
Futebol
Onze provável do Benfica na visita ao Tondela; Lage muda esquema tático
22 Ago 2025 | 16:35
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Ago 2025 | 09:45 |
Georgiy Sudakov passou a ser um dos alvos prioritários para o Benfica nesta janela de transferências. O jogador de 22 anos de o Shakhtar Donetsk é visto, na Luz, como a solução ideal para o papel de criativo, uma posição que as águias procuram reforçar desde o início do mercado de transferências. O craque sofreu uma dura derrota recentemente.
Segundo o jornal Record, o interesse do Benfica é real. Depois do negócio que levaria Akturkoglu até ao Fenerbahçe cair, a permanência do turco é o cenário mais provável na equipa das águias. Por outro lado, esse término nas conversas com o clube turco também ajudou a fechar o dossier Amoura, até porque o Wolfsburgo não baixava dos 35 milhões de euros, valor que os encarnados não estavam disponíveis para pagar.
Sendo assim, continua por resolver a questão do criativo no plantel de Bruno Lage, e Sudakov é visto como o jogador ideal para ocupar a posição de '10', e jogar no apoio ao ponta-de-lança. A imprensa nacional avança que há outros nomes referenciados, mas o jogador do Shaktar é alvo prioritário na Luz.
Rui Costa não tem, no entanto, tarefa fácil na contratação do jovem jogador de 22 anos. O Shaktar quer um valor na ordem dos 40 milhões de euros para libertar Sudakov, o que significaria um investimento recorde por parte da Direção encarnada para trazer o médio-ofensivo para Portugal.
O Benfica quer fazer uso das boas relações que mantém com o clube ucraniano, de onde chegou, por exemplo, Trubin. No entanto, Rui Costa já sabe que conta com concorrência de peso para trazer Sudakov para a Luz: da Serie A surgem Nápoles e Inter de Milão, dois gigantes italianos, que também estão interessados no jogador.
Jogador mexicano abandona 'hammers' e é emprestado com opção de compra. Ainda assim, atleta não estará disponível para duelo da segunda mão
22 Ago 2025 | 21:48 |
É oficial. O Fenerbahçe, adversário do Benfica no play-off de acesso à Liga dos Campeões, anunciou, esta sexta-feira, dia 22 de agosto, a chegada de Edson Álvarez, do West Ham, que chega ao clube turco por empréstimo com opção de compra de 22 milhões de euros. Ainda assim, o jogador não estará disponível para o encontro diante dos encarnados, depois do nulo na primeira mão.
Esta será a terceira experiência de Álvarez na Europa após a sua passagem pelo Ajax, dos Países Baixos, onde se destacou na Champions League, e pelo West Ham, de Inglaterra, onde adquiriu experiência na Premier League. A sua chegada ao Fenerbahçe não só reforça o plantel de um dos maiores clubes do futebol turco, mas também permitirá a Álvarez manter-se em competição de alto nível de olho no Mundial.
O médio é reconhecido pela sua capacidade de recuperação de bola, saída limpa desde trás e liderança em campo. Em Istambul, espera-se que contribua com equilíbrio tático à equipa e se torne uma referência para os jovens talentos do clube, além de reforçar a presença internacional do Fenerbahçe em futuras competições europeias.
Formado no Club América, clube pelo qual fez a estreia enquanto sénior, Edson Álvarez veio para a Europa em 2019, quando reforçou o Ajax. O médio estava há duas temporadas em Inglaterra, tendo somado 31 partidas em 2024/25, mas acabou por perder espaço nas escolhas de Graham Potter.
O jogador foi suplente não utilizado no sábado, quando o West Ham perdeu por 3-0 frente ao Sunderland na partida de abertura da nova temporada da Premier League. A oportunidade de trabalhar com um técnico como José Mourinho ainda é uma tentação para alguns jogadores, pelo que o atleta deverá ser um dos pilares da equipa de Istambul em 2025/26.
