
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica despediu-se, oficialmente, de Renato Sanches, no passado sábado, no entanto, a imprensa nacional garante este domingo que afinal a temporada passada pode não ter sido a última época que o médio internacional português fez de águia ao peito. Segundo os mais recentes rumores de mercado, existe ainda a possibilidade do craque voltar a vestir o Manto Sagrado.
Quem avança com esta novidade é o jornal desportivo Record, na edição de hoje, garantindo que, apesar do Clube da Luz ter oficializado a saída do camisola 85, agradecendo o seu contributo na passada temporada, a Direção de Rui Costa pode ainda tentar renovar a ligação com o médio luso, mantendo o craque no plantel de Bruno Lage.
De acordo com informações avançadas pelo diário acima mencionado, a possibilidade de um novo empréstimo não está descartada, sendo apenas necessário que o Benfica volte a chegar a acordo com o PSG. A mesma fonte revela que, lesões à parte, a estrutura do Glorioso considera que se estiver a 100 por cento, Renato Sanches é uma mais valia, renascendo assim a esperança de ver o atleta na Luz em 25/26.
Especulações à parte, o que se sabe até à data é que o Benfica disse oficialmente adeus ao camisola 85, destacando o seu percurso de águia ao peito: "Renato Sanches regressou a casa em agosto de 2024, cedido, por empréstimo de um ano, pelos franceses do PSG. Ao longo da época 2024/25, o médio made in Benfica participou em 21 jogos e marcou 1 golo, tendo tido um contributo relevante na 8.ª Taça da Liga conquistada pelo Clube. O SL Benfica deseja as maiores felicidades a Renato Sanches. Obrigado!".
Na temporada de 24/25, com a camisola do Benfica, Renato Sanches – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – realizou 21 encontros: 10 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga, três no Mundial de Clubes e um na Taça de Portugal. Nos 635 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio marcou um golo, diante do Auckland City.
Médio internacional turco está a ser cada vez mais apontado a uma saída da Catedral das águias, tendo somado mais um interessado para este verão
|
O Tottenham, que já tentou 'pescar' no Benfica na altura em que Felipe Morato estava adaptado à lateral, volta a ter a mira apontada ao Clube da Luz, mas desta vez por Orkun Kokçu. As mais recentes novidades garantem que o emblema inglês está de olho no médio, que tem sido cada vez mais apontado a uma saída neste verão.
De acordo com informações avançadas pelo diário estrangeiro CaughtOffside, o nome do titular de Bruno Lage está a ser associado ao clube que terminou na 17.ª posição da Premier League. O conjunto orientado por Thomas Frank pretende agitar esta janela de transferências e Kokçu surge então como uma possibilidade.
Além do Tottenham, que se juntou agora à corrida pelo compatriota de Akturkoglu, também o Manchester United de Ruben Amorim terá demonstrado estar de olho em Kokçu, neste defeso de julho. Por fim, o Liverpool, Besiktas e Galatasaray foram outros emblemas que surgiram como possíveis destinos para o centrocampista, que é um dos titulares absolutos no miolo do Benfica.
O camisola 10 do Clube da Luz, vale destacar, ainda tem mais três anos de contrato com o Benfica, estando vinculado até junho de 2028. Depois da 'zaragata' com Bruno Lage, Kokçu tem vindo a ser cada vez mais associado a uma saída, sem valores atribuídos ao negócio. Contudo, o médio internacional pela Turquia está blindado por uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Jovem futebolista havia destacado a importância do treinador setubalense na sua decisão, dando agora mais pistas sobre o futuro
|
Depois de ter destacado a importância de Bruno Lage na possibilidade de regressar ao Benfica, João Félix volta a dar esperança aos adeptos do Benfica. A CMTV libertou novas declarações do alvo dos encarnados, neste domingo, que confidenciou estar inclinado para voltar "a casa" ou "ficar em Inglaterra".
João Félix: "Toda a gente sabe que o Benfica é o clube do meu coração"
"Toda a gente sabe que o Benfica é o clube do meu coração. Um dia hei-de voltar certamente. Não sei se é agora ou no futuro. Tenho algumas ideias na minha cabeça. Ou ficar em Inglaterra ou voltar ao Benfica", começou por mencionar o avançado internacional português, confirmando a possibilidade de voltar a envergar o Manto Sagrado.
