Clube
Benfica recebe reconhecimento inesperado sobre direitos televisivos e Liga faz revelação importante
26 Jun 2026 | 12:35
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
27 Jun 2026 | 17:45 |
O vice-presidente financeiro do Benfica, Nuno Catarino, fez um ponto de situação sobre o projeto Benfica District, garantindo que o processo continua a evoluir de forma positiva, apesar de ainda aguardar pelas aprovações das entidades competentes. O dirigente revelou que, embora não existam alterações significativas ao projeto, foram dados passos importantes nos últimos meses.
Segundo Nuno Catarino, o Benfica District tem vindo a cumprir todas as etapas previstas, encontrando-se atualmente em análise por diversos departamentos da Câmara Municipal, bem como por várias entidades externas. O responsável encarnado mostrou-se confiante quanto ao desfecho do processo, salientando que a evolução tem correspondido às expetativas.
Relativamente aos custos previstos, explicou que alguns valores sofreram ajustes naturais, com determinadas rubricas a aumentarem e outras a diminuírem, garantindo, no entanto, que não existem desvios relevantes nesta fase do projeto. O vice-presidente financeiro revelou ainda que o Benfica espera obter todas as aprovações necessárias dentro de um ou dois meses. Assim que esse processo estiver concluído, o clube irá apresentar oficialmente o projeto aos sócios.
Apesar de admitir que os procedimentos administrativos nem sempre decorrem à velocidade desejada, Nuno Catarino assegurou que o Benfica District continua plenamente ativo e dentro do calendário inicialmente definido. O vice-presidente financeiro abordou igualmente as obras de ampliação do Estádio da Luz, explicando que o calendário competitivo obrigou o clube a adiar parte da intervenção prevista.
A necessidade de antecipar o início da temporada devido às pré-eliminatórias da Liga Europa reduziu o tempo disponível para os trabalhos, o que levou à criação de menos de 600 novos lugares nesta fase. Ainda assim, o dirigente revelou que o objetivo passa por elevar a capacidade do Estádio da Luz para cerca de 69 mil espectadores durante a presente temporada, ultrapassando posteriormente a marca dos 70 mil lugares na época seguinte.
Águias chegaram a um parceria com a companhia japonesa de tecnologia com foco na segurança das áreas digitais do clube encarnado
27 Jun 2026 | 15:56 |
O Benfica anunciou uma nova parceria estratégica com a Fujitsu, que passa a ser Official Cybersecurity Partner do Clube da Luz. O acordo reforça a aposta das águias na modernização e proteção do seu ecossistema digital, num contexto em que o clube gere milhões de interações, dados e serviços considerados críticos.
Em comunicado, a Fujitsu sublinha que a parceria representa uma oportunidade para contribuir ativamente para a segurança digital do Benfica, colocando ao serviço do clube a sua experiência global em cibersegurança, gestão de risco e resiliência operacional.
A empresa tecnológica destaca ainda a crescente importância da cibersegurança no desporto e nas organizações modernas, defendendo que esta área deixou de ser apenas uma questão técnica para se tornar um fator essencial de confiança, crescimento sustentável e adaptação ao ambiente digital.
Alexandre Ferreira, Diretor-Geral da Fujitsu Portugal, reforçou essa ideia ao sublinhar que as organizações dependem cada vez mais dos seus sistemas digitais para operar e tomar decisões. O responsável destacou que, quando ocorre um incidente de cibersegurança, o impacto ultrapassa a vertente tecnológica, afetando também a operação, a reputação, a confiança dos clientes e até os resultados financeiros.
Nesse sentido, defende que a cibersegurança deve ser integrada nas estratégias de gestão de risco e continuidade de negócio, envolvendo não apenas equipas técnicas, mas também administrações e departamentos financeiros, jurídicos e operacionais.
As partes não revelaram os valores envolvidos no acordo estabelecido entre o Benfica e a Fujitsu. A parceria passa assim a integrar a estratégia de digitalização e proteção tecnológica do clube, que continua a apostar em soluções inovadoras para garantir maior segurança e eficiência na sua operação global.