Veja a publicação do Fenerbahçe:
Emblema turco volta a não apresentar-se ao melhor nível e não consegue afirmar favoritismo, apesar de estar recheado de jogadores com passagens na Luz
22 Ago 2025 | 17:50 |
O Besiktas sofreu um desaire na deslocação a Lausanne, na Suiça, na passada quinta-feira, dia 21 de agosto, após empatar a uma bola (1-1) no jogo da primeira mão do play-off de acesso à fase regular da Liga Conferência. Apesar de alinhar com quatro jogadores que passaram pelo Benfica no onze inicial, os turcos não conseguiram confirmar o favoritismo.
Ole Gunnar Solskjær, treinador do Besiktas, lançou no onze inicial quatro jogadores com passagens recentes na Luz: Rafa, João Mário, Orkun Kökçü e Jurásek, sendo que este último está apenas emprestado pelo Benfica. Ainda assim, nenhum deles conseguiu se exibir em grande destaque no duelo da primeira mão do play-off e evitar o empate.
O Besiktas entrou em campo com todo o seu favoritismo mas, no entanto, o jogo só estava a dar para o lado dos suiços. Antes do apito do árbitro para o intervalo, os turcos conseguiram contrariar a tendência da partida e, mesmo aos 45 minutos, abriram o marcador através de Rashica. O extremo kosovar colocava os turcos em vantagem ainda na primeira parte.
O golo marcado pelo Besiktas só serviu para encostar os turcos mais à sua baliza. O Lausanne continuou por cima e, perto do apito final, aos 83 minutos, empatou o jogo através de Bryan Okoh. Os turcos, que sofreram toda a partida, ainda conseguiram segurar a igualdade no marcador e levar a eliminatória para casa.
O Besiktas vai decidir a eliminatória na próxima quinta-feira, dia 28 de agosto, e fazer de tudo para garantir lugar na fase regular da Liga Conferência, depois do desaire sofrido na Liga Europa. Rafa, João Mário, Orkun Kökçü e Jurásek deverão ir a jogo, já que têm tido presença habitual no onze inicial lançado por Ole Gunnar Solskjær.
Antigo profissional encarnado vence e coloca-se com um pé na fase regular da Liga Europa após vitória na primeira mão do play-off
22 Ago 2025 | 17:25 |
O Panathinaikos está com um pé na fase regular da Liga Europa, após vencer o Samsunspor na passada quinta-feira, dia 21 de agosto, por 2-1, no jogo da primeira mão do play-off. O conjunto grego é orientado pelo antigo treinador do Benfica, Rui Vitória, cara conhecida no universo benfiquista que esteve na conquista de três campeonatos.
Rui Vitória chegou ao futebol grego na temporada passada e terminou em 2º lugar, o que lhe valeu um lugar na segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Após a eliminação frente ao Rangers, o Panathinaikos foi relegado às rondas de qualificação da Liga Europa. Antes de chegar ao play-off, eliminou o Shakthar Donetsk, da Ucrânia.
O sorteio ditou que o Panathinaikos jogasse frente ao Samsunspor, da Turquia. No duelo da primeira mão, o conjunto orientado por Rui Vitória até começou a perder. Aos 51 minutos, para surpresa dos milhares de adeptos que estavam no estádio, os turcos adiantaram-se no marcador através de Logi Tomasson.
Rui Vitória, obrigado a mexer na equipa, foi ao banco de suplentes para tentar reverter o desaire e, aos 59 minutos, lançou Ioannidis. Não durou muito para o Panathinaikos fazer o seu primeiro golo da partida (66'), que surgiu de Georgios Kyriakopoulos, defesa helénico que assinou pelo conjunto grego este mercado.
O Panathinaikos continuou a pressionar em busca da vitória e, aos 74 minutos, Erik Palmer-Brown colocou a equipa na frente do marcador. Com este golo, a turma orientada por Rui Vitória conseguiu garantir a vantagem na eliminatória e viaja, para a próxima semana, até à Turquia, para tentar marcar presença na fase regular da Liga Europa.