
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
Ainda sem Neemias Queta, os Boston Celtics deixaram para trás as derrotas consecutivas sofridas perante Cleveland Cavaliers e Denver Nuggets e regressaram, na última madrugada aos triunfos, ao visitar e bater os Phoenix Suns, por 117-107.
Os comandados de Joe Mazzulla continuam, desta forma, em primeiro lugar na conferência leste da NBA com 49 vitórias e 14 derrotas, já os Phoenix Suns estão em sétimo, venceram 37 jogos e perderam 27. Felizmente para o emblema de Massachussets, a lesão de Queta sofrida no dia 4 de Março só deve deixar o ex-jogador do Benfica de fora durante duas semanas, estando já próximo o seu regresso.
Importante realçar que, com o seu atual contrato, o antigo craque do Benfica só poderá disputar até 50 jogos na NBA e estará impossibilitado de participar nos play-off’s. A hipótese do internacional luso ser presenteado com um novo contrato não está, contudo, descartada segundo Brad Stevens, diretor de operações dos Boston Celtics, que tem o português referenciado.
Esta época, ao serviço dos Boston Celtics, Neemias Queta conta com uma média de 4,9 pontos por partida, somando ainda 4,4 ressaltos e 0,5 assistências por jogo, tendo uma percentagem de 61,3% de lançamentos de campo concretizados.
Na última temporada, o antigo jogador do Glorioso alinhou em apenas cinco partidas oficias, pela equipa principal dos Sacramento Kings, registando uma média de 2,4 pontos, 0,2 assistências e 2,2 ressaltos às ordens do treinador Mike Brown.
Nome incontornável e bem conhecido do universo Benfiquista revelou que está de saída do Clube da Luz, contudo, afirmou que nunca se vai esquecer desta etapa
|
Depois de ajudar o Benfica a conquistar mais um Campeonato Nacional de basquetebol, a atleta Inês Viana decidiu colocar um ponto final na sua carreira profissional aos 30 anos de idade. Na hora da despedida do Clube da Luz, a Benfiquista revelou estar orgulhosa do seu percurso e da história que fez de águia ao peito.
Inês Viana: “Fui muito feliz no Benfica”
Anunciado seu final de carreira, a basquetebolista, que representou as águias em duas passagens distintas, concedeu uma extensa à BTV, onde fez uma retrospetiva da sua vida desportiva: “Fui muito feliz no Benfica. A primeira época [2016/17] já foi há algum tempo. Foi numa época em que o Clube estava realmente a evidenciar-se na Liga e a crescer. Mas nestas duas últimas épocas [2023/24 e 2024/25] – tirando a parte da lesão – acabei por ser muito feliz”.
Durante a sua segunda passagem pela Luz, Inês Viana sofreu uma lesão grave, contudo, a basquetebolista mostrou-se grata com o apoio que teve: “Sem muitas papas na língua, foi um inferno. Esta última lesão foi grave, com muitas complicações. Só tenho de agradecer ao Benfica, porque eu sei e tenho plena noção de que se não estivesse num clube como o Benfica, com as condições que o Benfica tem e me deu, se calhar neste momento não tinha feito mais uma época, não andava a correr”.
Inês Viana sobre o fim da carreira: “Chegou ao fim da melhor maneira, portanto, só posso estar contente”
“Esta última participação no EuroBasket acabou por acabar em grande, acabou por ser mesmo a cereja no topo do bolo. Acho que desde miúda, não só eu... todas as jogadoras de basquetebol querem acabar na Seleção. E fazer parte de um momento tão bom, histórico, foi espetacular”, acrescentou a agora ex-atleta do Benfica.
Por fim, Inês Viana partilhou o sentimento do que é terminar a carreira: “Não é fácil... não é fácil. Mas foram muitas lesões. Esta última época foi muito difícil, o meu corpo já me pedia algum descanso. Ponderei muito, e tem de ser, chegou ao fim. Chegou ao fim da melhor maneira, portanto, só posso estar contente”.