Sócios do emblema encarnado vão debater última temporada de 2025/26, bem como discussão e votação do orçamento para 2026/27
27 Jun 2026 | 09:33 |
17h29h - "Quem promete trabalho é o instituto de emprego". Um sócio critica Tomás Barroso, principal responsável das modalidadades, que, de manhã, referiu que só prometia trabalho.
17h17h - Ata da Assembleia Geral do Benfica District será submetida à aprovação em outubro
17h03 - Luís Filipe Vieira não ouviu qualquer das intervenções de Rui Costa. De manhã, quando o atual presidente falou, o antigo líder dos encarnados ainda não estava no Pavilhão da Luz. Ainda na parte da manhã, saiu antes de Rui Costa voltar a discursar. Luís Filipe Vieira não está presente na Assembleia Geral desta tarde, na qual o presidente também já falou para dar início à sessão que visa a discussão e votação do orçamento para a temporada 2026/27.
16h52 - Rui Costa interrompe sócio para anunciar que a equipa feminina de hóquei em patins é campeã nacional
16h48 - Sócios voltam a discursar
16h36 - Requerimento de Mauro Xavier não foi submetido à votação nesta Assembleia Geral
16h33 - Mauro Xavier entregou um requerimento à Mesa da Assembleia Geral do Benfica no qual defende a criação de um Orçamento Participativo dedicado às Casas do clube, propondo que o clube afete anualmente 1% dos seus gastos ao financiamento de projetos apresentados pelas delegações benfiquistas.
16h32 - Mauro Xavier volta a discursar: "A confiança constrói-se com as contas à vista"
16h24 - Sócios começam a discursar
16h05 - Os sócios do Benfica já estão a votar, via digital, o orçamento e plano de investimento para a temporada 2026/27.
15h47 - Nuno Catarino apresenta orçamento
15h20 - Rui Costa fala sobre o orçamento, fazendo o apelo para que os sócios presentes votem a favor.
15h16 - Arranca a segunda Assembleia Geral
14h43 - Rui Costa: "Há um otimismo muito grande em relação a Marco Silva e que seja a melhoria da estabilidade em relação a treinadores. Foram 6 treinadores em 5 anos. É um facto, Entrei com Jorge Jesus, que a meio da época teve aquela situação do Flamengo, que queria voltar. Chegámos a acordo para a rescisão do contrato. Essa época acabou com Veríssimo. Depois disso foi contratado Roger Schmidt e de Roger Schmidt passámos para Bruno Lage. De Bruno Lage passamos para José Mourinho, que só sai pelas razões que vocês sabem. Não há da nossa parte a forma de não querermos segurar os treinadores. É isso que esperamos fazer com Marco Silva, mas as trocas anteriores tiveram as suas razões e vocês concordarão."
14h06 - Rui Costa anuncia que central "está contratado" e chegará também um ala
14h - Rui Costa: "Não há contratação nenhuma que não passe pelo departamento de futebol, scouting e equipa técnica. Quando ouvi que não se dá aos treinadores aquilo que eles pedem, está fora de questão. Não há treinador do Benfica que não entre neste processo. Está fora de questão levantar a hipótese de os jogadores serem escolhidos por A, B ou C sem que haja um acordo e uma aprovação global do perfil do jogador que necessitamos. Não há jogadores que jogam porque foram caros. Essa ideia cai por terra quando disseram aqui que o Sudakov esteve a segunda parte da época no banco quando é o jogador mais caro da história do clube."
13h24 - 1.043 sócios marcam presença no Pavilhão n.º 2 da Luz na parte da manhã. A reunião contou com 54 intervenções presenciais, 270 questões ou propostas via online e participações via remota ou visualizações de 7566 sócios espalhados por 41 países, de todos os continentes.
12h19 - João Diogo Manteigas: "Quando não se ganha nesta casa, é porque vocês não prestaram atenção suficiente e não se sacrificaram o suficiente. Não sangraram o suficiente tal como os nossos sócios e adeptos em Madrid às portas do Bernabéu sem que vocês tivessem denunciado e exigido responsabilidades. Esforcem-se para nos unir e proteger o Benfica.