Relativamente à posição da família nesta 'novela', João Félix foi perentório: "A minha família está cá. Sinto que preciso de estar em casa e daí o Benfica ser uma das ideias na minha cabeça. Sim, o Benfica é a minha casa. Um dia hei-de voltar. Não sei se é agora ou daqui a alguns anos. Se for agora fico contente".
João Félix: "Sinto que preciso de estar em casa e daí o Benfica ser uma das ideias na minha cabeça"
Recorde-se que, depois de ter feito regressar Renato Sanches, na passada temporada, Rui Costa tem a mira apontada a vários talentos 'Made in Seixal'. João Félix é neste momento o nome mais forte, porém também Bernardo Silva, Ederson Moraes e Victor Lindelof têm sidos associados a um retorno à Catedral.
Na temporada que agora terminou, entre o Chelsea e o Milan, João Félix – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 41 encontros. Nos 1.965 minutos em que foi utilizado, o avançado formado no Benfica apontou 10 golos e fez duas assistências. O internacional português tem contrato com os blues até junho de 2031 e uma cláusula de rescisão fixada nos 350 milhões de euros.
Confira as declarações de João Félix, sobre a possibilidade de voltar ao Benfica:
Em conversa com o nosso Jornal, antigo vice-presidente do Clube da Luz abordou a corrida às eleições, agendadas para outubro de 2025
|
O rumor que dá conta da possível recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica promete aquecer o universo Benfiquista, nesse sentido, o Glorioso 1904 falou com João Braz Frade sobre o tema. Em entrevista exclusiva ao nosso Jornal, o gestor e antigo vice-presidente das águias considera que o tempo do ex-líder no Clube já passou.
João Braz Frade: "O tempo do Sr. Luís Filipe Vieira no Benfica já passou, já não é o tempo dele"
"Primeiro, os processos que deram origem à saída do Sr. Luís Filipe Vieira, em circunstâncias que foram dramáticas para o Clube, grande parte desses processos, ainda se mantêm. Preferia que o Sr. Luís Filipe Vieira não fosse condenado a nenhum processo, porque qualquer condenação salpica sempre para a história do nosso Clube", começou por mencionar o Benfiquista.
João Braz Frade garantiu em seguida que "o tempo de Vieira no Benfica já passou": "Portanto, preferia que corresse tudo bem. O tempo do Sr. Luís Filipe Vieira no Benfica já passou, já não é o tempo dele, não é? Até por questões de idade, para além das circunstâncias em que ele saiu, que foram de facto muito penalizadoras para o Clube. E, portanto, não faz muito sentido, do meu ponto de vista, que ele se recandidate".
"Vi extratos de declarações que ele terá feito, e as declarações eram mais do que construtivas acerca do Benfica", acrescentou o adepto das águias. "Eram sobretudo, digamos-lhe, agressivas em relação ao atual Presidente, Rui Costa. E, portanto, quer dizer, ninguém se deve candidatar pela negativa, não é? Seja quem for que se candidate, deve ser pela positiva e não pela negativa", referiu, considerando que uma candidatura movida a 'ódio' não poderá ser uma boa candidatura.
João Braz Frade: "Seja quem for que se candidate, deve ser pela positiva e não pela negativa"
Por fim, João Braz Frade destacou, contudo, o trabalho feito por Luís Filipe Vieira: "Por outro lado, o Sr. Luís Vieira foi o Presidente que mais tempo teve no Benfica, nas funções de Presidente, durante toda a existência dos 121 anos do Clube. Portanto, o que me parece é que teve 18 anos e, quer dizer, já teve o seu tempo. É verdade, deixou uma obra feita, até certa altura, foi realmente o Presidente que deixou uma obra feita extraordinária. É verdade que quando ele e o Sr. Vilarinho pegaram no Clube, a seguir ao Dr. Vale e Azevedo e tiveram que recuperar financeiramente o Clube, porque estava, enfim, quase nem havia Clube. Foi quase destruído naquela altura. Mas, quer dizer, esse tempo passou".
"Foi um tempo de reconstrução do Clube. Depois, o Sr. Luís Filipe Vieira, nos últimos anos, até ganhou o tetra para o clube, quando era Presidente. Mas, quer dizer, portanto, tem uma história, apesar de tudo, quer dizer, gosta ou não dele, é irrelevante agora, não é? Ele tem o nome dele na história do clube e isso é irrecusável. Quer dizer, não me parece que deva [se candidatar]. Se estivesse no lugar dele, seguramente não me candidataria. Não me parece que seja uma candidatura que possa vir a suscitar o apoio maioritário dos Sócios do Clube", concluiu.