Nas últimas horas, entidade responsável pela organização da prova emitiu informações quevisam fase de grupos e playoffs da competição europeia
|
Com o tetracampeonato nacional no Museu Cosme Damião, o Benfica já conhece os adversários que vai encontrar na fase de grupos da Liga dos Campeões de basquetebol. Durante o dia de hoje, a FIBA, responsável pelo modalidade a nível mundial, revelou o resultado do sorteio.
Segundo a publicação que foi feita através da rede social X, os encarnados, orientados por Norberto Alves, estão integrados no Grupo H, onde vão ter de medir forças com o Dreamland Gran Canaria (Espanha), com os franceses do Le Mans Sarthe e ainda com os montenegrinos do Spartak Shoes.
Vale a pena recordar que a equipa vermelha e branca salta diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões, na sequência da conquista do tetracampeonato nacional, depois de ter batido o Porto ao fim de quatro partidas, com o resultado final da série a ficar em 3-1, favorável ao Glorioso.
Também durante o dia de hoje, o jornal Record publicou uma extensa entrevista com o timoneiro das águas, responsável pelos quatro títulos nacionais. À conversa com o diário desportivo, Norberto Alves destacou o triunfo inédito, perante uma temporada muito complicada e marcada por muitas lesões.
Por outro lado, vale a pena lembrar que o Benfica poderá não ser a única equipa portuguesa a marcar presença na edição de 2025(26 da prova europeia. O Porto, finalista vencido, vai ter de realizar jogos de qualificação para chegar à fase de grupos. Confirmado o sorteio, os azuis e brancos vão defrontar os húngaros do Falco Szombathely, na 1.ª ronda.
Confira aqui a publicação da Basketball Champions League:
Em entrevista, timoneiro do Clube da Luz revisitou início da carreira e analisou os pontos altos e baixos da presente temporada, marcada por lesões
|
Depois de conduzir o Benfica ao tetracampeonato nacional de basquetebol, ao derrotar o Porto na final da Liga Betclic, Norberto Alves foi condecorado com o Record de Ouro pela temporada de sucesso que teve. Em declarações ao jornal em causa, o técnico assumiu que esta foi uma época muito complicada.
Norberto Alves: “As equipas que treino querem que venha treinar para ganhar”
Numa extensa entrevista, concedida ao jornal Record, o timoneiro dos tetracampeões nacionais falou de vários temas, desde o seu início de carreira, à época atual. Norberto Alves começou por afirmar que nunca imaginou chegar onde está atualmente: “No início da minha carreira nem pensava treinar alta competição. Estudei educação física, comecei a ser treinador de basquetebol de jovens em Coimbra, na minha terra natal, aos 19 anos, no Olivais”.
Devido ao enorme sucesso e currículo, onde também consta um bicampeonato enquanto treinador da Oliveirense, o timoneiro do Benfica afirmou que, nos dias de hoje, a exigência é sempre máxima: “Sei onde estou e sei que hoje em dia as equipas que treino querem que venha treinar para ganhar. Ninguém precisa de dizer-me isso. Gosto muito de ensinar o jogo”.
De seguida, o timoneiro das águias apontou a importância de jogar sempre primeiro em casa na altura da fase a eliminar do Campeonato Nacional: “Tivemos o factor-casa nos playoffs. sentíamos que as outras equipas, nomeadamente o Porto, estava muito forte, e ter a possibilidade de jogar primeiro em casa numa final era muito importante”.
Numa temporada marcada por muitas lesões, Norberto Alves apontou que houve momentos difíceis, o que levou ao surgimento de dúvidas em relação ao título: “Esse aspecto foi a grande vitória que tivemos, antes da vitória final. Apesar dessas dificuldades, apesar de no início do treino termos metade do plantel e metade na enfermaria, conseguimos recuperar praticamente toda a equipa um mês de começar os playoffs”.
Norberto Alves: “Foi difícil ir para alguns momentos da época, como a Taça de Portugal”
Por fim, Norberto Alves voltou a frisar algumas das dificuldades que encontrou ao longo da época: “É difícil, como é evidente, foi muito difícil. E o problema é que não foi apenas um treino. Foram muitos treinos. E foi difícil ir para alguns momentos da época, como a Taça de Portugal”.