No final, no Benfica, tal como na vida, todos estamos sujeitos a prazo. Por isso, meus senhores e minhas senhoras, o que é que vocês estão dispostos a fazer pelo Benfica? O que é que estão dispostos a fazer por todos nós? Como é que vamos ganhar já esta época sabendo que iremos sempre apoiar o Benfica."
11h22 - Martim Mayer fala que o Benfica vive "a pior década do futebol do Benfica desde 1904"
11h19 - Francisco Benitez: "Há cinco anos, na campanha de 2021, era eu candidato, e Rui Costa perguntava se era o Sr. Benitez que ia planear o futebol do Benfica. Cinco anos depois, já sabemos que não sou eu a liderar o futebol, mas a pergunta do agora presidente do Benfica continua sem resposta. E é uma pergunta sobre o clube, sobre o seu rumo, ou falta dele.
Os sócios não sabem quem define a estratégia de futebol do Benfica. É Rui Costa? É Rui Pedro Braz? Foi Lourenço Pereira Coelho? É Mário Branco? É agora Marco Silva? Os nomes mudam, os cargos mudam, os treinadores mudam, os jogadores mudam, e os problemas mantêm-se. Falamos em assumir responsabilidades, mas a culpa morre solteira."
11h14 - Sócio pede "minuto de silêncio pela morte do planeamento desportivo"
11h12 - "No ano passado voltámos a falhar. Não foi um acidente. Foi mais um capítulo de um ciclo desastroso que não pode continuar", disse Noronha Lopes.
10h27 - João Noronha Lopes, derrotado por Rui Costa na segunda volta das eleições, também está a acompanhar os trabalhos no Pavilhão n.º 2 da Luz.
10h17 - Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica chega, de forma discreta, ao pavilhão n.º 2 da Luz.
10h04 - Muitas críticas à direção por causa da falta de vitórias, falta de planeamento, política de contratações e resultados das modalidades. "O Benfica não vive para ganhar, vive para justificar porque não ganhou" e "és o presidente que mais me desiludiu". Estas foram algumas das frases proferidas por sócios anónimos.
10h02 - Mauro Xavier critica a gestão e a inércia da direção do clube da Luz
"Senhor Presidente da Mesa, Senhor Presidente do Conselho Fiscal, Senhor Presidente da Direção, caros consócios. Começo pelos factos. O Benfica investiu mais de 130 milhões de euros em reforços. Terminou o campeonato sem perder um único jogo, mas empatou um terço dos jogos realizados. Acabou em terceiro, a oito pontos do campeão e a dois do segundo, fora da Liga dos Campeões. Quando se tem mais recursos do que os rivais e se ganha menos, há um problema sério de preparação, de execução e de gestão. Os nossos erros não apagam os erros graves de arbitragem que marcaram momentos decisivos da época. Depois do que aconteceu na final da Taça de Portugal de 2024/25, esperava-se uma reação firme e uma proposta de reforma. Passou-se quase uma época e tudo ficou na mesma. Prejudicados de novo e sem resposta à altura. Escutem ativamente os sócios, não podemos continuar a ser espectadores quando atacam o nosso clube. O Benfica tem de pôr na mesa uma reforma estrutural da arbitragem e juntar os clubes que defendem a verdade desportiva para a aprovar. É assim que se usa o nosso peso institucional. No projeto desportivo, Marco Silva será o sexto treinador em cinco anos desta Direção. Trocámos o treinador, o diretor desportivo, o scouting. Tratámos os sintomas e ignorámos a doença. O modelo desportivo continua por apresentar. O que vai ser feito de diferente? Não nos deixem a adivinhar. Expliquem aos sócios como vamos evitar o caminho que nos levou a vencer tão pouco em cinco anos. Hoje também é dia de celebrarmos os bons exemplos. O futebol feminino foi campeão nacional. Nos pavilhões, as equipas femininas conquistaram catorze dos vinte e dois títulos nacionais em disputa. Mostraram o nosso ADN vencedor e merecem o reconhecimento de todos nós. E parabéns também ao hóquei em patins, pelo 25.º campeonato, e ao râguebi, que 25 anos depois voltou a fazer história. Senhor Presidente, escreveu há poucos dias que o Benfica entra na nova época mais forte. Queremos todos acreditar nisso, porque todos queremos o mesmo. Ganhar. Por isso faço votos sinceros para que os próximos três anos tragam o 39, o 40 e o 41. Só assim o balanço destes anos se tornará positivo. Passaremos de um campeonato em cinco épocas para quatro em oito, metade dos campeonatos em disputa neste período. Não podemos esperar menos. Contem connosco para apoiar e defender este clube seja onde for. Nós contamos convosco. Viva o Benfica."
