Na manhã de sábado, 6 de dezembro, as jovens águias receberam o conjunto algarvio no Seixal, em partida a contar para a 14.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional de Sub-15.


A jogar em casa, a formação encarnada procurou dar continuidade à campanha que tem vindo a realizar, motivada pelo triunfo anterior, onde goleou o Alverca por quatro bolas a zero. Na partida contra os leões de Faro, João Faria Rodrigues, técnico das águias, apresentou o seguinte onze: Matvey Volyk, Gabriel Almeida, Lourenço Meireles, Leonardo Gori, José Fonseca, Gabriel Dias, Tiago Sousa, Tomás Moreira, Tiago Neves, Eduardo Pisco e Diego Fonseca.


O Benfica entrou mais forte na partida, mostrando toda a sua qualidade de jogo; contudo, foram os algarvios os primeiros a sorrir. À passagem do minuto 11, o Farense abriu o marcador e colocou-se em vantagem. Porém, a resposta das águias não tardou e, cinco minutos mais tarde, Tiago Neves fez o empate — resultado que se manteve inalterado até ao intervalo.


No segundo tempo, as jovens águias continuaram a dominar o encontro, mas as oportunidades criadas não se traduziam em golos, e o empate parecia persistir até ao apito final. Até que, em cima do minuto 80, para alegria dos Sub-15, Jesus Aquino selou o resultado em 2-1.

Acabou por ser uma partida mais complicada do que seria de esperar; porém, o Benfica conseguiu dar continuidade ao bom momento da temporada. Com mais três pontos somados, as águias seguem no segundo lugar do Campeonato Nacional, com 32 pontos, a seis do Sporting, que segue na liderança.



Futebol Formação

Benfica vence em casa e é líder isolado do campeonato

Clube da Luz ultrapassou um adversário complicado, em jogo disputado esta sexta-feira, dia 5 de dezembro. As águias seguem no primeiro lugar da Liga

Benfica ultrapassou um adversário complicado, em jogo disputado esta sexta-feira, dia 5 de dezembro. As águias seguem no primeiro lugar da Liga
Benfica ultrapassou um adversário complicado, em jogo disputado esta sexta-feira, dia 5 de dezembro. As águias seguem no primeiro lugar da Liga

05 Dez 2025 | 17:02 |

Icon Comentário0

A equipa sub-23 do Benfica venceu o Portimonense, por 2-1, no Campus do Seixal, esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, em partida a contar para a 15.ª jornada da série B da Liga Revelação. Tomás Soares fez o bis que garantiu o triunfo encarnado, e deu seguimento aos bons resultados.


O Benfica entrou melhor na partida, e chegou à vantagem aos 16', por Tomás Soares, numa equipa repleta de jogadores que foram campeões do mundo e da europa sub-17 esta temporada. O Portimonense reagiu ainda no primeiro tempo - os algarvios chegaram ao empate aos 36', e resistiram até ao intervalo.


Na segunda metade, o Benfica entrou pressionante, com vontade de regressar à vantagem. Esse momento demorou mas chegou mesmo, quando, aos 77', Tomás Soares fez o bis e atirou o resultado para 2-1. O Portimonense viu um jogador expulso aos 83', e ainda houve tempo para os encarnados falharem uma grande penalidade. No entanto, as águias geriram a vantagem da melhor forma, e garantiram o triunfo caseiro.


Com esta vitória - a 10ª. em 14 jogos esta temporada - os comandados de Vítor Vinha sobem ao primeiro lugar da tabela classificativa, de forma isolada. O Benfica passa a somar 32 pontos em 14 jogos disputados - mais dois que o Torreense, que ocupa a segunda posição. O Santa Clara (25) é terceiro, e o Sporting é quarto (21).

A equipa de sub-23 do Benfica continua com atenções viradas para a Liga Revelação. Na próxima partida, os encarnados deslocam-se aos Açores, para um encontro difícil contra o terceiro classificado da Serie B, o Santa Clara. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro, pelas 13h00.


Confira, aqui, os golos de Tomás Soares que deram a vitória ao Benfica:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica volta a marcar passo em competição internacional
Futebol Formação

Benfica volta a marcar passo em competição internacional

03 Dez 2025 | 20:58

Icon Comentário0
Benfica regressa aos triunfos no campeonato e tem liderança na mira
Futebol Formação

Benfica regressa aos triunfos no campeonato e tem liderança na mira

02 Dez 2025 | 17:02

Icon Comentário0
Oficial! Rui Costa assegura continuidade de promessa do Benfica
Futebol Formação

Oficial! Rui Costa assegura continuidade de promessa do Benfica

01 Dez 2025 | 15:31

Icon Comentário0