9h52 - Sócios continuam a se inscrever, perguntas chegam a 240
9h50 - João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer, antigos candidatos à presidência, estão no Pavilhão n.º 2 da Luz. Segundo o Record, Luís Filipe Vieira também irá marcar presença.
9h49 - Sócios questionam e perguntas chegam a 142
09h20 - "É aqui, perante os sócios, que prestamos contas do trabalho realizado, que assumimos responsabilidades pelas decisões tomadas e assumimos a visão que temos para o futuro do nosso clube. O Benfica sempre foi construído desta forma, na exigência, no debate e na convicção que só com a participação dos sócios conseguimos tornar o nosso clube cada vez mais forte. É precisamente com este espírito que aqui estamos hoje para proceder ao balanço da época que agora está a findar. Importa reconhecer o que fizemos bem, assumir o que não correu como desejávamos e, acima de tudo, corrigir o que tiver de ser melhorado. Começando pelo futebol, importa dizer com total frontalidade aquilo que todos sentimos. A época ficou aquém da exigência que define o Sport Lisboa e Benfica. A conquista da Supertaça é um título que valorizamos, mas está longe de corresponder às expetativas que tínhamos para esta temporada. O terceiro lugar e ausência da Liga dos Campeões no próximo ano não correspondem aos objetivos que traçámos nem ao investimento realizado. Não ignoramos esta realidade nem procuramos escondê-la. Assumimos esse desfecho com sentido de responsabilidade e com convicção de que o Benfica tem que voltar a ocupar o lugar que lhe pertence".
09h00 - Os trabalhos começam com o discurso de Rui Costa.
09h00 - O Pavilhão n.º 2 do Benfica acolhe este sábado duas assembleias gerais. A primeira tem início às 09h00 e será dedicada à análise da época desportiva que terminou. Já às 14h30, os sócios voltam a reunir-se para discutir e votar o orçamento referente à temporada 2026/27.
Associados do Clube da Luz continuam a poder utilizar formulário disponibilizado no site oficial do emblema encarnado para levantar questões
26 Jun 2026 | 16:51 |
O Benfica revelou que já recebeu 142 perguntas por parte dos Sócios para as duas assembleias gerais agendadas para este sábado. As questões foram submetidas até ao início da tarde desta sexta-feira e dizem respeito aos temas que estarão em discussão nas reuniões.
A primeira assembleia geral está marcada para a manhã de 27 de junho, com a primeira convocatória às 8h30 e segunda às 09h00. Durante a sessão será analisada a época desportiva de 2025/26. Já a segunda reunião terá lugar durante a tarde, com primeira chamada às 14h00 e segunda às 14h30.
Os Sócios serão chamados a votar o orçamento do Clube para a temporada 2026/27. Apesar das questões s já recebidas, o Benfica mantém aberto o período para envio de novas questões. Os associados continuam a poder utilizar o formulário disponibilizado no site oficial do Clube.
As duas assembleias gerais são aguardadas com expetativa por parte dos benfiquistas, numa altura em que vários temas ligados à atualidade do Clube estarão em debate, tanto ao nível da gestão como do planeamento da próxima época.
O objetivo desta medida passa por reforçar o envolvimento dos associados na vida interna do Benfica, permitindo que a participação não se limite ao momento presencial das reuniões, mas seja complementada por contributos prévios através dos canais digitais agora disponibilizados.